POR UMA ABORDAGEM CRÍTICA NA ELABORAÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA (TRANS)FORMADORA
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Instituição de defesa: |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC)
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Departamento: |
Instituto de Letras
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37519 |
Resumo: | Dentre tantos aspectos que circundam a educação linguística, trago à discussão os materiais didáticos, definido aqui como qualquer coisa utilizada em sala de aula para facilitar o ensino e a aprendizagem de uma língua, seja de forma informativa, instrucional, experimental, motivadora ou exploratória. (TOMLINSON, 1998). De acordo com Siqueira (2012), materiais didáticos são a materialização do que se faz no processo de ensino e aprendizagem de uma língua. No entanto, Gray (2013) afirma que materiais como os livros didáticos, comercialmente produzidos, são poderosos artefatos culturais que podem servir a determinados propósitos, formas de viver, variedades linguísticas e conjunto de valores de grupos sociais específicos. Em especial, materiais didáticos podem servir à propagação de ideologias e relações de poder existentes na sociedade relacionadas à classe social, raça e gênero. Partindo dessa perspectiva, a pesquisa, do tipo estudo de caso, visou investigar as percepções de professores de inglês em formação no que diz respeito a aspectos da educação linguística, em especial, sobre o processo de elaboração e uso de materiais didáticos para o ensino de língua inglesa sob uma perspectiva crítica de ensino (GIROUX, 1983; FREIRE, 1987; DARDER, ET AL. 2009; AKBARI, 2008; CROOKES, 2013). Com esse propósito, foram convidados sete professores em formação do curso de graduação de Letras-Inglês de uma universidade pública baiana, matriculados no componente curricular Estágio Supervisionado daquela instituição, portanto, em plena prática de ensino. Os participantes responderam a questionários referentes a materiais didáticos, foram entrevistados e tiveram suas aulas observadas durante dois semestres acadêmicos. Ademais, participaram de uma oficina de materiais didáticos sob uma perspectiva crítica de ensino e participaram de uma sessão reflexiva. A interpretação das informações geradas em campo foi realizada a partir da triangulação dos dados e submetidos ao olhar do pesquisador, visando à busca por categorias de análise que fossem capazes de responder aos anseios dessa investigação. Os resultados obtidos apontam para a utilização de códigos (FREIRE, 1987; WALLERSTEIN; AUERBACH, 2004) e do princípio do diálogo (FREIRE, 1987; 2004; WALLERSTEIN; AUERBACH, 2004; CROOKES, 2013) como elementos determinantes para a implementação de uma abordagem problematizadora (WALLERSTEIN; AUERBACH, 2004) ou educação freireana (originária do pensamento de Paulo Freire) para o ensino de língua inglesa. Não obstante, para que tal emprego seja efetivado, há a necessidade de uma postura crítica de ensino (CROOKES, 2013) por parte dos professores em formação ou uma filosofia de trabalho (ALMEIDA FILHO, 2008) alinhada aos princípios de uma pedagogia crítica, condição tal que pode ser fomentada por meio de experiências formativas-reflexivas. |
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A interpretação das informações geradas em campo foi realizada a partir da triangulação dos dados e submetidos ao olhar do pesquisador, visando à busca por categorias de análise que fossem capazes de responder aos anseios dessa investigação. Os resultados obtidos apontam para a utilização de códigos (FREIRE, 1987; WALLERSTEIN; AUERBACH, 2004) e do princípio do diálogo (FREIRE, 1987; 2004; WALLERSTEIN; AUERBACH, 2004; CROOKES, 2013) como elementos determinantes para a implementação de uma abordagem problematizadora (WALLERSTEIN; AUERBACH, 2004) ou educação freireana (originária do pensamento de Paulo Freire) para o ensino de língua inglesa. Não obstante, para que tal emprego seja efetivado, há a necessidade de uma postura crítica de ensino (CROOKES, 2013) por parte dos professores em formação ou uma filosofia de trabalho (ALMEIDA FILHO, 2008) alinhada aos princípios de uma pedagogia crítica, condição tal que pode ser fomentada por meio de experiências formativas-reflexivas.Among the many aspects surrounding language education, we bring to the foreground teaching materials, defined here as anything used in the classroom to facilitate the teaching and learning of a language, whether in an informative, instructional, experimental, motivational, or exploratory way. (TOMLINSON, 1998). According to Siqueira (2012), teaching materials are the materialization of what is done in the process of teaching and learning a language. However, Gray (2013) states that materials such as commercially produced textbooks are powerful cultural artifacts that can serve certain purposes, ways of living, linguistic varieties and set of values of specific social groups. Teaching materials can serve to spread existing ideologies and power relations in society related to social class, race, and gender. From this perspective, the research, a case study, aims to investigate the perceptions of pre-service teachers of English regarding aspects of language education, especially, the development and use of teaching materials for teaching English from a critical perspective (GIROUX, 1983; FREIRE, 1987; DARDER, ET AL. 2009; AKBARI, 2008; CROOKES, 2013). For this purpose, seven pre-service teachers, enrolled in the Teaching Practicum, curricular component of an undergraduate course for teachers of English at a public university in Bahia, therefore, in full teaching practice were invited to participate in this study. Participants answered questionnaires about teaching materials, were interviewed and had their classes observed during two academic semesters. In addition, they participated in a workshop on teaching materials from a critical teaching perspective and participated in a reflective session. The interpretation of the information generated in the field was carried out using the triangulation of the data and submitted to the researcher’s interpretation, aiming at the search for categories of analysis that could help reach the objective of this investigation. The results point to the use of codes (FREIRE, 1987; WALLERSTEIN; AUERBACH, 2004) and the principle of dialogue (FREIRE, 1987; 2004; WALLERSTEIN; AUERBACH, 2004; CROOKES, 2013). as determining elements for the implementation of a problematizing approach (WALLERSTEIN; AUERBACH, 2004) or Freirean education (originating from Paulo Freire's thought) for teaching English. However, for such practice to be effective, there is a need for a critical teaching posture (CROOKES, 2013) on the part of pre-service teachers or a work philosophy (ALMEIDA FILHO, 2008) aligned with the principles of a critical pedagogy, a condition that can be achieved through formative-reflective experiences.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2023-08-03T14:13:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) VERSO_FINAL_TESE_CAPA_DURA.pdf: 2339252 bytes, checksum: a34d5f02ce04fa53aba4873483365ed4 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-04T12:59:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 VERSO_FINAL_TESE_CAPA_DURA.pdf: 2339252 bytes, checksum: a34d5f02ce04fa53aba4873483365ed4 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-04T12:59:52Z (GMT). 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