Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Azvdo, Armando lattes
Orientador(a): Cidreira, Renata Pitombo
Banca de defesa: Cidreira, Renata Pitombo, Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza, Colling, Leandro
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Departamento: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35946
Resumo: Qual o poder da cultura pop estadunidense na subjetivação de gays e bichas brasileiras? Nesta autoetnografia, ou auto escrita performativa, analiso a construção da minha identidade bicha, contemporânea, soteropolitana, atravessada pelos fenômenos pop dos anos 2000 e 2010, especialmente pelas divas da música pop mainstream estadunidense deste período. Me debruçando sobre a cultura e o fazer drag queen durante a pesquisa, tendo como principais referências as divas Lady Gaga e Madonna, caminhei por compreender, em diversos níveis, os sentidos de pertencer à comunidade LGBTQIA+, as dinâmicas sociais deste grupo identitário, a relação consumo versus “gay culture”, o poder de subjetivação da mídia em torno das identidades, as representações femininas na mídia, assim como o poder de afetação destas imagens no universo drag. Ainda neste trabalho, reflito sobre as relações entre arte e vida e arte e consumo, descrevo e analiso a minha atuação enquanto a diva pop drag queen estadunidense, AZVDO, além de me localizar socialmente, compreendendo os meus atuais locais de fala, também a partir da identidade bicha não binárie que hoje tenho sido. Aqui eu ainda abordo, por uma visão pós-estruturalista, interseccional e desakadêmica, questões relativas aos padrões sociais de gênero, sexualidade e raça, entre outros marcadores, denunciando algumas das opressões vividas pelos corpos dissidentes, e, mostrando também, algumas das maneiras como temos conseguido transgredir tais normativas. Este trabalho é um fragmento da minha eterna busca pelo que me constrói, pelo que tenho sido, e pelo sentido da minha vida.
id UFBA-2_39ae336aed70df6dfd1dc73bd0a43893
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35946
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2022-08-25T16:37:46Z2022-08-25T16:37:46Z2022-05-12AZVDO, Armando. Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana / Armando Azvdo. Orientadora: Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Salvador, 2022.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35946Qual o poder da cultura pop estadunidense na subjetivação de gays e bichas brasileiras? Nesta autoetnografia, ou auto escrita performativa, analiso a construção da minha identidade bicha, contemporânea, soteropolitana, atravessada pelos fenômenos pop dos anos 2000 e 2010, especialmente pelas divas da música pop mainstream estadunidense deste período. Me debruçando sobre a cultura e o fazer drag queen durante a pesquisa, tendo como principais referências as divas Lady Gaga e Madonna, caminhei por compreender, em diversos níveis, os sentidos de pertencer à comunidade LGBTQIA+, as dinâmicas sociais deste grupo identitário, a relação consumo versus “gay culture”, o poder de subjetivação da mídia em torno das identidades, as representações femininas na mídia, assim como o poder de afetação destas imagens no universo drag. Ainda neste trabalho, reflito sobre as relações entre arte e vida e arte e consumo, descrevo e analiso a minha atuação enquanto a diva pop drag queen estadunidense, AZVDO, além de me localizar socialmente, compreendendo os meus atuais locais de fala, também a partir da identidade bicha não binárie que hoje tenho sido. Aqui eu ainda abordo, por uma visão pós-estruturalista, interseccional e desakadêmica, questões relativas aos padrões sociais de gênero, sexualidade e raça, entre outros marcadores, denunciando algumas das opressões vividas pelos corpos dissidentes, e, mostrando também, algumas das maneiras como temos conseguido transgredir tais normativas. Este trabalho é um fragmento da minha eterna busca pelo que me constrói, pelo que tenho sido, e pelo sentido da minha vida.What is the power of american pop culture in subjectivation of brazilian gays and queers? In this autoethnography, or auto performative writing, I analyze the construction of my queer, contemporary, soteropolitan identity, crossed by pop phenomena of 2000 and 2010, specially divas pop mainstrean american music of this period. Leaning over the culture and the drag queen making through the research, having the divas Lady Gaga and Madonna as main references, I sought to understand, in several levels, the meanings of belonging to the LGBTQIA+, the social dynamics of this identitary group, the relation of expenditure versus “gay culture”, the power of the midia’s subjectivation around those identities, the females represetations in midia, as well as the power of affectation of those images in the drag universe. Still on this work I reflect about the relations between life and art and art and expenditure; I describe and analyze my performance as a american diva pop drag queen, AZVDO, in addition to socially localize myself, understanding my speech places, also from the identity of non-binary queer I am today. Here I still approach in a post-structuralist, intersectional and non-academic vision, questions related to gender, sexuality and race social standards, amongst other markers, denouncing some of the oppression suffered by dissident bodies and also showing some of the ways we have managed to transgress these norms. This work is but a fragment of my eternal search for what builds me, for what I have been and for the meaning of my life.Submitted by Armando AZVDO (armando.azvdo@gmail.com) on 2022-08-18T15:30:47Z No. of bitstreams: 1 AZVDO, Armando. Divas - A cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporanea, soteropolitana.pdf: 29093477 bytes, checksum: a95fc96375ffad320b74236e1ee1e4e6 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-08-25T16:37:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AZVDO, Armando. Divas - A cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporanea, soteropolitana.pdf: 29093477 bytes, checksum: a95fc96375ffad320b74236e1ee1e4e6 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-25T16:37:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AZVDO, Armando. Divas - A cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporanea, soteropolitana.pdf: 29093477 bytes, checksum: a95fc96375ffad320b74236e1ee1e4e6 (MD5) Previous issue date: 2022-05-12FapesbporUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) UFBABrasilInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACAutoethnographySubjectivationPop CultureExpenditureDivasDrag QueensQueersCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCNPQ::CIENCIAS HUMANASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOAutoetnografiaSubjetivaçãoCultura PopConsumoDivasDrag QueensBichasDivas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitanaDivas: the consumer culture and the american pop phenomenon in the construction of a queer, contemporary, soteropolitan identityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCidreira, Renata PitomboCidreira, Renata PitomboRibeiro, Marcelo Rodrigues SouzaColling, Leandrohttp://lattes.cnpq.br/917586Azvdo, Armandoreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAZVDO, Armando. Divas - A cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporanea, soteropolitana.pdfAZVDO, Armando. Divas - A cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporanea, soteropolitana.pdfapplication/pdf29093477https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35946/1/AZVDO%2c%20Armando.