O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Reis, Fernanda Tatiane dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8599747824987449
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8056
Resumo: Ainda que, haja cidades sustentáveis ou mais integradas à natureza, o estilo de vida adotado por muitas metrópoles mundo afora, tem contribuído para o distanciamento das pessoas da natureza. No entanto, os Parques Verdes Urbanos (PVUs), apresentam uma excelente oportunidade de interconectar a natureza e as pessoas, e assim contribuir para a transformação da relação pessoa-natureza. No caso das crianças e adolescentes, as escolas são o meio majoritário do acesso ao ambiente natural e os professores os mediadores das relações dos estudantes com e na natureza. No presente estudo, se propôs compreender os sentidos dados ao PVU Bosque da Ciência (BC) como elemento diferenciador na Educação Ambiental (EA) em suas variadas dimensões, por grupos escolares do ensino básico de Manaus. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória por meio de um estudo de caso. Os instrumentos empregados foram Observação Walkthrough, Observação Mapa Comportamental, Entrevista e Desenho Coletivo, os participantes totalizaram 536 alunos e 25 professores. As informações geradas pelas observações permitiram a análise descritiva do ambiente e do comportamento dos professores e alunos que participaram de visitas escolares no BC. Esta pesquisa apresentou um inventário das potencialidades educativas existentes no BC. Os elementos naturais foram apontados pelos professores como estímulo para prática transdisciplinar, já para os alunos provocaram emoções, através de experiências sensoriais. Os alunos demonstraram desejo de aprender nessa imersão na natureza, em que houve vivências reflexivas que abarcam os diferentes objetivos da EA para a Cidadania Ambiental. O BC foi considerado educador por natureza pela maioria dos professores, mas alguns condicionaram o caráter educador à oferta de mediação capacitada e disponibilização de práticas educativas ao público escolar. Assim, se apresenta a gestão do BC, o desafio de oferecer formação aos professores, para a obtenção da competência de realização de visitas autônomas, com condições de incitar discussões produtivas e orientar processos de descoberta por parte dos alunos. Ao final são apresentadas algumas sugestões para a gestão do BC.
id UFAM_c7e29851c3c6af0686e3a921a25ff30c
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8056
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básicoEducação ambientalCidadania ambientalCidades sustentáveisAntropologia urbanaRelação dos estudantes com a naturezaCIÊNCIAS AGRÁRIASParque Verde UrbanoEducação AmbientalPotencialidade EducativaAprendizagem ao ar livreAinda que, haja cidades sustentáveis ou mais integradas à natureza, o estilo de vida adotado por muitas metrópoles mundo afora, tem contribuído para o distanciamento das pessoas da natureza. No entanto, os Parques Verdes Urbanos (PVUs), apresentam uma excelente oportunidade de interconectar a natureza e as pessoas, e assim contribuir para a transformação da relação pessoa-natureza. No caso das crianças e adolescentes, as escolas são o meio majoritário do acesso ao ambiente natural e os professores os mediadores das relações dos estudantes com e na natureza. No presente estudo, se propôs compreender os sentidos dados ao PVU Bosque da Ciência (BC) como elemento diferenciador na Educação Ambiental (EA) em suas variadas dimensões, por grupos escolares do ensino básico de Manaus. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória por meio de um estudo de caso. Os instrumentos empregados foram Observação Walkthrough, Observação Mapa Comportamental, Entrevista e Desenho Coletivo, os participantes totalizaram 536 alunos e 25 professores. As informações geradas pelas observações permitiram a análise descritiva do ambiente e do comportamento dos professores e alunos que participaram de visitas escolares no BC. Esta pesquisa apresentou um inventário das potencialidades educativas existentes no BC. Os elementos naturais foram apontados pelos professores como estímulo para prática transdisciplinar, já para os alunos provocaram emoções, através de experiências sensoriais. Os alunos demonstraram desejo de aprender nessa imersão na natureza, em que houve vivências reflexivas que abarcam os diferentes objetivos da EA para a Cidadania Ambiental. O BC foi considerado educador por natureza pela maioria dos professores, mas alguns condicionaram o caráter educador à oferta de mediação capacitada e disponibilização de práticas educativas ao público escolar. Assim, se apresenta a gestão do BC, o desafio de oferecer formação aos professores, para a obtenção da competência de realização de visitas autônomas, com condições de incitar discussões produtivas e orientar processos de descoberta por parte dos alunos. Ao final são apresentadas algumas sugestões para a gestão do BC.The lifestyle adopted by the big cities has contributed to the distancing of people from the natural world. However, the Green Urban Parks (PVUs), present an excellent opportunity to interconnect nature and people, and thus contribute to the transformation of the personnature relationship. In the case of children and adolescents, schools are the major means of access to the natural environment and teachers are the mediators of students' relationships with and in nature. The present study proposed to understand the meanings given to the PVU Bosque da Ciência (BC) as a differentiating element in Environmental Education (EA) in its varied dimensions, by school groups of basic education in Manaus. This is descriptiveexploratory research through a case study. The instruments used were Walkthrough Observation, Behavioral Map Observation, Interview and Collective Design, the participants totaled 536 students and 25 teachers. The information generated by the observations allowed a descriptive analysis of the environment and behavior of teachers and students who participated in school visits in BC. This research presented an inventory of the educational potentials existing in BC. The natural