Sujeitos autistas e a escola em tempos de pandemia: perspectivas em diálogo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Pimentel, Laine dos Santos lattes
Orientador(a): Oliveira, Marcus Vinicius Borges lattes
Banca de defesa: Oliveira, Marcus Vinicius Borges, Guerra, Denise Moura de Jesus, Masini, Maria Lucia Hage
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36434
Resumo: O ano de 2020 será historicamente lembrado pelo agente desconhecido que mudou a rotina de milhares de pessoas, o novo corona vírus, que desencadeou a pandemia de COVID-19, conforme declarado pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020. Inicialmente, na ausência de medidas de controle através da vacinação, foram recomendadas medidas de distanciamento social. A partir disto, vê-se a forma como a população lidou com os impactos físicos, psíquicos, sociais e econômicos ocasionados e/ou agravados pela COVID-19. Nesta pesquisa, foram investigados os efeitos da pandemia sobre a relação de dois autistas com a escola em tempos de pandemia no contexto do município de Simões Filho - Ba. Fora realizado um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, de inspiração etnográfica, tendo como objetivo geral analisar, considerando os impactos da pandemia, como aconteceu a relação dos sujeitos autistas e a escola a partir da percepção dos responsáveis pelos autistas e de coordenadores pedagógicos e/ou professores. Como resultados, observou-se que as crianças participantes dessa pesquisa já vinham de uma história cheia de percalços com a escola e diante do cenário pandêmico as dificuldades tornaram-se ainda mais profundas. Na pandemia, o formato proposto para continuidade da educação escolar foi o ensino remoto, algo que ambas crianças participantes tiveram dificuldades para se adaptar, acabando por fazerem somente as atividades impressas dadas pelas escolas. Na apreciação dos dados produzidos, percebeu-se que o momento pandêmico se caracterizou como um período de vulnerabilidade para saúde mental de todos. Conclui-se que as práticas escolares vivenciadas pelas crianças autistas no período da pandemia não contemplaram os indivíduos em suas especificidades, tolhendo o processo da inclusão. A presente pesquisa revelou não somente as fragilidades do ensino pandêmico, mas evidenciou as dificuldades que a sociedade, incluindo a instituição escolar, historicamente possuem para promover uma educação que leve em conta as singularidades e promova as potencialidades dos sujeitos autistas.
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Fora realizado um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, de inspiração etnográfica, tendo como objetivo geral analisar, considerando os impactos da pandemia, como aconteceu a relação dos sujeitos autistas e a escola a partir da percepção dos responsáveis pelos autistas e de coordenadores pedagógicos e/ou professores. Como resultados, observou-se que as crianças participantes dessa pesquisa já vinham de uma história cheia de percalços com a escola e diante do cenário pandêmico as dificuldades tornaram-se ainda mais profundas. Na pandemia, o formato proposto para continuidade da educação escolar foi o ensino remoto, algo que ambas crianças participantes tiveram dificuldades para se adaptar, acabando por fazerem somente as atividades impressas dadas pelas escolas. Na apreciação dos dados produzidos, percebeu-se que o momento pandêmico se caracterizou como um período de vulnerabilidade para saúde mental de todos. Conclui-se que as práticas escolares vivenciadas pelas crianças autistas no período da pandemia não contemplaram os indivíduos em suas especificidades, tolhendo o processo da inclusão. A presente pesquisa revelou não somente as fragilidades do ensino pandêmico, mas evidenciou as dificuldades que a sociedade, incluindo a instituição escolar, historicamente possuem para promover uma educação que leve em conta as singularidades e promova as potencialidades dos sujeitos autistas.The year of 2020 will be historically remembered by the unknown agent that changed the routine of thousands of people, the new coronavirus, which triggered the COVID-19 pandemic, as declared by the World Health Organization in March, 2020. Initially, in the absence of control measures through vaccination, social distancing measures were recommended. From this, we can see how the population dealt with the physical, psychological, social and economic impacts caused and/or aggravated by COVID-19. In this research, we investigated the effects of the pandemic on the relationship of two autistic individuals with the school in times of pandemic, in the context of the city of Simões Filho - Ba. A qualitative case study, of ethnographic inspiration, had been carried out, with the general objective of analyzing, considering the impacts of the pandemic, how the relationship between autistic subjects and the school happened from the perception of those responsible for autistics and pedagogical and educational coordinators/or teachers. As a result, it was observed that the children participating in this research already came from a history full of mishaps with the school and in the face of the pandemic scenario the difficulties became even more profound. In the pandemic, the proposed format to continue school education was remote teaching, something that both participating children had difficulties to adapt to, ending up doing only the printed activities given by the schools. In assessing the data produced, it was realized that the pandemic moment was characterized as a period of vulnerability for everyone's mental health. It is concluded that the school practices experienced by autistic children in the pandemic period did not contemplate individuals in their specificities, hampering the inclusion process. The present research revealed not only the weaknesses of pandemic teaching, but highlighted the difficulties historically faced by society, including the school system, to provide an education that takes into account the singularities and promotes the potential of autistic subjects.Submitted by LAINE PIMENTEL (lainepimentel2008@hotmail.com) on 2022-12-19T16:24:43Z No. of bitstreams: 1 PIMENTEL-Sujeitos autistas e a escola em tempos de Pandemia.pdf: 1047180 bytes, checksum: 6364d71e0a7cc1cbcd8e440699c91946 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2022-12-20T13:13:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PIMENTEL-Sujeitos autistas e a escola em tempos de Pandemia.pdf: 1047180 bytes, checksum: 6364d71e0a7cc1cbcd8e440699c91946 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-20T13:13:04Z (GMT). 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