Infocanação: um estudo sobre redes semânticas e canções de ciência e tecnologia do compositor Gilberto Gil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Santana, Claudia Silva de
Orientador(a): Pereira, Hernane Borges de Barros
Banca de defesa: Galeffi, Dante Augusto, Dias, Pedro Augusto, Lopes, Claudia Ribeiro Santos, Melo, Dirceu de F. Piedade, Reis, José Marcelo Dantas dos, Pereira, Hernane Borges de Barros, Casas, Trazíbulo Henrique Pardo
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32480
Resumo: Este estudo versa sobre Canções e Redes Semânticas. Pretende-se demonstrar como a Infocanção – modelo de análise de canção a partir de redes semânticas baseadas em cliques com conteúdo sobre ciência e tecnologia- contribui para a disseminação e difusão do conhecimento na promoção e circulação dos mais diversos sentidos. Ficou evidente a proeminência, e a profusão de quantidades maiores de conteúdos quando se faz uso deste modelo. A partir das redes semânticas de cliques, há constatação de que em redes de relacionamento, em teia de relações há uma erupção de corpus de análise com maiores possibilidades de avaliações e inferências. Por isso o objetivo desse estudo é elaborar uma modelagem computacional que auxilie no processo de identificação dessas narrativas, suas consonâncias e dissonâncias, reveladora de múltiplos olhares, pressuposto fundamental para a propagação de conhecimentos. O modelo considera algumas propriedades de redes complexas e sociais, especificamente frequência de palavras, grau médio, intermediação, modularidade e, consequentemente, comunidades, além da aproximação dos Grafos que Variam no Tempo (TVG). Como fontes de dados, registros fonográficos da obra de Gilberto Gil foram elencados, propiciando um levantamento das principais canções do compositor que traduziam ciência no período de 1967 até 2018. Foram inspecionados sessenta e sete (67) álbuns e uma seleção de corpus de estudo mais detalhado composto por setenta (70) canções com temas sobre ciência e tecnologia. As canções foram agrupadas e analisadas dentro de ciclos nomeados com títulos de canções do próprio compositor em períodos diferentes: Ciclo Futurível de 1967 até 1980; Ciclo Parabolicamará de 1981 até 1996 e a Ciclo Quanta de 1997 até 2018. Parâmetros de análise emergiram como forma de avaliação dessa representação do conhecimento dentro de uma carreira de mais de cinquenta anos: LADO A DA CANÇÃO – Análise de Conteúdo e LADO B DA CANÇÃO – Análise de Redes. Os valores calculados dos índices das redes, indicam que as redes, apresentam características do mundo pequeno (small world) e de redes livres de escala (scale free), tais topologias levam a crer que a rede semântica de cliques de canções é muito eficiente para representar o conhecimento, apoiando a percepção e disseminação de conceitos não tão evidentes. Os estudos das comunidades auxiliam a apuração com maior detalhamento, o que permite entender que a análise de redes semânticas baseadas em cliques torna viável a execução do estudo de grandes grupos de canções, além da ampliação na identificação das palavras e sua dinâmica dentro das redes, interações, relações e importâncias. Há uma constatação de que as imagens de ciência propostas pela música de Gilberto Gil favorecem a divulgação científica auxiliando na formação de uma cultura científica no Brasil. Palavras-chave: Redes semânticas;Ciência; Tecnologia; Informação; Canção; Gilberto Gil
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A partir das redes semânticas de cliques, há constatação de que em redes de relacionamento, em teia de relações há uma erupção de corpus de análise com maiores possibilidades de avaliações e inferências. Por isso o objetivo desse estudo é elaborar uma modelagem computacional que auxilie no processo de identificação dessas narrativas, suas consonâncias e dissonâncias, reveladora de múltiplos olhares, pressuposto fundamental para a propagação de conhecimentos. O modelo considera algumas propriedades de redes complexas e sociais, especificamente frequência de palavras, grau médio, intermediação, modularidade e, consequentemente, comunidades, além da aproximação dos Grafos que Variam no Tempo (TVG). Como fontes de dados, registros fonográficos da obra de Gilberto Gil foram elencados, propiciando um levantamento das principais canções do compositor que traduziam ciência no período de 1967 até 2018. 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Os estudos das comunidades auxiliam a apuração com maior detalhamento, o que permite entender que a análise de redes semânticas baseadas em cliques torna viável a execução do estudo de grandes grupos de canções, além da ampliação na identificação das palavras e sua dinâmica dentro das redes, interações, relações e importâncias. Há uma constatação de que as imagens de ciência propostas pela música de Gilberto Gil favorecem a divulgação científica auxiliando na formação de uma cultura científica no Brasil. Palavras-chave: Redes semânticas;Ciência; Tecnologia; Informação; Canção; Gilberto GilABSTRACT This study deals with Songs and Semantic Networks. It is intended to demonstrate how Infocanção - model of song analysis based on click-based semantic networks with science and technology content - contributes to the dissemination and diffusion of knowledge in the promotion and circulation of the most diverse meanings. The prominence and profusion of larger amounts of content was evident when using this model. From the semantic networks of clicks, it is found that in relationship networks, in relationships web there is an eruption