Prática de laboratório com unidade didática e ludicidade para o ensino de química a alunos com distorção idade série

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ferreira, Roberto Brasil
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0187940142027214
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7367
Resumo: FERREIRA, B. R. Prática de Laboratório com Unidade Didática e Ludicidade para o Ensino de Química a Alunos com Distorção Idade Série..Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2019. Este trabalho envolve o processo de ensinar Química, no nível médio regular, para alunos com significativa distorção idade/série. Desta maneira, o projeto busca empregar o conceito de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM), que consiste em integrar um conjunto de estratégias didáticas de acordo com objetivos de aprendizagem previamente definidos e delimitados,identificando os conteúdos básicos necessários para inserir, de forma experimental e lúdica, o Ensino de Química aos alunos do ensino médio regular que possuem significada situação de distorção idade/série; aplicar a metodologia apropriada para a assimilação dos conteúdos; melhorar o desempenho escolar relacionando os conteúdos ministrados com sua importância sócio-tecnológica; ressaltar a importância da atuação do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem, propondo sugestões de práticas pedagógicas para o Ensino da Química. Para dar base a pesquisa, contamos com o aporte teórico de David Ausubel, e de autores contemporâneos que lidam com a temática. A metodologia para a realização do projeto contará, além do levantamento bibliográfico sobre o assunto, com aulas experimentais relacionadas com o estudo da rapidez das reações químicas e os fatores que a influenciam e o conceito de Velocidade com que as Reações Químicas acontecem e a complementação do processo com atividades lúdicas, a serem desenvolvidas e realizadas na sala de mídia da escola. Estas atividades envolvem um jogo, onde a teoria envolvida é mensurada através de perguntas objetivas com intenção de criar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades dos alunos.
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Desta maneira, o projeto busca empregar o conceito de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM), que consiste em integrar um conjunto de estratégias didáticas de acordo com objetivos de aprendizagem previamente definidos e delimitados,identificando os conteúdos básicos necessários para inserir, de forma experimental e lúdica, o Ensino de Química aos alunos do ensino médio regular que possuem significada situação de distorção idade/série; aplicar a metodologia apropriada para a assimilação dos conteúdos; melhorar o desempenho escolar relacionando os conteúdos ministrados com sua importância sócio-tecnológica; ressaltar a importância da atuação do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem, propondo sugestões de práticas pedagógicas para o Ensino da Química. Para dar base a pesquisa, contamos com o aporte teórico de David Ausubel, e de autores contemporâneos que lidam com a temática. A metodologia para a realização do projeto contará, além do levantamento bibliográfico sobre o assunto, com aulas experimentais relacionadas com o estudo da rapidez das reações químicas e os fatores que a influenciam e o conceito de Velocidade com que as Reações Químicas acontecem e a complementação do processo com atividades lúdicas, a serem desenvolvidas e realizadas na sala de mídia da escola. Estas atividades envolvem um jogo, onde a teoria envolvida é mensurada através de perguntas objetivas com intenção de criar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades dos alunos.ABSTRACTS FERREIRA, B. R. Laboratory Practice with Didactic and Playfulness Unit for the Teaching of Chemistry to Students with Distortion Age Series. Master's Dissertation. Graduate Program in Science and Mathematics Education. Federal University of Amazonas. Manaus, 2019. This work involves the process of teaching Chemistry at the regular middle level to students with significant age / grade distortion. Thus, the project seeks to employ the concept of Multi-Strategic Didactic Units (UDM), which consists of integrating a set of didactic strategies according to previously defined and delimited learning objectives, identifying the basic contents needed to insert, in an experimental and playful way. , Chemistry Teaching to regular high school students who have a significant age / grade distortion situation; apply the appropriate methodology for content assimilation; improve school performance by relating the contents taught with their socio-technological importance; underscore the importance of teacher and student performance in the teaching-learning process, proposing suggestions for pedagogical practices for chemistry teaching. To base the research, we have the theoretical support of David Ausubel, and contemporary authors who deal with the theme. The methodology for the realization of the project will include, besides the bibliographic survey on the subject, experimental classes related to the study of the speed of chemical reactions and the factors that influence it and the concept of Speed with which Chemical Reactions take place and the complementation of the project. process with playful activities, to be developed and performed in the school media room. These activities involve a game where the theory involved is measured through objective questions intended to create an environment conducive to the development of students' skills.foi sugerido pela banca a mudança no nome do dissertação, mas foi assinado a aprovação com o nome antigo.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaSouza, Renato Henriques dehttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711Brito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Brito, Rosa Mendonça dehttp://lattes.cnpq.br/7467942519181644Ferreira, Roberto Brasilhttp://lattes.cnpq.br/01879401420272142019-09-17T15:24:51Z2019-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Roberto Brasil. Prática de laboratório com unidade didática e ludicidade para o ensino de química a alunos com distorção idade série. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-08-19T18:36:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-08-19T18:36:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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