Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21412 |
Resumo: | Inscrita no âmbito das Artes Cênicas, a presente dissertação utiliza o procedimento metodológico comparativo, investigando o Teatro do Oprimido da Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), surgida em 2001 no Brasil; e o auge das experiências do Teatro assumidamente Político do início do século XX na antiga União Soviética (URSS) e Alemanha, sendo estes; o Teatro de Agitação e Propaganda russo, o Teatro Político e o Teatro Épico, ambos alemães. Tendo como aporte teórico o método materialista histórico dialético de Marx e Engels, os autores Augusto Boal, Paulo Freire, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Anne Ubersfeld, e as pesquisas sobre teatro político realizadas pelas autoras brasileiras, Silvana Garcia e Iná Camargo Costa, o presente estudo identifica a formação de um sistema interno teatral do MST, que se expressa na conformação da Estética do Oprimido Sem Terra, e pretende contribuir com a pouca pesquisa acadêmica realizada sobre as práticas teatrais dos movimentos sociais na América Latina a partir do estudo do teatro feito por trabalhadores rurais organizados no Brasil. |
id |
UFBA-2_1227c82961c20b66f0fa92f0d084cf02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/21412 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
Guedes, MaíraBezerra, AntoniaMarques, DanielCanda, Cilene NascimentoBezerra, Antonia2017-02-14T11:31:28Z2017-02-142015-01-12http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21412Inscrita no âmbito das Artes Cênicas, a presente dissertação utiliza o procedimento metodológico comparativo, investigando o Teatro do Oprimido da Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), surgida em 2001 no Brasil; e o auge das experiências do Teatro assumidamente Político do início do século XX na antiga União Soviética (URSS) e Alemanha, sendo estes; o Teatro de Agitação e Propaganda russo, o Teatro Político e o Teatro Épico, ambos alemães. Tendo como aporte teórico o método materialista histórico dialético de Marx e Engels, os autores Augusto Boal, Paulo Freire, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Anne Ubersfeld, e as pesquisas sobre teatro político realizadas pelas autoras brasileiras, Silvana Garcia e Iná Camargo Costa, o presente estudo identifica a formação de um sistema interno teatral do MST, que se expressa na conformação da Estética do Oprimido Sem Terra, e pretende contribuir com a pouca pesquisa acadêmica realizada sobre as práticas teatrais dos movimentos sociais na América Latina a partir do estudo do teatro feito por trabalhadores rurais organizados no Brasil.ABSTRACT Placed on the scope of the Performing Arts, this dissertation investigates through comparative methodology the “Theatre of the Opressed” of the Patativa do Assaré national performing brigade, linked to the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), having it’s origins in Brazil on 2001; and the height of early 20th century explicitly political theatre in the USSR and Germany, namely; Russian Agitprop theatre and German epic and polical theatre.Using as the theoretical approach Marx and Engels’s historical materialist dialectical method, the authors Augusto Boal, Paulo Freire, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Anne Ubersfeld and the research about political theater made by the brazilian authors Silvana Garcia and Iná Camargo Costa, this dissertation proposes the formation of an internal theatrical system of MST, expressed on the construction of the Estética do Oprimido Sem Terra, and intends to add to the incipient academic research about the social movements’s theatrical activities in America Latina starting from the research of the theatre made by organized rural workers in Brazil.Submitted by Maíra Guedes (mairasguedes@gmail.com) on 2017-02-13T18:00:41Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf: 12165003 bytes, checksum: 1280a8a73b6c6421475077f9c2bf022b (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-02-14T11:31:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf: 12165003 bytes, checksum: 1280a8a73b6c6421475077f9c2bf022b (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-14T11:31:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf: 12165003 bytes, checksum: 1280a8a73b6c6421475077f9c2bf022b (MD5)CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Artes CênicasTeatro PolíticoTeatro do OprimidoMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraBrigada Nacional de Teatro Patativa do AssaréVou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis10000-01-01Escola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPPGAC-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdfDISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdfapplication/pdf12165003https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/1/DISSERTACAO-Ma%c3%adra-Guedes-FINAL.pdf1280a8a73b6c6421475077f9c2bf022bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf.txtDISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain233381https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/3/DISSERTACAO-Ma%c3%adra-Guedes-FINAL.pdf.txt6ef6a6f1b1ba53683da59fc9a13ea9dbMD53ri/214122022-02-20 23:11:49.623oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T02:11:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal |
title |
Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal |
spellingShingle |
Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal Guedes, Maíra Artes Cênicas Teatro Político Teatro do Oprimido Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré |
title_short |
Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal |
title_full |
Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal |
title_fullStr |
Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal |
title_full_unstemmed |
Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal |
title_sort |
Vou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal |
author |
Guedes, Maíra |
author_facet |
Guedes, Maíra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Maíra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bezerra, Antonia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marques, Daniel Canda, Cilene Nascimento Bezerra, Antonia |
contributor_str_mv |
Bezerra, Antonia Marques, Daniel Canda, Cilene Nascimento Bezerra, Antonia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes Cênicas |
topic |
Artes Cênicas Teatro Político Teatro do Oprimido Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Político Teatro do Oprimido Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré |
description |
Inscrita no âmbito das Artes Cênicas, a presente dissertação utiliza o procedimento metodológico comparativo, investigando o Teatro do Oprimido da Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), surgida em 2001 no Brasil; e o auge das experiências do Teatro assumidamente Político do início do século XX na antiga União Soviética (URSS) e Alemanha, sendo estes; o Teatro de Agitação e Propaganda russo, o Teatro Político e o Teatro Épico, ambos alemães. Tendo como aporte teórico o método materialista histórico dialético de Marx e Engels, os autores Augusto Boal, Paulo Freire, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Anne Ubersfeld, e as pesquisas sobre teatro político realizadas pelas autoras brasileiras, Silvana Garcia e Iná Camargo Costa, o presente estudo identifica a formação de um sistema interno teatral do MST, que se expressa na conformação da Estética do Oprimido Sem Terra, e pretende contribuir com a pouca pesquisa acadêmica realizada sobre as práticas teatrais dos movimentos sociais na América Latina a partir do estudo do teatro feito por trabalhadores rurais organizados no Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-01-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T11:31:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21412 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGAC-UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/1/DISSERTACAO-Ma%c3%adra-Guedes-FINAL.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21412/3/DISSERTACAO-Ma%c3%adra-Guedes-FINAL.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1280a8a73b6c6421475077f9c2bf022b ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 6ef6a6f1b1ba53683da59fc9a13ea9db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459800081596416 |