História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Soares, Pedro Paulo Cavalcante
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2585213838331875
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7514
Resumo: É possível ensinar Filosofia no ensino médio sem recorrer à história da filosofia e aos seus conteúdos filosóficos? De acordo com o filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831), a resposta parece ser negativa. Para o filósofo, que parece ter sido o primeiro, depois de Aristóteles, a elaborar uma periodização da história da filosofia, os textos filosóficos da tradição produzidos ao longo de dois mil e seiscentos anos, apresentam o maior dos tesouros: o conhecimento racional. Além de imprescindíveis para se aprender Filosofia, não se distinguem do próprio filosofar, porque um não é sem o outro. Segundo Hegel, ao chegar-se a conhecer o conteúdo da filosofia, aprende-se não só a filosofar, mas já se filosofa efetivamente. Ainda que o filósofo não tenha dedicado nenhuma obra de caráter eminentemente pedagógico ao ensino da Filosofia, não se eximiu de dar a sua contribuição nesse sentido, especialmente quando ocupou o cargo de diretor do Ginásio de Nuremberg, ocasião em que buscou viabilizar diretrizes e procedimentos para o referido ensino aos jovens estudantes daquela instituição. Com Hegel, a história da filosofia ganha um tratamento científico e o estatuto de disciplina filosófica. Destarte, queremos compreender de que forma as reflexões filosóficas de Hegel acerca da história da filosofia podem ser utilizadas no ensino da Filosofia com a finalidade de propor estratégias didático-filosóficas a serem aplicadas na transmissão dos conteúdos filosóficos do ensino médio. Palavras-chave: Filosofia; história da filosofia; ensino; Hegel.
id UFAM_3c5769fc2801d29f2d436efb62e821a2
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7514
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo HegelFilosofia - Estudo e ensinoHistória - FilosofiaHegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831CIÊNCIAS HUMANASFilosofiaHistória da filosofiaEnsinoHegelÉ possível ensinar Filosofia no ensino médio sem recorrer à história da filosofia e aos seus conteúdos filosóficos? De acordo com o filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831), a resposta parece ser negativa. Para o filósofo, que parece ter sido o primeiro, depois de Aristóteles, a elaborar uma periodização da história da filosofia, os textos filosóficos da tradição produzidos ao longo de dois mil e seiscentos anos, apresentam o maior dos tesouros: o conhecimento racional. Além de imprescindíveis para se aprender Filosofia, não se distinguem do próprio filosofar, porque um não é sem o outro. Segundo Hegel, ao chegar-se a conhecer o conteúdo da filosofia, aprende-se não só a filosofar, mas já se filosofa efetivamente. Ainda que o filósofo não tenha dedicado nenhuma obra de caráter eminentemente pedagógico ao ensino da Filosofia, não se eximiu de dar a sua contribuição nesse sentido, especialmente quando ocupou o cargo de diretor do Ginásio de Nuremberg, ocasião em que buscou viabilizar diretrizes e procedimentos para o referido ensino aos jovens estudantes daquela instituição. Com Hegel, a história da filosofia ganha um tratamento científico e o estatuto de disciplina filosófica. Destarte, queremos compreender de que forma as reflexões filosóficas de Hegel acerca da história da filosofia podem ser utilizadas no ensino da Filosofia com a finalidade de propor estratégias didático-filosóficas a serem aplicadas na transmissão dos conteúdos filosóficos do ensino médio. Palavras-chave: Filosofia; história da filosofia; ensino; Hegel.Is it possible to teach philosophy in high school without resorting to the history of philosophy and its philosophical contents? According to the German philosopher G. W. F. Hegel (1770-1831), the answer seems to be negative. To the philosopher, who seems to have been the first, after Aristotle, to elaborate a periodization of the history of philosophy, the philosophical texts of tradition produced over two thousand and six hundred years represent the greatest of treasures: rational knowledge. In addition to being essential for learning philosophy, they are no different from philosophizing itself, because one is not without the other. According to Hegel, by getting to know the content of philosophy, one not only learns to philosophize, but already effectively philosophies. Although the philosopher did not dedicate any eminently pedagogical work to the teaching of philosophy, he did not hesitate to make his contribution in this regard, especially when he held the position of director of the Nuremberg Gymnasium, when he sought to make possible guidelines and procedures for said