Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Araújo, Jucinôra Venâncio de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4076501531308326
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5059
Resumo: A presente dissertação aborda as práticas pedagógicas desenvolvidas no Centro Cultural dos Tikuna e a identidade étnica de seus estudantes no contexto urbano da cidade de Manaus. Tem como objetivo central compreender e analisar em que medida as práticas pedagógicas ali desenvolvidas contribuem para a afirmação ou ressignificação da identidade étnica de seus estudantes. Para isso, tivemos como posição teórico-metodológica a fenomenologia, a hermenêutica e a dialógica. Utilizou-se o estudo de caso como método de procedimento. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e de campo, além da observação direta e entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados receberam uma abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, o diálogo estabelecido entre os objetivos propostos, as teorias fundantes e os dados levantados no campo, nos possibilitou constatar que: Nas práticas pedagógicas realizadas predominam aulas expositivas e monótonas revelando indícios de uma educação tradicional. Há uma desarticulação entre o planejamento realizado através de projeto pedagógico e as práticas concretas. Tais práticas têm contribuído timidamente na ressignificação da identidade étnica dos estudantes em seus saberes da cultura Tikuna, sobretudo, através da aprendizagem da língua materna, entretanto, não foi possível visualizar significativas repercussões na questão da afirmação da identidade étnica desses estudantes nas escolas formais em que também estudam, pois é evidente um processo de silenciamento da identidade étnica nesse contexto.
id UFAM_bb094963040428d5c9313ea9f8447e01
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5059
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbanoPrática PedagógicaEscola IndígenaEstudantes TikunaIdentidade ÉtnicaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA presente dissertação aborda as práticas pedagógicas desenvolvidas no Centro Cultural dos Tikuna e a identidade étnica de seus estudantes no contexto urbano da cidade de Manaus. Tem como objetivo central compreender e analisar em que medida as práticas pedagógicas ali desenvolvidas contribuem para a afirmação ou ressignificação da identidade étnica de seus estudantes. Para isso, tivemos como posição teórico-metodológica a fenomenologia, a hermenêutica e a dialógica. Utilizou-se o estudo de caso como método de procedimento. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e de campo, além da observação direta e entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados receberam uma abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, o diálogo estabelecido entre os objetivos propostos, as teorias fundantes e os dados levantados no campo, nos possibilitou constatar que: Nas práticas pedagógicas realizadas predominam aulas expositivas e monótonas revelando indícios de uma educação tradicional. Há uma desarticulação entre o planejamento realizado através de projeto pedagógico e as práticas concretas. Tais práticas têm contribuído timidamente na ressignificação da identidade étnica dos estudantes em seus saberes da cultura Tikuna, sobretudo, através da aprendizagem da língua materna, entretanto, não foi possível visualizar significativas repercussões na questão da afirmação da identidade étnica desses estudantes nas escolas formais em que também estudam, pois é evidente um processo de silenciamento da identidade étnica nesse contexto.This dissertation addresses the pedagogical practices developed at the Cultural Center of Tikuna and ethnic identity of their students in the urban context of the city of Manaus. It is mainly aimed to understand and analyze the extent to which teaching practices developed there contribute to the affirmation or redefinition of ethnic identity of their students. So we had as theoretical and methodological position phenomenology, hermeneutics and dialogic. We used the case study method and procedure. The work was developed through literature and field research, as well as direct observation and semi-structured interviews. The data collected were given a qualitative approach. From this perspective, the dialogue between the goals, the foundational theories and data collected in the field, enabled us to see that: In the pedagogical practices carried out predominantly expository and monotonous lessons revealing evidence of a traditional education. There is a disconnect between the planning done through pedagogical project and the concret practices. Such practices have contributed to the redefinition of ethnic identity of students in their knouledge of Tikuna culture, especially through the mother tongue learning, however, was not possible to see significant resonances in question the assertion of ethnic identity of these students in formal schools where too study, it is evidently a silencing process of ethnic identity in this context.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Rosa Mendonça dehttp://lattes.cnpq.br/7467942519181644Araújo, Jucinôra Venâncio de Souzahttp://lattes.cnpq.br/40765015313083262016-07-04T13:34:11Z2015-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Jucinôra Venâncio de Souza. Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-18T18:46:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-18T18:46:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano
title Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano
spellingShingle Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano
Araújo, Jucinôra Venâncio de Souza
Prática Pedagógica
Escola Indígena
Estudantes Tikuna
Identidade Étnica
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano
title_full Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano
title_fullStr Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano
title_full_unstemmed Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano
title_sort Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano
author Araújo, Jucinôra Venâncio de Souza
author_facet Araújo, Jucinôra Venâncio de Souza
http://lattes.cnpq.br/4076501531308326
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4076501531308326
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Rosa Mendonça de
http://lattes.cnpq.br/7467942519181644
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Jucinôra Venâncio de Souza
http://lattes.cnpq.br/4076501531308326
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica
Escola Indígena
Estudantes Tikuna
Identidade Étnica
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Prática Pedagógica
Escola Indígena
Estudantes Tikuna
Identidade Étnica
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A presente dissertação aborda as práticas pedagógicas desenvolvidas no Centro Cultural dos Tikuna e a identidade étnica de seus estudantes no contexto urbano da cidade de Manaus. Tem como objetivo central compreender e analisar em que medida as práticas pedagógicas ali desenvolvidas contribuem para a afirmação ou ressignificação da identidade étnica de seus estudantes. Para isso, tivemos como posição teórico-metodológica a fenomenologia, a hermenêutica e a dialógica. Utilizou-se o estudo de caso como método de procedimento. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e de campo, além da observação direta e entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados receberam uma abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, o diálogo estabelecido entre os objetivos propostos, as teorias fundantes e os dados levantados no campo, nos possibilitou constatar que: Nas práticas pedagógicas realizadas predominam aulas expositivas e monótonas revelando indícios de uma educação tradicional. Há uma desarticulação entre o planejamento realizado através de projeto pedagógico e as práticas concretas. Tais práticas têm contribuído timidamente na ressignificação da identidade étnica dos estudantes em seus saberes da cultura Tikuna, sobretudo, através da aprendizagem da língua materna, entretanto, não foi possível visualizar significativas repercussões na questão da afirmação da identidade étnica desses estudantes nas escolas formais em que também estudam, pois é evidente um processo de silenciamento da identidade étnica nesse contexto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
2016-07-04T13:34:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Jucinôra Venâncio de Souza. Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5059
identifier_str_mv ARAÚJO, Jucinôra Venâncio de Souza. Centro cultural tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234197216919552