Dança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendente
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
|
Departamento: |
Escola de Dança
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36637 |
Resumo: | Esta dissertação intenta se aprofundar no ensino/aprendizagem das danças de salão, apontando, principalmente nas suas concepções hegemônicas. Nelas, o professor e sua parceira são modelos exclusivos a serem seguidos, não sendo ela (a mulher) vista como detentora de conhecimento. As mulheres vêm desempenhando importante papel na sociedade como um todo. Cada vez mais protagonistas tanto na esfera pessoal como na profissional. Assim, as relações de poder que existem entre homem e mulher nas danças de salão precisam ser revistas e reconfiguradas, pois essas são parte também da sociedade. A partir de uma revisão literária, será apresentado um breve histórico (ZAMONER, 2017) do desenvolvimento dessas danças, nas quais as concepções hegemônicas são apontadas como ontologias transcendentes (MATURANA, 2001). A proposta é expor essas transcendências e argumentar como elas podem se constituir em ontologias constitutivas, dentro desta prática de dança, tornando-as ações democráticas e não autoritárias. As metodologias se articulam com as minhas experiências como aluna e como professora, todavia, busco me juntar ao posicionamento emancipatório de muitas mulheres (BIROLLI, 2018). Entendidas diversas vezes como sendo uma dança social, as danças de salão inclinam-se a apresentar e a retratar, em suas ações, aspectos machistas (LENER, 2013), sexistas, heteronormativos e patriarcais, sustentados por um conservadorismo pouco discutido. As danças de salão não devem ser entendidas apenas como distração e complacentes com um hábito cognitivo que fomenta o nefasto patriarcado. Elas são cocondução entre as pessoas (FEITOZA, 2011). Entendidas assim, e corpos como corponectivos (RENGEL, 2021), haverá diálogos potentes para reorganizar, reorientar a ontologia transcendente e/ou imutável que elas parecem ter em transformação para uma ontologia constitutiva. |
id |
UFBA-2_4ae17da98707c82e3763ab5e152a8389 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/36637 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-02-24T11:45:16Z2023-02-24T11:45:16Z2022-06-29https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36637Esta dissertação intenta se aprofundar no ensino/aprendizagem das danças de salão, apontando, principalmente nas suas concepções hegemônicas. Nelas, o professor e sua parceira são modelos exclusivos a serem seguidos, não sendo ela (a mulher) vista como detentora de conhecimento. As mulheres vêm desempenhando importante papel na sociedade como um todo. Cada vez mais protagonistas tanto na esfera pessoal como na profissional. Assim, as relações de poder que existem entre homem e mulher nas danças de salão precisam ser revistas e reconfiguradas, pois essas são parte também da sociedade. A partir de uma revisão literária, será apresentado um breve histórico (ZAMONER, 2017) do desenvolvimento dessas danças, nas quais as concepções hegemônicas são apontadas como ontologias transcendentes (MATURANA, 2001). A proposta é expor essas transcendências e argumentar como elas podem se constituir em ontologias constitutivas, dentro desta prática de dança, tornando-as ações democráticas e não autoritárias. As metodologias se articulam com as minhas experiências como aluna e como professora, todavia, busco me juntar ao posicionamento emancipatório de muitas mulheres (BIROLLI, 2018). Entendidas diversas vezes como sendo uma dança social, as danças de salão inclinam-se a apresentar e a retratar, em suas ações, aspectos machistas (LENER, 2013), sexistas, heteronormativos e patriarcais, sustentados por um conservadorismo pouco discutido. As danças de salão não devem ser entendidas apenas como distração e complacentes com um hábito cognitivo que fomenta o nefasto patriarcado. Elas são cocondução entre as pessoas (FEITOZA, 2011). Entendidas assim, e corpos como corponectivos (RENGEL, 2021), haverá diálogos potentes para reorganizar, reorientar a ontologia transcendente e/ou imutável que elas parecem ter em transformação para uma ontologia constitutiva.This dissertation intends to futher develop into ballroom dancing teaching-learning, pointing out, mainly its hegemonic conceptions. In them, the teacher and his partner are exclusive role models to be followed, and she (the woman) is not seen as a holder of knowledge. Women have played an important role in society as a whole. More and more protagonists both in the personal and professional spheres. Thus, the power relations that there are between men and women in ballroom dancing have to be reviewed and reconfigured, as they are also part of society. Based on a literary review, a brief history (ZAMONER, 2017) of the development of these dances will be presented, in which the hegemonic conceptions are pointed out as transcendent ontologies (MATURANA, 2001). The proposal is to expose these transcendences and argue how they can constitute constitutive ontologies, within this dance practice, as they are democratic and non-authoritarian actions. The methodologies articulate with my experiences as a student and teacher. However, I seek to join the emancipatory position of many women (BIROLLI, 2018). Several times understood as a social dance, ballroom dances tend to present and portray in their actions, chauvinistic (LENER, 2013), sexist, heteronormative and patriarchal aspects supported by a little discussed conservatism. Ballroom dancing should not be understood just as distraction and complacency with a cognitive habit that fosters nefarious patriarchy. It is the co-conduction between people (FEITOZA, 2011). Being understood in this way and understanding bodies as corporective (RENGEL, 2021) there will be potente dialogues to reorganize, reorient the transcendente and/or immutable ontology that they seem to have in transformation to a constitutive ontology.