Dimensão Psicossocial: percepções dos médicos de uma instituição escola de Salvador.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Tourinho, Gilka Freitas
Orientador(a): Nunes, Mônica de Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10288
Resumo: p. 1-184
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Esta dimensão deve ser assimilada no atendimento médico que visa esta abordagem biopsicossocial, estimulando a participação do sujeito numa prática de acolhimento, onde são reforçados a escuta, o diálogo e a narrativa da experiência e significados, envolvendo a família e a comunidade, figurando num contexto propiciador da ação educativa dialógica. O PSF situa-se na proposta de reorientação do modelo assistencial que figura no princípio da integralidade, onde estimula-se a atenção integral ou biopsicossocial, além do incentivo de aspectos preventivos aliados aos curativos, atendimento interdisciplinar e intersetorial. O presente estudo teve como objetivo a compreensão da percepção de 10 médicos professores de uma instituição-escola nos moldes do PSF sobre a dimensão psicossocial. Nesta proposta realizou-se análise do discurso das entrevistas coletadas seguindo a hipótese de que não há uma sistematização e integração de conceitos do que seja esta dimensão nem criação de um roteiro claro e conciso para melhor orientação dos alunos nesta investigação psicossocial que foi incluída na anamnese do atendimento local. Para tanto, além das entrevistas foram observados prontuários preenchidos pelos alunos. A importância da localização da história da doença na história de vida do paciente, contextualizando sua queixa e considerando seu ponto de vista sobre a enfermidade em questão despontam nesta abordagem biopsicossocial, a qual necessita de uma melhora na atual relação médico-paciente, a fim de poder se criar melhores condições para realização desta investigação psicossocial. Acredita-se na importância de uma melhor formação médica para estímulo desta integração biopsicossocial no atendimento que inclui a sistematização da dimensão psicossocial para inclusão na anamnese e assimilação desta dimensão na condução da consulta, além de maior oferta de atendimentos psicológicos para encaminhamentos no sistema de referência (inclusive da atenção básica) e a presença do psicólogo na equipe para trabalho interdisciplinar dentro do PSF, inclusive no caso desta instituição, para complementaridade da consulta de abordagem biopsicossocial.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-04-25T20:05:10Z No. of bitstreams: 3 Gilka%20Parte%201.pdf: 38647 bytes, checksum: 09b3df0d357381c502253361418b8e27 (MD5) GILKA%20PARTE%202.pdf: 368828 bytes, checksum: a62f67b971d3a89834406553f1971558 (MD5) GILKA%20PARTE%203.pdf: 580562 bytes, checksum: 49ea1a3b8ae194523fd311a1f9c4b910 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva(mariakreuza@yahoo.com.br) on 2013-05-04T16:52:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Gilka%20Parte%201.pdf: 38647 bytes, checksum: 09b3df0d357381c502253361418b8e27 (MD5) GILKA%20PARTE%202.pdf: 368828 bytes, checksum: a62f67b971d3a89834406553f1971558 (MD5) GILKA%20PARTE%203.pdf: 580562 bytes, checksum: 49ea1a3b8ae194523fd311a1f9c4b910 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-04T16:52:14Z (GMT). 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