Ensino de ciências, desacordos e autonomia intelectual.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Barreto, Uarison Rodrigues
Orientador(a): Silva Filho, Waldomiro José da
Banca de defesa: Pessoa Junior, Osvaldo Frota, Moradillo, Edilson Fortuna de, Labarca, Martín Gabriel, Santos, Felipe Rocha Lima dos, Silva Filho, Waldomiro José da
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33476
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central apresentar a discussão em torno do objetivo do ensino de Ciências à luz de uma abordagem epistemológica, com o intuito de verificar como este debate reverbera no ensino de Química. Diante dessa discussão, em que se defendem diferentes teses, argumento a favor da tese que considera que um dos objetivos do ensino de Ciências é a formação de um cidadão crítico com autonomia intelectual. Considerou-se um sujeito crítico como aquele que busca discutir as razões envolvidas em uma disputa submetendo-as ao crivo da razão. Aqui, a ação crítico-reflexiva é essencial para a formação de um agente epistêmico responsável. E, nesse sentido, responsabilidade implica em autonomia. Assim, a autonomia é entendida como virtude ou uma qualidade. Quando considero que um aluno (como agente epistêmico) tem uma virtude, eu quero argumentar que ele tem uma disposição a ser motivado de certa maneira e a agir de uma dada forma em circunstâncias relevantes, e, além disso, ele é bem-sucedido em alcançar o fim de seu motivo virtuoso. Para ilustrar a ideia de autonomia, foi utilizado como exemplo um tema central do ensino de Química: o “desacordo” sobre o conceito de estrutura molecular. Apresenta-se o problema do desacordo como um tema do escopo da Epistemologia Social. Para tanto, foi proposto um cenário em que a reflexão é importante e tem valor epistêmico: o estatuto ontológico da estrutura molecular – redutível ou não-redutível à teoria quântica? Frente às visões dos autores, verificou-se que alguns adotam a perspectiva reducionista os quais defendem a reconstrução do conceito dentro da estrutura quântica de átomos em moléculas. Outros, embora reconhecendo a descontinuidade conceitual entre a mecânica quântica e a química molecular, mantêm viva a esperança de redução. De uma posição explicitamente não-reducionista, autores concebem a estrutura molecular como um fenômeno emergente. Nesse cenário, a reflexão foi entendida como uma performance, uma atividade a partir da qual o agente examina as razões, as provas, o conteúdo envolvido, a confiabilidade das suas próprias crenças e, diante do desacordo proposto, decide o que é epistemicamente confiável acreditar ou não. Vale considerar, que essa é uma perspectiva normativa. Tal perspectiva refere-se a razões prescritivas, ou seja, elas sugerem algo sobre o que poderia ou deveria ser. Trata-se de uma pesquisa teórico-reflexiva, por seu valor e normatividade, baseada na análise e revisão da literatura. Todo o caminho argumentativo da tese buscou explorar razões para que o objetivo do ensino de Ciências contemple algo como a autonomia, uma atitude do agente.
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Frente às visões dos autores, verificou-se que alguns adotam a perspectiva reducionista os quais defendem a reconstrução do conceito dentro da estrutura quântica de átomos em moléculas. Outros, embora reconhecendo a descontinuidade conceitual entre a mecânica quântica e a química molecular, mantêm viva a esperança de redução. De uma posição explicitamente não-reducionista, autores concebem a estrutura molecular como um fenômeno emergente. Nesse cenário, a reflexão foi entendida como uma performance, uma atividade a partir da qual o agente examina as razões, as provas, o conteúdo envolvido, a confiabilidade das suas próprias crenças e, diante do desacordo proposto, decide o que é epistemicamente confiável acreditar ou não. Vale considerar, que essa é uma perspectiva normativa. Tal perspectiva refere-se a razões prescritivas, ou seja, elas sugerem algo sobre o que poderia ou deveria ser. Trata-se de uma pesquisa teórico-reflexiva, por seu valor e normatividade, baseada na análise e revisão da literatura. Todo o caminho argumentativo da tese buscou explorar razões para que o objetivo do ensino de Ciências contemple algo como a autonomia, uma atitude do agente.ABSTRACT The central objective of this work is to present the discussion around the objective of science teaching in the light of an epistemological approach, in order to verify how this debate reverberates in the teaching of chemistry. Given this discussion, in which different theses are defended, I argue in favor of the thesis that one of the objectives of science education is the formation of a critical citizen with intellectual autonomy. A critical subject was considered as one who seeks to discuss the reasons involved in a dispute by submitting them to the sieve of reason. Here, critical-reflective action is essential for the formation of a responsible epistemic agent. And, in this sense, responsibility implies autonomy. Thus, autonomy is understood as a virtue or a quality. When I consider that a student (as an epistemic agent) has a virtue, I want to argue that he has a disposition to be motivated in a certain way and to act in a given way in relevant circumstances, and, furthermore, he is successful in achieving the end of his virtuous motive. To illustrate the idea of autonomy, a central theme in the teaching of chemistry was used as an example: the "disagreement" about the concept of molecular structure. The problem of disagreement is presented as a topic within the scope of Social Epistemology. To this end, a scenario was proposed in which reflection is important and has epistemic value: the ontological status of molecular structure - reducible or non-reducible to quantum theory? Faced with the views of the authors, it was found that some adopt the reductionist perspective which advocates the reconstruction of the concept within the quantum structure of atoms in molecules. Others, while recognizing the conceptual discontinuity between quantum mechanics and molecular chemistry, keep alive the hope for reduction. From an explicitly non-reductionist position, authors conceive molecular structure as an emergent phenomenon. In this scenario, reflection was understood as a performance, an activity from which the agent examines the reasons, the evidence, the content involved, the reliability of his own beliefs and, in the face of proposed disagreement, decides what is epistemically reliable to believe or not. It is worth considering that this is a normative perspective. Such a perspective refers to prescriptive reasons, that is, they suggest something about what could or should be. This is a theoretical-reflexive research, for its value and normativity, based on the analysis and review of the literature. The whole argumentative path of the thesis sought to explore reasons why the goal of science teaching should contemplate something like autonomy, an attitude of the agent.Submitted by Uarison Rodrigues Barreto (uarisonbarreto@gmail.com) on 2021-05-21T03:56:39Z No. of bitstreams: 1 Uarison Rodrigues Barreto_ Tese defendida_ 03 de fevereiro de 2021_Versão final.pdf: 1426103 bytes, checksum: 29aba5f63430b58fdabc573b24a8703d (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-05-24T17:04:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Uarison Rodrigues Barreto_ Tese defendida_ 03 de fevereiro de 2021_Versão final.pdf: 1426103 bytes, checksum: 29aba5f63430b58fdabc573b24a8703d (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-24T17:04:39Z (GMT). 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