Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6721 |
Resumo: | De que maneira as experiências vivenciadas em um programa de iniciação à docência – PIBID podem influenciar na (trans) formação de professores de Física, no que se refere ao “tornar- se” professor? Para responder essa questão este trabalho irá investigar de que maneira o PIBID impacta a formação de professores a partir das experiências vivenciadas por pibidianos de um curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Oeste do Pará, através da utilização de narrativas, haja vista que esse programa constitui-se como um espaço de (trans) formação, obtida através da reflexão sobre a prática docente, já que ao final de cada atividade desenvolvida pode-se fazer um feedback destacando as principais dificuldades apresentadas, bem como proposição de melhorias das ações. Sob a ótica das narrativas exprimidas nas nossas memórias podemos compreender os problemas de formação através de um olhar profundo de quem somos resgatados por meio da memória, (trans) formando-nos. Ressalto ainda, que (trans) formar-se exige não perder de vista aquilo que nos constitui. Os interlocutores dessa pesquisa são ex-bolsistas do PIBID incluindo os professores supervisores. A partir das entrevistas os ex-pibidianos apontaram lacunas na formação docente na graduação, mas indicaram que o PIBID foi um importante espaço para a tessitura da docência dos mesmos. Ou seja, foi um espaço de constantes (trans) formações docentes, haja vista que por meio dele os bolsistas tiveram contato com diversas atividades diferenciadas não mostradas na graduação, mas que foram essenciais para o desenvolvimento do ser professor quando estes iniciaram suas carreiras. |
id |
UFAM_79d9acf49759f71112dbd39a1db3cc7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6721 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em FísicaFormação de professoresPIBID - Programa de Iniciação à DocênciaIdentidade docenteCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICADe que maneira as experiências vivenciadas em um programa de iniciação à docência – PIBID podem influenciar na (trans) formação de professores de Física, no que se refere ao “tornar- se” professor? Para responder essa questão este trabalho irá investigar de que maneira o PIBID impacta a formação de professores a partir das experiências vivenciadas por pibidianos de um curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Oeste do Pará, através da utilização de narrativas, haja vista que esse programa constitui-se como um espaço de (trans) formação, obtida através da reflexão sobre a prática docente, já que ao final de cada atividade desenvolvida pode-se fazer um feedback destacando as principais dificuldades apresentadas, bem como proposição de melhorias das ações. Sob a ótica das narrativas exprimidas nas nossas memórias podemos compreender os problemas de formação através de um olhar profundo de quem somos resgatados por meio da memória, (trans) formando-nos. Ressalto ainda, que (trans) formar-se exige não perder de vista aquilo que nos constitui. Os interlocutores dessa pesquisa são ex-bolsistas do PIBID incluindo os professores supervisores. A partir das entrevistas os ex-pibidianos apontaram lacunas na formação docente na graduação, mas indicaram que o PIBID foi um importante espaço para a tessitura da docência dos mesmos. Ou seja, foi um espaço de constantes (trans) formações docentes, haja vista que por meio dele os bolsistas tiveram contato com diversas atividades diferenciadas não mostradas na graduação, mas que foram essenciais para o desenvolvimento do ser professor quando estes iniciaram suas carreiras.In what way do experiences experienced in a program of initiation to teaching - PIBID can influence the (trans) formation of physics teachers, in what refers to "becoming" a teacher? To answer this question, this work will investigate how the PIBID impacts the teacher training from the experiences lived by pibidians of a degree in Physics of the Federal University of the West of Pará, through the use of narratives, since this program is constituted as a space of (trans) formation, obtained through the reflection on the teaching practice, since at the end of each developed activity one can make a feedback highlighting the main difficulties presented, as well as proposition of improvements of the actions. From the perspective of the narratives expressed in our memories we can understand the problems of formation through a deep look of who we are rescued through memory, (trans) forming us. I also emphasize that (trans) formation requires not losing sight of what constitutes us. The interlocutors of this research are former PIBID grantees including supervisors. From the interviews the ex-pibidianos pointed out gaps in the teacher training in the graduation, but indicated that the PIBID was an important space for the teaching structure of the same. That is, it was a space of constant (trans) teacher training, given that through it the scholars had contact with several different activities not shown in the graduation, but that were essential for the development of being a teacher when they started their careers.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaVasconcelos, Elizandra Rego dehttp://lattes.cnpq.br/1550272521787389Oliveira, Irlane Maiahttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Souza, Maud Rejanehttp://lattes.cnpq.br/8966791891574956Melo, Eloídes de Sousahttp://lattes.cnpq.br/34759968875073302018-10-22T18:14:09Z2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Eloídes de Sousa. Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6721porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T18:07:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T18:07:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física |
title |
Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física |
spellingShingle |
Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física Melo, Eloídes de Sousa Formação de professores PIBID - Programa de Iniciação à Docência Identidade docente CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
title_short |
Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física |
title_full |
Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física |
title_fullStr |
Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física |
title_full_unstemmed |
Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física |
title_sort |
Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física |
author |
Melo, Eloídes de Sousa |
author_facet |
Melo, Eloídes de Sousa http://lattes.cnpq.br/3475996887507330 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3475996887507330 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, Elizandra Rego de http://lattes.cnpq.br/1550272521787389 Oliveira, Irlane Maia http://lattes.cnpq.br/3156688483798707 Souza, Maud Rejane http://lattes.cnpq.br/8966791891574956 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Eloídes de Sousa http://lattes.cnpq.br/3475996887507330 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores PIBID - Programa de Iniciação à Docência Identidade docente CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
topic |
Formação de professores PIBID - Programa de Iniciação à Docência Identidade docente CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
description |
De que maneira as experiências vivenciadas em um programa de iniciação à docência – PIBID podem influenciar na (trans) formação de professores de Física, no que se refere ao “tornar- se” professor? Para responder essa questão este trabalho irá investigar de que maneira o PIBID impacta a formação de professores a partir das experiências vivenciadas por pibidianos de um curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Oeste do Pará, através da utilização de narrativas, haja vista que esse programa constitui-se como um espaço de (trans) formação, obtida através da reflexão sobre a prática docente, já que ao final de cada atividade desenvolvida pode-se fazer um feedback destacando as principais dificuldades apresentadas, bem como proposição de melhorias das ações. Sob a ótica das narrativas exprimidas nas nossas memórias podemos compreender os problemas de formação através de um olhar profundo de quem somos resgatados por meio da memória, (trans) formando-nos. Ressalto ainda, que (trans) formar-se exige não perder de vista aquilo que nos constitui. Os interlocutores dessa pesquisa são ex-bolsistas do PIBID incluindo os professores supervisores. A partir das entrevistas os ex-pibidianos apontaram lacunas na formação docente na graduação, mas indicaram que o PIBID foi um importante espaço para a tessitura da docência dos mesmos. Ou seja, foi um espaço de constantes (trans) formações docentes, haja vista que por meio dele os bolsistas tiveram contato com diversas atividades diferenciadas não mostradas na graduação, mas que foram essenciais para o desenvolvimento do ser professor quando estes iniciaram suas carreiras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-22T18:14:09Z 2018-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Eloídes de Sousa. Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6721 |
identifier_str_mv |
MELO, Eloídes de Sousa. Tessituras na formação docente: caminhos de uma (trans) formação no Programa De Iniciação à Docência em Física. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809740093459529728 |