O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Pinheiro, Itemar de Medeiros
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1761394137576523
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117
Resumo: A presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os sentidos e significados das diferentes manifestações sociais e culturais presentes na formação da criança e seus desdobramentos no processo pedagógico da escola local. Os objetivos específicos foram caracterizar e analisar as relações sociais e culturais entre as crianças tanto pelo olhar das próprias crianças sobre suas brincadeiras, como pelo olhar dos adultos acerca da formação da criança. Além disso, foi analisado o significado social e cultural das brincadeiras, entendendo-as como expressão das culturas infantis. Utilizou-se como processo metodológico a observação direta e participante com levantamento de fontes primárias por meio de pesquisa de campo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas abertas, história oral, registros fotográficos, gravação de voz, diário de campo e levantamento de fontes bibliográficas. A partir dos resultados, podemos concluir que a construção do brincar das crianças Sateré da Ilha Michiles reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais.
id UFAM_fb10a1d82be3258a7d21a61950311b42
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5117
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação culturalFormação CulturalSocializaçãoCriança Sateré-MawéJogos e BrincadeirasCultural FormationSocializationChild Sateré-MawéGames and PlaysCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os sentidos e significados das diferentes manifestações sociais e culturais presentes na formação da criança e seus desdobramentos no processo pedagógico da escola local. Os objetivos específicos foram caracterizar e analisar as relações sociais e culturais entre as crianças tanto pelo olhar das próprias crianças sobre suas brincadeiras, como pelo olhar dos adultos acerca da formação da criança. Além disso, foi analisado o significado social e cultural das brincadeiras, entendendo-as como expressão das culturas infantis. Utilizou-se como processo metodológico a observação direta e participante com levantamento de fontes primárias por meio de pesquisa de campo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas abertas, história oral, registros fotográficos, gravação de voz, diário de campo e levantamento de fontes bibliográficas. A partir dos resultados, podemos concluir que a construção do brincar das crianças Sateré da Ilha Michiles reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais.The present research presents the socializing process and cultural formation on the play of the Sateré-Mawé child, basing on the empiric investigation in the Michilles island community at Maués/AM. Our main objective is to analyze the relationship of the play of the Satere-Mawé child with meanings of social and cultural behavior through childhood formation and pedagogical process of the local school. As specific objectives, we characterize and discuss the social and cultural relations between children and adults in both group perspectives; how children understand the playing and adults opinion about children formation. In addition, we analyze the social and cultural meaning of indigenous playing by considering it as a infantile cultural expression. Our methods were based on direct observation from field work along with open interviews, oral reports, photographs, and secondary references. Based on our results, we could conclude that the building process of the play of the Sateré children from Micheles Island reflects the daily routine, comprehension, experimentation, and cultural formation from the social activities into the thoughts of the community. At the same time, inside this process there is a rebuilding of the cultural heritance with intercultural relationships.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Pinheiro, Itemar de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/17613941375765232016-07-29T12:46:23Z2015-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIRO, Itemir de Medeiros. O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-05-04T13:53:23Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-05-04T13:53:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
title O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
spellingShingle O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
Pinheiro, Itemar de Medeiros
Formação Cultural
Socialização
Criança Sateré-Mawé
Jogos e Brincadeiras
Cultural Formation
Socialization
Child Sateré-Mawé
Games and Plays
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
title_full O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
title_fullStr O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
title_full_unstemmed O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
title_sort O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
author Pinheiro, Itemar de Medeiros
author_facet Pinheiro, Itemar de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/1761394137576523
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1761394137576523
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
http://lattes.cnpq.br/7868389442607257
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Itemar de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/1761394137576523
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Cultural
Socialização
Criança Sateré-Mawé
Jogos e Brincadeiras
Cultural Formation
Socialization
Child Sateré-Mawé
Games and Plays
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Formação Cultural
Socialização
Criança Sateré-Mawé
Jogos e Brincadeiras
Cultural Formation
Socialization
Child Sateré-Mawé
Games and Plays
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os sentidos e significados das diferentes manifestações sociais e culturais presentes na formação da criança e seus desdobramentos no processo pedagógico da escola local. Os objetivos específicos foram caracterizar e analisar as relações sociais e culturais entre as crianças tanto pelo olhar das próprias crianças sobre suas brincadeiras, como pelo olhar dos adultos acerca da formação da criança. Além disso, foi analisado o significado social e cultural das brincadeiras, entendendo-as como expressão das culturas infantis. Utilizou-se como processo metodológico a observação direta e participante com levantamento de fontes primárias por meio de pesquisa de campo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas abertas, história oral, registros fotográficos, gravação de voz, diário de campo e levantamento de fontes bibliográficas. A partir dos resultados, podemos concluir que a construção do brincar das crianças Sateré da Ilha Michiles reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-28
2016-07-29T12:46:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Itemir de Medeiros. O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117
identifier_str_mv PINHEIRO, Itemir de Medeiros. O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234197340651520