O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Britto, Mario Soares de
Orientador(a): Casado, Alexandre Alves
Banca de defesa: Smestak, Uibitu, Pasache, Francisco Javier Roa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31402
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo argumentar que, para além da institucionalidade de orquestras ou como músico contratado por empresas do ramo de eventos, o violinista pode encontrar novos campos de atuação no mercado de trabalho musical de Salvador, por meio de um processo que demanda uma maior inserção na música popular. Por meio de um estudo autoetnográfico da experiência do autor como integrante do Mario Soares Quarteto, examina-se alguns processos formativos necessários a essa inserção no que diz respeito não só à relação com meio artístico, mas também à prática interpretativa e à aplicação e adaptação da técnica do violino de tradição erudita europeia aos gêneros musicais que vem sendo frequentemente explorados no ambiente da música popular, especificamente o jazz, o choro e o forró. Analisa-se o papel da formação acadêmica em violino para atuar na música popular, apoiado nas experiências de estudos e vivências de violinistas na vertente do jazz, a exemplo de Stéphane Grappelli, e no âmbito da música popular brasileira, a exemplo de Fafá Lemos, Ricardo Herz e Nicolas Krassik. Apresenta-se aqui o memorial do autor, que descreve as estratégias utilizadas na sua formação erudita e acadêmica para se inserir no universo da música popular, e também o relatório das práticas supervisionadas com conteúdos temporais e informativos.
id UFBA-2_2cae4e816f128145d6d669f294ff2d30
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31402
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Britto, Mario Soares deBritto, Mario Soares deCasado, Alexandre AlvesLuhning, Ângela ElisabethSmestak, UibituPasache, Francisco Javier Roa2020-02-04T11:29:33Z2020-02-04T11:29:33Z2020-02-042019-04-16http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31402O presente trabalho tem por objetivo argumentar que, para além da institucionalidade de orquestras ou como músico contratado por empresas do ramo de eventos, o violinista pode encontrar novos campos de atuação no mercado de trabalho musical de Salvador, por meio de um processo que demanda uma maior inserção na música popular. Por meio de um estudo autoetnográfico da experiência do autor como integrante do Mario Soares Quarteto, examina-se alguns processos formativos necessários a essa inserção no que diz respeito não só à relação com meio artístico, mas também à prática interpretativa e à aplicação e adaptação da técnica do violino de tradição erudita europeia aos gêneros musicais que vem sendo frequentemente explorados no ambiente da música popular, especificamente o jazz, o choro e o forró. Analisa-se o papel da formação acadêmica em violino para atuar na música popular, apoiado nas experiências de estudos e vivências de violinistas na vertente do jazz, a exemplo de Stéphane Grappelli, e no âmbito da música popular brasileira, a exemplo de Fafá Lemos, Ricardo Herz e Nicolas Krassik. Apresenta-se aqui o memorial do autor, que descreve as estratégias utilizadas na sua formação erudita e acadêmica para se inserir no universo da música popular, e também o relatório das práticas supervisionadas com conteúdos temporais e informativos.The present work aims to argue that, in addition to the institutionality of orchestras or as a musician hired by companies in the field of events, the violinist can find new fields of activity in the musical work market of Salvador, through a process that demands a greater insertion in popular music. By means of an auto-ethnographic study of the author's experience as a member of Mario Soares Quarteto, we examine some formative processes necessary for this insertion in relation to the relation with the artistic medium, to the interpretive practice and to the application and adaptation of the violin technique European erudite tradition to musical genres that are often explored in the popular music environment, specifically jazz, choro, and forró. We analyze the role of the academic formation in violin to act in the popular music, supported in the experiences of studies and experiences of violinists in the slope of the jazz, like Stéphane Grappelli, and in the scope of the Brazilian popular music, for example, of Fafá Lemos , Ricardo Herz and Nicolas Krassik. It presents the author's memorial describing the strategies used in his scholarly and academic training to enter the universe of popular music and brings the report of practices supported with temporal and informative contents.Submitted by Mário Soares de Britto (mariopontocom@hotmail.com) on 2019-12-10T20:51:15Z No. of bitstreams: 1 MÁRIO VERSÃO FINAL.pdf: 1302316 bytes, checksum: 