Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Alcântara, Paulo Henrique Correia
Orientador(a): Mendes, Cleise Furtado
Banca de defesa: Mendes, Cleise Furtado, Motta, Vera Dantas de Souza, Lopes, Cássia Dolores Costa, Vásquez, Héctor Andrés Briones, Marfuz, Luiz César Alves
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27491
Resumo: A tese “PARTISTE E SEUS DIÁLOGOS CRIATIVOS: Construindo uma Dramaturgia da Partida”, faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apresenta o estudo do processo de criação da peça Partiste, escrita por Paulo Henrique Alcântara, que, em sua feitura, recorreu a diálogos com a memória, a poesia e o cinema. Tais elementos contribuíram para o aparecimento de uma obra memorialista, envolvida por um tema central: a partida. Seu surgimento, bem como a análise dos seus vetores criativos e dos componentes do texto, motiva a construção de outra peça sobre a mesma temática. No primeiro capítulo discute-se a memória como fonte para a criação de Partiste enquanto trama autobiográfica, cuja elaboração amparou-se no acesso a fotografias da família do próprio autor e da sua cidade natal. Roland Barthes, Gaston Bachelard, Gilles Deleuze e, sobretudo, Henri Bergson comparecem para o entendimento de memória. No segundo capítulo, há uma abordagem sobre como a poesia de Adélia Prado e o filme Central do Brasil, de Walter Salles, nutriram a criação. Logo após, o terceiro capítulo apresenta as relações entre dramaturgia e memória a partir dos dramaturgos Arthur Miller, Tennessee Williams, Eugene O´Neill, Mauro Rasi e o cineasta Giuseppe Tornatore que, em suas peças e roteiros, acionaram recordações como meio de criação. Por fim, o quarto capítulo, centrado na análise de Partiste, são complementados aspectos importantes de sua estrutura. Com o auxílio de Pierre Bourdieu, observa-se como a família aparece no enredo, além da força e importância da personagem da Mãe. O capítulo é acrescido de reflexões sobre o modo como o tema partida perpassa as cenas. Há, também, a apresentação da sinopse de outro texto de Alcântara pertencente ao que ele denomina de Dramaturgia da Partida, da qual faz parte Partiste.
id UFBA-2_0b5296da2fbded601677f27b95d17ccc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27491
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Alcântara, Paulo Henrique CorreiaMendes, Cleise FurtadoMendes, Cleise FurtadoMotta, Vera Dantas de SouzaLopes, Cássia Dolores CostaVásquez, Héctor Andrés BrionesMarfuz, Luiz César Alves2018-09-25T12:47:32Z2018-09-25T12:47:32Z2018-09-252013-11-28http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27491A tese “PARTISTE E SEUS DIÁLOGOS CRIATIVOS: Construindo uma Dramaturgia da Partida”, faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apresenta o estudo do processo de criação da peça Partiste, escrita por Paulo Henrique Alcântara, que, em sua feitura, recorreu a diálogos com a memória, a poesia e o cinema. Tais elementos contribuíram para o aparecimento de uma obra memorialista, envolvida por um tema central: a partida. Seu surgimento, bem como a análise dos seus vetores criativos e dos componentes do texto, motiva a construção de outra peça sobre a mesma temática. No primeiro capítulo discute-se a memória como fonte para a criação de Partiste enquanto trama autobiográfica, cuja elaboração amparou-se no acesso a fotografias da família do próprio autor e da sua cidade natal. Roland Barthes, Gaston Bachelard, Gilles Deleuze e, sobretudo, Henri Bergson comparecem para o entendimento de memória. No segundo capítulo, há uma abordagem sobre como a poesia de Adélia Prado e o filme Central do Brasil, de Walter Salles, nutriram a criação. Logo após, o terceiro capítulo apresenta as relações entre dramaturgia e memória a partir dos dramaturgos Arthur Miller, Tennessee Williams, Eugene O´Neill, Mauro Rasi e o cineasta Giuseppe Tornatore que, em suas peças e roteiros, acionaram recordações como meio de criação. Por fim, o quarto capítulo, centrado na análise de Partiste, são complementados aspectos importantes de sua estrutura. Com o auxílio de Pierre Bourdieu, observa-se como a família aparece no enredo, além da força e importância da personagem da Mãe. O capítulo é acrescido de reflexões sobre o modo como o tema partida perpassa as cenas. Há, também, a apresentação da sinopse de outro texto de Alcântara pertencente ao que ele denomina de Dramaturgia da Partida, da qual faz parte Partiste.The thesis "PARTISTE AND ITS CREATIVE DIALOGUES: Constructing a Dramaturgy of the Departure", is part of the Graduate Program in Performing Arts of the Federal University of Bahia ( UFBA ). It presents the study of the process of creating of the piece Partiste, written by Paulo Henrique Alcântara, who, in his work, resorted to dialogue with memory, poetry and cinema. These elements contributed to the appearance of a memoirist work, involved by a central theme: the departure. Its emergence, as well as the analysis of their creative vectors and the text components, motivates the construction of another piece with the same subject. The first chapter discusses the memory as a source for creating Partiste as an autobiographical plot, whose elaboration was supported by the access to the photographs of the author’s family and hometown. Roland Barthes, Gaston Bachelard, Gilles Deleuze and especially Henri Bergson attend to the understanding of memory. In the second chapter, there is an approach about how the poetry of Adelia Prado and the movie Central do Brazil, by Walter Salles, supported the creation. Afterward, the third chapter presents the relationship between theater and memory from texts by the playwrights Arthur Miller, Tennessee Williams, Eugene O'Neill, Mauro Rasi and the filmmaker Giuseppe Tornatore, that, in their plays and screenplays, actuated memories as means of creation. Finally, in the fourth chapter, focused on the analysis of Partiste, important aspects of its structure are complemented. With the help of Pierre Bourdieu, it observes how the family appears in the plot and the strength and importance of the character of the Mother. This chapter is increased by reflections on how the theme of the departure goes through the scenes. There is also the presentation of the synopsis of another text by Alcântara belonging to what he calls Dramaturgy of the Departure, in which Partiste is included.