A identidade profissional docente do egresso do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química/ISB/UFAM Coari-AM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Souza, Ana Cris Nunes de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3480777644852816
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Química
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5869
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a formação da identidade profissional docente do egresso do Curso de Licenciatura dupla em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia do Médio Solimões (ISB/UFAM), em Coari-AM, na perspectiva formativa do professor reflexivo. A formação inicial visa preparar futuros professores para atuar na Educação Básica, cabendo aos mesmos mobilizarem diferentes saberes em sala de aula, na construção e reconstrução de sua identidade profissional. Nesse aspecto, faz-se relevante, entender a formação inicial dos egressos no curso em estudo e como o mesmo está favorecendo a identificação destes com a profissão docente. Assim, realizou-se uma análise das concepções e representações que os atores sociais – coordenador do curso, docente formador e egressos do curso, que atuam como professores na Educação Básica – têm acerca dos elementos que integram a identidade profissional docente desenvolvida no Curso de Licenciatura dupla em Ciências. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, em uma abordagem metodológica histórico-cultural, em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), como forma de averiguar os elementos integrativos que configuram a identidade profissional docente do egresso do curso investigado. Os dados obtidos foram organizados mediante a Análise Textual Discursiva (ATD). O estudo desvelou que a identidade profissional docente se desenvolve de forma processual, durante toda a vida, estando sempre se renovando. Os elementos que constituem a identidade profissional consistem em saberes desenvolvidos pelo professor, por meio de suas vivências e interações sociais, que configuram e direcionam suas atitudes, comportamentos, valores, escolhas pessoais e profissionais. Verificando-se assim, que a identidade profissional do egresso, apresenta-se bastante complexa, sendo difícil analisar sua configuração, porque ela está em constante construção, sendo relativa à história, a trajetória escolar e profissional de cada indivíduo e também de suas experiências na formação inicial. Concluiu-se que o curso apresenta uma proposta formativa de um professor de Ciências para atuar na Educação Básica, todavia, a matriz curricular do curso, ainda está organizada de forma fragmentada, estando os conteúdos científicos e pedagógicos desarticulados, apresentando um baixo grau de interdisciplinaridade. Percebeu-se também que os docentes formadores ainda apresentam uma concepção técnica da formação do professor, pois ainda existe uma valorização maior, no currículo, dos conhecimentos específicos sob os conteúdos pertinentes a dimensão pedagógica. Necessitando-se rever estes pontos no currículo prescrito e nas concepções destes sujeitos, no sentido de favorecer a formação identitária do professor. Mediante a análise da fala dos Docentes Formadores e Egressos Professores, tornou-se notável que os saberes disciplinares foram os mais mobilizados, no qual os inquiridos atribuíram de grande relevância o domínio dos conteúdos de Biologia e Química, para o exercício profissional. Os entrevistados também atribuíram como relevantes os saberes curriculares e pedagógicos, porque tratam de saberes como: planejar e avaliar; escolha do livro didático; e confecção de material alternativo pedagógico. Já os saberes experiências foram mobilizados nas diversas atividades das disciplinas dos componentes curriculares das Prática como Componente Curricular (PCC), Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Atividades Acadêmico- Científico-Culturais (AACC) da dimensão pedagógica, que envolvia pesquisa, extensão e ensino. A partir da análise das falas dos sujeitos entrevistados, constatou-se que o curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química desenvolve atividades significativas, que visam desenvolver a identidade profissional do professor, estando estes sujeitos, satisfeitos com a sua profissão e formação no curso, os quais alegam haver uma boa aceitação no mercado de trabalho. Identificou-se, também, que curso careceu de desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos, necessários para os docentes atuarem no contexto escolar, em decorrência de se tratar de uma formação em dois cursos. Suscitando assim, a necessidade de a matriz curricular ser repensada, especialmente nas disciplinas de dimensão pedagógica, no sentido de aproximar os conteúdos trabalhados durante a formação inicial da realidade escolar.
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spelling A identidade profissional docente do egresso do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química/ISB/UFAM Coari-AMIdentidade profissional docenteFormação inicialLicenciatura em Biologia / QuímicaSaberes docentesCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAEste trabalho tem como objetivo analisar a formação da identidade profissional docente do egresso do Curso de Licenciatura dupla em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia do Médio Solimões (ISB/UFAM), em Coari-AM, na perspectiva formativa do professor reflexivo. A formação inicial visa preparar futuros professores para atuar na Educação Básica, cabendo aos mesmos mobilizarem diferentes saberes em sala de aula, na construção e reconstrução de sua identidade profissional. Nesse aspecto, faz-se relevante, entender a formação inicial dos egressos no curso em estudo e como o mesmo está favorecendo a identificação destes com a profissão docente. Assim, realizou-se uma análise das concepções e representações que os atores sociais – coordenador do curso, docente formador e egressos do curso, que atuam como professores na Educação Básica – têm acerca dos elementos que integram a identidade profissional docente desenvolvida no Curso de Licenciatura dupla em Ciências. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, em uma abordagem metodológica histórico-cultural, em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), como forma de averiguar os elementos integrativos que configuram a identidade profissional docente do egresso do curso investigado. Os dados obtidos foram organizados mediante a Análise Textual Discursiva (ATD). O estudo desvelou que a identidade profissional docente se desenvolve de forma processual, durante toda a vida, estando sempre se renovando. Os elementos que constituem a identidade profissional consistem em saberes desenvolvidos pelo professor, por meio de suas vivências e interações sociais, que configuram e direcionam suas atitudes, comportamentos, valores, escolhas pessoais e profissionais. Verificando-se assim, que a identidade profissional do egresso, apresenta-se bastante complexa, sendo difícil analisar sua configuração, porque ela está em constante construção, sendo relativa à história, a trajetória escolar e profissional de cada indivíduo e também de suas experiências na formação inicial. Concluiu-se que o curso apresenta uma proposta formativa de um professor de Ciências para atuar na Educação Básica, todavia, a