Traços gerais da indústria naval de Manaus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Araújo, James Roberto Chaves de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4515747005441654
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Estudos Sociais
BR
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2492
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral diagnosticar os traços essenciais da estrutura de mercado e o estado competitivo dos estaleiros de Manaus. Portanto, em particular, visa-se: a) Identificar e analisar o montante total dos recursos financeiros do Fundo da Marinha Mercante - FMM, aplicado ao Setor Naval de Manaus. b) Analisar o estado competitivo da Indústria, em termos estruturais e conjunturais, posto que a prosperidade de uma empresa resulta-se da melhor combinação com eficiência produtiva (via custos) e eficiência gerencial (via lucro) para a produção de bens; c) Identificar e analisar as barreiras existentes, capaz de impor condições à entrada de uma nova empresa na indústria, o qual contribui para a concentração; d) Mensurar o grau de concentração de mercado visando definir a parcela de mercado que cabe a cada empresa (estaleiro) na indústria. O marco de referencia pauta-se nas premissas da teoria econômica com foco nas transformações da estrutura de mercado, oligopólio, barreiras à entrada, concentração de mercado, fatores condicionantes e determinantes do crescimento de uma empresa. E, a questão conceitual de competitividade com foco nos fatores estruturais e conjunturais da indústria, cujas, mudanças estruturais de eficiência ocorrem, primeiramente, lá no chão da fábrica da empresa, cumprindo os níveis de agregação territorial: local, regional, nacional e internacional, num processo de dentro para fora. Quanto ao método de análise, adotam-se procedimentos que se reduzem a reunir uma bibliografia selecionada sobre a indústria naval, abordando aspectos da política de financiamento com recursos próprios do FMM. Análise teórica sobre as novas dimensões explicativas da competitividade de acordo com o modelo CED - Capacitação, Eficiência e Desempenho - formulado por Coutinho et al. (1995). Também, analisar a natureza da competição num ambiente pouco competitivo com barreiras à entrada. E, abordar alguns indicadores pertinentes á mensuração do grau de concentração de mercado. Os resultados mostram que o crescimento da Indústria Naval de Manaus foi obtido através de uma política promovida pelo FMM, o qual possui recursos próprios destinados ao setor Naval Brasileiro. Conclui-se que essas aplicações financeiras destinados ao financiamento das embarcações, são capazes de beneficiar tanto os armadores regionais como os estaleiros fluviais, e, formar uma estrutura econômica e organizacional competitiva dentro da região Amazônica. No tocante às barreiras à entrada de novas firmas no mercado, detalhe está na mudança de posições das empresas menores, sem incomodar ou ameaçar a líder do setor. No caso da empresa líder constatou-se a manutenção da posição no ranking nos últimos dez anos. Em termos de poder de mercado, os resultados encontrados demonstram forte concentração econômica e financeira, comprovado pelo cálculo do Índice de Herfindahl - Hirschman IHH. Tal característica com tendência a concentração pode explicar à existência de diversos tipos de Barreiras: tecnológicas, econômicas e ambientais, que de certa forma comprova à eficiência organizacional do setor.
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Portanto, em particular, visa-se: a) Identificar e analisar o montante total dos recursos financeiros do Fundo da Marinha Mercante - FMM, aplicado ao Setor Naval de Manaus. b) Analisar o estado competitivo da Indústria, em termos estruturais e conjunturais, posto que a prosperidade de uma empresa resulta-se da melhor combinação com eficiência produtiva (via custos) e eficiência gerencial (via lucro) para a produção de bens; c) Identificar e analisar as barreiras existentes, capaz de impor condições à entrada de uma nova empresa na indústria, o qual contribui para a concentração; d) Mensurar o grau de concentração de mercado visando definir a parcela de mercado que cabe a cada empresa (estaleiro) na indústria. O marco de referencia pauta-se nas premissas da teoria econômica com foco nas transformações da estrutura de mercado, oligopólio, barreiras à entrada, concentração de mercado, fatores condicionantes e determinantes do crescimento de uma empresa. E, a questão conceitual de competitividade com foco nos fatores estruturais e conjunturais da indústria, cujas, mudanças estruturais de eficiência ocorrem, primeiramente, lá no chão da fábrica da empresa, cumprindo os níveis de agregação territorial: local, regional, nacional e internacional, num processo de dentro para fora. Quanto ao método de análise, adotam-se procedimentos que se reduzem a reunir uma bibliografia selecionada sobre a indústria naval, abordando aspectos da política de financiamento com recursos próprios do FMM. Análise teórica sobre as novas dimensões explicativas da competitividade de acordo com o modelo CED - Capacitação, Eficiência e Desempenho - formulado por Coutinho et al. (1995). Também, analisar a natureza da competição num ambiente pouco competitivo com