Aquisição das primeiras palavras: um estudo sobre aspectos linguísticos em interação com ações intelectuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Almeida, Risonete Lima de
Orientador(a): Teixeira, Elizabeth Reis
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Letras
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28727
Resumo: Esta pesquisa direcionou-se para a investigação dos aspectos lingüísticos e esquemas intelectuais presentes na aquisição das primeiras palavras. O estudo teve o objetivo de identificar como esses aspectos interagem, a partir de uma interpretação teórica, que transitou da Psicolingüística à Epistemologia Genética, privilegiando os estudos sobre as etapas aquisicionais da língua, os processos inerentes ao desenvolvimento lexical inicial e, finalmente, as teorias piagetianas sobre a gênese da estrutura representacional que explicam as transições dos esquemas intelectuais que concorrem para o desenvolvimento da linguagem verbal. Quatro crianças, pertencentes à mesma camada social e faixa-etária de 14 a 16 meses e suas respectivas mães, participaram desta pesquisa. O caminho metodológico adotado na investigação, configurada em um estudo de caso, possibilitou, a partir de uma multiplicidade e diversidade de situações contextuais, a apreensão de fenômenos lingüísticos associados a condutas psicomotrizes que denotavam a presença da função semiótica em fase inicial. No processo de investigação empírica, a coleta de dados realizou-se mediante três técnicas: a primeira se utilizou de protocolo específico para inventariar as palavras compreendidas e produzidas e os gestos emitidos pelos sujeitos em ambiente natural; a segunda adotou instrumento para avaliar o contexto das ocorrências e funções lingüísticas subjacentes mais recorrentes; a última técnica buscou captar o fenômeno pesquisado via observação direta da criança durante atividades lúdicas. A análise dos dados revelou que aspectos semânticos e sintáticos já se encontram presentes na compreensão e produção das primeiras palavras da criança e interagem com os esquemas simbólicos em variadas categorias, dependentes do desenvolvimento evolutivo de cada sujeito.
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O caminho metodológico adotado na investigação, configurada em um estudo de caso, possibilitou, a partir de uma multiplicidade e diversidade de situações contextuais, a apreensão de fenômenos lingüísticos associados a condutas psicomotrizes que denotavam a presença da função semiótica em fase inicial. No processo de investigação empírica, a coleta de dados realizou-se mediante três técnicas: a primeira se utilizou de protocolo específico para inventariar as palavras compreendidas e produzidas e os gestos emitidos pelos sujeitos em ambiente natural; a segunda adotou instrumento para avaliar o contexto das ocorrências e funções lingüísticas subjacentes mais recorrentes; a última técnica buscou captar o fenômeno pesquisado via observação direta da criança durante atividades lúdicas. A análise dos dados revelou que aspectos semânticos e sintáticos já se encontram presentes na compreensão e produção das primeiras palavras da criança e interagem com os esquemas simbólicos em variadas categorias, dependentes do desenvolvimento evolutivo de cada sujeito.This work focused on the investigation of linguistic aspects and schemes of intellectual development present in the acquisition of first words. One of the aims of this study was to identify, from a theoretical standpoint, the form through which these aspects interact, going from Psycholinguistics to Genetic Epistemology, focusing especially on those studies on stages of language acquisition, processes underlying initial lexical development and, finally, Piagetian-oriented theories explaining transitions within schemes of intellectual development involved in verbal language development. Four children, belonging to the same social class and within the 14 to 16 month age range, and their respective mothers took part in the research. Methodologically, this investigation is characterized as a case study, in which linguistic phenomena related to psychomotor conducts revealing initial semiotic function were depicted in multiple and diverse situational settings. Three procedures were used for data collection: a specific protocol for building inventories of comprehended and produced words and gestures in natural environment, an instrument to assess the recurrence of distinct occurrences and their underlying linguistic functions as related to context, direct observation of children during play activities. The analysis of data revealed that semantic and syntactic aspects are present in children’s first word comprehension and production and related schemes of intellectual development in varying degrees depending on individual developmental progress.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2019-02-22T20:05:08Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Risonete Lima de Almeida.pdf: 1335244 bytes, checksum: 07fa07bb0a042a40f696af3256711e9b (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-22T20:15:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Risonete Lima de Almeida.pdf: 1335244 bytes, checksum: 07fa07bb0a042a40f696af3256711e9b (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-22T20:15:50Z (GMT). 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