A projeção do ethos na iniciação à docência: proposta de análise da imagem do professor em formação no PIBID-Letras da UFBA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rodrigues, Tatielle Gomes lattes
Orientador(a): Oliveira, Daniele de lattes
Banca de defesa: Oliveira, Daniele de, Batista, Adriana Santos, Abreu-Aoki, Raquel
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Departamento: Instituto de Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35994
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a projeção do ethos no discurso de bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Buscou-se analisar a proposta de formação docente do PIBID através de editais da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e da UFBA; refletir sobre o conceito de ethos, no que tange às diversas concepções abordadas por autores da área, elencando o ethos desde a retórica, até o ethos no âmbito da linguística, a fim de entender os ethé projetados pelos bolsistas de ID durante sua experiência na formação docente; observar a prática do PIBID Letras da UFBA e analisar o ethos discursivo e pré-discursivo, ethos dito e ethos mostrado de bolsistas de ID e suas percepções acerca da formação inicial à docência, além de propor uma nova forma de avaliar a formação docente do programa através dos discursos de bolsistas de ID. Foram investigados textos produzidos por bolsistas de ID, cujos gêneros discursivos referem-se às anotações pessoais, artigo científico, diário de bordo, plano de aulas, plano de atividades, relatório e resumo, com a finalidade de analisar a projeção do ethos revelada nos enunciados, considerando também o contexto dos bolsistas em momentos de formação e práticas docentes. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram utilizados os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, no que tange às noções de ethos propostas por Maingueneau (2005, 2008, 2008a, 2013, 2015). A pesquisa possui natureza qualitativa interpretativista, de caráter exploratório, composta pelos corpora que consistem nos textos produzidos pelos bolsistas de ID durante a formação docente. O estudo foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico de categorias teóricas, baseado no ethos para a Análise do Discurso (AD). Esta pesquisa mostrou que o processo formativo e a prática docente do PIBID contribuíram para a revelação do ethos observador e de futuro docente, além de revelar posições diferentes dos bolsistas acerca da mesma metodologia adotada pela professora em sala de aula. Também foi possível identificar que nos textos com discursos formais foram projetados ethé de futuros docentes engajados nos assuntos educacionais e no ensino de Língua Portuguesa, diferente dos textos com discursos informais, nos quais os bolsistas apontavam críticas em relação ao programa e à metodologia utilizada pela professora. Além disso, identificou-se que os relatórios cobrados pelo programa não foram suficientes para avaliar o bolsista em relação à sua formação docente, pois esse gênero discursivo visa atingir um público-alvo específico, a partir de um formato técnico, que dificulta os bolsistas a apresentarem suas críticas ao programa, uma vez que eles buscam mostrar a melhor versão de si enquanto futuros professores, pois sabem que são avaliados através desses documentos.
