O estado do arte do ensino de geografia no Brasil a partir do uso de novas tecnologias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Corrêa, Wilcilene da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2936347275245058
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7565
Resumo: No contexto atual, as tecnologias se fazem sentir cada vez mais no cotidiano das pessoas. Seu desenvolvimento e a intensidade com que tem envolvido os mais diversos setores sociais, permeando praticamente todas as atividades humanas, têm despertado a curiosidade em diversos aspectos sociais, inclusive no contexto educacional, haja vista que a escola também se vê em meio a essa nova realidade. Esta pesquisa partiu do princípio de que a tecnologia enquanto recurso didático pedagógico tem sido alvo de estudos envolvendo o ensino de Geografia, e dessa forma, diversas publicações pelo país têm privilegiado este tema. A partir disso, objetivou-se aqui compreender como se apresentam as metodologias do ensino de Geografia nas pesquisas de nível superior desenvolvidas nos últimos anos e de que forma o uso de novas tecnologias têm contribuído como ferramenta de aprendizagem. Para tanto, abordou-se o estado da arte do ensino da Geografia escolar destacando os autores cujas contribuições foram e são fundamentais para estabelecer as bases do ensino de Geografia no Brasil; foi realizada a busca pela produção científica que relaciona o ensino de Geografia e o uso de novas tecnologias no Brasil nos últimos anos, procurando entender os vieses teórico-metodológicos mais presentes nessa produção; e foram entrevistados professores em busca de uma compreensão acerca da importância do uso de novas tecnologias em escolas públicas e particulares em Manaus. A questão norteadora nesse último capítulo foi "até que ponto tais tecnologias têm sido facilitadoras da aprendizagem no ensino de Geografia"? Encontrou-se 43 trabalhos que se encaixaram nos critérios de inclusão desta pesquisa e entre eles, foi possível notar que ainda são utilizadas metodologias de ensino voltadas ao uso tanto de antigas quanto de novas tecnologias. Os trabalhos têm em maioria caráter de experimento didático, seguido de estudos exploratórios e analíticos. O discurso dos autores dos 43 trabalhos analisados, em muito concorda com as falas dos quinze professores de escolas públicas e privadas de Manaus que foram entrevistados, nos auxiliando na compreensão de que o ensino de Geografia a partir do uso de tecnologias ainda apresenta muitos entraves na sua execução prática e que o maior abismo se faz sentir no que diz respeito à estrutura, equipamentos e recursos e no apoio e formação de professores.
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A partir disso, objetivou-se aqui compreender como se apresentam as metodologias do ensino de Geografia nas pesquisas de nível superior desenvolvidas nos últimos anos e de que forma o uso de novas tecnologias têm contribuído como ferramenta de aprendizagem. Para tanto, abordou-se o estado da arte do ensino da Geografia escolar destacando os autores cujas contribuições foram e são fundamentais para estabelecer as bases do ensino de Geografia no Brasil; foi realizada a busca pela produção científica que relaciona o ensino de Geografia e o uso de novas tecnologias no Brasil nos últimos anos, procurando entender os vieses teórico-metodológicos mais presentes nessa produção; e foram entrevistados professores em busca de uma compreensão acerca da importância do uso de novas tecnologias em escolas públicas e particulares em Manaus. A questão norteadora nesse último capítulo foi "até que ponto tais tecnologias têm sido facilitadoras da aprendizagem no ensino de Geografia"? Encontrou-se 43 trabalhos que se encaixaram nos critérios de inclusão desta pesquisa e entre eles, foi possível notar que ainda são utilizadas metodologias de ensino voltadas ao uso tanto de antigas quanto de novas tecnologias. Os trabalhos têm em maioria caráter de experimento didático, seguido de estudos exploratórios e analíticos. O discurso dos autores dos 43 trabalhos analisados, em muito concorda com as falas dos quinze professores de escolas públicas e privadas de Manaus que foram entrevistados, nos auxiliando na compreensão de que o ensino de Geografia a partir do uso de tecnologias ainda apresenta muitos entraves na sua execução prática e que o maior abismo se faz sentir no que diz respeito à estrutura, equipamentos e recursos e no apoio e formação de professores.Actually, technologies are increasingly present in people's daily lives. Its development and its intensity in which it has involved the most diverse social sectors, permeating practically all human activities, they have a roused curiosity in several social aspects, including in the educational context o being that the school also find sit self in the midst of this new reality. This research assumed that technology as a pedagogical didactic resource has been the target of studies involving the geography teaching, that way, several publications around the country have privileged this theme. From there, we aimed to understand how the methodologies of geography teaching are presented in higher-level research developed in recent years and how the use of new technologies have contributed as a learning tool. To this end, the state of the art of school geography was approached, highlighting the authors whose contributions were and are fundamental to establish the basis of geography teaching in Brazil; The search for the scientific production that relates the geography teaching and the use of new technologies in Brazil in the last years was accomplished, trying to understand the theoretical and methodological biases more present in this production; and teachers were interviewed seeking an understanding about the importance of using new technologies in public and private schools in Manaus. The guiding question in this last chapter was "how far have these technologies been facilitating learning in geography teaching"? We found 43 papers that fit the inclusion criteria of this research and among them, it was noted that teaching methodologies are still used to use both old and new technologies. The works are mostly of didactic experiment, followed by exploratory and analytical studies. The speech of the author soft he 43 papers analyzed, much agrees with the statements of the fifteen teachers of public and private schools in Manaus who were interviewed, help in gusto understand that the teaching of geography from the use of technologies still presents many obstacles in the practical implementation and that the greatest gulf is felt with regard to structure, equipment and resources and teacher support and training.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaNogueira, Amélia Regina Batistahttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755Fortes, Mircia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681Barbosa, Tatiana da Rochahttp://lattes.cnpq.br/6196445168759236Corrêa, Wilcilene da Silvahttp://lattes.cnpq.br/29363472752450582019-12-16T13:07:55Z2019-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORRÊA, Wilcilene da Silva. O estado do arte do ensino de geografia no Brasil a partir do uso de novas tecnologias. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7565porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-17T05:04:18Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-17T05:04:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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