Perfil dos estudantes que frequentam as salas de recursos multifuncionais das escolas estaduais do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Alcântara, Marcos Lázaro Pereira de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2740055296386524, https://orcid.org/0000-0002-7610-6229
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8208
Resumo: As Políticas Públicas Educacionais Inclusivas são ações articuladas entre o Estado e a sociedade civil que visam promover aos estudantes púbico alvo da educação especial - PAEE uma educação equitativa, por meio do atendimento educacional especializado - AEE, nas salas de recursos multifuncionais - SRMs, com a finalidade de complementar a escolarização para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, e suplementar a escolarização para estudantes com altas habilidades e superdotação. Diante disso, ponderamos sobre a possibilidade de encontrar estudantes frequentes nas SRMs que não se enquadram como PAEE. Assim, objetivamos descrever as especificidades dos estudantes que frequentam as salas de recursos multifuncionais da rede estadual de ensino na cidade de Manaus. O presente estudo é de natureza quantitativa e caracteriza-se como exploratória e descritiva, uma vez que buscamos explorar e descrever as especificidades destes estudantes de forma racional, utilizando parâmetros estatísticos a partir da percepção dos professores que trabalharam na cidade de Manaus no AEE em SRMs no ano leivo de 2019. Tomando como base a perspectiva positivista buscamos analisar os dados considerando os paradigmas da exclusão, institucionalização, integração e inclusão na educação especial Brasileira. Constatamos que dos estudantes que frequentaram as SRMs das escolas públicas da rede estadual de ensino 43,7% não são PAEE, sendo descritas as seguintes especificidades: dislexia, discalculia, dislalia, disortografia, transtorno de hiperatividade com déficit de atenção – TDAH, transtornos de personalidade, transtornos hipercinéticos, transtornos opositor desafiador, esquizofrenia, diabetes, Síndrome congênita do Zika-Virus (Microcefalia). Estes alarmantes dados, indicam que ocorrem divergências entre as determinações legais e o que é praticado na ambiência escolar. Assim, consideramos de vital relevância o desenvolvimento de estudos posteriores que possibilitem a compreensão destes fenômenos, afim de subsidiar a elaboração de políticas públicas, bem como a criação de um instrumento que possibilite a padronização da identificação e encaminhamento dos estudantes ao AEE e que as SRMs sejam ocupadas por estudantes PAEE como determina a legislação vigente no Brasil.
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Diante disso, ponderamos sobre a possibilidade de encontrar estudantes frequentes nas SRMs que não se enquadram como PAEE. Assim, objetivamos descrever as especificidades dos estudantes que frequentam as salas de recursos multifuncionais da rede estadual de ensino na cidade de Manaus. O presente estudo é de natureza quantitativa e caracteriza-se como exploratória e descritiva, uma vez que buscamos explorar e descrever as especificidades destes estudantes de forma racional, utilizando parâmetros estatísticos a partir da percepção dos professores que trabalharam na cidade de Manaus no AEE em SRMs no ano leivo de 2019. Tomando como base a perspectiva positivista buscamos analisar os dados considerando os paradigmas da exclusão, institucionalização, integração e inclusão na educação especial Brasileira. Constatamos que dos estudantes que frequentaram as SRMs das escolas públicas da rede estadual de ensino 43,7% não são PAEE, sendo descritas as seguintes especificidades: dislexia, discalculia, dislalia, disortografia, transtorno de hiperatividade com déficit de atenção – TDAH, transtornos de personalidade, transtornos hipercinéticos, transtornos opositor desafiador, esquizofrenia, diabetes, Síndrome congênita do Zika-Virus (Microcefalia). Estes alarmantes dados, indicam que ocorrem divergências entre as determinações legais e o que é praticado na ambiência escolar. Assim, consideramos de vital relevância o desenvolvimento de estudos posteriores que possibilitem a compreensão destes fenômenos, afim de subsidiar a elaboração de políticas públicas, bem como a criação de um instrumento que possibilite a padronização da identificação e encaminhamento dos estudantes ao AEE e que as SRMs sejam ocupadas por estudantes PAEE como determina a legislação vigente no Brasil.The Inclusive Public Educational Policies are articulated actions between the State and civil society that aim to promote public education through students with special education as target, following the according programs as support - PAEE an equitable education, through specialized educational assistance - AEE, with the multifunctional classroom resource - SRMs, with the purpose to complementing schooling for students with disabilities, global developmental disorders, and supplementing schooling for students with high skills and giftedness. In light of this, we pondered the possibility of finding frequent students at SRMs that aren’t qualify as PAEE. Thus, we aim to describe the specificities of students who attend the multifunctional resource classrooms of the state school system in the city of Manaus. The present study is result of quantitative nature and characterized as exploratory and descriptive, since we seek to explore and describe the specificities of these students in a rational way, using statistical parameters from the perception of teachers who worked in the city of Manaus in the AEE in SRMs in the 2019 academic year. Based on the positivist perspective, we seek to analyze the data considering the institutionalization exclusion paradigms, integration and inclusion in Brazilian special education. We found that students who attended the SRMs schools public in the state school system, 43.7% are not PAEE, with the following specificities being described: dyslexia, dyscalculia, dyslalia, dysortography, attention deficit hyperactivity disorder - ADHD, personality, hyperkinetic disorders, oppositional defiant disorders, schizophrenia, diabetes, congenital Zika-Virus syndrome (Microcephaly). These alarming data indicate that there are divergences between legal provisions and what is practiced in the school environment. Thus, we consider the development of further studies that make it possible to understand these phenomena withal vital importance, in order to support the elaboration of public policies, as well as the creation of an instrument that allows the standardization to identify and referral students that belong to ESA and SRMs classroom skills, are occupied by PAEE students as determined by Force Brazilian Legislation.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSomente agradecer, ferramenta excelente!Registros inéditos do perfil por especificidade dos estudantes que frequentam as salas de recursos multifuncionais da rede estadual de ensino no amazonas.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSantos, João Otacílio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Oliveira, Alexandre Santos dehttp://lattes.cnpq.br/3526762006641727Fernandes, Wania Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8182491076826479Alcântara, Marcos Lázaro Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/2740055296386524https://orcid.org/0000-0002-7610-62292021-04-07T18:53:48Z2020-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALCÂNTARA, Marcos Lázaro Pereira de. Perfil dos estudantes que frequentam as salas de recursos multifuncionais das escolas estaduais do Amazonas. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-04-08T05:03:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-04-08T05:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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