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Buscou-se analisar a proposta de formação docente do PIBID através de editais da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e da UFBA; refletir sobre o conceito de ethos, no que tange às diversas concepções abordadas por autores da área, elencando o ethos desde a retórica, até o ethos no âmbito da linguística, a fim de entender os ethé projetados pelos bolsistas de ID durante sua experiência na formação docente; observar a prática do PIBID Letras da UFBA e analisar o ethos discursivo e pré-discursivo, ethos dito e ethos mostrado de bolsistas de ID e suas percepções acerca da formação inicial à docência, além de propor uma nova forma de avaliar a formação docente do programa através dos discursos de bolsistas de ID. Foram investigados textos produzidos por bolsistas de ID, cujos gêneros discursivos referem-se às anotações pessoais, artigo científico, diário de bordo, plano de aulas, plano de atividades, relatório e resumo, com a finalidade de analisar a projeção do ethos revelada nos enunciados, considerando também o contexto dos bolsistas em momentos de formação e práticas docentes. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram utilizados os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, no que tange às noções de ethos propostas por Maingueneau (2005, 2008, 2008a, 2013, 2015). A pesquisa possui natureza qualitativa interpretativista, de caráter exploratório, composta pelos corpora que consistem nos textos produzidos pelos bolsistas de ID durante a formação docente. O estudo foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico de categorias teóricas, baseado no ethos para a Análise do Discurso (AD). Esta pesquisa mostrou que o processo formativo e a prática docente do PIBID contribuíram para a revelação do ethos observador e de futuro docente, além de revelar posições diferentes dos bolsistas acerca da mesma metodologia adotada pela professora em sala de aula. Também foi possível identificar que nos textos com discursos formais foram projetados ethé de futuros docentes engajados nos assuntos educacionais e no ensino de Língua Portuguesa, diferente dos textos com discursos informais, nos quais os bolsistas apontavam críticas em relação ao programa e à metodologia utilizada pela professora. Além disso, identificou-se que os relatórios cobrados pelo programa não foram suficientes para avaliar o bolsista em relação à sua formação docente, pois esse gênero discursivo visa atingir um público-alvo específico, a partir de um formato técnico, que dificulta os bolsistas a apresentarem suas críticas ao programa, uma vez que eles buscam mostrar a melhor versão de si enquanto futuros professores, pois sabem que são avaliados através desses documentos.This research aimed to analyze the projection of ethos in the discourse of Teaching Initiation Scholarship Holders (Bolsistas de Iniciação à Docência - ID) of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência) from the Institute of Letters of Universidade Federal da Bahia (UFBA). We sought to analyze the proposal for teacher training at PIBID through calls from CAPES – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Commission for the Improvement of Higher Education Personnel) and also calls from UFBA; reflect on the concept of ethos, with regard to the different conceptions addressed by authors in the field, listing ethos from rhetoric to ethos in the context of linguistics, to understand the ethé projected by ID scholarship holders during their experience in teacher education; observe the practice of PIBID Letras from UFBA and analyze the discursive and pre-discursive ethos, mentioned ethos and shown ethos by ID scholarship holders and their perceptions about initial teaching training, and also proposing a new way of evaluating the program's teacher training through the speeches of ID scholarship holders. Texts produced by ID scholarship students were investigated, whose discursive genres refer to personal notes, scientific article, logbook, lesson plan, activity plan, report and summary, in order to analyze the ethos projection revealed in the enunciated statements, also considering the context of the scholarship holders in times of training and teaching practices. For the development of this work, the theoretical assumptions of Discourse Analysis were used, with respect to the notions of ethos proposed by Maingueneau (2005, 2008, 2008a, 2013, 2015). The research has an interpretive qualitative nature, with an exploratory feature, composed of corpora that consist of texts produced by ID scholarship holders during teacher training. The study was developed from a bibliographic survey of theoretical categories, based on the ethos for Discourse Analysis. This research showed that the educational process and the teaching practice of PIBID contributed to the disclosure of the observer ethos and of the future teacher; it also revealed scholarship holders different positions regarding the same methodology adopted by the teacher in the classroom. It was also possible to identify that in the texts with formal discourses, ethé of future teachers engaged in educational subjects and in the teaching of Portuguese language were projected, differently from the texts with informal discourses, in which the scholarship holders criticized the program and the methodology used by the teacher. Beyond that, it was identified that the reports charged by the program were not enough to assess the fellow in relation to her/his teacher training, as this discursive genre aims to reach a specific target audience, based on a technical format, which makes it difficult for the fellows to present their critical comments to the program, since they seek to show the best version of themselves as future teachers, as they know that they are evaluated through these documents.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2022-08-19T18:27:05Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_tatielle_gomes_rodrigues.pdf: 1027208 bytes, checksum: 5d2f213beeb0425df4fd79c54765b4a9 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-09-08T16:51:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_tatielle_gomes_rodrigues.pdf: 1027208 bytes, checksum: 5d2f213beeb0425df4fd79c54765b4a9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-08T16:51:02Z (GMT). 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