Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27491 |
Resumo: | A tese “PARTISTE E SEUS DIÁLOGOS CRIATIVOS: Construindo uma Dramaturgia da Partida”, faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apresenta o estudo do processo de criação da peça Partiste, escrita por Paulo Henrique Alcântara, que, em sua feitura, recorreu a diálogos com a memória, a poesia e o cinema. Tais elementos contribuíram para o aparecimento de uma obra memorialista, envolvida por um tema central: a partida. Seu surgimento, bem como a análise dos seus vetores criativos e dos componentes do texto, motiva a construção de outra peça sobre a mesma temática. No primeiro capítulo discute-se a memória como fonte para a criação de Partiste enquanto trama autobiográfica, cuja elaboração amparou-se no acesso a fotografias da família do próprio autor e da sua cidade natal. Roland Barthes, Gaston Bachelard, Gilles Deleuze e, sobretudo, Henri Bergson comparecem para o entendimento de memória. No segundo capítulo, há uma abordagem sobre como a poesia de Adélia Prado e o filme Central do Brasil, de Walter Salles, nutriram a criação. Logo após, o terceiro capítulo apresenta as relações entre dramaturgia e memória a partir dos dramaturgos Arthur Miller, Tennessee Williams, Eugene O´Neill, Mauro Rasi e o cineasta Giuseppe Tornatore que, em suas peças e roteiros, acionaram recordações como meio de criação. Por fim, o quarto capítulo, centrado na análise de Partiste, são complementados aspectos importantes de sua estrutura. Com o auxílio de Pierre Bourdieu, observa-se como a família aparece no enredo, além da força e importância da personagem da Mãe. O capítulo é acrescido de reflexões sobre o modo como o tema partida perpassa as cenas. Há, também, a apresentação da sinopse de outro texto de Alcântara pertencente ao que ele denomina de Dramaturgia da Partida, da qual faz parte Partiste. |
id |
UFBA-2_0b5296da2fbded601677f27b95d17ccc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27491 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
Alcântara, Paulo Henrique CorreiaMendes, Cleise FurtadoMendes, Cleise FurtadoMotta, Vera Dantas de SouzaLopes, Cássia Dolores CostaVásquez, Héctor Andrés BrionesMarfuz, Luiz César Alves2018-09-25T12:47:32Z2018-09-25T12:47:32Z2018-09-252013-11-28http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27491A tese “PARTISTE E SEUS DIÁLOGOS CRIATIVOS: Construindo uma Dramaturgia da Partida”, faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apresenta o estudo do processo de criação da peça Partiste, escrita por Paulo Henrique Alcântara, que, em sua feitura, recorreu a diálogos com a memória, a poesia e o cinema. Tais elementos contribuíram para o aparecimento de uma obra memorialista, envolvida por um tema central: a partida. Seu surgimento, bem como a análise dos seus vetores criativos e dos componentes do texto, motiva a construção de outra peça sobre a mesma temática. No primeiro capítulo discute-se a memória como fonte para a criação de Partiste enquanto trama autobiográfica, cuja elaboração amparou-se no acesso a fotografias da família do próprio autor e da sua cidade natal. Roland Barthes, Gaston Bachelard, Gilles Deleuze e, sobretudo, Henri Bergson comparecem para o entendimento de memória. No segundo capítulo, há uma abordagem sobre como a poesia de Adélia Prado e o filme Central do Brasil, de Walter Salles, nutriram a criação. Logo após, o terceiro capítulo apresenta as relações entre dramaturgia e memória a partir dos dramaturgos Arthur Miller, Tennessee Williams, Eugene O´Neill, Mauro Rasi e o cineasta Giuseppe Tornatore que, em suas peças e roteiros, acionaram recordações como meio de criação. Por fim, o quarto capítulo, centrado na análise de Partiste, são complementados aspectos importantes de sua estrutura. Com o auxílio de Pierre Bourdieu, observa-se como a família aparece no enredo, além da força e importância da personagem da Mãe. O capítulo é acrescido de reflexões sobre o modo como o tema partida perpassa as cenas. Há, também, a apresentação da sinopse de outro texto de Alcântara pertencente ao que ele denomina de Dramaturgia da Partida, da qual faz parte Partiste.The thesis "PARTISTE AND ITS CREATIVE DIALOGUES: Constructing a Dramaturgy of the Departure", is part of the Graduate Program in Performing Arts of the Federal University of Bahia ( UFBA ). It presents the study of the process of creating of the piece Partiste, written by Paulo Henrique Alcântara, who, in his work, resorted to dialogue with memory, poetry and cinema. These elements contributed to the appearance of a memoirist work, involved by a central theme: the departure. Its emergence, as well as the analysis of their creative vectors and the text components, motivates the construction of another piece with the same subject. The first chapter discusses the memory as a source for creating Partiste as an autobiographical plot, whose elaboration was supported by the access to the photographs of the author’s family and hometown. Roland Barthes, Gaston Bachelard, Gilles Deleuze and especially Henri Bergson attend to the understanding of memory. In the second chapter, there is an approach about how the poetry of Adelia Prado and the movie Central do Brazil, by Walter Salles, supported the creation. Afterward, the third chapter presents the relationship between theater and memory from texts by the playwrights Arthur Miller, Tennessee Williams, Eugene O'Neill, Mauro Rasi and the filmmaker Giuseppe Tornatore, that, in their plays and screenplays, actuated memories as means of creation. Finally, in the fourth chapter, focused on the analysis of Partiste, important aspects of its structure are complemented. With the help of Pierre Bourdieu, it observes how the family appears in the plot and the strength and importance of the character of the Mother. This chapter is increased by reflections on how the theme of the departure goes through the scenes. There is also the presentation of the synopsis of another text by Alcântara belonging to what he calls Dramaturgy of the Departure, in which Partiste is included.