O ensino médio nas escolas de tempo integral

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Ferreira, Janilce Negreiros
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7830528386991269
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3180
Resumo: A pesquisa analisa a política de criação das escolas de ensino médio de tempo integral na rede estadual de ensino do Amazonas. Aborda a epistemologia do trabalho como princípio educativo, resgatando a ontologia do trabalho, a formação na perspectiva do trabalho e educação e, as novas exigências para formação na perspectiva do capital. Também discute os reflexos do Estado neoliberal nas políticas públicas para o ensino médio no Amazonas, enfocando a política de formação nos Centros de Excelência Profissional, o sucumbir do ensino profissionalizante na rede pública estadual de Manaus e a reconfiguração da política de formação profissional na rede pública estadual. O estudo consiste numa análise qualitativa, tendo como pressuposto epistemológico o materialismo histórico dialético, considerando o papel da escola numa dimensão de formação ontológica do trabalho, compreendendo-a quanto espaço de contradições, manutenção ou lutas contra a hegemonia do capital. Assim, a pesquisa evidencia o sentido de formação das escolas de tempo integral e as políticas de reforma do ensino médio implantadas pelo Estado, levando em conta a correlação de forças entre os interesses de fortalecimento da expansão do capital e os interesses da classe trabalhadora.
id UFAM_561e7327803d1104e52fed67bcb2b102
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3180
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling O ensino médio nas escolas de tempo integralTrabalho e EducaçãoEnsino MédioEducação ProfissionalEscola de Tempo IntegralSchoolVocational EducationSchool Full TimeWork and EducationCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA pesquisa analisa a política de criação das escolas de ensino médio de tempo integral na rede estadual de ensino do Amazonas. Aborda a epistemologia do trabalho como princípio educativo, resgatando a ontologia do trabalho, a formação na perspectiva do trabalho e educação e, as novas exigências para formação na perspectiva do capital. Também discute os reflexos do Estado neoliberal nas políticas públicas para o ensino médio no Amazonas, enfocando a política de formação nos Centros de Excelência Profissional, o sucumbir do ensino profissionalizante na rede pública estadual de Manaus e a reconfiguração da política de formação profissional na rede pública estadual. O estudo consiste numa análise qualitativa, tendo como pressuposto epistemológico o materialismo histórico dialético, considerando o papel da escola numa dimensão de formação ontológica do trabalho, compreendendo-a quanto espaço de contradições, manutenção ou lutas contra a hegemonia do capital. Assim, a pesquisa evidencia o sentido de formação das escolas de tempo integral e as políticas de reforma do ensino médio implantadas pelo Estado, levando em conta a correlação de forças entre os interesses de fortalecimento da expansão do capital e os interesses da classe trabalhadora.The research examines the politics of the creation of high school full time in state schools of the Amazon. Addresses the epistemology of the work as an educational principle, rescuing the ontology of work, training in the perspective of work and education, and the new requirements for training in the perspective of capital. It also discusses the consequences of the neoliberal state politics for the public school in the Amazon, focusing on politic formation in the centers of professional excellence, the succumbing of the teaching in public schools in Manaus and the reconfiguration of vocational training politic in public schools. The study was a qualitative analysis, with the epistemological historical and dialectical materialism, considering the school‟s role in training ontological dimension of the work, understanding how much space contradictions, maintenance or struggles against the hegemony of capital. The research highlights the sense of formation of all-day schools and the reform policies of the school established by the State, taking into account the correlation of forces between the interests of strengthening the capital expansion and working class interests.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel BotelhoFerreira, Janilce Negreiroshttp://lattes.cnpq.br/78305283869912692015-04-22T21:55:40Z2015-04-082012-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Janilce Negreiros. O ensino médio nas escolas de tempo integral. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-12T17:25:11Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-12T17:25:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino médio nas escolas de tempo integral
title O ensino médio nas escolas de tempo integral
spellingShingle O ensino médio nas escolas de tempo integral
Ferreira, Janilce Negreiros
Trabalho e Educação
Ensino Médio
Educação Profissional
Escola de Tempo Integral
School
Vocational Education
School Full Time
Work and Education
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short O ensino médio nas escolas de tempo integral
title_full O ensino médio nas escolas de tempo integral
title_fullStr O ensino médio nas escolas de tempo integral
title_full_unstemmed O ensino médio nas escolas de tempo integral
title_sort O ensino médio nas escolas de tempo integral
author Ferreira, Janilce Negreiros
author_facet Ferreira, Janilce Negreiros
http://lattes.cnpq.br/7830528386991269
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7830528386991269
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Arminda Rachel Botelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Janilce Negreiros
http://lattes.cnpq.br/7830528386991269
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho e Educação
Ensino Médio
Educação Profissional
Escola de Tempo Integral
School
Vocational Education
School Full Time
Work and Education
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Trabalho e Educação
Ensino Médio
Educação Profissional
Escola de Tempo Integral
School
Vocational Education
School Full Time
Work and Education
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A pesquisa analisa a política de criação das escolas de ensino médio de tempo integral na rede estadual de ensino do Amazonas. Aborda a epistemologia do trabalho como princípio educativo, resgatando a ontologia do trabalho, a formação na perspectiva do trabalho e educação e, as novas exigências para formação na perspectiva do capital. Também discute os reflexos do Estado neoliberal nas políticas públicas para o ensino médio no Amazonas, enfocando a política de formação nos Centros de Excelência Profissional, o sucumbir do ensino profissionalizante na rede pública estadual de Manaus e a reconfiguração da política de formação profissional na rede pública estadual. O estudo consiste numa análise qualitativa, tendo como pressuposto epistemológico o materialismo histórico dialético, considerando o papel da escola numa dimensão de formação ontológica do trabalho, compreendendo-a quanto espaço de contradições, manutenção ou lutas contra a hegemonia do capital. Assim, a pesquisa evidencia o sentido de formação das escolas de tempo integral e as políticas de reforma do ensino médio implantadas pelo Estado, levando em conta a correlação de forças entre os interesses de fortalecimento da expansão do capital e os interesses da classe trabalhadora.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-02
2015-04-22T21:55:40Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Janilce Negreiros. O ensino médio nas escolas de tempo integral. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3180
identifier_str_mv FERREIRA, Janilce Negreiros. O ensino médio nas escolas de tempo integral. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040475643838464