Gestão Estratégica de Custos: uma proposta metodológica para empresas prestadoras de serviços de conservação, limpeza e higienização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Barroso, Yuri Yves Garcia
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1243372738683993, https://orcid.org/0000-0002-7349-2195
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8095
Resumo: A gestão correta e estratégica dos custos de uma empresa é um ponto fundamental para o sucesso do negócio, pois o cenário econômico no qual as empresas estão inseridas é marcado por uma elevada competitividade e consumidores almejando produtos ou serviços com maior qualidade. Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo da formação de custo de uma prestadora de serviço terceirizada da Administração Pública Federal com o objetivo de propor uma metodologia para tomada de decisão gerencial baseado em custos. Como metodologia, foi utilizada uma estratégia de pesquisa qualitativa-quantitativa, de natureza aplicada, por meio de um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços de limpeza, conservação e higienização. Foram analisados dados referentes a 13 tipos de insumos (os de maiores relevância) durante oito meses. Foram destacados os valores em referência aos dados de insumo do Edital de Licitação que originou a contratação da empresa prestadora de serviços, os insumos consumidos pelo cliente e os insumos comprados pela empresa. Os resultados do estudo indicam que a empresa antes da implementação da metodologia da gestão estratégica de custos gastava mais que o previsto com o consumo de materiais para atender as reais necessidades do cliente. Empregando os preceitos da Gestão Estratégica de Custos, em paralelo com o mapeamento do fluxo de valor e os métodos de custeio por absorção e variável, pode-se observar que no tocante a tomada de decisões gerenciais, o segundo (custeio variável) encaminha informações mais críticas ao gestor que o primeiro (custeio por absorção), decorrente da preocupação com o atendimento da legislação tributária brasileira, sem considerar os custos fixos que são inerentes (não somente) a estrutura operacional do tipo de serviço objeto deste estudo.
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Como metodologia, foi utilizada uma estratégia de pesquisa qualitativa-quantitativa, de natureza aplicada, por meio de um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços de limpeza, conservação e higienização. Foram analisados dados referentes a 13 tipos de insumos (os de maiores relevância) durante oito meses. Foram destacados os valores em referência aos dados de insumo do Edital de Licitação que originou a contratação da empresa prestadora de serviços, os insumos consumidos pelo cliente e os insumos comprados pela empresa. Os resultados do estudo indicam que a empresa antes da implementação da metodologia da gestão estratégica de custos gastava mais que o previsto com o consumo de materiais para atender as reais necessidades do cliente. Empregando os preceitos da Gestão Estratégica de Custos, em paralelo com o mapeamento do fluxo de valor e os métodos de custeio por absorção e variável, pode-se observar que no tocante a tomada de decisões gerenciais, o segundo (custeio variável) encaminha informações mais críticas ao gestor que o primeiro (custeio por absorção), decorrente da preocupação com o atendimento da legislação tributária brasileira, sem considerar os custos fixos que são inerentes (não somente) a estrutura operacional do tipo de serviço objeto deste estudo.The correct and strategic management of the costs of a company is a fundamental point for the success of the business, since the economic scenario in which the companies are inserted is marked by a high competitiveness and consumers aiming for products or services with higher quality. This paper presents a study on the cost formation process of an outsourced Federal Public Administration service provider with the objective of proposing a cost-based management decision-making methodology. As a methodology, a qualitative-quantitative research strategy, of an applied nature, was used, through a case study in a company that provides cleaning, conservation and sanitation services. Data on 13 types of inputs (the most relevant) were analyzed over eight months. The values were highlighted in reference to the input data of the Bidding Notice that led to the contracting of the service provider company, the inputs consumed by the client and the inputs purchased by the company. The results of the study indicate that the company, before implementing the strategic cost management methodology, spent more than expected with the consumption of materials to meet the real needs of the client. Using the precepts of Strategic Cost Management, in parallel with the mapping of the value flow and the absorption and variable costing methods, it can be observed that with regard to managerial decision-making, the second (variable costing) forwards more information criticisms to the manager that the first (absorption costing), due to the concern with complying with Brazilian tax legislation, without considering the fixed costs that are inherent (not only) in the operational structure of the type of service object of this study.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoSouza Junior, Armando Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/4819744809032210Oliveira, Marcelo Albuquerque dehttp://lattes.cnpq.br/3181349086683086Moraes, Ana Flávia de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/2425311272367708Barroso, Yuri Yves Garciahttp://lattes.cnpq.br/1243372738683993https://orcid.org/0000-0002-7349-21952021-01-28T19:01:09Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROSO, Yuri Yves Garcia. Gestão Estratégica de Custos: uma proposta metodológica para empresas prestadoras de serviços de conservação, limpeza e higienização. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8095porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-01-29T05:03:50Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8095Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-01-29T05:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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Barroso, Yuri Yves Garcia
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