PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Sales, Clotilde Tinoco
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5642359058931763, https://orcid.org/0000-0002-8543-8954
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7841
Resumo: Este estudo insere-se no campo das pesquisas que abordam a formação continuada de professores alfabetizadores mediada pelas novas tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, tendo como foco o acompanhamento pedagógico a distância. Investiga o processo de acompanhamento didático da formação continuada de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC no estado do Amazonas. Analisa o uso de Ambiente Virtual (AV) concebido e desenvolvido numa perspectiva construtivista pela equipe do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (Cefort) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Identifica as motivações para a utilização das TIC’s e as implicações para superar os obstáculos do acompanhamento pedagógico em serviço dos (as) orientadores (as) de estudo e alfabetizadores (as) nos 62 municípios do estado do Amazonas. Ressalta que implementar programas de formação continuada para professores (as) da educação básica em rede nacional e local com a abrangência do PNAIC num estado com a dimensão territorial do Amazonas requer o conhecimento de suas singularidades locais como o acesso à grande maioria dos municípios por via fluvial percorrendo longas distâncias. Discute que o atendimento da segunda meta do programa de formação através do acompanhamento pedagógico das atividades extrassala e em serviço dos (as) orientadores (as) de estudo e alfabetizadores (as), exigiu da gestão do PNAIC no âmbito da Cefort/Faced/Ufam a criação de novas estratégias de mediação com o desenvolvimento das Salas ambientes Virtuais customizadas na plataforma Moodle. Fundamenta-se nos estudos de Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência mediadas por ambiente virtual. Tem como método a cartografia pesquisa-intervenção para produção do percurso investigativo. Dialoga com uma extensa legislação educacional brasileira analisando e discutindo suas implicações para a formação continuada de professores (as) da educação básica e sua valorização profissional, tendo como principal foco a área de alfabetização. Como principais resultados constatou-se que as TIC’s se constituíram como mediadoras das inteligências coletivas e que as mediações e interações se davam através da linguagem hipertextual: oral, escrita, imagética, virtual tanto nas conexões entre o Ministério da Educação (MEC) e as universidades quanto desta instituição com os sistemas de ensino estadual e municipal, nos eventos, nos fóruns de discussão e debate, nos diálogos entre formadores (as) da IES e orientadores (as) de estudo. A experiência do uso das TIC’s no acompanhamento didático pedagógico no âmbito do PNAIC foi um processo inédito no âmbito da Formação Continuada de Professores Alfabetizadores no estado do Amazonas, atendeu as expectativas e necessidades dos 62 municípios do estado aproximando as distâncias geográficas e favorecendo a produção das inteligências coletivas. Potencializou o trabalho das inteligências coletivas em regime de colaboração, atingiu metas exitosas na qualidade da prática pedagógica, assegurou o direito dos (as) professores (as) à formação continuada como sujeitos de seu pensar e fazer docente.
id UFAM_3ccafcdab2f7c23aff58f74c483cb346
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7841
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadoresProgramas de alfabetização - AmazonasProfessores alfabetizadores - AmazonasAlfabetizaçãoEducação básicaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOCIÊNCIAS HUMANAS: CIÊNCIA POLÍTICAFormação continuadaAlfabetizaçãoNovas mediações tecnológicasAcompanhamento pedagógico de professoresEste estudo insere-se no campo das pesquisas que abordam a formação continuada de professores alfabetizadores mediada pelas novas tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, tendo como foco o acompanhamento pedagógico a distância. Investiga o processo de acompanhamento didático da formação continuada de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC no estado do Amazonas. Analisa o uso de Ambiente Virtual (AV) concebido e desenvolvido numa perspectiva construtivista pela equipe do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (Cefort) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Identifica as motivações para a utilização das TIC’s e as implicações para superar os obstáculos do acompanhamento pedagógico em serviço dos (as) orientadores (as) de estudo e alfabetizadores (as) nos 62 municípios do estado do Amazonas. Ressalta que implementar programas de formação continuada para professores (as) da educação básica em rede nacional e local com a abrangência do PNAIC num estado com a dimensão territorial do Amazonas requer o conhecimento de suas singularidades locais como o acesso à grande maioria dos municípios por via fluvial percorrendo longas distâncias. Discute que o atendimento da segunda meta do programa de formação através do acompanhamento pedagógico das atividades extrassala e em serviço dos (as) orientadores (as) de estudo e alfabetizadores (as), exigiu da gestão do PNAIC no âmbito da Cefort/Faced/Ufam a criação de novas estratégias de mediação com o desenvolvimento das Salas ambientes Virtuais customizadas na plataforma Moodle. Fundamenta-se nos estudos de Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência mediadas por ambiente virtual. Tem como método a cartografia pesquisa-intervenção para produção do percurso investigativo. Dialoga com uma extensa legislação educacional brasileira analisando e discutindo suas implicações para a formação continuada de professores (as) da educação básica e sua valorização profissional, tendo como principal foco a