Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Simas, Maria Elciene Lopes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7948586788385213
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6907
Resumo: Este projeto parte do seguinte Problema Científico “De que maneira a utilização de simulação e modelagem como estratégia didática pode contribuir para a melhoria do processo de Ensino – Aprendizagem de Física em sala de aula?; que tem como Objetivo Geral Analisar como a utilização de uma metodologia que utilize simulações e modelagem pode contribuir para a melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem de Física em sala de aula, que nos remete as seguintes Questões Norteadoras: Que pesquisas utilizaram as simulações e modelagem para a melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem?; Que estratégias didáticas estão sendo utilizadas pelos professores de física de uma escola pública de Ensino Médio de Manaus?, Que metodologia pode ser desenhada levando-se em conta uma estratégia de Ensino que utilize as simulações e modelagem?, De que maneira uma metodologia com estratégia didática de simulações e modelagem pode contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem de Física em sala de aula?. E, isso nos levou aos seguintes Objetivos Específicos: Identificar as pesquisas que utilizam simulações e modelagens e as suas potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem de Física; Fazer o levantamento das estratégias didáticas utilizadas pelos professores de Física em uma escola Pública do Ensino Médio da cidade de Manaus-AM, Desenhar uma metodologia com estratégia didática de simulações e modelagem, Verificar em sala de aula como uma metodologia didática que utiliza as Simulações e Modelagem, pode contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem de Física. Os quais foram alcançados em quatro momentos: 1) No primeiro, foi realizada uma pesquisa Bibliográfica; 2) No segundo, foi realizada uma sondagem inicial, para melhor conhecimento da realidade da escola, dos professores e das estratégias de ensino empregados pelos mesmos; 3) No terceiro, fez-se o desenho da proposta metodológica e o planejamento da implementação em sala de aula; e 4) No quarto, foi realizada a análise e a interpretação dos dados; cujos instrumentos de coleta dos dados foram: antes e após a implementação da metodologia, um questionário estruturado e uma avaliação diagnóstica da aprendizagem direcionadas aos estudantes, e uma entrevista de perguntas abertas direcionada aos professores. Assim, o tratamento dos dados foi através da análise de Conteúdo, Mapa de associação de ideias e Análises estatísticas. Desta Maneira, trousse como contribuição Científica com Estratégia didática que utiliza simulações e modelagens para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física em sala de aula. Análise dos dados demonstraram que a ESM não só melhorou o processo de ensino-aprendizagem, como também despertou o interesse e a motivação de professores e alunos.
id UFAM_3e99aa40aa8cfdf5f925f61730360775
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6907
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de FísicaSimulaçõesModelosModelagemProcesso de ensino-aprendizagemFísicaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAEste projeto parte do seguinte Problema Científico “De que maneira a utilização de simulação e modelagem como estratégia didática pode contribuir para a melhoria do processo de Ensino – Aprendizagem de Física em sala de aula?; que tem como Objetivo Geral Analisar como a utilização de uma metodologia que utilize simulações e modelagem pode contribuir para a melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem de Física em sala de aula, que nos remete as seguintes Questões Norteadoras: Que pesquisas utilizaram as simulações e modelagem para a melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem?; Que estratégias didáticas estão sendo utilizadas pelos professores de física de uma escola pública de Ensino Médio de Manaus?, Que metodologia pode ser desenhada levando-se em conta uma estratégia de Ensino que utilize as simulações e modelagem?, De que maneira uma metodologia com estratégia didática de simulações e modelagem pode contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem de Física em sala de aula?. E, isso nos levou aos seguintes Objetivos Específicos: Identificar as pesquisas que utilizam simulações e modelagens e as suas potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem de Física; Fazer o levantamento das estratégias didáticas utilizadas pelos professores de Física em uma escola Pública do Ensino Médio da cidade de Manaus-AM, Desenhar uma metodologia com estratégia didática de simulações e modelagem, Verificar em sala de aula como uma metodologia didática que utiliza as Simulações e Modelagem, pode contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem de Física. Os quais foram alcançados em quatro momentos: 1) No primeiro, foi realizada uma pesquisa Bibliográfica; 2) No segundo, foi realizada uma sondagem inicial, para melhor conhecimento da realidade da escola, dos professores e das estratégias de ensino empregados pelos mesmos; 3) No terceiro, fez-se o desenho da proposta metodológica e o planejamento da implementação em sala de aula; e 4) No quarto, foi realizada a análise e a interpretação dos dados; cujos instrumentos de coleta dos dados foram: antes e após a implementação da metodologia, um questionário estruturado e uma avaliação diagnóstica da aprendizagem direcionadas aos estudantes, e uma entrevista de perguntas abertas direcionada aos professores. Assim, o tratamento dos dados foi através da análise de Conteúdo, Mapa de associação de ideias e Análises estatísticas. Desta Maneira, trousse como contribuição Científica com Estratégia didática que utiliza simulações e modelagens para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física em sala de aula. Análise dos dados demonstraram que a ESM não só melhorou o processo de ensino-aprendizagem, como também despertou o interesse e a motivação de professores e alunos.This project starts with the following Scientific Problem: "How can the use of simulation and modeling as a didactic strategy contribute to the improvement of the Teaching - Physics Learning process in the classroom ?; which aims to analyze how the use of a methodology that uses simulations and modeling can contribute to the improvement of the teaching-learning process of physics in the classroom, which refers us to the following questions: What researches use the simulations and modeling for the improvement of the Teaching-Learning process ?; What teaching strategies are being used by the physics teachers of a public high school in Manaus ?, What methodology can be designed taking into account a teaching strategy that uses the simulations and modeling ?, In what way a methodology with strategy didactic modeling and simulations