Sertaniando: Relações entre Música e Imagens Visuais no Filme Boi Aruá

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Seixas, Luís Cláudio Pires
Orientador(a): Lima, Paulo Costa
Banca de defesa: Castro, Angelo Tavares, Brandão, José Maurício, Perrone, Maria da Conceição Costa
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Música
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33815
Resumo: Essa pesquisa busca entender o caminho percorrido pelo compositor Ernst Widmer em resposta ao desafio de se referir ao sertão nordestino em “Boi Aruá”, um filme de desenho animado de Chico Liberato, cujo roteiro escrito por Alba Liberato, parte da história mítica de um boi encantado, impossível de ser capturado. Para tanto, inicialmente, esse filme foi localizado na tradição do cinema brasileiro e no contexto dos filmes de animação (capítulo 1). A modelagem conceitual desse estudo é feita pelos atributos sertanejos da aridez, intrepidez e encantamento que além de orientarem o esforço reflexivo aqui empreendido, aparecem refletidos nas reações criativas produzidas a partir dessa pesquisa. Com o objetivo de facilitar as reflexões analíticas empreendidas em “Sertania”, que é a versão para concerto da música composta por Widmer para “Boi Aruá” e suas relações com imagens visuais foram discutidos alguns aspectos da música fílmica a partir dessa obra audiovisual (capítulo 2) para então, após uma visita ao sertão enquanto contexto gerador de narrativas (capítulo 3), ambientar a pesquisa com o objetivo de facilitar uma aproximação com esse local, com seu povo e sua cultura. A partir daí foi realizado um mergulho analítico (capítulo 4) em “Boi Aruá” e na música orquestral composta por Widmer para apoiá-lo partindo-se de hipóteses que desconfiavam que (1) essa música estaria estruturada em torno do conceito de simetria e que (2) a aplicação musical desse conceito, nessa obra, estaria orientando escolhas no campo das alturas. A confirmação de tais hipóteses implicou na percepção de alguns recursos técnicos usados por Widmer que incluem um extenso trabalho motívico e grafismos usados de modo peculiar. Além disso, o conteúdo simbólico do roteiro de “Boi Aruá” inspirou uma leitura simbólica que o relaciona numericamente com “Sertania”. Como se trata de uma pesquisa focada em composição musical, os atributos representáveis do sertão inspiraram soluções criativas em peças musicais compostas como reações ao observado analiticamente (capítulo 5). As conclusões e recomendações para favorecerem futuras realizações, por fim, fecham esse texto (capítulo 6).
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Com o objetivo de facilitar as reflexões analíticas empreendidas em “Sertania”, que é a versão para concerto da música composta por Widmer para “Boi Aruá” e suas relações com imagens visuais foram discutidos alguns aspectos da música fílmica a partir dessa obra audiovisual (capítulo 2) para então, após uma visita ao sertão enquanto contexto gerador de narrativas (capítulo 3), ambientar a pesquisa com o objetivo de facilitar uma aproximação com esse local, com seu povo e sua cultura. A partir daí foi realizado um mergulho analítico (capítulo 4) em “Boi Aruá” e na música orquestral composta por Widmer para apoiá-lo partindo-se de hipóteses que desconfiavam que (1) essa música estaria estruturada em torno do conceito de simetria e que (2) a aplicação musical desse conceito, nessa obra, estaria orientando escolhas no campo das alturas. A confirmação de tais hipóteses implicou na percepção de alguns recursos técnicos usados por Widmer que incluem um extenso trabalho motívico e grafismos usados de modo peculiar. Além disso, o conteúdo simbólico do roteiro de “Boi Aruá” inspirou uma leitura simbólica que o relaciona numericamente com “Sertania”. Como se trata de uma pesquisa focada em composição musical, os atributos representáveis do sertão inspiraram soluções criativas em peças musicais compostas como reações ao observado analiticamente (capítulo 5). As conclusões e recomendações para favorecerem futuras realizações, por fim, fecham esse texto (capítulo 6).This Research seeks to understand the way Ernst Widmer went about responding to the challenge to depict the northeastern sertão in “Boi Aruá”. An animation film by Chico Liberato, whose screenplay written by Alba Liberato tells the mythical story of a bull impossible to catch. To do so, initially, this film localized in the context of traditional Brazilian cinema (Chapter 1). The conceptual modeling of this study is done using the attributes of dryness, intrepidness and enchantment that, besides guiding the efforts of reflection undertaken here, are apparent in the creative reactions produced as result of this research. Having as a goal to facilitate analytical reflections undertaken in “Sertania”, which is the concert version of the music composed by Widmer to “Boi Aruá”, and its relationship to visual images, some aspects of film music were discussed using this audiovisual piece (Chapter 2) to guide this research, after a visit to sertão as a context generator of narratives, with the objective of facilitating a better understanding of this place, its people and local culture. Then, a profound analysis (Chapter 4) was done of the movie and of the orchestral music composed by Widmer to support it departing from hypotheses that suspected that (1) the music would be structured around the concept of symmetry and (2) that the musical application of this concept would be guiding choices in the pitch field. The confirmation of such hypotheses had implications on the perception of some technical resources used by Widmer which include an extensive development of motifs and drawings used in a peculiar way. In addition, the symbolical content of the screenplay of “Boi Aruá” inspired a symbolic reading that relates it numerically with “Sertania”. Since this research focused on musical composition, the representational attributes of the sertão inspired creative solutions in musical pieces composed as reactions to what was analytically observed (Chapter 5). Finally, conclusions and recommendations to improve future work in this field close this text (Chapter 6).Submitted by Luís Cláudio Pires Seixas (cs.mus@hotmail.com) on 2021-07-27T20:15:30Z No. of bitstreams: 1 LCP SEIXAS - TESE MONTADA 19.10.2015 - FINAL - Copia.pdf: 33074964 bytes, checksum: 583fc7d5a1b4d206c0db64de6a245745 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-07-28T13:01:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LCP SEIXAS - TESE MONTADA 19.10.2015 - FINAL - Copia.pdf: 33074964 bytes, checksum: 583fc7d5a1b4d206c0db64de6a245745 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-28T13:01:25Z (GMT). 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