%20Divas%20-%20A%20cultura%20do%20consumo%20e%20o%20fen%c3%b4meno%20pop%20estadunidense%20na%20constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20uma%20identidade%20bicha%2c%20contemporanea%2c%20soteropolitana.pdfa95fc96375ffad320b74236e1ee1e4e6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35946/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTAZVDO, Armando. Divas - A cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporanea, soteropolitana.pdf.txtAZVDO, Armando. Divas - A cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporanea, soteropolitana.pdf.txtExtracted texttext/plain1198420https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35946/3/AZVDO%2c%20Armando.%20Divas%20-%20A%20cultura%20do%20consumo%20e%20o%20fen%c3%b4meno%20pop%20estadunidense%20na%20constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20uma%20identidade%20bicha%2c%20contemporanea%2c%20soteropolitana.pdf.txte0c8149038be217c5cc05b758be787c5MD53ri/359462022-08-27 02:02:47.575oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-27T05:02:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Divas: the consumer culture and the american pop phenomenon in the construction of a queer, contemporary, soteropolitan identity
title Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana
spellingShingle Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana
Azvdo, Armando
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Autoetnografia
Subjetivação
Cultura Pop
Consumo
Divas
Drag Queens
Bichas
Autoethnography
Subjectivation
Pop Culture
Expenditure
Divas
Drag Queens
Queers
title_short Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana
title_full Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana
title_fullStr Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana
title_full_unstemmed Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana
title_sort Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana
author Azvdo, Armando
author_facet Azvdo, Armando
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cidreira, Renata Pitombo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cidreira, Renata Pitombo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Colling, Leandro
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/917586
dc.contributor.author.fl_str_mv Azvdo, Armando
contributor_str_mv Cidreira, Renata Pitombo
Cidreira, Renata Pitombo
Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza
Colling, Leandro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Autoetnografia
Subjetivação
Cultura Pop
Consumo
Divas
Drag Queens
Bichas
Autoethnography
Subjectivation
Pop Culture
Expenditure
Divas
Drag Queens
Queers
dc.subject.por.fl_str_mv Autoetnografia
Subjetivação
Cultura Pop
Consumo
Divas
Drag Queens
Bichas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Autoethnography
Subjectivation
Pop Culture
Expenditure
Divas
Drag Queens
Queers
description Qual o poder da cultura pop estadunidense na subjetivação de gays e bichas brasileiras? Nesta autoetnografia, ou auto escrita performativa, analiso a construção da minha identidade bicha, contemporânea, soteropolitana, atravessada pelos fenômenos pop dos anos 2000 e 2010, especialmente pelas divas da música pop mainstream estadunidense deste período. Me debruçando sobre a cultura e o fazer drag queen durante a pesquisa, tendo como principais referências as divas Lady Gaga e Madonna, caminhei por compreender, em diversos níveis, os sentidos de pertencer à comunidade LGBTQIA+, as dinâmicas sociais deste grupo identitário, a relação consumo versus “gay culture”, o poder de subjetivação da mídia em torno das identidades, as representações femininas na mídia, assim como o poder de afetação destas imagens no universo drag. Ainda neste trabalho, reflito sobre as relações entre arte e vida e arte e consumo, descrevo e analiso a minha atuação enquanto a diva pop drag queen estadunidense, AZVDO, além de me localizar socialmente, compreendendo os meus atuais locais de fala, também a partir da identidade bicha não binárie que hoje tenho sido. Aqui eu ainda abordo, por uma visão pós-estruturalista, interseccional e desakadêmica, questões relativas aos padrões sociais de gênero, sexualidade e raça, entre outros marcadores, denunciando algumas das opressões vividas pelos corpos dissidentes, e, mostrando também, algumas das maneiras como temos conseguido transgredir tais normativas. Este trabalho é um fragmento da minha eterna busca pelo que me constrói, pelo que tenho sido, e pelo sentido da minha vida.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-25T16:37:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-25T16:37:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZVDO, Armando. Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana / Armando Azvdo. Orientadora: Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Salvador, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35946
identifier_str_mv AZVDO, Armando. Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana / Armando Azvdo. Orientadora: Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Salvador, 2022.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35946/1/AZVDO%2c%20Armando.%20Divas%20-%20A%20cultura%20do%20consumo%20e%20o%20fen%c3%b4meno%20pop%20estadunidense%20na%20constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20uma%20identidade%20bicha%2c%20contemporanea%2c%20soteropolitana.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35946/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35946/3/AZVDO%2c%20Armando.%20Divas%20-%20A%20cultura%20do%20consumo%20e%20o%20fen%c3%b4meno%20pop%20estadunidense%20na%20constru%c3%a7%c3%a3o%20de%20uma%20identidade%20bicha%2c%20contemporanea%2c%20soteropolitana.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a95fc96375ffad320b74236e1ee1e4e6
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
e0c8149038be217c5cc05b758be787c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798059343413772288