Comprometimento e entrincheiramento na carreira e valores do trabalho: um estudo entre servidores de um instituto federal de educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Araújo, Rafael Pereira de
Orientador(a): Rowe, Diva Ester Okazaki
Banca de defesa: Magalhães, Mauro de Oliveira, Oliveira, Abdinardo Moreira Barreto de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Administração
Programa de Pós-Graduação: NPGA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26240
Resumo: A presente pesquisa parte do estudo dos valores do trabalho e dos vínculos comprometimento e entrincheiramento na carreira dos servidores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Com o intuito de compreender o que é importante para os servidores no ambiente de trabalho e saber se tem relação com o comprometimento e entrincheiramento na carreira, esse estudo tem como objetivo analisar a influência dos valores do trabalho no comprometimento com a carreira e no entrincheiramento na carreira entre servidores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Para atingir esse objetivo, a dissertação foi dividida em dois estudos: um bibliométrico e outro que utiliza um survey com os servidores. Inicialmente, faz-se uma análise da produção científica em língua portuguesa sobre esses temas por meio de um estudo bibliométrico, descritivo e quantitativo, abrangendo o período de 2007 a 2016, nas bases de dados SPELL, SciELO e rPOT. Foram analisados 57 artigos, sendo 21 sobre comprometimento com a carreira, 10 sobre entrincheiramento na carreira e 26 sobre valores do trabalho. O estudo buscou oferecer a potenciais pesquisadores da área, uma base consistente de informações para estudos futuros. Ao final da leitura é possível obter um conjunto de informações sobre os principais resultados e lacunas dos três construtos. Apesar da importância dos construtos pesquisados, verificam-se poucos trabalhos, indicando a necessidade de novos estudos sobre os temas, com destaque para a realização de pesquisas que integrem as múltiplas bases dos construtos e combinem diferentes perspectivas metodológicas para se entender os temas com maior propriedade. Por fim, o segundo estudo analisou os níveis de comprometimento e entrincheiramento na carreira dos servidores do IF Sertão PE, relacionando-os com os valores do trabalho. Para isso, delineou-se um estudo transversal, quantitativo, descritivo e explicativo que utilizou um survey por e-mail direcionado aos 991 servidores do IF Sertão PE, no período de novembro de 2016 a fevereiro de 2017 (três meses), obtendo-se 246 respostas completas (24,8%), sendo 57,32% composta por TAEs e 42,68% por docentes. Além das questões sociodemográficas, foram utilizados os instrumentos de Carson e Bedeian (1994), Carson, Carson e Bedeian (1995) e Porto e Pilati (2010) para mensurar o comprometimento com a carreira, o entrincheiramento na carreira e os valores do trabalho, respectivamente. Os dados passaram por análise estatística descritiva e tratamento dos dados através da análise exploratória, que envolveu avaliação dos missing values, outliers, normalidade, homoscedasticidade, análise de linearidade e multicolinearidade. Aplicou-se o teste t, ANOVA e técnicas multivariadas, especificamente modelagens de equações estruturais. Como principais resultados, ressalta-se que, os modelos parciais revelaram que os valores relativos ao trabalho explicam 20% do comprometimento com a carreira e apenas 2% do entrincheiramento na carreira. O modelo completo, que envolveu os três construtos, encontrou que os valores do trabalho explicam 26% do comprometimento e apenas 0,64% do entrincheiramento na carreira.
