Entre qualidade, viradas profissionais e futuros na docência: o Pibid e a produção de docentes supervisores/as.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Magno Clery da Palma
Orientador(a): Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
Banca de defesa: Cunha, Marlécio Maknamara da Silva, Almeida, Rosiléia Oliveira de, Carmo, Edinaldo Medeiros, Silva, José Roberto Feitosa, Ferreira, Marcia Serra, Oliveira, Andréia Maria Pereira de, Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32924
Resumo: Esta Tese tem como objeto de estudo a experiência da supervisão do Pibid. Fundamentada pelos estudos pós-críticos, com destaque a Michel Foucault e a produção de sujeitos, a questão principal foi: como são produzidos sujeitos na experiência da supervisão no Pibid da UESB no campus de Vitória da Conquista-BA? Esta questão inspirou o objetivo geral de investigar a produção de sujeitos no Pibid da UESB no campus de Vitória da Conquista-BA, com foco na experiência da supervisão. O argumento defendido foi que há um dispositivo pedagógico de iniciação à docência que constitui a experiência da supervisão pibidiana segundo uma lógica governamental. Tal dispositivo funciona como uma maquinaria prodigiosa destinada a conduzir sujeitos, capturá-los e moldá-los, em uma experiência da supervisão, segundo ordenamento, prescrição, controle de acontecimentos e de imprevistos. O material empírico foi constituído de Editais e Portarias da CAPES/Pibid, do Projeto Institucional da UESB, seus relatórios parciais e finais, diário reflexivos/ensaios dos professores/as, relatórios de experiência, entrevistas e observação. Ele foi submetido à análise do discurso de inspiração foucaultiana, no intuito de conhecer discursos e posições de sujeito por eles demandadas. Os discursos envolvidos na constituição de experiências de supervisão foram: da valorização da licenciatura, da qualidade, da inovação, da experimentação, da cooperação, da gestão financeira, do financiamento da educação, da parceria entre instituições, das práticas pedagógicas de excelência, e discursos neoliberais; o pedagógico, da melhoria na formação de professores/as, os discursos de esperança, de regozijo e de aventura, do bom programa, da experimentação, da precariedade das escolas públicas, da necessidade de mudança profissional, da Pós-Graduação, do cuidado produtivo, missionário, da acumulação flexível, do professor reflexivo, da disjunção entre teoria e prática, da preparação profissional da otimização financeira; da aprendizagem pelo uso de práticas experimentais de laboratório; da incerteza; da avaliação de qualidade; dos métodos de trabalho; do aperfeiçoamento docente; da observação da prática; da parceria; da gestão de diferentes turmas; do planejamento didático. A esses discursos correspondem as seguintes posições de sujeito: supervisores/as experientes, inventivos, com bons casos didático-pedagógicos, motivados, empenhados na resolução de problemas referentes ao ensino e à aprendizagem e em diferentes contextos escolares, profissionais-modelos; diferentes, crentes, pesquisadores/as, atentos/as, vigilantes, cuidadosos/as, produtivos/as, missionários/as, reflexivos/as, capacitados/as, eficazes, obedientes, motivados/as, esforçados/as, dedicados/as, incomodados/as; heroicos/as, guerreiros/as, superadores/as de dificuldades, ensaístas, decisivos, temerosos/as, atentos/as, organizados/as, não-cômodos e que agem coletivamente, experts, exemplares, emotivos, complacentes, concentrados. O dispositivo pedagógico de iniciação à docência, operando pelo poder pastoral, se mostrou eficiente na produção pibidiana, em que não identifiquei resistências, questionamentos, posicionamentos contrários ao que foi instituído. Concluo, que pelo olhar da governamentalidade, a experiência da supervisão não foi constituída como um processo transformativo. O Pibid visa a sua pureza, limpeza, celeridade, relacioná-la a situações gerais, a racionalização, indicação do que faz um currículo funcionar, como uma prática pedagógica deve funcionar, quais espaços são mais produtivos às aulas, que tipo de aprendizado deve ser investido, que modelo de docente deve ser seguido. É uma experiência com a produção de sujeitos que performam as ações do dispositivo pedagógico de iniciação à docência, sustentando verdades sobre a formação docente e por elas sendo sustentado.
