As relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Paes, Giltanei
Orientador(a): Setenta, Jussara Sobreira
Banca de defesa: Machado, Adriana Bittencourt, Vellozo, Marila Annibelli
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: ESCOLA DE DANÇA
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23702
Resumo: Analisar como se dão as centralizações de poder e a pulverização do dissenso nas relações entre os agentes da dança e o Estado na Bahia, configura o propósito norteador dessa Dissertação que se interessa ainda por discutir como ocorrem processos de classificação, hierarquização e exclusão decorrentes destas relações. Para tanto, as análises são tratadas observando aspectos que caracterizam o controle, na sociedade disciplinar, e que se conservam e se reconfiguram na sociedade de controle. Nesta perspectiva, o estudo aponta para um período de trânsito, entre disciplinas e controle, presente também no campo da dança explicitando incoerências referentes ao entendimento de direito igualitário que, desde a revolução francesa, tem servido como princípio fundador dos sistemas democráticos em diferentes países, onde se inclui o Brasil. Para fundamentar a discussão dos aspectos conceituais e construir o aporte teórico da pesquisa, foram levantados autores e textos que analisam aspectos históricos e modos de aplicação dos dispositivos de controle, e onde cabe destacar os estudos desenvolvidos por Michael Foucault (2015), Edson Passetti (2003), Richard Sennett (2012) e Giorgio Agamben (2011). A metodologia do estudo está baseada no levantamento bibliográfico sobre o tema, o que detona o interesse na análise qualitativa das questões apresentadas. As conclusões, abordadas enquanto conclusões propositivas, apontam para os anarquismos na dança como modos de entendimentos capazes de efetivar descentralizações de poder e de contemplar dissensos, e explicitam possibilidades de desdobramentos em estudos futuros.
id UFBA-2_3752bedc806bbddf3ca0f4307c6fa913
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/23702
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling Paes, GiltaneiPaes, GiltaneiSetenta, Jussara SobreiraMachado, Adriana BittencourtVellozo, Marila Annibelli2017-07-28T11:23:48Z2017-07-28T11:23:48Z2017-07-282015http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23702Analisar como se dão as centralizações de poder e a pulverização do dissenso nas relações entre os agentes da dança e o Estado na Bahia, configura o propósito norteador dessa Dissertação que se interessa ainda por discutir como ocorrem processos de classificação, hierarquização e exclusão decorrentes destas relações. Para tanto, as análises são tratadas observando aspectos que caracterizam o controle, na sociedade disciplinar, e que se conservam e se reconfiguram na sociedade de controle. Nesta perspectiva, o estudo aponta para um período de trânsito, entre disciplinas e controle, presente também no campo da dança explicitando incoerências referentes ao entendimento de direito igualitário que, desde a revolução francesa, tem servido como princípio fundador dos sistemas democráticos em diferentes países, onde se inclui o Brasil. Para fundamentar a discussão dos aspectos conceituais e construir o aporte teórico da pesquisa, foram levantados autores e textos que analisam aspectos históricos e modos de aplicação dos dispositivos de controle, e onde cabe destacar os estudos desenvolvidos por Michael Foucault (2015), Edson Passetti (2003), Richard Sennett (2012) e Giorgio Agamben (2011). A metodologia do estudo está baseada no levantamento bibliográfico sobre o tema, o que detona o interesse na análise qualitativa das questões apresentadas. As conclusões, abordadas enquanto conclusões propositivas, apontam para os anarquismos na dança como modos de entendimentos capazes de efetivar descentralizações de poder e de contemplar dissensos, e explicitam possibilidades de desdobramentos em estudos futuros.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2017-07-27T14:25:06Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Giltanei Amorim.pdf: 746619 bytes, checksum: af38a03bc138b9ef405a342e102c783c (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Barroso (pbarroso@ufba.br) on 2017-07-28T11:23:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Giltanei Amorim.pdf: 746619 bytes, checksum: af38a03bc138b9ef405a342e102c783c (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-28T11:23:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Giltanei Amorim.pdf: 746619 bytes, checksum: af38a03bc138b9ef405a342e102c783c (MD5)DançaDANÇAPolíticaFomento à DançaControleCentralização de PoderDissensoAs relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESCOLA DE DANÇAPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇAPPGDançabrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Giltanei Amorim.pdfDissertação Giltanei Amorim.pdfapplication/pdf746619https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23702/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Giltanei%20Amorim.pdfaf38a03bc138b9ef405a342e102c783cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23702/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTDissertação Giltanei Amorim.pdf.txtDissertação Giltanei Amorim.pdf.txtExtracted texttext/plain229538https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23702/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Giltanei%20Amorim.pdf.txt46f9fa0c5c5b0a37b313bea7d23e7d68MD53ri/237022022-06-29 14:54:10.542oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.
title As relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.
spellingShingle As relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.
Paes, Giltanei
Dança
DANÇA
Política
Fomento à Dança
Controle
Centralização de Poder
Dissenso
title_short As relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.
title_full As relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.
title_fullStr As relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.
title_full_unstemmed As relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.
title_sort As relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.
author Paes, Giltanei
author_facet Paes, Giltanei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Giltanei
Paes, Giltanei
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Setenta, Jussara Sobreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Machado, Adriana Bittencourt
Vellozo, Marila Annibelli
contributor_str_mv Setenta, Jussara Sobreira
Machado, Adriana Bittencourt
Vellozo, Marila Annibelli
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
DANÇA
Política
Fomento à Dança
Controle
Centralização de Poder
Dissenso
dc.subject.por.fl_str_mv DANÇA
Política
Fomento à Dança
Controle
Centralização de Poder
Dissenso
description Analisar como se dão as centralizações de poder e a pulverização do dissenso nas relações entre os agentes da dança e o Estado na Bahia, configura o propósito norteador dessa Dissertação que se interessa ainda por discutir como ocorrem processos de classificação, hierarquização e exclusão decorrentes destas relações. Para tanto, as análises são tratadas observando aspectos que caracterizam o controle, na sociedade disciplinar, e que se conservam e se reconfiguram na sociedade de controle. Nesta perspectiva, o estudo aponta para um período de trânsito, entre disciplinas e controle, presente também no campo da dança explicitando incoerências referentes ao entendimento de direito igualitário que, desde a revolução francesa, tem servido como princípio fundador dos sistemas democráticos em diferentes países, onde se inclui o Brasil. Para fundamentar a discussão dos aspectos conceituais e construir o aporte teórico da pesquisa, foram levantados autores e textos que analisam aspectos históricos e modos de aplicação dos dispositivos de controle, e onde cabe destacar os estudos desenvolvidos por Michael Foucault (2015), Edson Passetti (2003), Richard Sennett (2012) e Giorgio Agamben (2011). A metodologia do estudo está baseada no levantamento bibliográfico sobre o tema, o que detona o interesse na análise qualitativa das questões apresentadas. As conclusões, abordadas enquanto conclusões propositivas, apontam para os anarquismos na dança como modos de entendimentos capazes de efetivar descentralizações de poder e de contemplar dissensos, e explicitam possibilidades de desdobramentos em estudos futuros.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-28T11:23:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-28T11:23:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23702
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE DANÇA
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGDança
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv ESCOLA DE DANÇA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23702/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Giltanei%20Amorim.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23702/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23702/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Giltanei%20Amorim.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv af38a03bc138b9ef405a342e102c783c
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
46f9fa0c5c5b0a37b313bea7d23e7d68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970601669427200