Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Toledo, Noeli das Neves
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0440940857591204
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3226
Resumo: O presente estudo tem por finalidade conhecer as representações Sociais sobre os povos indígenas dos alunos do 8º período do curso de gra duação em enfermagem de instituições de ensino Federal, Estadual e Particular da cidade de Manaus AM. A coleta dos dados consistiu na realização de entrevistas, utilizando questões semi -estruturadas com 57 alunos e na investigação da estrutura curricular do curso de graduação das 03 instituições de ensino que participaram da pesquisa. Para as questões mais subjetivas os dados foram analisados por métodos estatísticos multidimensionais (SSA) baseados na Teoria das Facetas, enquanto que para as questões mais objetivas os dados foram apresentados e discutidos através de gráficos e tabelas. Os resultados apontaram que este grupo de alunos possui uma representação estigmatizada em relação ao índio, ao mesmo tempo em que não relacionou a Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE como metodologia de trabalho a ser utilizada pela equipe de enfermagem ao indígena hospitalizado. Este estudo, através de uma maior compreensão dos alunos acerca dos povos indígenas, possibilita pensar em novas perspectivas de formação, buscando criar espaços para que as diferenças sejam democraticamente dialogadas tanto no meio acadêmico quanto nos demais ambientes sociais.
id UFAM_4bd1e09a0aca1b47d49ee551692fd02d
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3226
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenasRepresentação socialEnfermagemEducaçãoSaúde indígenaSocial RepresentationNursingEducationAboriginal HealthCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente estudo tem por finalidade conhecer as representações Sociais sobre os povos indígenas dos alunos do 8º período do curso de gra duação em enfermagem de instituições de ensino Federal, Estadual e Particular da cidade de Manaus AM. A coleta dos dados consistiu na realização de entrevistas, utilizando questões semi -estruturadas com 57 alunos e na investigação da estrutura curricular do curso de graduação das 03 instituições de ensino que participaram da pesquisa. Para as questões mais subjetivas os dados foram analisados por métodos estatísticos multidimensionais (SSA) baseados na Teoria das Facetas, enquanto que para as questões mais objetivas os dados foram apresentados e discutidos através de gráficos e tabelas. Os resultados apontaram que este grupo de alunos possui uma representação estigmatizada em relação ao índio, ao mesmo tempo em que não relacionou a Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE como metodologia de trabalho a ser utilizada pela equipe de enfermagem ao indígena hospitalizado. Este estudo, através de uma maior compreensão dos alunos acerca dos povos indígenas, possibilita pensar em novas perspectivas de formação, buscando criar espaços para que as diferenças sejam democraticamente dialogadas tanto no meio acadêmico quanto nos demais ambientes sociais.The present study aims to know the Social Representations of the 8 th period students of the graduation course in Nursing of a Federal, State and Particular educational institution of the city of Manaus AM, in the year 2007. The collection of data con sisted on the accomplishment of interviews, using half -structuralized questions applied on 57 students and inquiry of the curricular structure of the graduation course of the 03 educational institutions that had participated of the research. For the questi ons most subjective the data had been analyzed by multidimensional statistical methods (SSA) based on the Facet Theory, whereas the questions most objective the data had been presented and argued through graphs and tables. The results had displayed that th is group of students has a stigmatized representation in relation to the indigenous, at the same time it did not relate the Nursing Assistance Systematization - SAE as work methodology to be used by the nursing team of the hospitalized indigenous. This st udy, through a bigger understanding of the students concerning the indigenous, makes possible to think about new perspectives of formation, searching to create spaces so that the differences are democratically dialogued both in the academic circle as in the surrounding social field.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBecker, Maria Alice d'AvilaToledo, Noeli das Neveshttp://lattes.cnpq.br/04409408575912042015-04-22T21:56:07Z2015-04-082008-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTOLEDO, Noeli das Neves. Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-04-12T19:13:37Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-04-12T19:13:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas
title Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas
spellingShingle Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas
Toledo, Noeli das Neves
Representação social
Enfermagem
Educação
Saúde indígena
Social Representation
Nursing
Education
Aboriginal Health
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas
title_full Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas
title_fullStr Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas
title_full_unstemmed Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas
title_sort Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas
author Toledo, Noeli das Neves
author_facet Toledo, Noeli das Neves
http://lattes.cnpq.br/0440940857591204
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0440940857591204
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Becker, Maria Alice d'Avila
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Noeli das Neves
http://lattes.cnpq.br/0440940857591204
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social
Enfermagem
Educação
Saúde indígena
Social Representation
Nursing
Education
Aboriginal Health
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Representação social
Enfermagem
Educação
Saúde indígena
Social Representation
Nursing
Education
Aboriginal Health
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente estudo tem por finalidade conhecer as representações Sociais sobre os povos indígenas dos alunos do 8º período do curso de gra duação em enfermagem de instituições de ensino Federal, Estadual e Particular da cidade de Manaus AM. A coleta dos dados consistiu na realização de entrevistas, utilizando questões semi -estruturadas com 57 alunos e na investigação da estrutura curricular do curso de graduação das 03 instituições de ensino que participaram da pesquisa. Para as questões mais subjetivas os dados foram analisados por métodos estatísticos multidimensionais (SSA) baseados na Teoria das Facetas, enquanto que para as questões mais objetivas os dados foram apresentados e discutidos através de gráficos e tabelas. Os resultados apontaram que este grupo de alunos possui uma representação estigmatizada em relação ao índio, ao mesmo tempo em que não relacionou a Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE como metodologia de trabalho a ser utilizada pela equipe de enfermagem ao indígena hospitalizado. Este estudo, através de uma maior compreensão dos alunos acerca dos povos indígenas, possibilita pensar em novas perspectivas de formação, buscando criar espaços para que as diferenças sejam democraticamente dialogadas tanto no meio acadêmico quanto nos demais ambientes sociais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-21
2015-04-22T21:56:07Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOLEDO, Noeli das Neves. Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3226
identifier_str_mv TOLEDO, Noeli das Neves. Formação e representações sociais dos alunos de enfermagem sobre os povos indígenas. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040476163932160