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Inicialmente, faz-se uma análise da produção científica em língua portuguesa sobre esses temas por meio de um estudo bibliométrico, descritivo e quantitativo, abrangendo o período de 2007 a 2016, nas bases de dados SPELL, SciELO e rPOT. Foram analisados 57 artigos, sendo 21 sobre comprometimento com a carreira, 10 sobre entrincheiramento na carreira e 26 sobre valores do trabalho. O estudo buscou oferecer a potenciais pesquisadores da área, uma base consistente de informações para estudos futuros. Ao final da leitura é possível obter um conjunto de informações sobre os principais resultados e lacunas dos três construtos. Apesar da importância dos construtos pesquisados, verificam-se poucos trabalhos, indicando a necessidade de novos estudos sobre os temas, com destaque para a realização de pesquisas que integrem as múltiplas bases dos construtos e combinem diferentes perspectivas metodológicas para se entender os temas com maior propriedade. Por fim, o segundo estudo analisou os níveis de comprometimento e entrincheiramento na carreira dos servidores do IF Sertão PE, relacionando-os com os valores do trabalho. Para isso, delineou-se um estudo transversal, quantitativo, descritivo e explicativo que utilizou um survey por e-mail direcionado aos 991 servidores do IF Sertão PE, no período de novembro de 2016 a fevereiro de 2017 (três meses), obtendo-se 246 respostas completas (24,8%), sendo 57,32% composta por TAEs e 42,68% por docentes. Além das questões sociodemográficas, foram utilizados os instrumentos de Carson e Bedeian (1994), Carson, Carson e Bedeian (1995) e Porto e Pilati (2010) para mensurar o comprometimento com a carreira, o entrincheiramento na carreira e os valores do trabalho, respectivamente. Os dados passaram por análise estatística descritiva e tratamento dos dados através da análise exploratória, que envolveu avaliação dos missing values, outliers, normalidade, homoscedasticidade, análise de linearidade e multicolinearidade. Aplicou-se o teste t, ANOVA e técnicas multivariadas, especificamente modelagens de equações estruturais. Como principais resultados, ressalta-se que, os modelos parciais revelaram que os valores relativos ao trabalho explicam 20% do comprometimento com a carreira e apenas 2% do entrincheiramento na carreira. O modelo completo, que envolveu os três construtos, encontrou que os valores do trabalho explicam 26% do comprometimento e apenas 0,64% do entrincheiramento na carreira.ABSTRACT This present research is part of the study of the values of the work and of the bonds of commitment and entrenchment in the career of the servers of the Federal Institute of Sertão Pernambucano. In order to understand what is important to the servers in the work environment and know if it is related to the commitment and entrenchment in the career, this study aims to analyze the influence of work values on the commitment to the career and the entrenchment in the career among employees of a Federal Institute of Education, Science and Technology. To achieve this goal, the dissertation was divided into two studies: one bibliometric and one that uses a survey with the servers. Initially, there is an analysis of the scientific production in Portuguese language on these topics through a bibliometric, descriptive and quantitative study, covering the period from 2007 to 2016, in the SPELL, SciELO and rPOT databases. A total of 57 articles were analyzed, of which 21 were about career commitment, 10 were career entrenchment, and 26 were about work values. The study sought to offer potential researchers in the area a consistent basis of information for future studies. At the end of the reading it is possible to obtain a set of information about the main results and the main gaps of the three constructs. Despite the importance of the research constructs, there are few works, indicating the need for new studies on the themes, with emphasis on the realization of research that integrate the multiple bases of the constructs and combine different perspectives to understand the themes with greater property. Finally, the second study analyzed the levels of commitment and entrenchment in the career of the servers of the IF Sertão PE, relating them to the values of the work. For this, a cross-sectional, quantitative, descriptive and explanatory, study was outlined, which used an email survey directed to the 991 servers of the IF Sertão PE, in the period from November 2016 to February 2017 (three months), obtaining 246 complete answers (24.8%), being 57.32% composed by TAEs and 42.68% by teachers. In addition to sociodemographic issues, the instruments of Carson and Bedeian (1994), Carson, Carson and Bedeian (1995) and Porto and Pilati (2010) were used to measure commitment to career, career entrenchment and work values, respectively. Data were analyzed by descriptive statistical analysis and data treatment through exploratory analysis, which involved the evaluation of missing values, outliers, normality, homoscedasticity, linearity and multicollinearity analysis. The t-test, ANOVA and multivariate techniques were applied, specifically structural equation modeling. As the main results, it is pointed out that, the partial models revealed that the work figures explain 20% of the commitment to the career and only 2% of the entrenchment in the career. The complete model, which involved the three constructs, found that the values of the work explain 26% of the commitment and only 0.64% of the entrenchment in the career.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-06-25T18:05:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mestrado - Rafael Pereira de Araújo.pdf: 4475501 bytes, checksum: eb34513ee3c713cc3f8257bbf6cbb4b2 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-06-25T19:26:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mestrado - Rafael Pereira de Araújo.pdf: 4475501 bytes, checksum: eb34513ee3c713cc3f8257bbf6cbb4b2 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-25T19:26:10Z (GMT). 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