96e0a333656832002c1a6b7a83742b6f (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2020-02-04T11:29:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MÁRIO VERSÃO FINAL.pdf: 1302316 bytes, checksum: 96e0a333656832002c1a6b7a83742b6f (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-04T11:29:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MÁRIO VERSÃO FINAL.pdf: 1302316 bytes, checksum: 96e0a333656832002c1a6b7a83742b6f (MD5)Universidade Federal da BahiaInstrumentação MusicalViolinoViolinistasMúsica popularMercado de trabalhoJazzChoroForróAutoetnografiaO violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação Profissional em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMÁRIO VERSÃO FINAL.pdfMÁRIO VERSÃO FINAL.pdfapplication/pdf1302316https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/1/M%c3%81RIO%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf96e0a333656832002c1a6b7a83742b6fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTMÁRIO VERSÃO FINAL.pdf.txtMÁRIO VERSÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain167574https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/3/M%c3%81RIO%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt9e778ca707a97ce630d498d27097ac94MD53ri/314022022-07-05 14:03:59.714oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:59Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação
title O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação
spellingShingle O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação
Britto, Mario Soares de
Instrumentação Musical
Violino
Violinistas
Música popular
Mercado de trabalho
Jazz
Choro
Forró
Autoetnografia
title_short O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação
title_full O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação
title_fullStr O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação
title_full_unstemmed O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação
title_sort O violinista na música popular em salvador: um estudo autoetnográfico de estratégias de inserção em alguns campos de atuação
author Britto, Mario Soares de
author_facet Britto, Mario Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Mario Soares de
Britto, Mario Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casado, Alexandre Alves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Luhning, Ângela Elisabeth
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Smestak, Uibitu
Pasache, Francisco Javier Roa
contributor_str_mv Casado, Alexandre Alves
Luhning, Ângela Elisabeth
Smestak, Uibitu
Pasache, Francisco Javier Roa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Instrumentação Musical
topic Instrumentação Musical
Violino
Violinistas
Música popular
Mercado de trabalho
Jazz
Choro
Forró
Autoetnografia
dc.subject.por.fl_str_mv Violino
Violinistas
Música popular
Mercado de trabalho
Jazz
Choro
Forró
Autoetnografia
description O presente trabalho tem por objetivo argumentar que, para além da institucionalidade de orquestras ou como músico contratado por empresas do ramo de eventos, o violinista pode encontrar novos campos de atuação no mercado de trabalho musical de Salvador, por meio de um processo que demanda uma maior inserção na música popular. Por meio de um estudo autoetnográfico da experiência do autor como integrante do Mario Soares Quarteto, examina-se alguns processos formativos necessários a essa inserção no que diz respeito não só à relação com meio artístico, mas também à prática interpretativa e à aplicação e adaptação da técnica do violino de tradição erudita europeia aos gêneros musicais que vem sendo frequentemente explorados no ambiente da música popular, especificamente o jazz, o choro e o forró. Analisa-se o papel da formação acadêmica em violino para atuar na música popular, apoiado nas experiências de estudos e vivências de violinistas na vertente do jazz, a exemplo de Stéphane Grappelli, e no âmbito da música popular brasileira, a exemplo de Fafá Lemos, Ricardo Herz e Nicolas Krassik. Apresenta-se aqui o memorial do autor, que descreve as estratégias utilizadas na sua formação erudita e acadêmica para se inserir no universo da música popular, e também o relatório das práticas supervisionadas com conteúdos temporais e informativos.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-04T11:29:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-04T11:29:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31402
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/1/M%c3%81RIO%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31402/3/M%c3%81RIO%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 96e0a333656832002c1a6b7a83742b6f
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
9e778ca707a97ce630d498d27097ac94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801503053660028928