O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31402 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo argumentar que, para além da institucionalidade de orquestras ou como músico contratado por empresas do ramo de eventos, o violinista pode encontrar novos campos de atuação no mercado de trabalho musical de Salvador, por meio de um processo que demanda uma maior inserção na música popular. Por meio de um estudo autoetnográfico da experiência do autor como integrante do Mario Soares Quarteto, examina-se alguns processos formativos necessários a essa inserção no que diz respeito não só à relação com meio artístico, mas também à prática interpretativa e à aplicação e adaptação da técnica do violino de tradição erudita europeia aos gêneros musicais que vem sendo frequentemente explorados no ambiente da música popular, especificamente o jazz, o choro e o forró. Analisa-se o papel da formação acadêmica em violino para atuar na música popular, apoiado nas experiências de estudos e vivências de violinistas na vertente do jazz, a exemplo de Stéphane Grappelli, e no âmbito da música popular brasileira, a exemplo de Fafá Lemos, Ricardo Herz e Nicolas Krassik. Apresenta-se aqui o memorial do autor, que descreve as estratégias utilizadas na sua formação erudita e acadêmica para se inserir no universo da música popular, e também o relatório das práticas supervisionadas com conteúdos temporais e informativos. |
id |
UFBA-2_2cae4e816f128145d6d669f294ff2d30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31402 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
Britto, Mario Soares deBritto, Mario Soares deCasado, Alexandre AlvesLuhning, Ângela ElisabethSmestak, UibituPasache, Francisco Javier Roa2020-02-04T11:29:33Z2020-02-04T11:29:33Z2020-02-042019-04-16http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31402O presente trabalho tem por objetivo argumentar que, para além da institucionalidade de orquestras ou como músico contratado por empresas do ramo de eventos, o violinista pode encontrar novos campos de atuação no mercado de trabalho musical de Salvador, por meio de um processo que demanda uma maior inserção na música popular. Por meio de um estudo autoetnográfico da experiência do autor como integrante do Mario Soares Quarteto, examina-se alguns processos formativos necessários a essa inserção no que diz respeito não só à relação com meio artístico, mas também à prática interpretativa e à aplicação e adaptação da técnica do violino de tradição erudita europeia aos gêneros musicais que vem sendo frequentemente explorados no ambiente da música popular, especificamente o jazz, o choro e o forró. Analisa-se o papel da formação acadêmica em violino para atuar na música popular, apoiado nas experiências de estudos e vivências de violinistas na vertente do jazz, a exemplo de Stéphane Grappelli, e no âmbito da música popular brasileira, a exemplo de Fafá Lemos, Ricardo Herz e Nicolas Krassik. Apresenta-se aqui o memorial do autor, que descreve as estratégias utilizadas na sua formação erudita e acadêmica para se inserir no universo da música popular, e também o relatório das práticas supervisionadas com conteúdos temporais e informativos.The present work aims to argue that, in addition to the institutionality of orchestras or as a musician hired by companies in the field of events, the violinist can find new fields of activity in the musical work market of Salvador, through a process that demands a greater insertion in popular music. By means of an auto-ethnographic study of the author's experience as a member of Mario Soares Quarteto, we examine some formative processes necessary for this insertion in relation to the relation with the artistic medium, to the interpretive practice and to the application and adaptation of the violin technique European erudite tradition to musical genres that are often explored in the popular music environment, specifically jazz, choro, and forró. We analyze the role of the academic formation in violin to act in the popular music, supported in the experiences of studies and experiences of violinists in the slope of the jazz, like Stéphane Grappelli, and in the scope of the Brazilian popular music, for example, of Fafá Lemos , Ricardo Herz and Nicolas Krassik. It presents the author's memorial describing the strategies used in his scholarly and academic training to enter the universe of popular music and brings the report of practices supported with temporal and informative contents.Submitted by Mário Soares de Britto (mariopontocom@hotmail.com) on 2019-12-10T20:51:15Z No. of bitstreams: 1 MÁRIO VERSÃO FINAL.pdf: 1302316 bytes, checksum: 96e0a333656832002c1a6b7a83742b6f (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2020-02-04T11:29:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MÁRIO VERSÃO FINAL.pdf: 1302316 bytes, checksum: 96e0a333656832002c1a6b7a83742b6f (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-04T11:29:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MÁRIO VERSÃO FINAL.pdf: 1302316 bytes, checksum: 96e0a333656832002c1a6b7a83742b6f (MD5)Universidade Federal da BahiaInstrumentação MusicalViolinoViolinistasMúsica popularMercado de trabalhoJazzChoroForróAutoetnografiaO violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação Profissional em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMÁRIO VERSÃO FINAL.pdfMÁRIO VERSÃO FINAL.pdfapplication/pdf1302316https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/1/M%c3%81RIO%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf96e0a333656832002c1a6b7a83742b6fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTMÁRIO VERSÃO FINAL.pdf.txtMÁRIO VERSÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain167574https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/3/M%c3%81RIO%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt9e778ca707a97ce630d498d27097ac94MD53ri/314022022-07-05 14:03:59.714oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:59Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação |
title |
O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação |
spellingShingle |
O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação Britto, Mario Soares de Instrumentação Musical Violino Violinistas Música popular Mercado de trabalho Jazz Choro Forró Autoetnografia |
title_short |
O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação |
title_full |
O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação |
title_fullStr |
O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação |
title_full_unstemmed |
O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação |
title_sort |
O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação |
author |
Britto, Mario Soares de |
author_facet |
Britto, Mario Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Britto, Mario Soares de Britto, Mario Soares de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Casado, Alexandre Alves |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Luhning, Ângela Elisabeth |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Smestak, Uibitu Pasache, Francisco Javier Roa |
contributor_str_mv |
Casado, Alexandre Alves Luhning, Ângela Elisabeth Smestak, Uibitu Pasache, Francisco Javier Roa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Instrumentação Musical |
topic |
Instrumentação Musical Violino Violinistas Música popular Mercado de trabalho Jazz Choro Forró Autoetnografia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violino Violinistas Música popular Mercado de trabalho Jazz Choro Forró Autoetnografia |
description |
O presente trabalho tem por objetivo argumentar que, para além da institucionalidade de orquestras ou como músico contratado por empresas do ramo de eventos, o violinista pode encontrar novos campos de atuação no mercado de trabalho musical de Salvador, por meio de um processo que demanda uma maior inserção na música popular. Por meio de um estudo autoetnográfico da experiência do autor como integrante do Mario Soares Quarteto, examina-se alguns processos formativos necessários a essa inserção no que diz respeito não só à relação com meio artístico, mas também à prática interpretativa e à aplicação e adaptação da técnica do violino de tradição erudita europeia aos gêneros musicais que vem sendo frequentemente explorados no ambiente da música popular, especificamente o jazz, o choro e o forró. Analisa-se o papel da formação acadêmica em violino para atuar na música popular, apoiado nas experiências de estudos e vivências de violinistas na vertente do jazz, a exemplo de Stéphane Grappelli, e no âmbito da música popular brasileira, a exemplo de Fafá Lemos, Ricardo Herz e Nicolas Krassik. Apresenta-se aqui o memorial do autor, que descreve as estratégias utilizadas na sua formação erudita e acadêmica para se inserir no universo da música popular, e também o relatório das práticas supervisionadas com conteúdos temporais e informativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-04-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-04T11:29:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-04T11:29:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31402 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/1/M%c3%81RIO%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/3/M%c3%81RIO%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96e0a333656832002c1a6b7a83742b6f 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 9e778ca707a97ce630d498d27097ac94 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801503053660028928 |