Mediadores das práticas de letramento literário na voz de professores de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Oliveira, Jeovana Alves de Lima
Orientador(a): Muniz, Dinéa Maria Sobral
Banca de defesa: Besnosik, Maria Helena da Rocha, Silva, Obdália Santana Ferraz, Beltrão, Lícia Maria Freire
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18406
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo analisar como as ações de mediadores sociais de leitura contribuíram para a formação literária de professores, oriundos de comunidade rural, e a influência dessas práticas de letramento literário na relação estabelecida pelos docentes com a literatura na vida e na prática pedagógica. Segundo as autoras Michele Pétit e Eliana Yunes, um mediador social de leitura é capaz de proporcionar acesso ao mundo da leitura e desenvolver ou realimentar o gosto por literatura. Sendo o professor um dos principais agentes mediadores de leitura, conhecer seu universo, ouvir sua voz, sua história, como se deu sua formação leitora é uma das maneiras para depreender sua relação com o texto literário na vida e em sala de aula. A investigação assentou-se em uma perspectiva multirreferencial que possibilita um olhar plural e uma escuta sensível sobre o objeto. Buscou-se integrar os estudos teóricos sobre Letramento(s), Letramento Literário, História da Leitura e postulados da Teoria Literária às pesquisas e discussões sobre os mediadores sociais de leitura. A opção foi pela utilização da metodologia de História Oral com abordagem de História Oral de Vida, para oportunizar às colaboradoras e à pesquisadora, através do procedimento de entrevista, reflexão sobre as experiências vividas no plano pessoal e profissional. Foram gravadas entrevistas em áudio com quatro professoras de Língua Portuguesa, oriundas e residentes num distrito rural, pertencente ao município de Riachão do Jacuípe, Bahia. Os resultados apontaram a existência de práticas de letramento literário pessoal e profissional decorrentes das experiências provindas das ações de mediadores sociais pessoais de leitura (avós, pais, tios, amigos, vizinhos, alguns professores), que promoveram acesso à literatura em seus vários gêneros, como também uma visão positiva sobre leitura, relacionada com o prazer de ler. A escola foi rememorada como um lugar de “vazios”, de experiências pouco significativas com a literatura, embora a ação personalizada de algumas professoras tenha sido incorporada aos saberes docentes adquiridos durante trajetória pré- profissional. Observou-se que, de forma geral, as professoras mantêm uma relação com a leitura literária muito “escolar”, escolhem os livros com foco nas demandas provenientes dos trabalhos em sala de aula. Os resultados da pesquisa sinalizam para a necessidade preeminente de maior aprofundamento das discussões sobre formação de professores, em uma vertente que considere a trajetória de vida e, especialmente, de letramento literário como princípios norteadores de ações e propostas com vistas à promoção da democracia cultural.
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Sendo o professor um dos principais agentes mediadores de leitura, conhecer seu universo, ouvir sua voz, sua história, como se deu sua formação leitora é uma das maneiras para depreender sua relação com o texto literário na vida e em sala de aula. A investigação assentou-se em uma perspectiva multirreferencial que possibilita um olhar plural e uma escuta sensível sobre o objeto. Buscou-se integrar os estudos teóricos sobre Letramento(s), Letramento Literário, História da Leitura e postulados da Teoria Literária às pesquisas e discussões sobre os mediadores sociais de leitura. A opção foi pela utilização da metodologia de História Oral com abordagem de História Oral de Vida, para oportunizar às colaboradoras e à pesquisadora, através do procedimento de entrevista, reflexão sobre as experiências vividas no plano pessoal e profissional. Foram gravadas entrevistas em áudio com quatro professoras de Língua Portuguesa, oriundas e residentes num distrito rural, pertencente ao município de Riachão do Jacuípe, Bahia. Os resultados apontaram a existência de práticas de letramento literário pessoal e profissional decorrentes das experiências provindas das ações de mediadores sociais pessoais de leitura (avós, pais, tios, amigos, vizinhos, alguns professores), que promoveram acesso à literatura em seus vários gêneros, como também uma visão positiva sobre leitura, relacionada com o prazer de ler. A escola foi rememorada como um lugar de “vazios”, de experiências pouco significativas com a literatura, embora a ação personalizada de algumas professoras tenha sido incorporada aos saberes docentes adquiridos durante trajetória pré- profissional. Observou-se que, de forma geral, as professoras mantêm uma relação com a leitura literária muito “escolar”, escolhem os livros com foco nas demandas provenientes dos trabalhos em sala de aula. Os resultados da pesquisa sinalizam para a necessidade preeminente de maior aprofundamento das discussões sobre formação de professores, em uma vertente que considere a trajetória de vida e, especialmente, de letramento literário como princípios norteadores de ações e propostas com vistas à promoção da democracia cultural.ABSTRACT This study presents the results of a research that aimed to analyze how the actions of reading social mediators contributed to the literary education of teachers, from the rural community, and the influence of these literary literacy practices in the relationship established by teachers with literature in their life as well as in the pedagogical practice. According to authors Michele Pétit and Eliana Yunes, a reading social mediator is able to provide access to the world of reading and by doing so it is possible to develop or feed the taste for literature. Being the teacher one of the main reading mediators, he or she should have his or her universe revealed, his or her voice heard as well as his or her story told, so that one could find out about the ways to understand the relationship between the literary text in the teacher’s life and in the classroom. The investigation was based on a multi referred perspective that allows one to have a plural understanding and a sensitive listening to the object. This study also sought to integrate the theoretical studies on Literacy, Literary History of Reading and postulates of literary theory to the research and discussions on the social mediators. As for the methodology, we have decided to use Oral History framework, and more specifically, the Life Oral History approach in order to create opportunities to the subjects and the researcher through the interview procedure. Thus, we could collect data on their reflection on their personal and professional experiences. To do so, we have recorded audio interviews with four Portuguese teachers, who lived in a rural community, in Riachão do Jacuípe, Bahia. The results showed the existence of literary literacy practices in very personal and professional experiences from the actions of reading social mediators such as grandparents, parents, uncles, friends, neighbors, teachers that provided access to literature in its various genres, as well as a positive understanding about reading, related to the pleasure of reading. The school was conceived as a place of "emptiness", which showed to have little significant experiences with literature, although the personalized action of a few teachers have been incorporated into the faculty’s knowledge acquired during pre-professional development. It was observed that, generally speaking, teachers maintain a relationship with the very literary reading "school", so they choose the books focusing on demands from the work in the classroom. The searching results indicate the need of deepening the discussions on teachers ' training in a strand that consider the trajectory of life and especially literary literacy as guiding principles of actions and proposals with a view to the promotion of cultural democracy.Submitted by Jeovana Lima (jeolima@yahoo.com.br) on 2015-12-17T13:17:30Z No. of bitstreams: 1 Oliveira, Jeovana.pdf: 1274103 bytes, checksum: 4a82de3be7e150322aeb140202e9fbc6 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-12-17T14:00:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Oliveira, Jeovana.pdf: 1274103 bytes, checksum: 4a82de3be7e150322aeb140202e9fbc6 (MD5)Made available in DSpace on 2015-12-17T14:00:11Z (GMT). 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