área de alfabetização. Como principais resultados constatou-se que as TIC’s se constituíram como mediadoras das inteligências coletivas e que as mediações e interações se davam através da linguagem hipertextual: oral, escrita, imagética, virtual tanto nas conexões entre o Ministério da Educação (MEC) e as universidades quanto desta instituição com os sistemas de ensino estadual e municipal, nos eventos, nos fóruns de discussão e debate, nos diálogos entre formadores (as) da IES e orientadores (as) de estudo. A experiência do uso das TIC’s no acompanhamento didático pedagógico no âmbito do PNAIC foi um processo inédito no âmbito da Formação Continuada de Professores Alfabetizadores no estado do Amazonas, atendeu as expectativas e necessidades dos 62 municípios do estado aproximando as distâncias geográficas e favorecendo a produção das inteligências coletivas. Potencializou o trabalho das inteligências coletivas em regime de colaboração, atingiu metas exitosas na qualidade da prática pedagógica, assegurou o direito dos (as) professores (as) à formação continuada como sujeitos de seu pensar e fazer docente.This study is included in the field of research that addresses the ongoing literacy-teaching training mediated by new information and communication technologies – ICT's, focusing on distance pedagogical follow-up. It investigates the process of didactic follow-up of the continuing training of teachers within the framework of the National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC- in the state of Amazonas. It analyzes the use of Virtual Environment (AV) conceived and developed from a constructivist perspective by the team of the Center for Continuing Training, Technology Development and Service Delivery for Public Education Networks (Cefort) of the Faculty of Education (Faced) of the Federal University of Amazonas (Ufam). It identifies the motivations for the use of ICT's and the implications to overcome the obstacles of pedagogical follow-up in service of the (as) advisors of study and literacy students in the 62 municipalities of the state of Amazonas. It points out that implementing ongoing training programs for teachers of basic education in national and local network with the scope of the PNAIC in a state with the territorial dimension as Amazonas which requires the knowledge of its local singularities such as access to the vast majority of municipalities by river walking along long distances. It argues that meeting the second goal of the training program through the pedagogical monitoring of extra class activities and in service of study advisors and literacy providers required the management of the PNAIC within the scope of Cefort/Faced Ufam the creation of new mediation strategies with the development of virtual rooms customized in Moodle platform. It is based on Pierre Lévy's studies on intelligence technologies mediated by a virtual environment. It uses research-intervention cartography to produce the investigative path. It dialogues with extensive Brazilian educational legislation, analyzing and discussing its implications for the ongoing training of teachers and their professional appreciation, focusing mainly on literacy. The main results were found that ICT's constituted as mediators of collective intelligence and that mediations and interactions were made through hypertextual language: oral, writing, imaging, virtual both in the connections between the Ministry of Education (MEC) and universities, and this institution with state and municipal education systems, in events, in discussion and debate forums, in the dialogues between formation leaders and advisors of study. The experience of the use of ICT's in pedagogical didactic monitoring within the PNAIC was an unprecedented process in the framework of the Ongoing Literacy-teaching Training in the state of Amazonas, met the expectations and needs of the 62 municipalities of the state approaching geographical distances and favoring the production of collective intelligences. It enhanced the work of collective intelligence scans in a collaborative regime, achieved successful goals in the quality of pedagogical practice, ensured the right of teachers to ongoing education as subjects of their thinking and teaching. Key words: Ongoing training. Literacy. New technological mediations. Pedagogical monitoring of teachers.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoEstou fazendo o Autodepósito pela segunda vez, após a notificação da Biblioteca Central/UFAM para correção, no dia 17/06/2020. Não há muita clareza quanto aos documentos corretos que foram postados anteriormente, já que ao acessar os campos temos que inserir tudo novamente.Sim, esta pesquisa trata de uma experiência inédita de gestão acadêmica e pedagógica de acompanhamento pedagógico na modalidade a distância no âmbito do CEFORT/ FACED /UFAM, mediado pelas novas tecnologias da informação e comunicação fazendo uso do Moodle. É a primeira do Brasil, pois não constatamos no depósito de teses e dissertações nenhuma experiência similar ou que com ela se identificasse.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Zeina Rebouças Correahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Molin, Beatriz Helena Dalhttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183Lima, Roceli Pereirahttp://lattes.cnpq.br/4785265306445784Costa, Carlos Rubens de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3584975879461666Sales, Clotilde Tinocohttp://lattes.cnpq.br/5642359058931763https://orcid.org/0000-0002-8543-89542020-07-22T16:59:11Z2020-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSALES, Clotilde Clotilde Tinoco. PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores. 2020. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7841porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-07-25T05:04:06Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-07-25T05:04:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores
title PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores
spellingShingle PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores
Sales, Clotilde Tinoco
Programas de alfabetização - Amazonas
Professores alfabetizadores - Amazonas
Alfabetização
Educação básica
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS HUMANAS: CIÊNCIA POLÍTICA
Formação continuada
Alfabetização
Novas mediações tecnológicas
Acompanhamento pedagógico de professores
title_short PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores
title_full PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores
title_fullStr PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores
title_full_unstemmed PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores
title_sort PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores
author Sales, Clotilde Tinoco
author_facet Sales, Clotilde Tinoco
http://lattes.cnpq.br/5642359058931763
https://orcid.org/0000-0002-8543-8954
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5642359058931763
https://orcid.org/0000-0002-8543-8954
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Zeina Rebouças Correa
http://lattes.cnpq.br/1255254917732447
Molin, Beatriz Helena Dal
http://lattes.cnpq.br/3457465179465183
Lima, Roceli Pereira
http://lattes.cnpq.br/4785265306445784
Costa, Carlos Rubens de Souza
http://lattes.cnpq.br/3584975879461666
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Clotilde Tinoco
http://lattes.cnpq.br/5642359058931763
https://orcid.org/0000-0002-8543-8954
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de alfabetização - Amazonas
Professores alfabetizadores - Amazonas
Alfabetização
Educação básica
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS HUMANAS: CIÊNCIA POLÍTICA
Formação continuada
Alfabetização
Novas mediações tecnológicas
Acompanhamento pedagógico de professores
topic Programas de alfabetização - Amazonas
Professores alfabetizadores - Amazonas
Alfabetização
Educação básica
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS HUMANAS: CIÊNCIA POLÍTICA
Formação continuada
Alfabetização
Novas mediações tecnológicas
Acompanhamento pedagógico de professores
description Este estudo insere-se no campo das pesquisas que abordam a formação continuada de professores alfabetizadores mediada pelas novas tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, tendo como foco o acompanhamento pedagógico a distância. Investiga o processo de acompanhamento didático da formação continuada de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC no estado do Amazonas. Analisa o uso de Ambiente Virtual (AV) concebido e desenvolvido numa perspectiva construtivista pela equipe do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (Cefort) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Identifica as motivações para a utilização das TIC’s e as implicações para superar os obstáculos do acompanhamento pedagógico em serviço dos (as) orientadores (as) de estudo e alfabetizadores (as) nos 62 municípios do estado do Amazonas. Ressalta que implementar programas de formação continuada para professores (as) da educação básica em rede nacional e local com a abrangência do PNAIC num estado com a dimensão territorial do Amazonas requer o conhecimento de suas singularidades locais como o acesso à grande maioria dos municípios por via fluvial percorrendo longas distâncias. Discute que o atendimento da segunda meta do programa de formação através do acompanhamento pedagógico das atividades extrassala e em serviço dos (as) orientadores (as) de estudo e alfabetizadores (as), exigiu da gestão do PNAIC no âmbito da Cefort/Faced/Ufam a criação de novas estratégias de mediação com o desenvolvimento das Salas ambientes Virtuais customizadas na plataforma Moodle. Fundamenta-se nos estudos de Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência mediadas por ambiente virtual. Tem como método a cartografia pesquisa-intervenção para produção do percurso investigativo. Dialoga com uma extensa legislação educacional brasileira analisando e discutindo suas implicações para a formação continuada de professores (as) da educação básica e sua valorização profissional, tendo como principal foco a área de alfabetização. Como principais resultados constatou-se que as TIC’s se constituíram como mediadoras das inteligências coletivas e que as mediações e interações se davam através da linguagem hipertextual: oral, escrita, imagética, virtual tanto nas conexões entre o Ministério da Educação (MEC) e as universidades quanto desta instituição com os sistemas de ensino estadual e municipal, nos eventos, nos fóruns de discussão e debate, nos diálogos entre formadores (as) da IES e orientadores (as) de estudo. A experiência do uso das TIC’s no acompanhamento didático pedagógico no âmbito do PNAIC foi um processo inédito no âmbito da Formação Continuada de Professores Alfabetizadores no estado do Amazonas, atendeu as expectativas e necessidades dos 62 municípios do estado aproximando as distâncias geográficas e favorecendo a produção das inteligências coletivas. Potencializou o trabalho das inteligências coletivas em regime de colaboração, atingiu metas exitosas na qualidade da prática pedagógica, assegurou o direito dos (as) professores (as) à formação continuada como sujeitos de seu pensar e fazer docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22T16:59:11Z
2020-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Clotilde Clotilde Tinoco. PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores. 2020. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7841
identifier_str_mv SALES, Clotilde Clotilde Tinoco. PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores. 2020. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234215824949248