Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Emyle dos Santos
Orientador(a): Hernández, Maria Herminia Olivera
Banca de defesa: Souza, Antônio Wilson Silva de, Galvão, Anna Beatriz Ayroza, Midlej, Dilson Rodrigues, Lins, Eugênio de Ávila
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Belas Artes
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33746
Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo a produção plástica do artista Athos Bulcão para a Rede Sarah e sua relação com a arquitetura; atentando também para aspectos biográficos de sua vida e obra, verificando as particularidades de seu fazer artístico e o legado inquestionável para a arte brasileira, focalizando no trabalho com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. A associação entre as artes é tratada na pesquisa como elemento fundamental para a compreensão do conceito predominante na obra do artista para a Rede Sarah. Tendo como hipótese que os conceitos de integração e síntese das artes largamente utilizados na literatura, no tratamento das associações entre as artes, não contemplam plenamente a produção artística de Athos Bulcão, sobretudo, aquela realizada nos hospitais da Rede Sarah, junto ao arquiteto Lelé, para a qual é proposto o conceito de “diálogo das artes”. O objetivo geral deste estudo é verificar e ampliar as possibilidades de reflexão sobre a produção artística de Athos Bulcão focalizando nas realizações para a Rede Sarah de Hospitais, no período de 1975 a 2003, quando desenvolve a parceria com o arquiteto Lelé. Em termos de abordagem metodológica, a tese utiliza o Método Analítico como base para compreender as muitas faces da produção do artista, estudando seus elementos, as relações e os contextos envolvidos. Também se aproxima do Método Histórico e Comparativo, alicerçados na História da Arte e da Arquitetura. Dentre as estratégias de pesquisa, foram adotadas a pesquisa documental, bibliográfica e visita técnica. A partir do levantamento bibliográfico, pôde-se ter uma visão panorâmica do artista e sua produção multifacetada, apontando para a necessidade de considerar os fragmentos e o todo dessa rica produção. Assim, buscou-se uma maneira de representar graficamente as relações e interconexões entre suas obras, destacando as possíveis influências de suas experimentações e os elementos mais recorrentes em seu vocabulário formal, além de estabelecer a relação temporal entre as obras e as influências do artista. Nesse sentido, optou-se pelo rizoma, baseado no conceito de Deleuze e Guattari (1995). Como principais contribuições da tese, destacam-se: as especificidades do modus operandi de Athos, pautado em três pilares principais: a exploração de possibilidades, a colaboração e o ambiente; o processo de citação e autocitação realizado pelo artista, traços bem marcantes nas obras da Rede Sarah (confirmando a ideia de troc) já que é possível identificar uma série de rebatimentos entre as produções contemporâneas e suas obras; a apresentação do diálogo das artes, como ampliação conceitual que reconhece a importância das artes plásticas na relação com a arquitetura, possibilitando sua aplicação em outros estudos; a ampliação do entendimento sobre a produção de Athos para a Rede Sarah, destacando o processo desenvolvido pelo artista em parceria com Lelé, denominado, nesta tese, de “concriação”, que marcou os antecedentes da humanização hospitalar; além da atualização dos estudos sobre tal produção, que aponta para os seus índices de contemporaneidade.
id UFBA-2_1666fbe524760f2289ea3bf071fd8ea1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33746
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Santos, Emyle dos SantosHernández, Maria Herminia OliveraSouza, Antônio Wilson Silva deGalvão, Anna Beatriz AyrozaMidlej, Dilson RodriguesLins, Eugênio de Ávila2021-07-15T16:56:09Z2021-07-15T16:56:09Z2021-07-152020-10-14http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33746A pesquisa tem como objeto de estudo a produção plástica do artista Athos Bulcão para a Rede Sarah e sua relação com a arquitetura; atentando também para aspectos biográficos de sua vida e obra, verificando as particularidades de seu fazer artístico e o legado inquestionável para a arte brasileira, focalizando no trabalho com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. A associação entre as artes é tratada na pesquisa como elemento fundamental para a compreensão do conceito predominante na obra do artista para a Rede Sarah. Tendo como hipótese que os conceitos de integração e síntese das artes largamente utilizados na literatura, no tratamento das associações entre as artes, não contemplam plenamente a produção artística de Athos Bulcão, sobretudo, aquela realizada nos hospitais da Rede Sarah, junto ao arquiteto Lelé, para a qual é proposto o conceito de “diálogo das artes”. O objetivo geral deste estudo é verificar e ampliar as possibilidades de reflexão sobre a produção artística de Athos Bulcão focalizando nas realizações para a Rede Sarah de Hospitais, no período de 1975 a 2003, quando desenvolve a parceria com o arquiteto Lelé. Em termos de abordagem metodológica, a tese utiliza o Método Analítico como base para compreender as muitas faces da produção do artista, estudando seus elementos, as relações e os contextos envolvidos. Também se aproxima do Método Histórico e Comparativo, alicerçados na História da Arte e da Arquitetura. Dentre as estratégias de pesquisa, foram adotadas a pesquisa documental, bibliográfica e visita técnica. A partir do levantamento bibliográfico, pôde-se ter uma visão panorâmica do artista e sua produção multifacetada, apontando para a necessidade de considerar os fragmentos e o todo dessa rica