Escola de tempo integral no ensino médio e ressignificações do espaço/tempo escolar : limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Araujo, Terezinha Borges de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9120254786620488, https://orcid.org/0000-0002-4395-5881
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9107
Resumo: Neste trabalho foi realizado um estudo sobre a Escola de Tempo Integral no Ensino Médio e ressignificação do espaço/tempo escolar: limites e possibilidades. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Instituto de Educação do Amazonas que propõe em seu Projeto Político Pedagógico promover a formação integral e acadêmica dos alunos para o exercício pleno da cidadania de forma crítica e responsável, capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em aprendizagem que favoreça o crescimento social e cultural, valorizando o processo educativo como instrumento humano e transformador. O estudo parte da tese de que existem ressignificações da escola para alunos e professores a partir das mudanças do espaço/tempo escolar, na implementação da escola de tempo integral, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Para a realização desta pesquisa, procurou-se inicialmente situar o contexto de surgimento do tema educação integral, entender os estudos realizados sobre o tema no Brasil e seus desdobramentos para a criação da Escola de Tempo Integral, a partir das concepções de escola de tempo integral presentes em vários autores. A seguir, buscou-se compreender a percepção dos atores envolvidos nas atividades de ensino e aprendizagem na Instituição Escolar pesquisada, através da aplicação de questionário com questões abertas a professores e alunos. A análise dos dados, recolhidos através dos questionários, foi realizada por meio da análise de conteúdo, amparadas nos referenciais teóricos construídos durante o estudo. Ao final, apresenta-se sucintamente as considerações sobre o que foi coletado durante o processo de pesquisa. E, como resultado, pode-se dizer que houve confirmação da tese defendida.
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spelling Escola de tempo integral no ensino médio e ressignificações do espaço/tempo escolar : limites e possibilidadesEscuela de tiempo completo en la escuela secundaria y resignificaciones del espacio/tiempo escolar: límites y posibilidadesEducaçãoEducação IntegralEscola de Tempo IntegralEducação EscolarCultura escolarRessignificaçõesNeste trabalho foi realizado um estudo sobre a Escola de Tempo Integral no Ensino Médio e ressignificação do espaço/tempo escolar: limites e possibilidades. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Instituto de Educação do Amazonas que propõe em seu Projeto Político Pedagógico promover a formação integral e acadêmica dos alunos para o exercício pleno da cidadania de forma crítica e responsável, capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em aprendizagem que favoreça o crescimento social e cultural, valorizando o processo educativo como instrumento humano e transformador. O estudo parte da tese de que existem ressignificações da escola para alunos e professores a partir das mudanças do espaço/tempo escolar, na implementação da escola de tempo integral, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Para a realização desta pesquisa, procurou-se inicialmente situar o contexto de surgimento do tema educação integral, entender os estudos realizados sobre o tema no Brasil e seus desdobramentos para a criação da Escola de Tempo Integral, a partir das concepções de escola de tempo integral presentes em vários autores. A seguir, buscou-se compreender a percepção dos atores envolvidos nas atividades de ensino e aprendizagem na Instituição Escolar pesquisada, através da aplicação de questionário com questões abertas a professores e alunos. A análise dos dados, recolhidos através dos questionários, foi realizada por meio da análise de conteúdo, amparadas nos referenciais teóricos construídos durante o estudo. Ao final, apresenta-se sucintamente as considerações sobre o que foi coletado durante o processo de pesquisa. E, como resultado, pode-se dizer que houve confirmação da tese defendida.In this work, a study was carried out on the Full Time School in High School and the resignification of school space/time: limits and possibilities. The research was carried out at Escola Estadual Instituto de Educação do Amazonas, which proposes in its Political Pedagogical Project to promote the integral and academic formation of students for the full exercise of citizenship in a critical and responsible way, capable of producing and sharing knowledge, transforming it in learning that favors social and cultural growth, valuing the educational process as a human and transforming instrument. The study starts from the thesis that there are re-significations of the school for students and teachers from the changes in school space/time, in the implementation of the full-time school, at the Instituto de Educação do Amazonas (IEA). In order to carry out this research, we initially sought to situate the context of the emergence of the theme integral education, to understand the studies carried out on the theme in Brazil and its consequences for the creation of the Escola de Tempo Integral, from the conceptions of a full-time school present in several authors. Next, we seek to understand the perception of the actors involved in the teaching and learning activities in the School Institution researched, through the application of a questionnaire with open questions to teachers and students. Data analysis, collected through questionnaires, was performed through content analysis, supported by the theoretical frameworks built during the study. At the end, we briefly present our considerations about what was collected during the research process. And, as a result, we can say that there was confirmation of the thesis defended.Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoWeigel, Valéria Augusta de Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084Weigel, Valéria Augusta de CerqueiraBarros, João Luiz da CostaMiki, Pérsida da Silva RibeiroAraujo, Terezinha Borges dehttp://lattes.cnpq.br/9120254786620488https://orcid.org/0000-0002-4395-58812022-10-11T17:05:18Z2022-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfARAUJO, Terezinha Borges de. Escola de tempo integral no ensino médio e ressignificações do espaço/tempo escolar: limites e possibilidades.2022. 103 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9107porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-10-12T05:03:43Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-10-12T05:03:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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