A docência de Filosofia frente às novas tecnologias: desafios para novos tempos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Moreira, Najara Encarnação Leão
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3122265985871423
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7513
Resumo: Essa pesquisa tem como proposta cogitar a filosofia no chão da escola. Certamente, a filosofia como “ciência da existência” sempre se fez presente no processo de transformação da cultura humana. A prática do cogito está enraizada no labor do docente, que se faz presente em uma época nova, num ‘mundo virtual do pensamento’ que sempre existiu e que se concretiza no dia a dia do homem contemporâneo. Por isso, a análise foi conduzida a partir da obra As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática (LÉVY, 1993) e com base na experiência que vivenciamos, ministrando a disciplina de Filosofia semanalmente em escolas de ensino básico no município de Manaus terceira etapa. Dessa maneira, buscamos em Pierre Lévy a base para a compreensão dessa proposta e encontramos parceria com a escola e com a disciplina de filosofia. A pesquisa procurou exemplificar o uso das novas tecnologias como ferramentas na sala de aula. Procurou, ainda, articular os conceitos de Inteligência Coletiva, Cibercultura, Virtualização e Ciberespaço já presentes na sociedade contemporânea dando base ao conhecimento ou ‘inteligência coletiva’. Assim o homem aparece como ser ativo da transformação cultural advinda da ciência aliada à técnica e que culminou, em nossos dias, nas novas tecnologias da comunicação e da informação, dando ênfase a uma nova forma de diálogo entre a comunicação, as tecnologias e o conhecimento, diálogo esse que passou a ser base para o que se chama cibercultura. A utilização dos textos filosóficos com auxílio de ferramentas tecnológicas proporcionou e proporciona, sem dúvida, uma nova abordagem para o ensino-aprendizagem do ensino de filosofia nas escolas. Um processo recente que explicita suas particularidades, suas pretensões e seus desafios para o docente comprometido com seu tempo. A filosofia, enquanto experiência do pensamento na existência, não pode se furtar a compreender melhor esse novo modus vivendi e a assumir a possibilidade da reflexão desse novo mundo, para o qual o homem concorreu e concorre diretamente na sua constituição. Mundo que aos poucos vai se ajustando à constituição do real.
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Dessa maneira, buscamos em Pierre Lévy a base para a compreensão dessa proposta e encontramos parceria com a escola e com a disciplina de filosofia. A pesquisa procurou exemplificar o uso das novas tecnologias como ferramentas na sala de aula. Procurou, ainda, articular os conceitos de Inteligência Coletiva, Cibercultura, Virtualização e Ciberespaço já presentes na sociedade contemporânea dando base ao conhecimento ou ‘inteligência coletiva’. Assim o homem aparece como ser ativo da transformação cultural advinda da ciência aliada à técnica e que culminou, em nossos dias, nas novas tecnologias da comunicação e da informação, dando ênfase a uma nova forma de diálogo entre a comunicação, as tecnologias e o conhecimento, diálogo esse que passou a ser base para o que se chama cibercultura. A utilização dos textos filosóficos com auxílio de ferramentas tecnológicas proporcionou e proporciona, sem dúvida, uma nova abordagem para o ensino-aprendizagem do ensino de filosofia nas escolas. Um processo recente que explicita suas particularidades, suas pretensões e seus desafios para o docente comprometido com seu tempo. A filosofia, enquanto experiência do pensamento na existência, não pode se furtar a compreender melhor esse novo modus vivendi e a assumir a possibilidade da reflexão desse novo mundo, para o qual o homem concorreu e concorre diretamente na sua constituição. Mundo que aos poucos vai se ajustando à constituição do real.This research aims to cogitate the philosophy on school grounds. C¬¬¬ertainly, the philosophy as a “science of existence” always made itself present in the process of transformation of the human culture. The practice of cogitating is rooted in the labor of the lecturer, present in a new era, in a ‘virtual world of contemplation’ that always existed and materializes itself in the routine of contemporary men. Therefore, the analysis was conducted based on the work As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática (LÉVY, 1993) and on the experiences we have in the classroom, ministering the subject of philosophy weekly in schools of basic education in the municipality of Manaus, third stage. Thus, we seek in Pierre Lévy the basis for understanding this proposition and find partnership with the school and with the subject of philosophy. The research sought to exemplify the use of new technologies as tools in the classroom. Sought, even, to articulate the concepts of Collective Intelligence, Cyberculture, Virtualization and Cyberspace already present in contemporary society providing foundation to knowledge or ‘collective intelligence’. Thereby, men rises as an active being in the cultural transformation coming from science coupled with technique and culminated, in our day, into new technologies of communication and information, stressing a new form of dialogue between communication, technologies and knowledge, a dialogue that became the root to what we call cyberculture. The use of philosophical texts with the support of technological tools provided and provides, without question, a new approach to teaching-learning of instruction of philosophy in the classroom. A recent procedure that evidences its particularities, its claims and its challenges to the lecturer commited to its time. The philosophy, while experience of thought in existence, cannot deprive itself of better understanding this new modus vivendi and assuming the possibility of reflection of this new world, to which men concurred and directly concur in its constitution. World that gradually adjusts to the constitution of the real.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em FilosofiaCosta, Deodato Ferreira da Costahttp://lattes.cnpq.br/1243908839023170Thomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Silva, Pedro Rodolfo Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/3181260521011038Moreira, Najara Encarnação Leãohttp://lattes.cnpq.br/31222659858714232019-11-22T20:56:25Z2019-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Najara Encarnação Leão. A docência de Filosofia frente às novas tecnologias: desafios para novos tempos. 2019. 99 f. 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