Educação Ambiental mediada por jogo de simulação: um estudo do “ecoethos da amazônia” e sua contribuição para a construção da Responsabilidade Socioambiental Juvenil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Alves, Iris Rianne Santana
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2439187744535387
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Ciências Agrárias
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5236
Resumo: O jogo de simulação Ecoethos da Amazônia utiliza-se da simbologia de cinco elementos (Terra, Água, Ar, Fogo e o Cuidado) para tratar de problemas socioambientais vivenciados no cotidiano das pessoas, em particular na região amazônica. O jogo interativo e lúdico ocorre numa plataforma circular composta por 4estações, onde em cada uma delas tem-se um complexo de maquetes que representam uma situação conflito sobre o dado elemento natural. Diante desses dilemas os participantes são solicitados a resolver tal confronto entre as demandas sociais e a capacidade de suporte ambiental. Após a realização das tarefas em cada uma das estações, os participantes são levados a refletir sobre suas soluções apresentadas a fim de verificar o grau de responsabilidade na busca da sustentabilidade socioambiental. O jogo foi criado para educar além da sensibilização e informação, e abarcar as demais metas da Educação Ambiental como o cuidado e a responsabilidade ambiental. Este estudo buscou verificar as potencialidades do jogo como recurso de EA desde sua forma e conteúdo, utilizando-se dos pressupostos teórico-metodológicos da User eXperience (UX) e da Taxonomia Bloom (TB). Participaram deste estudo alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de oito escolas públicas de Manaus-AM e seus respectivos professores. O estudo I verificou, por meio da observação de 77 alunos que participaram das sessões, a potencialidade do jogo na produção da interatividade, no tipo de relação social e na compreensão dos procedimentos e das regras estabelecidas no processo do jogo. O estudo II foi realizado com a aplicação de um questionário para 168 alunos após o jogo, para investigar a percepção dos mesmos sobre tipo de aprendizagem obtida e o tipo de experiência vivenciada. No estudo III, aplicou-se uma entrevista a 15 professores acompanhantes das turmas de alunos para verificar a opinião dos mesmos sobre as potencialidades deste jogo como recurso pedagógico. Os resultados dos três estudos indicaram que o Ecoethos da Amazônia, como um jogo de simulação, permitiu o alcance dos objetivos educacionais a que foram propostos, como a compreensão e aplicação dos conhecimentos mediante situações que simulam a realidade. A aprendizagem centrada na tomada de decisão, a interatividade e ludicidade foram centrais para vivências que propiciaram a imersão e atenção dos participantes. Tais resultados indicam este jogo como um valioso recurso didático na abordagem dos aspectos cognitivos e afetivos, necessários ao processo de ensino-aprendizagem que incluam a formação da responsabilidade socioambiental para este público.
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Após a realização das tarefas em cada uma das estações, os participantes são levados a refletir sobre suas soluções apresentadas a fim de verificar o grau de responsabilidade na busca da sustentabilidade socioambiental. O jogo foi criado para educar além da sensibilização e informação, e abarcar as demais metas da Educação Ambiental como o cuidado e a responsabilidade ambiental. Este estudo buscou verificar as potencialidades do jogo como recurso de EA desde sua forma e conteúdo, utilizando-se dos pressupostos teórico-metodológicos da User eXperience (UX) e da Taxonomia Bloom (TB). Participaram deste estudo alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de oito escolas públicas de Manaus-AM e seus respectivos professores. O estudo I verificou, por meio da observação de 77 alunos que participaram das sessões, a potencialidade do jogo na produção da interatividade, no tipo de relação social e na compreensão dos procedimentos e das regras estabelecidas no processo do jogo. O estudo II foi realizado com a aplicação de um questionário para 168 alunos após o jogo, para investigar a percepção dos mesmos sobre tipo de aprendizagem obtida e o tipo de experiência vivenciada. No estudo III, aplicou-se uma entrevista a 15 professores acompanhantes das turmas de alunos para verificar a opinião dos mesmos sobre as potencialidades deste jogo como recurso pedagógico. Os resultados dos três estudos indicaram que o Ecoethos da Amazônia, como um jogo de simulação, permitiu o alcance dos objetivos educacionais a que foram propostos, como a compreensão e aplicação dos conhecimentos mediante situações que simulam a realidade. A aprendizagem centrada na tomada de decisão, a interatividade e ludicidade foram centrais para vivências que propiciaram a imersão e atenção dos participantes. Tais resultados indicam este jogo como um valioso recurso didático na abordagem dos aspectos cognitivos e afetivos, necessários ao processo de ensino-aprendizagem que incluam a formação da responsabilidade socioambiental para este público.Ecoethos da Amazônia is a simulation game that explores the symbolism of the five elements (Earth, Water, Air, Fire and Care) to address socio-environmental issues present in daily routine, in particular for Amazon region. It is characterized as a ludic and interactive game which consists of a colorful circular scenario with four stations, each one with a complex of landscape models representing a situation faced between people and one of the four natural elements. Faced with such a problem players have to solve it based on aspects of social demand and environment caring capacity. At the end of the tasks done in each station players are confronted with their attained scores as way to evaluate their degree of commitment in the pursuit of socio-environmental sustainability. This study aims to evaluate the potential of the game as a didactic tool for Environmental Education (EE) using the theoretical and methodological assumptions of User eXperience (UX) and Bloom Taxonomy (TB). This research was conducted with students (6th to 9th grades) and their teachers from eight public mid schools at Manaus-AM. Three different studies were used in this research. The so called Study I evaluated game potential in the interactive process, kind of social relationship and in the understanding of proceedings and rules established during the game. For this, information of 77 students that play the game were sampled and analyzed. The Study II focused on understanding players’ perception about the kind of learning and eXperience achieved after playing the game. A survey with 168 students was carried after playing the game. The Study III consisted in an interview with 15 teachers, which supervised their students during the whole process, with the aim of evaluating their opinion on the game potential as a pedagogical tool. Results indicated that the Ecoethos da Amazônia is a significant educational tool as it helps the students in understanding and applying a specific knowledge in situations that simulate reality. The learning process based on decision-making, interactivity and playfulness were key features for keeping players attention and immersedon the game tasks. Finally, the results indicate Ecoethos da Amazônia as a valuable teaching tool in addressing cognitive and affective aspects, necessary to the learning process of socioenvironmental of responsibility for adolescents.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Ciências AgráriasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaHiguchi, Maria Inês Gasparettohttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061Alves, Iris Rianne Santanahttp://lattes.cnpq.br/24391877445353872016-11-22T20:27:44Z2016-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Iris Raianne Santana. Educação Ambiental mediada por jogo de simulação: um estudo do “ecoethos da amazônia” e sua contribuição para a construção da Responsabilidade Socioambiental Juvenil. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-11-23T13:10:08Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-11-23T13:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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