Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8715 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa busca estender os limites do mundo dos jogos de tabuleiro e os limites das aulas de filosofia até encontrar um filosofar lúdico, como limiar capaz de promover a construção do conhecimento escolar, a partir de elementos estéticos, tecnológicos, mecânicos e narrativos contextualizados em manifestações e práticas culturais amazônidas. Partimos da ideia de Rubem Alves (2011) que existe uma dinâmica cognitiva, com requintes de ludicidade, capaz de promover a formação do conhecimento, por meio de analogias que dão o suporte necessário à imaginação para se filosofar brincando com conceitos, dançando com ideias e jogando com tão frágeis, convincentes e severas regras da linguagem. Explicado o que seriam as analogias e seu papel no desenvolvimento cognitivo, Rubem Alves (2011) vai apresentar, com uma fantástica maestria, histórias que fazem aflorar, da linguagem poética, o conhecimento sobre o que é a natureza do científico sob a perspectiva da Filosofia da Ciência, em um terreno relegado pela racionalidade ocidental ao qual toda poesia foi subjugada e marginalizada. Usando tais analogias para galgar o conhecimento ao tabuleiro, criamos o jogo Arandu por meio de uma simbiose literária trazendo elementos socioculturais da cidade de Tefé-AM para enriquecer a composição do nosso produto educacional. Com esta estratégia, apresentamos nossas diferentes tonalidades culturais sem que percamos a essência das analogias apresentadas por Rubem Alves (2011) colorindo nosso trabalho de ethos amazônico e propomos uma sequência didática para intentar o chão de nossas escolas de ludicidade nas aulas de filosofia. |
id |
UFAM_ebdbb2d33deef074fa33695ffe33c6f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8715 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofiaFilosofia - Estudo e ensino - Programa de atividadesJogos de tabuleiroCIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIAFilosofiaEnsinoJogo de TabuleiroEthos amazônicoSequência didáticaEste trabalho de pesquisa busca estender os limites do mundo dos jogos de tabuleiro e os limites das aulas de filosofia até encontrar um filosofar lúdico, como limiar capaz de promover a construção do conhecimento escolar, a partir de elementos estéticos, tecnológicos, mecânicos e narrativos contextualizados em manifestações e práticas culturais amazônidas. Partimos da ideia de Rubem Alves (2011) que existe uma dinâmica cognitiva, com requintes de ludicidade, capaz de promover a formação do conhecimento, por meio de analogias que dão o suporte necessário à imaginação para se filosofar brincando com conceitos, dançando com ideias e jogando com tão frágeis, convincentes e severas regras da linguagem. Explicado o que seriam as analogias e seu papel no desenvolvimento cognitivo, Rubem Alves (2011) vai apresentar, com uma fantástica maestria, histórias que fazem aflorar, da linguagem poética, o conhecimento sobre o que é a natureza do científico sob a perspectiva da Filosofia da Ciência, em um terreno relegado pela racionalidade ocidental ao qual toda poesia foi subjugada e marginalizada. Usando tais analogias para galgar o conhecimento ao tabuleiro, criamos o jogo Arandu por meio de uma simbiose literária trazendo elementos socioculturais da cidade de Tefé-AM para enriquecer a composição do nosso produto educacional. Com esta estratégia, apresentamos nossas diferentes tonalidades culturais sem que percamos a essência das analogias apresentadas por Rubem Alves (2011) colorindo nosso trabalho de ethos amazônico e propomos uma sequência didática para intentar o chão de nossas escolas de ludicidade nas aulas de filosofia.This research work seeks to go further the limits of the world of board games and the limits of philosophy classes until finding playful philosophizing, as a threshold capable of promoting the construction of school knowledge, based on aesthetic, technological, mechanical, and contextualized narrative elements in Amazonian cultural manifestations and practices. We start from the idea of Rubem Alves (2011) that there is a cognitive dynamic, with refinements of playfulness, capable of promoting the formation of knowledge, through analogies that give the necessary support to the imagination to philosophize playing with concepts, dancing with ideas and playing with such fragile, convincing and severe rules of language. Having explained what analogies would be and their role in cognitive development, Rubem Alves (2011) will present, with fantastic mastery, stories that bring out, from poetic language, knowledge about what is the nature of science from the perspective of Philosophy of Science, in a terrain relegated by Western rationality to which all poetry was subjugated and marginalized. Using such analogies to raise knowledge to the board, we created the Arandu game through a literary symbiosis bringing sociocultural elements from the city of Tefé-AM to