Extensão Universitária na UFBA: ACC e a formação do estudante.
Ano de defesa: | 2015 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciência professor Milton Santos
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Programa de Pós-Graduação: |
Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18311 |
Resumo: | As atividades de Extensão Universitária possibilitam o contato direto com questões contemporâneas, permitindo o enriquecimento da experiência discente, ao mesmo tempo em que podem reafirmar os compromissos éticos e solidários das Universidades Públicas Brasileiras. O presente estudo busca caracterizar as Atividades Curriculares em Comunidade (ACCs) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que aconteceram nos anos de 2010 a 2012, bem como, identificar os possíveis impactos destas atividades, na formação dos alunos da UFBA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo do tipo exploratória, com a aplicação de questionários semi-estruturados a um grupo de 131 alunos dos diversos cursos de graduação da UFBA que participaram de ACCs no referido período. Foram realizadas também entrevistas narrativas com 40 coordenadores e 38 integrantes das comunidades envolvidas. Os dados qualitativos foram analisados mediante análise de conteúdo e descritos pela técnica de triangulação de dados, enquanto os quantitativos foram processados pelo software estatístico SATA v.11. Os resultados apontam que as ACCs constituem uma prática acadêmica com potencial para contribuir na formação do aluno da UFBA, principalmente no que tange a formação cidadã, porém, é fundamental discutir os conceitos, as práticas e as dificuldades enfrentadas no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das ACCs na UFBA, de modo a estimular a ampliação dessas atividades na universidade para que possam atingir plenamente seus propósitos. |
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Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo do tipo exploratória, com a aplicação de questionários semi-estruturados a um grupo de 131 alunos dos diversos cursos de graduação da UFBA que participaram de ACCs no referido período. Foram realizadas também entrevistas narrativas com 40 coordenadores e 38 integrantes das comunidades envolvidas. Os dados qualitativos foram analisados mediante análise de conteúdo e descritos pela técnica de triangulação de dados, enquanto os quantitativos foram processados pelo software estatístico SATA v.11. Os resultados apontam que as ACCs constituem uma prática acadêmica com potencial para contribuir na formação do aluno da UFBA, principalmente no que tange a formação cidadã, porém, é fundamental discutir os conceitos, as práticas e as dificuldades enfrentadas no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das ACCs na UFBA, de modo a estimular a ampliação dessas atividades na universidade para que possam atingir plenamente seus propósitos.Submitted by Daisy Almeida (daisyalmeida84@gmail.com) on 2015-11-19T13:36:14Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Daisy Mestrado_EISU_UFBA.pdf: 1093356 bytes, checksum: 32eac0e0e3e25ce6a84aa77be19907ab (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2015-11-30T18:04:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Daisy Mestrado_EISU_UFBA.pdf: 1093356 bytes, checksum: 32eac0e0e3e25ce6a84aa77be19907ab (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-30T18:04:41Z (GMT). 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