matriz curricular do curso, ainda está organizada de forma fragmentada, estando os conteúdos científicos e pedagógicos desarticulados, apresentando um baixo grau de interdisciplinaridade. Percebeu-se também que os docentes formadores ainda apresentam uma concepção técnica da formação do professor, pois ainda existe uma valorização maior, no currículo, dos conhecimentos específicos sob os conteúdos pertinentes a dimensão pedagógica. Necessitando-se rever estes pontos no currículo prescrito e nas concepções destes sujeitos, no sentido de favorecer a formação identitária do professor. Mediante a análise da fala dos Docentes Formadores e Egressos Professores, tornou-se notável que os saberes disciplinares foram os mais mobilizados, no qual os inquiridos atribuíram de grande relevância o domínio dos conteúdos de Biologia e Química, para o exercício profissional. Os entrevistados também atribuíram como relevantes os saberes curriculares e pedagógicos, porque tratam de saberes como: planejar e avaliar; escolha do livro didático; e confecção de material alternativo pedagógico. Já os saberes experiências foram mobilizados nas diversas atividades das disciplinas dos componentes curriculares das Prática como Componente Curricular (PCC), Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Atividades Acadêmico- Científico-Culturais (AACC) da dimensão pedagógica, que envolvia pesquisa, extensão e ensino. A partir da análise das falas dos sujeitos entrevistados, constatou-se que o curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química desenvolve atividades significativas, que visam desenvolver a identidade profissional do professor, estando estes sujeitos, satisfeitos com a sua profissão e formação no curso, os quais alegam haver uma boa aceitação no mercado de trabalho. Identificou-se, também, que curso careceu de desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos, necessários para os docentes atuarem no contexto escolar, em decorrência de se tratar de uma formação em dois cursos. Suscitando assim, a necessidade de a matriz curricular ser repensada, especialmente nas disciplinas de dimensão pedagógica, no sentido de aproximar os conteúdos trabalhados durante a formação inicial da realidade escolar.This work aims to analyze the formation of the professional identity of the teacher of the Dual Degree in Sciences: Biology and Chemistry at the Institute of Health and Biotechnology of the Middle Solimões (ISB/UFAM), in Coari-AM, in the formative perspective of the Reflective teacher The initial training aims to prepare future teachers to act in Basic Education, beingableto mobilize different knowledges in the classroom, in the construction and reconstruction of their professional identity. In this respect, it is relevant to understand the initial formation of the graduates in the course under study and how it is favoring the identification of these with the teaching profession. Thus, an analysis of the conceptions and representations that the social actors – coordinator of the course, teacher trainer and graduates of the course, who act as teachers in Basic Education – were carried out on the elements that integrate the professional identity developed in the dual licentiate course in sciences. For that, qualitative research was adopted in a historical-cultural methodological approach, in which data collection instruments were used: documentary analysis of the Pedagogical Project of the Course (PPC), as a way of ascertaining the integrative elements that configure the professional identity of the Student of the course investigated. The data obtained were organized through Discursive Textual Analysis (ATD). The study revealed that the professional identity of teachers is developed in a procedural way, throughout life, and is always being renewed. The elements that constitute the professional identity consist of knowledge developed by the teacher, through his experiences and social interactions, that configure and direc this attitudes, behaviors, values, personal and professional choices. Thus, the professional identity of the egressis quite complex, and it is difficult to analyze its configuration because it is in constant construction, being relative to the history, the educational and professional trajectory of each individual and also of their experiences in the initial formation. It was concluded that the course presents a formative proposal of a science teacher to work in Basic Education, however, the curricular matrix of the course is still organized in a fragmented way, with scientific and pedagogical content being disarticulated, presenting a low degree of interdisciplinarity. It was also noticed that teacher educators still present a technical conception of teacher education, since there is still a greater appreciation in the curriculum of specific knowledge under the pertinent contents of the pedagogical dimension. It is necessary to review these points in the prescribed curriculum and in the conceptions of these subjects, in the sense of favoring the identity formation of the teacher. Through the analysis of teachers trainer’s and graduate teachers' speech, it Became clear that disciplinary knowledge was the most mobilized, in which respondents attributed the domain of Biology and Chemistry content to the professional practice of great relevance. The interviewees also attributed as relevant the curricular and pedagogical knowledge, because they deal with knowledges like: to plan and to evaluate; Choice of text book; and making alternativete aching material. The experiences were mobilized in the various activities of the disciplines of the curricular components of the Practice as a Curricular Component (PCC), Supervised Academic Internschip (ECS) and Academic-Scientific-Cultural Activities (AACC) of the pedagogical dimension, which involved research, extension and teaching. From the analysis of the speeches of the subjects interviewed, it was verified that the course of Licentiate in Sciences: Biology and Chemistry develops significant activities, that aim to develop the professional identity of the teacher, being these subjects, satisfied with their profession and training in the course, which claim to be well accepted in the labor market. It was also identified which course lacked the development of theoretical and practical knowledge, necessary for teachers to act in the school context, as a result of being a training in two courses. Thus, the need for the curricular matrix to be rethought, especially in the disciplines of pedagogical dimension, in order to approximate the contents worked during the initial formation and the school reality.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaFarias, Sidilene Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984Souza, Ana Cris Nunes dehttp://lattes.cnpq.br/34807776448528162017-08-28T13:47:58Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Ana Cris Nunes de. A identidade profissional docente do egresso do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química/ISB/UFAM Coari-AM. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5869porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-08-29T05:06:30Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-08-29T05:06:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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