of corpus of analysis with greater possibilities of evaluations and inferences. There fore the objective of this study is to elaborate a computational modeling that helps in the process of identification of these narratives, their consonances and dissonances, revealing multiple perspectives, fundamental assumption for the propagation of knowledge. The model considers some properties of complex and social networks, specifically word frequency, medium degree, intermediation, modularity and, consequently, communities, besides the approximation of the Varying Graphs (TVG). As data sources, phonographic records of Gilberto Gil's work were listed, providing a survey of the composer's main songs that translated science from 1967 to 2018. Sixty-seven (67) albums and a selection of more corpus of study were inspected, detailed song composed of seventy (70) songs with themes on science and technology. The songs were grouped and analyzed within cycles named with song titles of the composer himself at different times: Futurible Cycle from 1967 to 1980; Parabolicamar Cycle from 1981 to 1996 and Quanta Cycle from 1997 to 2018. Parameters of analysis emerged as a way of evaluating this representation of knowledge within a career of more than fifty years: SIDE A OF SONG - Content Analysis and SIDE B OF SONG - Network Analysis. The calculated index values of the networks indicate that the networks have characteristics of small world and scale free networks, such topologies lead us to believe that the semantic network of song clicks is very efficient for represent knowledge, supporting the perception and dissemination of not so evident concepts. Community studies help to determine in greater detail, which makes it possible to understand that the analysis of clickbased semantic networks makes it possible to study large groups of songs, in addition to expanding the identification of words and their dynamics within networks, interactions, relationships and importance. There is a finding that the science images proposed by Gilberto Gil's music favor scientific dissemination, helping to form a scientific culture in Brazil.Submitted by Claudia Silva de Santana (claudiasisan@gmail.com) on 2020-12-10T18:11:42Z No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado- 2020.Infocanção.Cancoes de C&T Gilberto Gil.pdf: 4393175 bytes, checksum: 5bb6e380f62f74650b71e244cf1f6c98 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2020-12-11T14:58:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado- 2020.Infocanção.Cancoes de C&T Gilberto Gil.pdf: 4393175 bytes, checksum: 5bb6e380f62f74650b71e244cf1f6c98 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-11T14:58:02Z (GMT). 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Gil, Gilberto,1942 - Canções e músicaModelagem de informaçõesDifusão do conhecimentoSemantic networksScienceTechnologyInformationSongInfocanação: um estudo sobre redes semânticas e canções de ciência e tecnologia do compositor Gilberto Gilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de EducaçãoMulti-Institucional em Difusão do ConhecimentoFACED /UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese de Doutorado- 2020.Infocanção.Cancoes de C&T Gilberto Gil.pdfTese de Doutorado- 2020.Infocanção.Cancoes de C&T Gilberto Gil.pdfapplication/pdf4393175https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32480/1/Tese%20de%20Doutorado-%202020.Infocan%c3%a7%c3%a3o.Cancoes%20de%20C%26T%20Gilberto%20Gil.pdf5bb6e380f62f74650b71e244cf1f6c98MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32480/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTese de Doutorado- 2020.Infocanção.Cancoes de C&T Gilberto Gil.pdf.txtTese de Doutorado- 2020.Infocanção.Cancoes de C&T Gilberto Gil.pdf.txtExtracted texttext/plain393407https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32480/3/Tese%20de%20Doutorado-%202020.Infocan%c3%a7%c3%a3o.Cancoes%20de%20C%26T%20Gilberto%20Gil.pdf.txtb256be3c36cb7d9993a4388c7645d569MD53ri/324802022-07-01 10:46:47.873oai:repositorio.ufba.br:ri/32480VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/Pz8/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW4/Pz8/YSwgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIG8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGM/Pz8/cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBjb20gYSBmaW5hbGlkYWRlLCBwcmltZWlyYSwgZGUgcHJlc2VydmE/Pz8/Pz8/P28uIAoKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuPz8/P28gZXhjbHVzaXZvcywgbWFudD8/Pz9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1aT8/Pz8/Pz8/bywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbj8/Pz9hIGVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/Pz8/cmlvIHBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz8/Pz8/Pz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50byAoTWV0YWRhZG9zIGRlc2NyaXRpdm9zKS4KCiBEZXN0YSBmb3JtYSwgYXRlbmRlbmRvIGFvcyBhbnNlaW9zIGRlc3NhIHVuaXZlcnNpZGFkZSBlbSBtYW50ZXIgc3VhIHByb2R1Pz8/Pz8/Pz9vIGNpZW50Pz8/P2ZpY2EgY29tIGFzIHJlc3RyaT8/Pz8/Pz8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT8/Pz9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sPz8/P3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwPz8/P3NpdG9zIGNvbXB1bHM/Pz8/cmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBtYW50Pz8/P20gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW50Pz8/P20gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gYW9zIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGE/Pz8/Pz8/P28gZGVzc2UgdGVybW8gbj8/Pz9vIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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