Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Medeiros, Valciney Ramires
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4456880686530717
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4088
Resumo: A formação de professores no Curso de Pedagogia FACED/UFAM foi o objeto de estudo deste trabalho, tendo por foco a sua proposta pedagógica. Fez-se a contextualização da temática tendo como ponto de partida as transformações ocorridas no modo de produção capitalista e consequentemente as discussões desencadeadas acerca da formação do profissional da educação a partir da construção das novas diretrizes para o curso de pedagogia em âmbito nacional. Utilizando-se da técnica de Análise de Conteúdo, a Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia –PPC da FACED/UFAM (2008) foi analisada considerando os elementos selecionados a partir das categorias elencadas, que foram as seguintes: finalidade do Curso de Pedagogia, perfil do licenciado em Pedagogia, professor pesquisador e organização curricular do Curso de Pedagogia FACED/UFAM. Tais categorias puderam demonstrar que os debates acerca da formação do educador foram contemplados no novo Projeto Político Pedagógico, mas que necessita avançar na relação teórico-prático, haja vista, a presença marcante do modo de pensar o processo educacional de forma fragmentada, oficializadas na organização curricular por disciplinas, muitas vezes sem relação entre si. O novo Projeto foi considerado nas análises como avanço e ao mesmo tempo um retrocesso teórico-metodológico, mostrando as contradições existentes no fazer pedagógico.
id UFAM_28c7eab1d953187306ec9139702037ff
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4088
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008Reestruturação produtivaProposta PedagógicaFormação de ProfessoresCurso de PedagogiaProductive restructuringProposal TeachingTeacher TrainingPedagogy CourseCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA formação de professores no Curso de Pedagogia FACED/UFAM foi o objeto de estudo deste trabalho, tendo por foco a sua proposta pedagógica. Fez-se a contextualização da temática tendo como ponto de partida as transformações ocorridas no modo de produção capitalista e consequentemente as discussões desencadeadas acerca da formação do profissional da educação a partir da construção das novas diretrizes para o curso de pedagogia em âmbito nacional. Utilizando-se da técnica de Análise de Conteúdo, a Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia –PPC da FACED/UFAM (2008) foi analisada considerando os elementos selecionados a partir das categorias elencadas, que foram as seguintes: finalidade do Curso de Pedagogia, perfil do licenciado em Pedagogia, professor pesquisador e organização curricular do Curso de Pedagogia FACED/UFAM. Tais categorias puderam demonstrar que os debates acerca da formação do educador foram contemplados no novo Projeto Político Pedagógico, mas que necessita avançar na relação teórico-prático, haja vista, a presença marcante do modo de pensar o processo educacional de forma fragmentada, oficializadas na organização curricular por disciplinas, muitas vezes sem relação entre si. O novo Projeto foi considerado nas análises como avanço e ao mesmo tempo um retrocesso teórico-metodológico, mostrando as contradições existentes no fazer pedagógico.The teacher training in Pedagogy Course FACED / UFAM was the object of study of this work. Where you can make a contextualization of the subject having as starting point the changes occurring in the capitalist mode of production and consequently triggered discussions about the training of education professionals from the construction of the new guidelines for the pedagogy course nationwide. Utilizing the technique of content analysis, the Pedagogical Proposal of FACED / UFAM (2008) was analyzed considering selected elements from the categories listed, which were the following: Purpose of the pedagogy Course, Profile Degree in Pedagogy, teacher researcher and Curriculum Organization of the Pedagogy Course FACED / UFAM. Such categories can demonstrate that debates about teacher training were contemplated by the new political pedagogical project. But it needs to advance in theoretical and practical relation, considering, the strong presence of way of thinking the educational process in a fragmented form, formalized in curriculum organization by disciplines, often unrelated. The new project was considered in the analysis and advancement as both a theoretical setback, showing the contradictions in pedagogical practice.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Pinheiro, Maria das Graças Sá PeixotoMarques, Maria do Perpetuo do Socorro DuarteMedeiros, Valciney Ramireshttp://lattes.cnpq.br/44568806865307172015-06-16T14:56:11Z2014-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, Valciney Ramires. Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008. 2014. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:54:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:54:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008
title Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008
spellingShingle Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008
Medeiros, Valciney Ramires
Reestruturação produtiva
Proposta Pedagógica
Formação de Professores
Curso de Pedagogia
Productive restructuring
Proposal Teaching
Teacher Training
Pedagogy Course
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008
title_full Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008
title_fullStr Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008
title_full_unstemmed Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008
title_sort Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008
author Medeiros, Valciney Ramires
author_facet Medeiros, Valciney Ramires
http://lattes.cnpq.br/4456880686530717
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4456880686530717
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Arminda Rachel Botelho
http://lattes.cnpq.br/3864748731992379
Pinheiro, Maria das Graças Sá Peixoto
Marques, Maria do Perpetuo do Socorro Duarte
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Valciney Ramires
http://lattes.cnpq.br/4456880686530717
dc.subject.por.fl_str_mv Reestruturação produtiva
Proposta Pedagógica
Formação de Professores
Curso de Pedagogia
Productive restructuring
Proposal Teaching
Teacher Training
Pedagogy Course
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Reestruturação produtiva
Proposta Pedagógica
Formação de Professores
Curso de Pedagogia
Productive restructuring
Proposal Teaching
Teacher Training
Pedagogy Course
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A formação de professores no Curso de Pedagogia FACED/UFAM foi o objeto de estudo deste trabalho, tendo por foco a sua proposta pedagógica. Fez-se a contextualização da temática tendo como ponto de partida as transformações ocorridas no modo de produção capitalista e consequentemente as discussões desencadeadas acerca da formação do profissional da educação a partir da construção das novas diretrizes para o curso de pedagogia em âmbito nacional. Utilizando-se da técnica de Análise de Conteúdo, a Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia –PPC da FACED/UFAM (2008) foi analisada considerando os elementos selecionados a partir das categorias elencadas, que foram as seguintes: finalidade do Curso de Pedagogia, perfil do licenciado em Pedagogia, professor pesquisador e organização curricular do Curso de Pedagogia FACED/UFAM. Tais categorias puderam demonstrar que os debates acerca da formação do educador foram contemplados no novo Projeto Político Pedagógico, mas que necessita avançar na relação teórico-prático, haja vista, a presença marcante do modo de pensar o processo educacional de forma fragmentada, oficializadas na organização curricular por disciplinas, muitas vezes sem relação entre si. O novo Projeto foi considerado nas análises como avanço e ao mesmo tempo um retrocesso teórico-metodológico, mostrando as contradições existentes no fazer pedagógico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-23
2015-06-16T14:56:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Valciney Ramires. Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008. 2014. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4088
identifier_str_mv MEDEIROS, Valciney Ramires. Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008. 2014. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040480478822400