enrich the composition of our educational product. With this strategy, we present our different cultural shades without losing the essence of the analogies presented by Rubem Alves (2011) coloring our work with the Amazonian ethos, and we propose a didactic sequence to intend the ground of our schools of playfulness in philosophy classes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em FilosofiaPinheiro, Harald Sá Peixotohttp://lattes.cnpq.br/8413331972028683Oliveira, Daniel Figueiredo dehttp://lattes.cnpq.br/7616338547377380Costa, Valcicléia Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/2219072466269116Barros, Martinho Correiahttp://lattes.cnpq.br/89956939022130262022-03-03T18:12:37Z2021-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Martinho Correia. Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia. 2022. 241 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8715porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-03-04T05:03:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8715Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-03-04T05:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia |
title |
Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia |
spellingShingle |
Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia Barros, Martinho Correia Filosofia - Estudo e ensino - Programa de atividades Jogos de tabuleiro CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Filosofia Ensino Jogo de Tabuleiro Ethos amazônico Sequência didática |
title_short |
Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia |
title_full |
Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia |
title_fullStr |
Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia |
title_full_unstemmed |
Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia |
title_sort |
Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia |
author |
Barros, Martinho Correia |
author_facet |
Barros, Martinho Correia http://lattes.cnpq.br/8995693902213026 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8995693902213026 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Harald Sá Peixoto http://lattes.cnpq.br/8413331972028683 Oliveira, Daniel Figueiredo de http://lattes.cnpq.br/7616338547377380 Costa, Valcicléia Pereira da http://lattes.cnpq.br/2219072466269116 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Martinho Correia http://lattes.cnpq.br/8995693902213026 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia - Estudo e ensino - Programa de atividades Jogos de tabuleiro CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Filosofia Ensino Jogo de Tabuleiro Ethos amazônico Sequência didática |
topic |
Filosofia - Estudo e ensino - Programa de atividades Jogos de tabuleiro CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Filosofia Ensino Jogo de Tabuleiro Ethos amazônico Sequência didática |
description |
Este trabalho de pesquisa busca estender os limites do mundo dos jogos de tabuleiro e os limites das aulas de filosofia até encontrar um filosofar lúdico, como limiar capaz de promover a construção do conhecimento escolar, a partir de elementos estéticos, tecnológicos, mecânicos e narrativos contextualizados em manifestações e práticas culturais amazônidas. Partimos da ideia de Rubem Alves (2011) que existe uma dinâmica cognitiva, com requintes de ludicidade, capaz de promover a formação do conhecimento, por meio de analogias que dão o suporte necessário à imaginação para se filosofar brincando com conceitos, dançando com ideias e jogando com tão frágeis, convincentes e severas regras da linguagem. Explicado o que seriam as analogias e seu papel no desenvolvimento cognitivo, Rubem Alves (2011) vai apresentar, com uma fantástica maestria, histórias que fazem aflorar, da linguagem poética, o conhecimento sobre o que é a natureza do científico sob a perspectiva da Filosofia da Ciência, em um terreno relegado pela racionalidade ocidental ao qual toda poesia foi subjugada e marginalizada. Usando tais analogias para galgar o conhecimento ao tabuleiro, criamos o jogo Arandu por meio de uma simbiose literária trazendo elementos socioculturais da cidade de Tefé-AM para enriquecer a composição do nosso produto educacional. Com esta estratégia, apresentamos nossas diferentes tonalidades culturais sem que percamos a essência das analogias apresentadas por Rubem Alves (2011) colorindo nosso trabalho de ethos amazônico e propomos uma sequência didática para intentar o chão de nossas escolas de ludicidade nas aulas de filosofia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 2022-03-03T18:12:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARROS, Martinho Correia. Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia. 2022. 241 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8715 |
identifier_str_mv |
BARROS, Martinho Correia. Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia. 2022. 241 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809740111525445632 |