Fio a fio – como as professoras do Projeto Salvador tecem suas formações
Ano de defesa: | 2014 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Educação
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18420 |
Resumo: | Esse estudo tem como objeto a formação das professoras que cursaram Pedagogia no Projeto Salvador, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador e a Faculdade de Educação da UFBA. Pretende analisar as narrativas escritas no gênero memorial de formação, trabalho final do curso, tomando como base como pensam sua própria formação e como entendem o “ser professor” na contemporaneidade. Para tal, o estudo se inspirou nas perspectivas autobiográficas (SOUZA e ABRAHÃO, 2006; SOUZA, 2006; NÓVOA, 2007; FERREIRA, FISCHER e PERES, 2009; ABRAHÃO, 2010; SOUZA, 2011) relativas aos aportes teórico-metodológicos; também se apoiou nas concepções de narrativas e memoriais de formação (BENJAMIN, 1987; BELTRÃO, 2005; ARAPIRACA, 2007; PRADO e SOLIGO, 2007; FERREIRA, FISCHER e PERES, 2009; CORDEIRO e SOUZA, 2010; SARTORI, 2010; BARBOSA e PASSEGGI, 2011a; BARBOSA e PASSEGGI, 2011b) e demais noções acerca da razão sensível (MAFFESOLI, 1998), da concepção de leitura e literatura (LARROSA 2002, 2004), entre outros autores, para dialogar com as narrativas das professoras que foram coletadas seguindo os eixos “eu-estudante”, “eu-professora” e “eu-professora no curso de formação”. A perspectiva de análise se pautou na prioridade de cada memorial de formação como uma enunciação, como acontecimento, de modo que se buscou o entendimento de cada narrativa singularmente, seguindo como ponto da análise as marcas linguísticas que comprovaram a leitura desenvolvida nesses estudos, inspirando-se na perspectiva discursiva de análise. Buscou-se não estabelecer uma generalização, porém as narrativas foram cruzadas para a composição de um tecido, o do Projeto Salvador. Os estudos apontaram para uma necessidade de aprofundamento nas coletas e estudos das narrativas, visando captar os processos de pensamento, de sensação, de ação, de relação a que se submetem as professoras e seus saberes, aqueles que não se cristalizam, são fugazes, mas oferecem oportunidades de atuação para outros mestres. A formação pensada como desequilíbrio foi o que ficou patente nesse estudo, considerando que ao desequilibrar-se, a pessoa tende a buscar modos de manter-se no estado de equilíbrio. |
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Serpa, Luiz Felippe Santos PerretSerpa, Luiz Felippe Santos PerretArapiraca, Mary de AndradePimentel, ÁlamoSouza, Elizeu Clementino deBeltrão, Lícia Maria FreireRamos, Menandro Celso de Castro2015-12-17T19:02:48Z2015-12-17T19:02:48Z2015-12-172014-02-14Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18420Esse estudo tem como objeto a formação das professoras que cursaram Pedagogia no Projeto Salvador, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador e a Faculdade de Educação da UFBA. Pretende analisar as narrativas escritas no gênero memorial de formação, trabalho final do curso, tomando como base como pensam sua própria formação e como entendem o “ser professor” na contemporaneidade. Para tal, o estudo se inspirou nas perspectivas autobiográficas (SOUZA e ABRAHÃO, 2006; SOUZA, 2006; NÓVOA, 2007; FERREIRA, FISCHER e PERES, 2009; ABRAHÃO, 2010; SOUZA, 2011) relativas aos aportes teórico-metodológicos; também se apoiou nas concepções de narrativas e memoriais de formação (BENJAMIN, 1987; BELTRÃO, 2005; ARAPIRACA, 2007; PRADO e SOLIGO, 2007; FERREIRA, FISCHER e PERES, 2009; CORDEIRO e SOUZA, 2010; SARTORI, 2010; BARBOSA e PASSEGGI, 2011a; BARBOSA e PASSEGGI, 2011b) e demais noções acerca da razão sensível (MAFFESOLI, 1998), da concepção de leitura e literatura (LARROSA 2002, 2004), entre outros autores, para dialogar com as narrativas das professoras que foram coletadas seguindo os eixos “eu-estudante”, “eu-professora” e “eu-professora no curso de formação”. A perspectiva de análise se pautou na prioridade de cada memorial de formação como uma enunciação, como acontecimento, de modo que se buscou o entendimento de cada narrativa singularmente, seguindo como ponto da análise as marcas linguísticas que comprovaram a leitura desenvolvida nesses estudos, inspirando-se na perspectiva discursiva de análise. Buscou-se não estabelecer uma generalização, porém as narrativas foram cruzadas para a composição de um tecido, o do Projeto Salvador. Os estudos apontaram para uma necessidade de aprofundamento nas coletas e estudos das narrativas, visando captar os processos de pensamento, de sensação, de ação, de relação a que se submetem as professoras e seus saberes, aqueles que não se cristalizam, são fugazes, mas oferecem oportunidades de atuação para outros mestres. A formação pensada como desequilíbrio foi o que ficou patente nesse estudo, considerando que ao desequilibrar-se, a pessoa tende a buscar modos de manter-se no estado de equilíbrio.ABSTRACT This paper studied the formation of the teachers who attended the Pedagogy Projeto Salvador, one of the City initiative of Salvador and the School of Education at UFBA. Intends to analyze the narratives written in the formation of memorial gender, final course work, based on how they think their own training and they understand the "being a teacher" nowadays. To this end, the study was inspired by the autobiographical perspective (SOUZA and ABRAHÃO, 2006; SOUZA, 2006; NÓVOA, 2007; FERREIRA, FISCHER and PERES, 2009; ABRAHÃO, 2010; SOUZA, 2011) concerning the theoretical and methodological contributions; also based on the concepts of narratives and memorials training (BENJAMIN, 1984; BELTRÃO, 2005; ARAPIRACA, 2007; PRADO and SOLIGO, 2007; FERREIRA, FISCHER and PERES, 2009; CORDEIRO and SOUZA, 2010; SARTORI, 2010; BARBOSA and PASSEGGI, 2011a; BARBOSA and PASSEGGI, 2011b) and other notions about sensible reason (MAFFESOLI, 1998), the design of reading and literature (LARROSA 2002, 2004), among other authors, to dialogue with the narratives of the teachers that were collected following the axis "i-student", "I-teacher" and "I-teacher in the training course". The prospect of analysis was based on the priority of each training as a memorial enunciation, as an event, so we sought to understand each uniquely narrative, following as a point of analysis the language tags that proved the reading developed in these studies, inspirando- in the discursive analysis perspective. We tried to not make a generalization, but the narratives were crossed for the composition of a tissue, the Projeto Salvador. The studies pointed to a need to strengthen the collection and study of narratives, in order to capture the processes of thought, feeling, action in relation to undergoing the teachers and their knowledge, those who do not crystallize, are fleeting, but provide performance opportunities for other teachers. The training was designed as unbalanced as demonstrateSubmitted by Luiz Felippe Santos Perret Serpa (ticoserpa@gmail.com) on 2015-12-17T13:00:39Z No. of bitstreams: 1 TESE_05jun2015_LUIZ FELIPPE SERPA_UFBA.pdf: 2132819 bytes, checksum: 7397257b4b91ed6e0899ba602b77db16 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-12-17T19:02:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_05jun2015_LUIZ FELIPPE SERPA_UFBA.pdf: 2132819 bytes, checksum: 7397257b4b91ed6e0899ba602b77db16 (MD5)Made available in DSpace on 2015-12-17T19:02:48Z (GMT). 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