Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Guedes, Maíra
Orientador(a): Bezerra, Antonia
Banca de defesa: Marques, Daniel, Canda, Cilene Nascimento, Bezerra, Antonia
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21412
Resumo: Inscrita no âmbito das Artes Cênicas, a presente dissertação utiliza o procedimento metodológico comparativo, investigando o Teatro do Oprimido da Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), surgida em 2001 no Brasil; e o auge das experiências do Teatro assumidamente Político do início do século XX na antiga União Soviética (URSS) e Alemanha, sendo estes; o Teatro de Agitação e Propaganda russo, o Teatro Político e o Teatro Épico, ambos alemães. Tendo como aporte teórico o método materialista histórico dialético de Marx e Engels, os autores Augusto Boal, Paulo Freire, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Anne Ubersfeld, e as pesquisas sobre teatro político realizadas pelas autoras brasileiras, Silvana Garcia e Iná Camargo Costa, o presente estudo identifica a formação de um sistema interno teatral do MST, que se expressa na conformação da Estética do Oprimido Sem Terra, e pretende contribuir com a pouca pesquisa acadêmica realizada sobre as práticas teatrais dos movimentos sociais na América Latina a partir do estudo do teatro feito por trabalhadores rurais organizados no Brasil.
id UFBA-2_1227c82961c20b66f0fa92f0d084cf02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/21412
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Guedes, MaíraBezerra, AntoniaMarques, DanielCanda, Cilene NascimentoBezerra, Antonia2017-02-14T11:31:28Z2017-02-142015-01-12http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21412Inscrita no âmbito das Artes Cênicas, a presente dissertação utiliza o procedimento metodológico comparativo, investigando o Teatro do Oprimido da Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), surgida em 2001 no Brasil; e o auge das experiências do Teatro assumidamente Político do início do século XX na antiga União Soviética (URSS) e Alemanha, sendo estes; o Teatro de Agitação e Propaganda russo, o Teatro Político e o Teatro Épico, ambos alemães. Tendo como aporte teórico o método materialista histórico dialético de Marx e Engels, os autores Augusto Boal, Paulo Freire, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Anne Ubersfeld, e as pesquisas sobre teatro político realizadas pelas autoras brasileiras, Silvana Garcia e Iná Camargo Costa, o presente estudo identifica a formação de um sistema interno teatral do MST, que se expressa na conformação da Estética do Oprimido Sem Terra, e pretende contribuir com a pouca pesquisa acadêmica realizada sobre as práticas teatrais dos movimentos sociais na América Latina a partir do estudo do teatro feito por trabalhadores rurais organizados no Brasil.ABSTRACT Placed on the scope of the Performing Arts, this dissertation investigates through comparative methodology the “Theatre of the Opressed” of the Patativa do Assaré national performing brigade, linked to the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), having it’s origins in Brazil on 2001; and the height of early 20th century explicitly political theatre in the USSR and Germany, namely; Russian Agitprop theatre and German epic and polical theatre.Using as the theoretical approach Marx and Engels’s historical materialist dialectical method, the authors Augusto Boal, Paulo Freire, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Anne Ubersfeld and the research about political theater made by the brazilian authors Silvana Garcia and Iná Camargo Costa, this dissertation proposes the formation of an internal theatrical system of MST, expressed on the construction of the Estética do Oprimido Sem Terra, and intends to add to the incipient academic research about the social movements’s theatrical activities in America Latina starting from the research of the theatre made by organized rural workers in Brazil.Submitted by Maíra Guedes (mairasguedes@gmail.com) on 2017-02-13T18:00:41Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf: 12165003 bytes, checksum: 1280a8a73b6c6421475077f9c2bf022b (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-02-14T11:31:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf: 12165003 bytes, checksum: 1280a8a73b6c6421475077f9c2bf022b (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-14T11:31:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf: 12165003 bytes, checksum: 1280a8a73b6c6421475077f9c2bf022b (MD5)CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Artes CênicasTeatro PolíticoTeatro do OprimidoMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraBrigada Nacional de Teatro Patativa do AssaréVou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis10000-01-01Escola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPPGAC-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdfDISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdfapplication/pdf12165003https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/1/DISSERTACAO-Ma%c3%adra-Guedes-FINAL.pdf1280a8a73b6c6421475077f9c2bf022bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf.txtDISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain233381https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/3/DISSERTACAO-Ma%c3%adra-Guedes-FINAL.pdf.txt6ef6a6f1b1ba53683da59fc9a13ea9dbMD53ri/214122022-02-20 23:11:49.623oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T02:11:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
title Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
spellingShingle Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
Guedes, Maíra
Artes Cênicas
Teatro Político
Teatro do Oprimido
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré
title_short Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
title_full Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
title_fullStr Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
title_full_unstemmed Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
title_sort Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
author Guedes, Maíra
author_facet Guedes, Maíra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Maíra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Antonia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marques, Daniel
Canda, Cilene Nascimento
Bezerra, Antonia
contributor_str_mv Bezerra, Antonia
Marques, Daniel
Canda, Cilene Nascimento
Bezerra, Antonia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes Cênicas
topic Artes Cênicas
Teatro Político
Teatro do Oprimido
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Político
Teatro do Oprimido
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré
description Inscrita no âmbito das Artes Cênicas, a presente dissertação utiliza o procedimento metodológico comparativo, investigando o Teatro do Oprimido da Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), surgida em 2001 no Brasil; e o auge das experiências do Teatro assumidamente Político do início do século XX na antiga União Soviética (URSS) e Alemanha, sendo estes; o Teatro de Agitação e Propaganda russo, o Teatro Político e o Teatro Épico, ambos alemães. Tendo como aporte teórico o método materialista histórico dialético de Marx e Engels, os autores Augusto Boal, Paulo Freire, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Anne Ubersfeld, e as pesquisas sobre teatro político realizadas pelas autoras brasileiras, Silvana Garcia e Iná Camargo Costa, o presente estudo identifica a formação de um sistema interno teatral do MST, que se expressa na conformação da Estética do Oprimido Sem Terra, e pretende contribuir com a pouca pesquisa acadêmica realizada sobre as práticas teatrais dos movimentos sociais na América Latina a partir do estudo do teatro feito por trabalhadores rurais organizados no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-01-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T11:31:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21412
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC-UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/1/DISSERTACAO-Ma%c3%adra-Guedes-FINAL.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/3/DISSERTACAO-Ma%c3%adra-Guedes-FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1280a8a73b6c6421475077f9c2bf022b
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
6ef6a6f1b1ba53683da59fc9a13ea9db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459800081596416