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-20T20:00:08Z No. of bitstreams: 1 tese completa.pdf: 3655935 bytes, checksum: 2c0af00f546bd6275fb1ca21f7ed9304 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-25T12:47:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese completa.pdf: 3655935 bytes, checksum: 2c0af00f546bd6275fb1ca21f7ed9304 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-25T12:47:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese completa.pdf: 3655935 bytes, checksum: 2c0af00f546bd6275fb1ca21f7ed9304 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesDramaturgiaCriação (Literatura, artística, etc.)Memórias autobiográficasPoesiaCinemaDramaturgyCreationMemoryPoetryPartiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTtese completa.pdf.txttese completa.pdf.txtExtracted texttext/plain507444https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/3/tese%20completa.pdf.txt927520bb37254cf7698706d22302a1f3MD53ORIGINALtese completa.pdftese completa.pdfapplication/pdf3655935https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/1/tese%20completa.pdf2c0af00f546bd6275fb1ca21f7ed9304MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ri/274912021-12-30 10:22:12.62oai:repositorio.ufba.br:ri/27491VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T13:22:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida
title Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida
spellingShingle Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida
Alcântara, Paulo Henrique Correia
Lingüística, Letras e Artes
Dramaturgia
Criação (Literatura, artística, etc.)
Memórias autobiográficas
Poesia
Cinema
Dramaturgy
Creation
Memory
Poetry
title_short Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida
title_full Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida
title_fullStr Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida
title_full_unstemmed Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida
title_sort Partiste e seus diálogos criativos: construindo uma dramaturgia da partida
author Alcântara, Paulo Henrique Correia
author_facet Alcântara, Paulo Henrique Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcântara, Paulo Henrique Correia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Cleise Furtado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mendes, Cleise Furtado
Motta, Vera Dantas de Souza
Lopes, Cássia Dolores Costa
Vásquez, Héctor Andrés Briones
Marfuz, Luiz César Alves
contributor_str_mv Mendes, Cleise Furtado
Mendes, Cleise Furtado
Motta, Vera Dantas de Souza
Lopes, Cássia Dolores Costa
Vásquez, Héctor Andrés Briones
Marfuz, Luiz César Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Dramaturgia
Criação (Literatura, artística, etc.)
Memórias autobiográficas
Poesia
Cinema
Dramaturgy
Creation
Memory
Poetry
dc.subject.por.fl_str_mv Dramaturgia
Criação (Literatura, artística, etc.)
Memórias autobiográficas
Poesia
Cinema
Dramaturgy
Creation
Memory
Poetry
description A tese “PARTISTE E SEUS DIÁLOGOS CRIATIVOS: Construindo uma Dramaturgia da Partida”, faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apresenta o estudo do processo de criação da peça Partiste, escrita por Paulo Henrique Alcântara, que, em sua feitura, recorreu a diálogos com a memória, a poesia e o cinema. Tais elementos contribuíram para o aparecimento de uma obra memorialista, envolvida por um tema central: a partida. Seu surgimento, bem como a análise dos seus vetores criativos e dos componentes do texto, motiva a construção de outra peça sobre a mesma temática. No primeiro capítulo discute-se a memória como fonte para a criação de Partiste enquanto trama autobiográfica, cuja elaboração amparou-se no acesso a fotografias da família do próprio autor e da sua cidade natal. Roland Barthes, Gaston Bachelard, Gilles Deleuze e, sobretudo, Henri Bergson comparecem para o entendimento de memória. No segundo capítulo, há uma abordagem sobre como a poesia de Adélia Prado e o filme Central do Brasil, de Walter Salles, nutriram a criação. Logo após, o terceiro capítulo apresenta as relações entre dramaturgia e memória a partir dos dramaturgos Arthur Miller, Tennessee Williams, Eugene O´Neill, Mauro Rasi e o cineasta Giuseppe Tornatore que, em suas peças e roteiros, acionaram recordações como meio de criação. Por fim, o quarto capítulo, centrado na análise de Partiste, são complementados aspectos importantes de sua estrutura. Com o auxílio de Pierre Bourdieu, observa-se como a família aparece no enredo, além da força e importância da personagem da Mãe. O capítulo é acrescido de reflexões sobre o modo como o tema partida perpassa as cenas. Há, também, a apresentação da sinopse de outro texto de Alcântara pertencente ao que ele denomina de Dramaturgia da Partida, da qual faz parte Partiste.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-25T12:47:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-25T12:47:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27491
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/3/tese%20completa.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/1/tese%20completa.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27491/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 927520bb37254cf7698706d22302a1f3
2c0af00f546bd6275fb1ca21f7ed9304
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798059289928007680