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-20T20:00:08Z No. of bitstreams: 1 tese completa.pdf: 3655935 bytes, checksum: 2c0af00f546bd6275fb1ca21f7ed9304 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-25T12:47:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese completa.pdf: 3655935 bytes, checksum: 2c0af00f546bd6275fb1ca21f7ed9304 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-25T12:47:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese completa.pdf: 3655935 bytes, checksum: 2c0af00f546bd6275fb1ca21f7ed9304 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesDramaturgiaCriação (Literatura, artística, etc.)Memórias autobiográficasPoesiaCinemaDramaturgyCreationMemoryPoetryPartiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTtese completa.pdf.txttese completa.pdf.txtExtracted texttext/plain507444https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/3/tese%20completa.pdf.txt927520bb37254cf7698706d22302a1f3MD53ORIGINALtese completa.pdftese completa.pdfapplication/pdf3655935https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/1/tese%20completa.pdf2c0af00f546bd6275fb1ca21f7ed9304MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ri/274912021-12-30 10:22:12.62oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T13:22:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida |
title |
Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida |
spellingShingle |
Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida Alcântara, Paulo Henrique Correia Lingüística, Letras e Artes Dramaturgia Criação (Literatura, artística, etc.) Memórias autobiográficas Poesia Cinema Dramaturgy Creation Memory Poetry |
title_short |
Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida |
title_full |
Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida |
title_fullStr |
Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida |
title_full_unstemmed |
Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida |
title_sort |
Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida |
author |
Alcântara, Paulo Henrique Correia |
author_facet |
Alcântara, Paulo Henrique Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcântara, Paulo Henrique Correia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Cleise Furtado |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mendes, Cleise Furtado Motta, Vera Dantas de Souza Lopes, Cássia Dolores Costa Vásquez, Héctor Andrés Briones Marfuz, Luiz César Alves |
contributor_str_mv |
Mendes, Cleise Furtado Mendes, Cleise Furtado Motta, Vera Dantas de Souza Lopes, Cássia Dolores Costa Vásquez, Héctor Andrés Briones Marfuz, Luiz César Alves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Dramaturgia Criação (Literatura, artística, etc.) Memórias autobiográficas Poesia Cinema Dramaturgy Creation Memory Poetry |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dramaturgia Criação (Literatura, artística, etc.) Memórias autobiográficas Poesia Cinema Dramaturgy Creation Memory Poetry |
description |
A tese “PARTISTE E SEUS DIÁLOGOS CRIATIVOS: Construindo uma Dramaturgia da Partida”, faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apresenta o estudo do processo de criação da peça Partiste, escrita por Paulo Henrique Alcântara, que, em sua feitura, recorreu a diálogos com a memória, a poesia e o cinema. Tais elementos contribuíram para o aparecimento de uma obra memorialista, envolvida por um tema central: a partida. Seu surgimento, bem como a análise dos seus vetores criativos e dos componentes do texto, motiva a construção de outra peça sobre a mesma temática. No primeiro capítulo discute-se a memória como fonte para a criação de Partiste enquanto trama autobiográfica, cuja elaboração amparou-se no acesso a fotografias da família do próprio autor e da sua cidade natal. Roland Barthes, Gaston Bachelard, Gilles Deleuze e, sobretudo, Henri Bergson comparecem para o entendimento de memória. No segundo capítulo, há uma abordagem sobre como a poesia de Adélia Prado e o filme Central do Brasil, de Walter Salles, nutriram a criação. Logo após, o terceiro capítulo apresenta as relações entre dramaturgia e memória a partir dos dramaturgos Arthur Miller, Tennessee Williams, Eugene O´Neill, Mauro Rasi e o cineasta Giuseppe Tornatore que, em suas peças e roteiros, acionaram recordações como meio de criação. Por fim, o quarto capítulo, centrado na análise de Partiste, são complementados aspectos importantes de sua estrutura. Com o auxílio de Pierre Bourdieu, observa-se como a família aparece no enredo, além da força e importância da personagem da Mãe. O capítulo é acrescido de reflexões sobre o modo como o tema partida perpassa as cenas. Há, também, a apresentação da sinopse de outro texto de Alcântara pertencente ao que ele denomina de Dramaturgia da Partida, da qual faz parte Partiste. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-25T12:47:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-25T12:47:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27491 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/3/tese%20completa.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/1/tese%20completa.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
927520bb37254cf7698706d22302a1f3 2c0af00f546bd6275fb1ca21f7ed9304 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798059289928007680 |