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-02-23T12:05:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Nadilene Rodrigues da Silva.pdf: 1830282 bytes, checksum: 5ead8554441a7013475256a31e77abde (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-02-24T11:45:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Nadilene Rodrigues da Silva.pdf: 1830282 bytes, checksum: 5ead8554441a7013475256a31e77abde (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-24T11:45:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Nadilene Rodrigues da Silva.pdf: 1830282 bytes, checksum: 5ead8554441a7013475256a31e77abde (MD5) Previous issue date: 2022-06-29porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaBallroom dancingWomenTranscendent ontologyFor a constitutive OntologyBodyDançaDança de salãoDança de salão - Aspectos sociaisOntologia transcendenteDiscriminação de sexoCorpoRelação homem-mulherDança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendenteMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRengel, Lenira PeralRengel, Lenira PeralMachado, Adriana BittencourtAccioly, Cecília Bastos da Costa03AFY_a8XfvL06MgkoXXOkTO2a3mNLGUaM1B9TUKmS0iHvZtOAJuMILqBF0Fzxyiw2WCu915lDM6hfAz8nFS3bEpGRjKbpeQR6HuXkA887kxAW286e2C3JL1f5nx0RpzWmuwQCA56foGuCrOeToH2WuunSrzMYkULNSilva, Nadilene Rodrigues dareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação Nadilene Rodrigues da Silva.pdf.txtDissertação Nadilene Rodrigues da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain201071https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36637/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Nadilene%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.txtef0799229c942e445adf86003065aae9MD53ORIGINALDissertação Nadilene Rodrigues da Silva.pdfDissertação Nadilene Rodrigues da Silva.pdfapplication/pdf1830282https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36637/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Nadilene%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf5ead8554441a7013475256a31e77abdeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36637/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/366372023-02-25 02:03:42.669oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-02-25T05:03:42Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendente |
title |
Dança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendente |
spellingShingle |
Dança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendente Silva, Nadilene Rodrigues da Dança Dança de salão Dança de salão - Aspectos sociais Ontologia transcendente Discriminação de sexo Corpo Relação homem-mulher Ballroom dancing Women Transcendent ontology For a constitutive Ontology Body |
title_short |
Dança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendente |
title_full |
Dança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendente |
title_fullStr |
Dança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendente |
title_full_unstemmed |
Dança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendente |
title_sort |
Dança de salão: traçados para uma ontologia constitutiva em um contexto de ontologia transcendente |
author |
Silva, Nadilene Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Nadilene Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rengel, Lenira Peral |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rengel, Lenira Peral |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Machado, Adriana Bittencourt |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Accioly, Cecília Bastos da Costa |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
03AFY_a8XfvL06MgkoXXOkTO2a3mNLGUaM1B9TUKmS0iHvZtOAJuMILqBF0Fzxyiw2WCu915lDM6hfAz8nFS3bEpGRjKbpeQR6HuXkA887kxAW286e2C3JL1f5nx0RpzWmuwQCA56foGuCrOeToH2WuunSrzMYkULN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nadilene Rodrigues da |
contributor_str_mv |
Rengel, Lenira Peral Rengel, Lenira Peral Machado, Adriana Bittencourt Accioly, Cecília Bastos da Costa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança Dança de salão Dança de salão - Aspectos sociais Ontologia transcendente Discriminação de sexo Corpo Relação homem-mulher Ballroom dancing Women Transcendent ontology For a constitutive Ontology Body |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança de salão Dança de salão - Aspectos sociais Ontologia transcendente Discriminação de sexo Corpo Relação homem-mulher |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ballroom dancing Women Transcendent ontology For a constitutive Ontology Body |
description |
Esta dissertação intenta se aprofundar no ensino/aprendizagem das danças de salão, apontando, principalmente nas suas concepções hegemônicas. Nelas, o professor e sua parceira são modelos exclusivos a serem seguidos, não sendo ela (a mulher) vista como detentora de conhecimento. As mulheres vêm desempenhando importante papel na sociedade como um todo. Cada vez mais protagonistas tanto na esfera pessoal como na profissional. Assim, as relações de poder que existem entre homem e mulher nas danças de salão precisam ser revistas e reconfiguradas, pois essas são parte também da sociedade. A partir de uma revisão literária, será apresentado um breve histórico (ZAMONER, 2017) do desenvolvimento dessas danças, nas quais as concepções hegemônicas são apontadas como ontologias transcendentes (MATURANA, 2001). A proposta é expor essas transcendências e argumentar como elas podem se constituir em ontologias constitutivas, dentro desta prática de dança, tornando-as ações democráticas e não autoritárias. As metodologias se articulam com as minhas experiências como aluna e como professora, todavia, busco me juntar ao posicionamento emancipatório de muitas mulheres (BIROLLI, 2018). Entendidas diversas vezes como sendo uma dança social, as danças de salão inclinam-se a apresentar e a retratar, em suas ações, aspectos machistas (LENER, 2013), sexistas, heteronormativos e patriarcais, sustentados por um conservadorismo pouco discutido. As danças de salão não devem ser entendidas apenas como distração e complacentes com um hábito cognitivo que fomenta o nefasto patriarcado. Elas são cocondução entre as pessoas (FEITOZA, 2011). Entendidas assim, e corpos como corponectivos (RENGEL, 2021), haverá diálogos potentes para reorganizar, reorientar a ontologia transcendente e/ou imutável que elas parecem ter em transformação para uma ontologia constitutiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-24T11:45:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-24T11:45:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36637 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36637/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Nadilene%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36637/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Nadilene%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36637/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef0799229c942e445adf86003065aae9 5ead8554441a7013475256a31e77abde 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459884774031360 |