produção. Assim, buscou-se uma maneira de representar graficamente as relações e interconexões entre suas obras, destacando as possíveis influências de suas experimentações e os elementos mais recorrentes em seu vocabulário formal, além de estabelecer a relação temporal entre as obras e as influências do artista. Nesse sentido, optou-se pelo rizoma, baseado no conceito de Deleuze e Guattari (1995). Como principais contribuições da tese, destacam-se: as especificidades do modus operandi de Athos, pautado em três pilares principais: a exploração de possibilidades, a colaboração e o ambiente; o processo de citação e autocitação realizado pelo artista, traços bem marcantes nas obras da Rede Sarah (confirmando a ideia de troc) já que é possível identificar uma série de rebatimentos entre as produções contemporâneas e suas obras; a apresentação do diálogo das artes, como ampliação conceitual que reconhece a importância das artes plásticas na relação com a arquitetura, possibilitando sua aplicação em outros estudos; a ampliação do entendimento sobre a produção de Athos para a Rede Sarah, destacando o processo desenvolvido pelo artista em parceria com Lelé, denominado, nesta tese, de “concriação”, que marcou os antecedentes da humanização hospitalar; além da atualização dos estudos sobre tal produção, que aponta para os seus índices de contemporaneidade.----------------------------------------------------------------------------------The research aims at the study regarding the plastic production of the artist Athos Bulcão for the Rede Sarah and the relation with its architecture; also paying attention to his biographical aspects, related to his life and work, verifying the particularities of his artistic work and the unquestionable legacy for the Brazilian art, focusing on the work with the architect João Filgueiras Lima, Lelé. The association between the arts is treated in the research as a fundamental element for understanding the concept prevalent in the artist's work for Rede Sarah. Assuming that the concepts of integration and synthesis of the arts widely used in literature, in the treatment of the associations between the arts, do not fully contemplate the artistic production of Athos Bulcão, especially the one carried out in the Rede Sarah Hospitals, together with the architect Lelé, for which the concept of “dialogue between the arts” is proposed. The general objective of this study is to verify and expand the possibilities of reflection upon the artistic production of Athos Bulcão focusing on the achievements for the Rede Sarah Hospitals, from 1975 to 2003, when he developed a partnership with the architect Lelé. In terms of methodological approach, the thesis uses the Analytical Method as a basis to understand the many faces of the artist's production, studying its elements, as well as the relationships and the contexts involved. It also comes close to the Historical and Comparative Method, based on the History of Art and Architecture. Among the research strategies, documentary, bibliographic and technical visits were adopted. From the bibliographic survey, it was possible to have a panoramic view of the artist and his multifaceted production, pointing to the need to consider the fragments and his rich production as a whole. Thus, we sought a way to graphically represent the relationships and interconnections between his works, highlighting the possible influences of his experiments and the most recurring elements in his formal vocabulary, in addition to establishing the temporal relationship between the works and the influences of the artist. In this sense, the rhizome was chosen, based on the concept of Deleuze and Guattari (1995). The main contributions of the thesis include: the specificities of Athos' modus operandi, based on three main pillars: the exploration of possibilities, collaboration and the environment; the citation and self-citation processes carried out by the artist, very striking features in the works of Rede Sarah (confirming the idea of troc), since it is possible to identify a series of repercussions between contemporary productions and their works; the presentation of the dialogue between the arts, as a conceptual expansion that recognizes the importance of plastic arts in relation to architecture, enabling its application in other studies; expanding the understanding of Athos' production for Rede Sarah, highlighting the process developed by the artist in partnership with Lelé, called, in this thesis, “co-creation”, which pointed out the antecedents of hospital humanization; in addition to updating studies on such production, which points to its contemporary rates.Submitted by Emyle Santos (emyle_sant@hotmail.com) on 2020-10-28T19:25:27Z No. of bitstreams: 1 TESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdf: 67644301 bytes, checksum: fcc2a315f4c2c09c08d6d1f918d8b9d9 (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2021-07-15T16:56:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdf: 67644301 bytes, checksum: fcc2a315f4c2c09c08d6d1f918d8b9d9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-15T16:56:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdf: 67644301 bytes, checksum: fcc2a315f4c2c09c08d6d1f918d8b9d9 (MD5)FapesbArtesDesign de InterioresArquiteturaArtes PlásticasArquiteturaDiálogo das ArtesAthos BulcãoRede SarahArtes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Belas ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdfTESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdfapplication/pdf67644301https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/1/TESE_DOC_EMYLE%20SANTOS_%28REPOSITORIO%29.pdffcc2a315f4c2c09c08d6d1f918d8b9d9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdf.txtTESE_DOC_EMYLE SANTOS_(REPOSITORIO).pdf.txtExtracted texttext/plain635997https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/3/TESE_DOC_EMYLE%20SANTOS_%28REPOSITORIO%29.pdf.txte4fb1578ecbfe3842e54d5754d82d300MD53ri/337462022-07-01 10:46:47.612oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH
title Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH
spellingShingle Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH
Santos, Emyle dos Santos
Artes
Design de Interiores
Arquitetura
Artes Plásticas
Arquitetura
Diálogo das Artes
Athos Bulcão
Rede Sarah
title_short Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH
title_full Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH
title_fullStr Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH
title_full_unstemmed Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH
title_sort Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede SARAH
author Santos, Emyle dos Santos
author_facet Santos, Emyle dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Emyle dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hernández, Maria Herminia Olivera
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Antônio Wilson Silva de
Galvão, Anna Beatriz Ayroza
Midlej, Dilson Rodrigues
Lins, Eugênio de Ávila
contributor_str_mv Hernández, Maria Herminia Olivera
Souza, Antônio Wilson Silva de
Galvão, Anna Beatriz Ayroza
Midlej, Dilson Rodrigues
Lins, Eugênio de Ávila
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
Design de Interiores
Arquitetura
topic Artes
Design de Interiores
Arquitetura
Artes Plásticas
Arquitetura
Diálogo das Artes
Athos Bulcão
Rede Sarah
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Plásticas
Arquitetura
Diálogo das Artes
Athos Bulcão
Rede Sarah
description A pesquisa tem como objeto de estudo a produção plástica do artista Athos Bulcão para a Rede Sarah e sua relação com a arquitetura; atentando também para aspectos biográficos de sua vida e obra, verificando as particularidades de seu fazer artístico e o legado inquestionável para a arte brasileira, focalizando no trabalho com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. A associação entre as artes é tratada na pesquisa como elemento fundamental para a compreensão do conceito predominante na obra do artista para a Rede Sarah. Tendo como hipótese que os conceitos de integração e síntese das artes largamente utilizados na literatura, no tratamento das associações entre as artes, não contemplam plenamente a produção artística de Athos Bulcão, sobretudo, aquela realizada nos hospitais da Rede Sarah, junto ao arquiteto Lelé, para a qual é proposto o conceito de “diálogo das artes”. O objetivo geral deste estudo é verificar e ampliar as possibilidades de reflexão sobre a produção artística de Athos Bulcão focalizando nas realizações para a Rede Sarah de Hospitais, no período de 1975 a 2003, quando desenvolve a parceria com o arquiteto Lelé. Em termos de abordagem metodológica, a tese utiliza o Método Analítico como base para compreender as muitas faces da produção do artista, estudando seus elementos, as relações e os contextos envolvidos. Também se aproxima do Método Histórico e Comparativo, alicerçados na História da Arte e da Arquitetura. Dentre as estratégias de pesquisa, foram adotadas a pesquisa documental, bibliográfica e visita técnica. A partir do levantamento bibliográfico, pôde-se ter uma visão panorâmica do artista e sua produção multifacetada, apontando para a necessidade de considerar os fragmentos e o todo dessa rica produção. Assim, buscou-se uma maneira de representar graficamente as relações e interconexões entre suas obras, destacando as possíveis influências de suas experimentações e os elementos mais recorrentes em seu vocabulário formal, além de estabelecer a relação temporal entre as obras e as influências do artista. Nesse sentido, optou-se pelo rizoma, baseado no conceito de Deleuze e Guattari (1995). Como principais contribuições da tese, destacam-se: as especificidades do modus operandi de Athos, pautado em três pilares principais: a exploração de possibilidades, a colaboração e o ambiente; o processo de citação e autocitação realizado pelo artista, traços bem marcantes nas obras da Rede Sarah (confirmando a ideia de troc) já que é possível identificar uma série de rebatimentos entre as produções contemporâneas e suas obras; a apresentação do diálogo das artes, como ampliação conceitual que reconhece a importância das artes plásticas na relação com a arquitetura, possibilitando sua aplicação em outros estudos; a ampliação do entendimento sobre a produção de Athos para a Rede Sarah, destacando o processo desenvolvido pelo artista em parceria com Lelé, denominado, nesta tese, de “concriação”, que marcou os antecedentes da humanização hospitalar; além da atualização dos estudos sobre tal produção, que aponta para os seus índices de contemporaneidade.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-10-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-15T16:56:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-15T16:56:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33746
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Belas Artes
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Belas Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/1/TESE_DOC_EMYLE%20SANTOS_%28REPOSITORIO%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33746/3/TESE_DOC_EMYLE%20SANTOS_%28REPOSITORIO%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fcc2a315f4c2c09c08d6d1f918d8b9d9
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
e4fb1578ecbfe3842e54d5754d82d300
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801503066822803456