O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8056 |
Resumo: | Ainda que, haja cidades sustentáveis ou mais integradas à natureza, o estilo de vida adotado por muitas metrópoles mundo afora, tem contribuído para o distanciamento das pessoas da natureza. No entanto, os Parques Verdes Urbanos (PVUs), apresentam uma excelente oportunidade de interconectar a natureza e as pessoas, e assim contribuir para a transformação da relação pessoa-natureza. No caso das crianças e adolescentes, as escolas são o meio majoritário do acesso ao ambiente natural e os professores os mediadores das relações dos estudantes com e na natureza. No presente estudo, se propôs compreender os sentidos dados ao PVU Bosque da Ciência (BC) como elemento diferenciador na Educação Ambiental (EA) em suas variadas dimensões, por grupos escolares do ensino básico de Manaus. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória por meio de um estudo de caso. Os instrumentos empregados foram Observação Walkthrough, Observação Mapa Comportamental, Entrevista e Desenho Coletivo, os participantes totalizaram 536 alunos e 25 professores. As informações geradas pelas observações permitiram a análise descritiva do ambiente e do comportamento dos professores e alunos que participaram de visitas escolares no BC. Esta pesquisa apresentou um inventário das potencialidades educativas existentes no BC. Os elementos naturais foram apontados pelos professores como estímulo para prática transdisciplinar, já para os alunos provocaram emoções, através de experiências sensoriais. Os alunos demonstraram desejo de aprender nessa imersão na natureza, em que houve vivências reflexivas que abarcam os diferentes objetivos da EA para a Cidadania Ambiental. O BC foi considerado educador por natureza pela maioria dos professores, mas alguns condicionaram o caráter educador à oferta de mediação capacitada e disponibilização de práticas educativas ao público escolar. Assim, se apresenta a gestão do BC, o desafio de oferecer formação aos professores, para a obtenção da competência de realização de visitas autônomas, com condições de incitar discussões produtivas e orientar processos de descoberta por parte dos alunos. Ao final são apresentadas algumas sugestões para a gestão do BC. |
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O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básicoEducação ambientalCidadania ambientalCidades sustentáveisAntropologia urbanaRelação dos estudantes com a naturezaCIÊNCIAS AGRÁRIASParque Verde UrbanoEducação AmbientalPotencialidade EducativaAprendizagem ao ar livreAinda que, haja cidades sustentáveis ou mais integradas à natureza, o estilo de vida adotado por muitas metrópoles mundo afora, tem contribuído para o distanciamento das pessoas da natureza. No entanto, os Parques Verdes Urbanos (PVUs), apresentam uma excelente oportunidade de interconectar a natureza e as pessoas, e assim contribuir para a transformação da relação pessoa-natureza. No caso das crianças e adolescentes, as escolas são o meio majoritário do acesso ao ambiente natural e os professores os mediadores das relações dos estudantes com e na natureza. No presente estudo, se propôs compreender os sentidos dados ao PVU Bosque da Ciência (BC) como elemento diferenciador na Educação Ambiental (EA) em suas variadas dimensões, por grupos escolares do ensino básico de Manaus. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória por meio de um estudo de caso. Os instrumentos empregados foram Observação Walkthrough, Observação Mapa Comportamental, Entrevista e Desenho Coletivo, os participantes totalizaram 536 alunos e 25 professores. As informações geradas pelas observações permitiram a análise descritiva do ambiente e do comportamento dos professores e alunos que participaram de visitas escolares no BC. Esta pesquisa apresentou um inventário das potencialidades educativas existentes no BC. Os elementos naturais foram apontados pelos professores como estímulo para prática transdisciplinar, já para os alunos provocaram emoções, através de experiências sensoriais. Os alunos demonstraram desejo de aprender nessa imersão na natureza, em que houve vivências reflexivas que abarcam os diferentes objetivos da EA para a Cidadania Ambiental. O BC foi considerado educador por natureza pela maioria dos professores, mas alguns condicionaram o caráter educador à oferta de mediação capacitada e disponibilização de práticas educativas ao público escolar. Assim, se apresenta a gestão do BC, o desafio de oferecer formação aos professores, para a obtenção da competência de realização de visitas autônomas, com condições de incitar discussões produtivas e orientar processos de descoberta por parte dos alunos. Ao final são apresentadas algumas sugestões para a gestão do BC.The lifestyle adopted by the big cities has contributed to the distancing of people from the natural world. However, the Green Urban Parks (PVUs), present an excellent opportunity to interconnect nature and people, and thus contribute to the transformation of the personnature relationship. In the case of children and adolescents, schools are the major means of access to the natural environment and teachers are the mediators of students' relationships with and in nature. The present study proposed to understand the meanings given to the PVU Bosque da Ciência (BC) as a differentiating element in Environmental Education (EA) in its varied dimensions, by school groups of basic education in Manaus. This is descriptiveexploratory research through a case study. The instruments used were Walkthrough Observation, Behavioral Map Observation, Interview and Collective Design, the participants totaled 536 students and 25 teachers. The information generated by the observations allowed a descriptive analysis of the environment and behavior of teachers and students who participated in school visits in BC. This research presented an inventory of the educational potentials existing in BC. The natural elements were pointed out by the teachers as a stimulus for transdisciplinary practice, while for the students they provoked emotions, through sensory experiences. The students showed a desire to learn in this immersion in nature, in which there were reflective experiences that embraced the different objectives of EA for Environmental Citizenship. The BC was considered intrinsically educator by nature by most teachers, but some conditioned the educator character to the provision of trained mediation and the provision of educational practices to the school public. Thus, the BC management is presented, the challenge of offering training to teachers, in order to obtain the competence to carry out autonomous visits, with conditions to encourage productive discussions and guide students' discovery processes. At the end, some suggestions for BC management are presented.Universidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na AmazôniaHiguchi, Maria Inês Gasparettohttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/2594654340373805Pagan, Alice Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/2208519054622204Rosa, Daniele da Costa Cunha Borgeshttp://lattes.cnpq.br/2713086801587569Reis, Fernanda Tatiane dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/85997478249874492020-12-17T22:39:29Z2020-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Fernanda Tatiane dos Santos. O Bosque da Ciência como espaço educador ambiental no ensino básico. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-12-18T05:04:10Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-12-18T05:04:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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