Equilíbrios ecológicos: um perfil conceitual aplicado à compreensão da dinâmica dos sistemas ecológicos e socioecológicos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Pimentel, Samadhi Gil Carneiro
Orientador(a): Sepuvelda, Claudia de Alencar Serra e
Banca de defesa: Almeida, Rosiléia Oliveira de, Silva, Bruno Vilela de Morais e, Mortimer, Eduardo Fleury, Amaral, Edenia Maria Ribeiro do, Sepuvelda, Claudia de Alencar Serra e, El-Hani, Charbel Niño
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33048
Resumo: A teoria dos perfis conceituais pressupõe que coexistem diferentes modos de pensar e formas de falar sobre conceitos, os quais podem ser válidos a depender do contexto e, por isso, podem coexistir. Essa polissemia conceitual pode ser modelada em zonas, caracterizadas por conjuntos de compromissos ontológicos, epistemológicos e axiológicos que estabilizam esses diferentes modos de pensar e formas de falar. Com base nesta noção, tem sido desenvolvido um programa de pesquisa que tem entre suas metas a construção de perfis para conceitos centrais de um campo do conhecimento, a partir dos quais é possível organizar pesquisas sobre processos de ensino e aprendizagem, bem como práticas de ensino. Neste trabalho, relatamos o processo de construção de um perfil do conceito de equilíbrio ecológico aplicado à compreensão das dinâmicas dos sistemas ecológicos e socioecológicos A polissemia do conceito de equilíbrio ecológico é notória, variando, por exemplo, de concepções de equilíbrio estático e dinâmico, até concepções de dinâmicas de não-equilíbrio, significadas, construídas e apropriadas por comunidades de ambientalistas, gestores e cientistas de diversas áreas. Na história da ecologia, o conceito de equilíbrio é central, influenciando a própria emergência e consolidação da disciplina. A partir da fundamentação no método genético de Vygotsky, adotamos diferentes procedimentos que permitiram coletar informações relativas a três domínios genéticos do desenvolvimento de um conceito. A pesquisa em fontes da história e filosofia da Ecologia foi realizada com vistas a acessarmos o domínio sociocultural, relativo ao desenvolvimento histórico-social do conceito. Aplicações de questionários com estudantes de pós-graduação das áreas de biodiversidade e engenharia e pesquisa bibliográfica sobre concepções alternativas ao conceito tiveram como foco principal o domínio ontogenético, relativo ao desenvolvimento do conceito na história de vida de indivíduos. A observação direta e o registro de vídeos de interações discursivas, em salas de aula de turmas de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, permitiram acessar o domínio microgenético, relativo à gênese do conceito em períodos restritos de tempo, além também do ontogenético. As informações obtidas em relação a estes domínios foram analisadas de modo dialógico, tendo em vista a identificação de temas e compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos considerados estruturantes dos modos de pensar e formas de falar sobre o conceito no contexto da compreensão das dinâmicas dos sistemas ecológicos e socioecológicos. Através da identificação de temas e compromissos, construímos uma matriz semântica no sentido de organizar a polissemia em torno do conceito e propusemos um modelo de perfil do conceito de equilíbrio ecológico aplicado à compreensão das dinâmicas ecológicas e socioecológicas. Esse modelo possui três zonas: 1) equilíbrio providencial único; 2) equilíbrio dinâmico único; e 3) dinâmicas de equilíbrios múltiplos e de não-equilíbrio. Espera-se que o modelo proposto se constitua como uma ferramenta para analisar interações discursivas em salas de aula, auxiliar na tomada de decisão em questões socioambientais e amparar o planejamento de ensino de Ecologia e Ciências do Ambiente no contexto do ensino superior.