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O argumento defendido foi que há um dispositivo pedagógico de iniciação à docência que constitui a experiência da supervisão pibidiana segundo uma lógica governamental. Tal dispositivo funciona como uma maquinaria prodigiosa destinada a conduzir sujeitos, capturá-los e moldá-los, em uma experiência da supervisão, segundo ordenamento, prescrição, controle de acontecimentos e de imprevistos. O material empírico foi constituído de Editais e Portarias da CAPES/Pibid, do Projeto Institucional da UESB, seus relatórios parciais e finais, diário reflexivos/ensaios dos professores/as, relatórios de experiência, entrevistas e observação. Ele foi submetido à análise do discurso de inspiração foucaultiana, no intuito de conhecer discursos e posições de sujeito por eles demandadas. 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Concluo, que pelo olhar da governamentalidade, a experiência da supervisão não foi constituída como um processo transformativo. O Pibid visa a sua pureza, limpeza, celeridade, relacioná-la a situações gerais, a racionalização, indicação do que faz um currículo funcionar, como uma prática pedagógica deve funcionar, quais espaços são mais produtivos às aulas, que tipo de aprendizado deve ser investido, que modelo de docente deve ser seguido. É uma experiência com a produção de sujeitos que performam as ações do dispositivo pedagógico de iniciação à docência, sustentando verdades sobre a formação docente e por elas sendo sustentado.ABSTRACT This Thesis has as its study object the Pibid’s experience of supervision. It is based on the post-critical studies, highlighting Michel Foucault and the subject production. Hence, as the main question: how the subjects are produced in the experience of supervision in Pidib at UESB on the campus from Vitória da Conquista-BA? This question inspired the main objective, which was to investigate the subject production in Pidib at UESB on the campus from Vitória da Conquista-BA, focusing on the experience of supervision. The argument endorsed is on the existence of a pedagogical apparatus of teaching initiation, which constitutes the experience of supervision on Pibid according to a governmental logic. This apparatus works like prodigious machinery that has a purpose to lead the subjects, catch them and shape them, in an experience of supervision, conforming to order, prescription, control of events, and unforeseen events. In this research, the empirical material was composed of Public Notices and ordinances from CAPES/Pibid of the Institution Project from UESB, its partial and final reports, reflective diary/essays of the teachers, experience reports, interviews, and observation. This material was analyzed by the discourse analysis inspired by Foucault, for know discourses and positions of the subjects that were demanded by them. The discourses involved in the constitution of experiences of supervision were: of enhancement of licentiate degree, of quality, of innovation, of experimentation, of cooperation, of financial management, of education financing, of partnership among institutions, of pedagogical practices of excellence and of neoliberal discourses; pedagogical discourse, of improvement in teacher education, of hope, of exhilaration and adventure, of a great program, of experimentation, of the lacking in the public schools, of requiring of professional change, of post-graduation, of productive care, of a missionary, of flexible accumulation, of reflective teacher, of disjunction between theory and practice, of professional preparation of financial optimization; of learning by practices in the laboratory; of uncertainty; of quality evaluation; of methods of work; of teacher improvement; of practice observation; of partnership; of management of different classrooms; of didactic planning. Related to those discourses the following subjects positions are corresponding: experienced supervisors, inventive, with great didactic pedagogical events, motivated, committed to solving problems related to teaching and learning and in different school contexts, model professionals; different, believers, researchers, focused, vigilant, careful, productive, missionaries, reflective, capable, effective, obedient, motivated, hardworking, dedicated, bothered; heroics, warriors, overcoming difficulties, essayists, decisive, fearful, attentive, organized, uncomfortable and who acting collectively, experts, representative, emotional, complacent, concentrated. The pedagogical apparatus of teaching initiation operating by the pastoral power proved to be efficient in the production of Pibid, which weren’t identified resistances, questions, opposite positions to what was established. It is summed up that by the standpoint of governmentality the experience of supervision wasn’t constituted as a transformative process. The Pibid aims to its purity, cleanliness, agility, to be related to general situations, rationalization, indication about what makes a curriculum works, as a pedagogical practice must work, which places are more productive to have classes, what kind of learning should be invested, what example of teacher must be followed. It is an experience with the production of subjects that perform the actions of the pedagogical apparatus of teaching initiation, supporting the truths relating to teacher education and being sustained by them.Submitted by Magno Clery da Palma Santos (msantos@uesb.edu.br) on 2021-02-24T17:40:49Z No. of bitstreams: 1 1 TESE Magno VERSÃO FINAL com ficha catalográfica.pdf: 1845492 bytes, checksum: 44a78501e6fc1fbea05a95d3864493aa (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-03-02T13:17:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1 TESE Magno VERSÃO FINAL com ficha catalográfica.pdf: 1845492 bytes, checksum: 44a78501e6fc1fbea05a95d3864493aa (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-02T13:17:26Z (GMT). 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