Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: França, Carlos Alberto Rodrigues
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2559156050621087, https://orcid.org/0000-0002-7857-6689
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7634
Resumo: O trabalho intitulado Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental aborda o ensino e aprendizagem em escola pública na cidade de Manaus, com o emprego de sucatas de placas eletrônicas, sobre a tecnologia elétrica ou eletrônica, a partir de um dispositivo tecnológico chamado resistor, para as 9ª séries do ensino fundamental. Essa pesquisa foi realizada com o emprego de método experimental na área do ensino-aprendizagem. O referido dispositivo facilmente aceito por parte dos estudantes, tendo em vista o seu interesse e curiosidade por temas como energia elétrica, corrente elétrica, lâmpadas elétricas e demais aparelhos industriais que funcionam à base de energia elétrica. Isto também só foi possível graças as facilidades matemáticas vista por esta mesma turma em série anterior, tais como equações de primeiro grau, sistemas de equações, potenciação, radiciação, e, sistema métrico decimal. Esse conjunto de temas permitiu que esta série absorvesse perfeitamente o assunto em questão, uma vez que foi a curiosidade dessa turma, que incentivou essa pesquisa.
id UFAM_f8dbe10ce2e045eb21bcf764fea82760
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7634
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamentalDidática (Ensino fundamental)Física - Estudo e ensino (Ensino fundamental)OUTROSTransposição didáticaSucatas de placas eletrônicasResistorEnsino-aprendizagemO trabalho intitulado Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental aborda o ensino e aprendizagem em escola pública na cidade de Manaus, com o emprego de sucatas de placas eletrônicas, sobre a tecnologia elétrica ou eletrônica, a partir de um dispositivo tecnológico chamado resistor, para as 9ª séries do ensino fundamental. Essa pesquisa foi realizada com o emprego de método experimental na área do ensino-aprendizagem. O referido dispositivo facilmente aceito por parte dos estudantes, tendo em vista o seu interesse e curiosidade por temas como energia elétrica, corrente elétrica, lâmpadas elétricas e demais aparelhos industriais que funcionam à base de energia elétrica. Isto também só foi possível graças as facilidades matemáticas vista por esta mesma turma em série anterior, tais como equações de primeiro grau, sistemas de equações, potenciação, radiciação, e, sistema métrico decimal. Esse conjunto de temas permitiu que esta série absorvesse perfeitamente o assunto em questão, uma vez que foi a curiosidade dessa turma, que incentivou essa pesquisa.The paper entitled Didactic transposition for the teaching and learning of electricity by experimenting with scrap of electronic boards in the 9th. The elementary school series deals with teaching and learning in a public school in the city of Manaus, with the use of electronic board scraps on electrical or electronic technology, from a technological device called resistor, for the 9th grade of elementary school. This research was carried out using an experimental method in the teaching-learning area. This device is easily accepted by the students, considering their interest and curiosity on subjects such as electric power, electric current, light bulbs and other industrial appliances that work with electric power. This was also only possible thanks to the mathematical facilities seen by this same class in the previous series, such as first degree equations, systems of equations, potentiation, rooting, and decimal metric system. This set of themes allowed this series to perfectly absorb the subject in question, since it was the curiosity of this class that encouraged this research.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Brito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Corrêa, Francinete Massulohttp://lattes.cnpq.br/5829119249332000França, Carlos Alberto Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2559156050621087https://orcid.org/0000-0002-7857-66892020-01-29T14:37:18Z2019-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANÇA, Carlos Alberto Rodrigues. Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7634porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-30T05:04:01Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-30T05:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental
title Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental
spellingShingle Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental
França, Carlos Alberto Rodrigues
Didática (Ensino fundamental)
Física - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
OUTROS
Transposição didática
Sucatas de placas eletrônicas
Resistor
Ensino-aprendizagem
title_short Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental
title_full Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental
title_fullStr Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental
title_sort Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental
author França, Carlos Alberto Rodrigues
author_facet França, Carlos Alberto Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/2559156050621087
https://orcid.org/0000-0002-7857-6689
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2559156050621087
https://orcid.org/0000-0002-7857-6689
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
http://lattes.cnpq.br/1255254917732447
Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
http://lattes.cnpq.br/7868389442607257
Corrêa, Francinete Massulo
http://lattes.cnpq.br/5829119249332000
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Carlos Alberto Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/2559156050621087
https://orcid.org/0000-0002-7857-6689
dc.subject.por.fl_str_mv Didática (Ensino fundamental)
Física - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
OUTROS
Transposição didática
Sucatas de placas eletrônicas
Resistor
Ensino-aprendizagem
topic Didática (Ensino fundamental)
Física - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
OUTROS
Transposição didática
Sucatas de placas eletrônicas
Resistor
Ensino-aprendizagem
description O trabalho intitulado Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental aborda o ensino e aprendizagem em escola pública na cidade de Manaus, com o emprego de sucatas de placas eletrônicas, sobre a tecnologia elétrica ou eletrônica, a partir de um dispositivo tecnológico chamado resistor, para as 9ª séries do ensino fundamental. Essa pesquisa foi realizada com o emprego de método experimental na área do ensino-aprendizagem. O referido dispositivo facilmente aceito por parte dos estudantes, tendo em vista o seu interesse e curiosidade por temas como energia elétrica, corrente elétrica, lâmpadas elétricas e demais aparelhos industriais que funcionam à base de energia elétrica. Isto também só foi possível graças as facilidades matemáticas vista por esta mesma turma em série anterior, tais como equações de primeiro grau, sistemas de equações, potenciação, radiciação, e, sistema métrico decimal. Esse conjunto de temas permitiu que esta série absorvesse perfeitamente o assunto em questão, uma vez que foi a curiosidade dessa turma, que incentivou essa pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
2020-01-29T14:37:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, Carlos Alberto Rodrigues. Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7634
identifier_str_mv FRANÇA, Carlos Alberto Rodrigues. Transposição didática para o ensino e aprendizagem de eletricidade por meio de experimentações com sucatas de placas eletrônicas na 9ª. série do ensino fundamental. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809740101294489600