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Com base nesta noção, tem sido desenvolvido um programa de pesquisa que tem entre suas metas a construção de perfis para conceitos centrais de um campo do conhecimento, a partir dos quais é possível organizar pesquisas sobre processos de ensino e aprendizagem, bem como práticas de ensino. Neste trabalho, relatamos o processo de construção de um perfil do conceito de equilíbrio ecológico aplicado à compreensão das dinâmicas dos sistemas ecológicos e socioecológicos A polissemia do conceito de equilíbrio ecológico é notória, variando, por exemplo, de concepções de equilíbrio estático e dinâmico, até concepções de dinâmicas de não-equilíbrio, significadas, construídas e apropriadas por comunidades de ambientalistas, gestores e cientistas de diversas áreas. Na história da ecologia, o conceito de equilíbrio é central, influenciando a própria emergência e consolidação da disciplina. A partir da fundamentação no método genético de Vygotsky, adotamos diferentes procedimentos que permitiram coletar informações relativas a três domínios genéticos do desenvolvimento de um conceito. A pesquisa em fontes da história e filosofia da Ecologia foi realizada com vistas a acessarmos o domínio sociocultural, relativo ao desenvolvimento histórico-social do conceito. Aplicações de questionários com estudantes de pós-graduação das áreas de biodiversidade e engenharia e pesquisa bibliográfica sobre concepções alternativas ao conceito tiveram como foco principal o domínio ontogenético, relativo ao desenvolvimento do conceito na história de vida de indivíduos. A observação direta e o registro de vídeos de interações discursivas, em salas de aula de turmas de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, permitiram acessar o domínio microgenético, relativo à gênese do conceito em períodos restritos de tempo, além também do ontogenético. As informações obtidas em relação a estes domínios foram analisadas de modo dialógico, tendo em vista a identificação de temas e compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos considerados estruturantes dos modos de pensar e formas de falar sobre o conceito no contexto da compreensão das dinâmicas dos sistemas ecológicos e socioecológicos. Através da identificação de temas e compromissos, construímos uma matriz semântica no sentido de organizar a polissemia em torno do conceito e propusemos um modelo de perfil do conceito de equilíbrio ecológico aplicado à compreensão das dinâmicas ecológicas e socioecológicas. Esse modelo possui três zonas: 1) equilíbrio providencial único; 2) equilíbrio dinâmico único; e 3) dinâmicas de equilíbrios múltiplos e de não-equilíbrio. Espera-se que o modelo proposto se constitua como uma ferramenta para analisar interações discursivas em salas de aula, auxiliar na tomada de decisão em questões socioambientais e amparar o planejamento de ensino de Ecologia e Ciências do Ambiente no contexto do ensino superior.ABSTRACT Conceptual profiles theory assumes that different ways of thinking and speaking about concepts coexist, which may be equally valid depending on the context. This conceptual polysemy can be modeled in zones, characterized by sets of ontological, epistemological, and axiological compromises that stabilize ways of thinking and ways of speaking. Based on this notion, a research program has been developed that has among its goals the construction of profiles for central concepts of a field of knowledge, from which it is possible to organize research on teaching and learning processes. In this work we report the process of constructing a profile of the concept of ecological equilibrium applied to the understanding of the dynamics of ecological and socioecological systems. The polysemy of the concept of ecological equilibrium is notorious, ranging, for example, from static and dynamic equilibrium conceptions, to conceptions of non-equilibrium dynamics, constructed and appropriated by communities of environmentalists, environmental managers and scientists from various areas. In ecology the concept of balance is central, influencing the emergence and consolidation of the discipline. Based on Vygotsky's genetic method, we adopted different procedures that allowed us to collect information related to three genetic domains of the development of a concept. The research in sources of the history and philosophy of Ecology was made in order to access the sociocultural domain, related to the historical-social development of the concept. Application of questionnaires to postgraduate students from the areas of biodiversity and engineering and bibliographic research on alternative conceptions of the concept focused on the ontogenetic domain, related to the development of the concept in the life history of individuals. The direct observation and recording of videos of discursive interactions in classrooms sought to access the microgenetic domain, related to the genesis of the concept in restricted periods of time, as well as the ontogenetic. The information obtained in relation to these domains was analyzed in a dialogical way in order to identify epistemological, ontological and axiological themes and compromises considered as structuring of the ways of thinking and ways of speaking about the concept in the context of the understanding of the dynamics of ecological and socioecological systems. Through the identification of themes and commitments, we built a semantic matrix in order to organize the polysemy around the concept and proposed the profile model of the concept of ecological balance applied to the understanding of ecological and socioecological dynamics. The model has three zones: 1) unique providential balance; 2) single dynamic equilibrium and 3) multiple equilibria and non-equilibrium dynamics. The proposed model is expected to be a tool for analyzing discursive interactions in classrooms, support in decision-making on social and environmental issues, and supporting Ecology and Environmental Science teaching planning in the context of higher education.Submitted by Samadhi Gil Pimentel (samadhi.pimentel@gmail.com) on 2021-03-12T04:48:15Z No. of bitstreams: 1 2019_PIMENTEL_Equilibrios_Ecologicos_Tese (2).pdf: 2892387 bytes, checksum: e1150f17d77351ebbee7828210203877 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-03-15T17:54:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_PIMENTEL_Equilibrios_Ecologicos_Tese (2).pdf: 2892387 bytes, checksum: e1150f17d77351ebbee7828210203877 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-15T17:54:34Z (GMT). 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