Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Melo, Eloídes de Sousa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3475996887507330
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6721
Resumo: De que maneira as experiências vivenciadas em um programa de iniciação à docência – PIBID podem influenciar na (trans) formação de professores de Física, no que se refere ao “tornar- se” professor? Para responder essa questão este trabalho irá investigar de que maneira o PIBID impacta a formação de professores a partir das experiências vivenciadas por pibidianos de um curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Oeste do Pará, através da utilização de narrativas, haja vista que esse programa constitui-se como um espaço de (trans) formação, obtida através da reflexão sobre a prática docente, já que ao final de cada atividade desenvolvida pode-se fazer um feedback destacando as principais dificuldades apresentadas, bem como proposição de melhorias das ações. Sob a ótica das narrativas exprimidas nas nossas memórias podemos compreender os problemas de formação através de um olhar profundo de quem somos resgatados por meio da memória, (trans) formando-nos. Ressalto ainda, que (trans) formar-se exige não perder de vista aquilo que nos constitui. Os interlocutores dessa pesquisa são ex-bolsistas do PIBID incluindo os professores supervisores. A partir das entrevistas os ex-pibidianos apontaram lacunas na formação docente na graduação, mas indicaram que o PIBID foi um importante espaço para a tessitura da docência dos mesmos. Ou seja, foi um espaço de constantes (trans) formações docentes, haja vista que por meio dele os bolsistas tiveram contato com diversas atividades diferenciadas não mostradas na graduação, mas que foram essenciais para o desenvolvimento do ser professor quando estes iniciaram suas carreiras.
id UFAM_79d9acf49759f71112dbd39a1db3cc7c
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6721
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em FísicaFormação de professoresPIBID - Programa de Iniciação à DocênciaIdentidade docenteCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICADe que maneira as experiências vivenciadas em um programa de iniciação à docência – PIBID podem influenciar na (trans) formação de professores de Física, no que se refere ao “tornar- se” professor? Para responder essa questão este trabalho irá investigar de que maneira o PIBID impacta a formação de professores a partir das experiências vivenciadas por pibidianos de um curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Oeste do Pará, através da utilização de narrativas, haja vista que esse programa constitui-se como um espaço de (trans) formação, obtida através da reflexão sobre a prática docente, já que ao final de cada atividade desenvolvida pode-se fazer um feedback destacando as principais dificuldades apresentadas, bem como proposição de melhorias das ações. Sob a ótica das narrativas exprimidas nas nossas memórias podemos compreender os problemas de formação através de um olhar profundo de quem somos resgatados por meio da memória, (trans) formando-nos. Ressalto ainda, que (trans) formar-se exige não perder de vista aquilo que nos constitui. Os interlocutores dessa pesquisa são ex-bolsistas do PIBID incluindo os professores supervisores. A partir das entrevistas os ex-pibidianos apontaram lacunas na formação docente na graduação, mas indicaram que o PIBID foi um importante espaço para a tessitura da docência dos mesmos. Ou seja, foi um espaço de constantes (trans) formações docentes, haja vista que por meio dele os bolsistas tiveram contato com diversas atividades diferenciadas não mostradas na graduação, mas que foram essenciais para o desenvolvimento do ser professor quando estes iniciaram suas carreiras.In what way do experiences experienced in a program of initiation to teaching - PIBID can influence the (trans) formation of physics teachers, in what refers to "becoming" a teacher? To answer this question, this work will investigate how the PIBID impacts the teacher training from the experiences lived by pibidians of a degree in Physics of the Federal University of the West of Pará, through the use of narratives, since this program is constituted as a space of (trans) formation, obtained through the reflection on the teaching practice, since at the end of each developed activity one can make a feedback highlighting the main difficulties presented, as well as proposition of improvements of the actions. From the perspective of the narratives expressed in our memories we can understand the problems of formation through a deep look of who we are rescued through memory, (trans) forming us. I also emphasize that (trans) formation requires not losing sight of what constitutes us. The interlocutors of this research are former PIBID grantees including supervisors. From the interviews the ex-pibidianos pointed out gaps in the teacher training in the graduation, but indicated that the PIBID was an important space for the teaching structure of the same. That is, it was a space of constant (trans) teacher training, given that through it the scholars had contact with several different activities not shown in the graduation, but that were essential for the development of being a teacher when they started their careers.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaVasconcelos, Elizandra Rego dehttp://lattes.cnpq.br/1550272521787389Oliveira, Irlane Maiahttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Souza, Maud Rejanehttp://lattes.cnpq.br/8966791891574956Melo, Eloídes de Sousahttp://lattes.cnpq.br/34759968875073302018-10-22T18:14:09Z2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Eloídes de Sousa. Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6721porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T18:07:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T18:07:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física
title Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física
spellingShingle Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física
Melo, Eloídes de Sousa
Formação de professores
PIBID - Programa de Iniciação à Docência
Identidade docente
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
title_short Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física
title_full Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física
title_fullStr Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física
title_full_unstemmed Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física
title_sort Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física
author Melo, Eloídes de Sousa
author_facet Melo, Eloídes de Sousa
http://lattes.cnpq.br/3475996887507330
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3475996887507330
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Elizandra Rego de
http://lattes.cnpq.br/1550272521787389
Oliveira, Irlane Maia
http://lattes.cnpq.br/3156688483798707
Souza, Maud Rejane
http://lattes.cnpq.br/8966791891574956
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Eloídes de Sousa
http://lattes.cnpq.br/3475996887507330
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
PIBID - Programa de Iniciação à Docência
Identidade docente
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
topic Formação de professores
PIBID - Programa de Iniciação à Docência
Identidade docente
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA
description De que maneira as experiências vivenciadas em um programa de iniciação à docência – PIBID podem influenciar na (trans) formação de professores de Física, no que se refere ao “tornar- se” professor? Para responder essa questão este trabalho irá investigar de que maneira o PIBID impacta a formação de professores a partir das experiências vivenciadas por pibidianos de um curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Oeste do Pará, através da utilização de narrativas, haja vista que esse programa constitui-se como um espaço de (trans) formação, obtida através da reflexão sobre a prática docente, já que ao final de cada atividade desenvolvida pode-se fazer um feedback destacando as principais dificuldades apresentadas, bem como proposição de melhorias das ações. Sob a ótica das narrativas exprimidas nas nossas memórias podemos compreender os problemas de formação através de um olhar profundo de quem somos resgatados por meio da memória, (trans) formando-nos. Ressalto ainda, que (trans) formar-se exige não perder de vista aquilo que nos constitui. Os interlocutores dessa pesquisa são ex-bolsistas do PIBID incluindo os professores supervisores. A partir das entrevistas os ex-pibidianos apontaram lacunas na formação docente na graduação, mas indicaram que o PIBID foi um importante espaço para a tessitura da docência dos mesmos. Ou seja, foi um espaço de constantes (trans) formações docentes, haja vista que por meio dele os bolsistas tiveram contato com diversas atividades diferenciadas não mostradas na graduação, mas que foram essenciais para o desenvolvimento do ser professor quando estes iniciaram suas carreiras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-22T18:14:09Z
2018-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Eloídes de Sousa. Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6721
identifier_str_mv MELO, Eloídes de Sousa. Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809740093459529728