elements were pointed out by the teachers as a stimulus for transdisciplinary practice, while for the students they provoked emotions, through sensory experiences. The students showed a desire to learn in this immersion in nature, in which there were reflective experiences that embraced the different objectives of EA for Environmental Citizenship. The BC was considered intrinsically educator by nature by most teachers, but some conditioned the educator character to the provision of trained mediation and the provision of educational practices to the school public. Thus, the BC management is presented, the challenge of offering training to teachers, in order to obtain the competence to carry out autonomous visits, with conditions to encourage productive discussions and guide students' discovery processes. At the end, some suggestions for BC management are presented.Universidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaHiguchi, Maria Inês Gasparettohttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805Pagan, Alice Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/2208519054622204Rosa, Daniele da Costa Cunha Borgeshttp://lattes.cnpq.br/2713086801587569Reis, Fernanda Tatiane dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/85997478249874492020-12-17T22:39:29Z2020-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Fernanda Tatiane dos Santos. O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-12-18T05:04:10Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-12-18T05:04:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico
title O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico
spellingShingle O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico
Reis, Fernanda Tatiane dos Santos
Educação ambiental
Cidadania ambiental
Cidades sustentáveis
Antropologia urbana
Relação dos estudantes com a natureza
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Parque Verde Urbano
Educação Ambiental
Potencialidade Educativa
Aprendizagem ao ar livre
title_short O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico
title_full O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico
title_fullStr O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico
title_full_unstemmed O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico
title_sort O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico
author Reis, Fernanda Tatiane dos Santos
author_facet Reis, Fernanda Tatiane dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8599747824987449
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8599747824987449
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Higuchi, Maria Inês Gasparetto
http://lattes.cnpq.br/8607852207828061
Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/2594654340373805
Pagan, Alice Alexandre
http://lattes.cnpq.br/2208519054622204
Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges
http://lattes.cnpq.br/2713086801587569
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Fernanda Tatiane dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8599747824987449
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Cidadania ambiental
Cidades sustentáveis
Antropologia urbana
Relação dos estudantes com a natureza
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Parque Verde Urbano
Educação Ambiental
Potencialidade Educativa
Aprendizagem ao ar livre
topic Educação ambiental
Cidadania ambiental
Cidades sustentáveis
Antropologia urbana
Relação dos estudantes com a natureza
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Parque Verde Urbano
Educação Ambiental
Potencialidade Educativa
Aprendizagem ao ar livre
description Ainda que, haja cidades sustentáveis ou mais integradas à natureza, o estilo de vida adotado por muitas metrópoles mundo afora, tem contribuído para o distanciamento das pessoas da natureza. No entanto, os Parques Verdes Urbanos (PVUs), apresentam uma excelente oportunidade de interconectar a natureza e as pessoas, e assim contribuir para a transformação da relação pessoa-natureza. No caso das crianças e adolescentes, as escolas são o meio majoritário do acesso ao ambiente natural e os professores os mediadores das relações dos estudantes com e na natureza. No presente estudo, se propôs compreender os sentidos dados ao PVU Bosque da Ciência (BC) como elemento diferenciador na Educação Ambiental (EA) em suas variadas dimensões, por grupos escolares do ensino básico de Manaus. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória por meio de um estudo de caso. Os instrumentos empregados foram Observação Walkthrough, Observação Mapa Comportamental, Entrevista e Desenho Coletivo, os participantes totalizaram 536 alunos e 25 professores. As informações geradas pelas observações permitiram a análise descritiva do ambiente e do comportamento dos professores e alunos que participaram de visitas escolares no BC. Esta pesquisa apresentou um inventário das potencialidades educativas existentes no BC. Os elementos naturais foram apontados pelos professores como estímulo para prática transdisciplinar, já para os alunos provocaram emoções, através de experiências sensoriais. Os alunos demonstraram desejo de aprender nessa imersão na natureza, em que houve vivências reflexivas que abarcam os diferentes objetivos da EA para a Cidadania Ambiental. O BC foi considerado educador por natureza pela maioria dos professores, mas alguns condicionaram o caráter educador à oferta de mediação capacitada e disponibilização de práticas educativas ao público escolar. Assim, se apresenta a gestão do BC, o desafio de oferecer formação aos professores, para a obtenção da competência de realização de visitas autônomas, com condições de incitar discussões produtivas e orientar processos de descoberta por parte dos alunos. Ao final são apresentadas algumas sugestões para a gestão do BC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17T22:39:29Z
2020-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Fernanda Tatiane dos Santos. O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8056
identifier_str_mv REIS, Fernanda Tatiane dos Santos. O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809740105103966208