barreiras à entrada. E, abordar alguns indicadores pertinentes á mensuração do grau de concentração de mercado. Os resultados mostram que o crescimento da Indústria Naval de Manaus foi obtido através de uma política promovida pelo FMM, o qual possui recursos próprios destinados ao setor Naval Brasileiro. Conclui-se que essas aplicações financeiras destinados ao financiamento das embarcações, são capazes de beneficiar tanto os armadores regionais como os estaleiros fluviais, e, formar uma estrutura econômica e organizacional competitiva dentro da região Amazônica. No tocante às barreiras à entrada de novas firmas no mercado, detalhe está na mudança de posições das empresas menores, sem incomodar ou ameaçar a líder do setor. No caso da empresa líder constatou-se a manutenção da posição no ranking nos últimos dez anos. Em termos de poder de mercado, os resultados encontrados demonstram forte concentração econômica e financeira, comprovado pelo cálculo do Índice de Herfindahl - Hirschman IHH. Tal característica com tendência a concentração pode explicar à existência de diversos tipos de Barreiras: tecnológicas, econômicas e ambientais, que de certa forma comprova à eficiência organizacional do setor.This study it has as objective generality to diagnosis the traces of the market structure and the competitive state of the shipyards of Manaus essential. Therefore, in particular, it is aimed at: a) To identify and to analyze the total sum of the financial resources of the Deep one of Merchant Navy - FMM, applied to the Naval Sector of Manaus. b) To analyze the competitive state of the Industry, in structural and conjunctural terms, rank that the prosperity of a company is resulted of the best combination with productive efficiency (saw costs) and managemental efficiency (it saw profit) for the good production; c) To identify and to analyze the existing barriers, capable to impose conditions to the entrance of a new company in the industry, which contributes for the concentration; d) Mensurar the degree of market concentration aiming at to define the market parcel that fits to each company (shipyard) in the industry. The reference landmark guideline in the premises of the economic theory with focus in the transformations of the structure of market, oligopoly, barriers to the entrance, condicionantes and determinative concentration of market, factors of the growth of a company. E, the conceptual question of competitiveness with focus in the structural and conjunctural factors of the industry, whose, structural changes of efficiency occur, first, back in the soil of the plant of the company, fulfilling the levels of territorial aggregation: place, regional, national and international, in a process of inside for is. How much to the analysis method, procedures are adopted that if reduce to congregate a bibliography selected on the naval industry, approaching aspects of the politics of financing with proper resources of the FMM. Theoretical analysis on the new explicativas dimensions of the competitiveness in accordance with model CED - Qualification, Efficiency and Performance - formulated by Coutinho et al. (1995). Also, to analyze the nature of the competition in a little competitive environment with barriers to the entrance. E, to approach some pointers pertinent the mensuração of the degree of market concentration. The results show that the growth of the Naval Industry of Manaus was gotten through one politics promoted for the FMM, which possess proper resources destined to the Brazilian Naval sector. One concludes that these financial applications destined to the financing of the boats, they are capable to benefit the regional shipowners in such a way as the fluvial shipyards, and, to inside form competitive a economic and organizacional structure of the Amazon region. In regards to the barriers to the entrance of new firms in the market, it will detail is in the change of position of the lesser companies, without bothering or threatening the leader of the sector. In the case of the leader company it was evidenced maintenance of the position in ranking in last the ten years. In terms of being able of market, the joined results demonstrate to fort economic and financial concentration, proven for the calculation of the Index of Herfindahl - Hirschman - IHH. Such characteristic with trend the concentration can explain to the existence of diverse types of Barriers: technological, economic and ambient, that of certain form it proves to the organizacional efficiency of the sector.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Estudos SociaisBRUFAMPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RegionalNascimento, Luiz Roberto Coelhohttp://lattes.cnpq.br/5393962026502758Araújo, James Roberto Chaves dehttp://lattes.cnpq.br/45157470054416542015-04-11T13:52:54Z2015-04-082008-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, James Roberto Chaves de. Traços gerais da indústria naval de Manaus. 2008. 74 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:25:16Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2492Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:25:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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