can contribute to the teaching-learning process of physics in the classroom ?. And, this led us to the following Specific Objectives: To identify researches that use simulations and modeling and their potentialities for the teaching-learning process of Physics; To make a survey of the didactic strategies used by physics teachers in a public high school in the city of Manaus-AM, To design a methodology with didactic strategy of simulations and modeling, Verify in the classroom as a didactic methodology that uses the Simulations and Modeling, can contribute to the teaching-learning process of physics. These were achieved in four moments: 1) In the first, a Bibliographic research was carried out; 2) In the second, an initial survey was carried out to better understand the reality of the school, the teachers and the teaching strategies employed by them; 3) In the third one, the design of the methodological proposal and the planning of the implementation in the classroom were made; and 4) In the fourth, the analysis and interpretation of the data was performed; whose data collection instruments were: before and after the implementation of the methodology, a structured questionnaire and a diagnostic evaluation of the learning directed to the students, and an interview of open questions directed to the teachers. Thus, the treatment of the data was through Content analysis, Map of association of ideas and Statistical Analyzes. In this way, trousse as scientific contribution with didactic strategy that uses simulations and modeling to improve the teaching-learning process of physics in the classroom. Data analysis demonstrated that the ESM not only improved the teaching-learning process, but also aroused the interest and motivation of teachers and students.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaGil, Antonio Xavierhttp://lattes.cnpq.br/5057484902608817Souza, Renato Henriques dehttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711Silva, Rosimeire Araújohttp://lattes.cnpq.br/9747280174466049Simas, Maria Elciene Lopeshttp://lattes.cnpq.br/79485867883852132019-01-28T12:56:06Z2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSIMAS, Maria Elciene Lopes. Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6907porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-01-29T05:03:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-01-29T05:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física
title Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física
spellingShingle Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física
Simas, Maria Elciene Lopes
Simulações
Modelos
Modelagem
Processo de ensino-aprendizagem
Física
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física
title_full Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física
title_fullStr Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física
title_full_unstemmed Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física
title_sort Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física
author Simas, Maria Elciene Lopes
author_facet Simas, Maria Elciene Lopes
http://lattes.cnpq.br/7948586788385213
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7948586788385213
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Antonio Xavier
http://lattes.cnpq.br/5057484902608817
Souza, Renato Henriques de
http://lattes.cnpq.br/1108446279263711
Silva, Rosimeire Araújo
http://lattes.cnpq.br/9747280174466049
dc.contributor.author.fl_str_mv Simas, Maria Elciene Lopes
http://lattes.cnpq.br/7948586788385213
dc.subject.por.fl_str_mv Simulações
Modelos
Modelagem
Processo de ensino-aprendizagem
Física
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Simulações
Modelos
Modelagem
Processo de ensino-aprendizagem
Física
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description Este projeto parte do seguinte Problema Científico “De que maneira a utilização de simulação e modelagem como estratégia didática pode contribuir para a melhoria do processo de Ensino – Aprendizagem de Física em sala de aula?; que tem como Objetivo Geral Analisar como a utilização de uma metodologia que utilize simulações e modelagem pode contribuir para a melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem de Física em sala de aula, que nos remete as seguintes Questões Norteadoras: Que pesquisas utilizaram as simulações e modelagem para a melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem?; Que estratégias didáticas estão sendo utilizadas pelos professores de física de uma escola pública de Ensino Médio de Manaus?, Que metodologia pode ser desenhada levando-se em conta uma estratégia de Ensino que utilize as simulações e modelagem?, De que maneira uma metodologia com estratégia didática de simulações e modelagem pode contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem de Física em sala de aula?. E, isso nos levou aos seguintes Objetivos Específicos: Identificar as pesquisas que utilizam simulações e modelagens e as suas potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem de Física; Fazer o levantamento das estratégias didáticas utilizadas pelos professores de Física em uma escola Pública do Ensino Médio da cidade de Manaus-AM, Desenhar uma metodologia com estratégia didática de simulações e modelagem, Verificar em sala de aula como uma metodologia didática que utiliza as Simulações e Modelagem, pode contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem de Física. Os quais foram alcançados em quatro momentos: 1) No primeiro, foi realizada uma pesquisa Bibliográfica; 2) No segundo, foi realizada uma sondagem inicial, para melhor conhecimento da realidade da escola, dos professores e das estratégias de ensino empregados pelos mesmos; 3) No terceiro, fez-se o desenho da proposta metodológica e o planejamento da implementação em sala de aula; e 4) No quarto, foi realizada a análise e a interpretação dos dados; cujos instrumentos de coleta dos dados foram: antes e após a implementação da metodologia, um questionário estruturado e uma avaliação diagnóstica da aprendizagem direcionadas aos estudantes, e uma entrevista de perguntas abertas direcionada aos professores. Assim, o tratamento dos dados foi através da análise de Conteúdo, Mapa de associação de ideias e Análises estatísticas. Desta Maneira, trousse como contribuição Científica com Estratégia didática que utiliza simulações e modelagens para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física em sala de aula. Análise dos dados demonstraram que a ESM não só melhorou o processo de ensino-aprendizagem, como também despertou o interesse e a motivação de professores e alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
2019-01-28T12:56:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMAS, Maria Elciene Lopes. Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6907
identifier_str_mv SIMAS, Maria Elciene Lopes. Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234208860307456