teaching to the young students of that institution. With Hegel, the history of philosophy gains scientific treatment and the status of philosophical discipline. Thus, we want to understand how Hegel's philosophical reflections on the history of philosophy can be used in the teaching of philosophy in order to propose didactic-philosophical strategies to be applied in the transmission of philosophical contents to high school students. Keywords: Philosophy; history of philosophy; teaching; HegelUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em FilosofiaCornelli, Gabrielehttp://lattes.cnpq.br/4547907128459717Gontijo, Pedro Ergnaldohttp://lattes.cnpq.br/2496597365610298Costa, Deodato Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/1243908839023170Soares, Pedro Paulo Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/25852138383318752019-11-25T12:58:37Z2019-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Pedro Paulo Cavalcante. História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7514porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-10T15:46:14Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-10T15:46:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel
title História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel
spellingShingle História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel
Soares, Pedro Paulo Cavalcante
Filosofia - Estudo e ensino
História - Filosofia
Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
CIÊNCIAS HUMANAS
Filosofia
História da filosofia
Ensino
Hegel
title_short História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel
title_full História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel
title_fullStr História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel
title_full_unstemmed História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel
title_sort História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel
author Soares, Pedro Paulo Cavalcante
author_facet Soares, Pedro Paulo Cavalcante
http://lattes.cnpq.br/2585213838331875
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2585213838331875
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cornelli, Gabriele
http://lattes.cnpq.br/4547907128459717
Gontijo, Pedro Ergnaldo
http://lattes.cnpq.br/2496597365610298
Costa, Deodato Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/1243908839023170
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Pedro Paulo Cavalcante
http://lattes.cnpq.br/2585213838331875
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
História - Filosofia
Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
CIÊNCIAS HUMANAS
Filosofia
História da filosofia
Ensino
Hegel
topic Filosofia - Estudo e ensino
História - Filosofia
Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
CIÊNCIAS HUMANAS
Filosofia
História da filosofia
Ensino
Hegel
description É possível ensinar Filosofia no ensino médio sem recorrer à história da filosofia e aos seus conteúdos filosóficos? De acordo com o filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831), a resposta parece ser negativa. Para o filósofo, que parece ter sido o primeiro, depois de Aristóteles, a elaborar uma periodização da história da filosofia, os textos filosóficos da tradição produzidos ao longo de dois mil e seiscentos anos, apresentam o maior dos tesouros: o conhecimento racional. Além de imprescindíveis para se aprender Filosofia, não se distinguem do próprio filosofar, porque um não é sem o outro. Segundo Hegel, ao chegar-se a conhecer o conteúdo da filosofia, aprende-se não só a filosofar, mas já se filosofa efetivamente. Ainda que o filósofo não tenha dedicado nenhuma obra de caráter eminentemente pedagógico ao ensino da Filosofia, não se eximiu de dar a sua contribuição nesse sentido, especialmente quando ocupou o cargo de diretor do Ginásio de Nuremberg, ocasião em que buscou viabilizar diretrizes e procedimentos para o referido ensino aos jovens estudantes daquela instituição. Com Hegel, a história da filosofia ganha um tratamento científico e o estatuto de disciplina filosófica. Destarte, queremos compreender de que forma as reflexões filosóficas de Hegel acerca da história da filosofia podem ser utilizadas no ensino da Filosofia com a finalidade de propor estratégias didático-filosóficas a serem aplicadas na transmissão dos conteúdos filosóficos do ensino médio. Palavras-chave: Filosofia; história da filosofia; ensino; Hegel.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25T12:58:37Z
2019-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Pedro Paulo Cavalcante. História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7514
identifier_str_mv SOARES, Pedro Paulo Cavalcante. História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234213697388544