Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Carvalho, Daniel Rebouças lattes
Orientador(a): Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de lattes
Banca de defesa: Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de lattes, Sampaio, Gabriela dos Reis lattes, Abreu, Martha Campos lattes, Castilho, Celso Thomas lattes, Balaban, Marcelo
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903
Resumo: A associação entre o processo de fim da escravidão e uso político do teatro, no final do século XIX, por militantes abolicionistas para debater a sociedade brasileira, será o centro fundamental desta tese. Partindo da premissa que o teatro foi um importante espaço de ação política e um ambiente de imaginação social sobre o futuro do pais, analisarei parte da produção dramatúrgica de engenheiro Sílio Boccanera Júnior e do poeta Alexandre Fernandes. Mesclando teatro ligeiro com um humor de inspiração moralizante, minha principal hipótese é que os autores, em conjunto com outros homens de letras engajados no teatro, levaram a politização do espaço teatral para os anos após a lei áurea e início da República, com objetivo de convencer outros setores sobre o encaminhamento do país: instrução e a arte como meio de “civilizar” os “novos” cidadãos. Para isso, os autores usaram do humor e da marcação racial em cena, de variadas formas, como arma para defender seu projeto sobre o futuro da nação. Contudo, as reações do público foram além do previsto, apontando como a polissemia das performances, a complexidade da cena teatral e a diversidade do público, colocaram diferentes entendimentos sobre os papéis sociais dos sujeitos representados e sobre o o recente nação republicana.
id UFBA-2_597ea55e5b69d490cedfc24b388a8828
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36903
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str
spelling 2023-04-24T10:23:17Z2023-04-24T10:23:17Z2021-12-13CARVALHO, Daniel Rebouças. A liberdade em cena: teatro, humor e racismo no templo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906).Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2021, 220 f.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903A associação entre o processo de fim da escravidão e uso político do teatro, no final do século XIX, por militantes abolicionistas para debater a sociedade brasileira, será o centro fundamental desta tese. Partindo da premissa que o teatro foi um importante espaço de ação política e um ambiente de imaginação social sobre o futuro do pais, analisarei parte da produção dramatúrgica de engenheiro Sílio Boccanera Júnior e do poeta Alexandre Fernandes. Mesclando teatro ligeiro com um humor de inspiração moralizante, minha principal hipótese é que os autores, em conjunto com outros homens de letras engajados no teatro, levaram a politização do espaço teatral para os anos após a lei áurea e início da República, com objetivo de convencer outros setores sobre o encaminhamento do país: instrução e a arte como meio de “civilizar” os “novos” cidadãos. Para isso, os autores usaram do humor e da marcação racial em cena, de variadas formas, como arma para defender seu projeto sobre o futuro da nação. Contudo, as reações do público foram além do previsto, apontando como a polissemia das performances, a complexidade da cena teatral e a diversidade do público, colocaram diferentes entendimentos sobre os papéis sociais dos sujeitos representados e sobre o o recente nação republicana.The association between the process of eradicating slavery and the political use of theater, in the late nineteenth century, by abolitionist militants to debate Brazilian society, will be the fundamental center of this thesis. Starting from the premise that theater was an important space for political action and an environment of social imagination about the future of the country, I will analyze part of the dramaturgical production of engineer Sílio Boccanera Júnior and poet Alexandre Fernandes. Mixing light theater with moralizing inspiring humor, my main hypothesis is that the authors, along with other theater literati, took the politicization of theatrical space to the years after the Golden Law and the beginning of the Republic, in order to convince other sectors about the country's trajectory: education and art as a means of “civilizing” the “new” citizens. For this, the authors used humor and racial marking on stage, in various ways, as a weapon to defend their project on the future of the nation. However, the reactions of the audience went beyond expectations, pointing out how the polysemy of the performances, the complexity of the theatrical scene and the diversity of the audience, put different understandings on the social roles of the subjects represented and their contributions to the brazilian republic.Submitted by PPGH null (poshisto@ufba.br) on 2023-04-20T12:21:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf: 4292894 bytes, checksum: 332f210a3c4dde319e4d9f1480d422c2 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-04-24T10:23:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf: 4292894 bytes, checksum: 332f210a3c4dde319e4d9f1480d422c2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-24T10:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf: 4292894 bytes, checksum: 332f210a3c4dde319e4d9f1480d422c2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12-13porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHumorTheaterRacismAbolitionSalvadorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHumorTeatroRacismoAboliçãoSalvadorLiberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAlbuquerque, Wlamyra Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/2359566367659802Albuquerque, Wlamyra Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/2359566367659802Sampaio, Gabriela dos Reishttp://lattes.cnpq.br/6050013705102457Abreu, Martha Camposhttp://lattes.cnpq.br/0437999126739133Castilho, Celso ThomasBalaban, Marcelohttp://lattes.cnpq.br/9607339927631593http://lattes.cnpq.br/0806554048381677Carvalho, Daniel Rebouçasreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf.txtTese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf.txtExtracted texttext/plain574904https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/4/Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf.txtc6c873a5a5639d41d718cd4d8660df11MD54ORIGINALTese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdfTese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdfTese - Daniel Rebouçasapplication/pdf4292894https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/1/Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf332f210a3c4dde319e4d9f1480d422c2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/369032023-04-29 02:04:19.043oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-29T05:04:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)
title Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)
spellingShingle Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)
Carvalho, Daniel Rebouças
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Humor
Teatro
Racismo
Abolição
Salvador
Humor
Theater
Racism
Abolition
Salvador
title_short Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)
title_full Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)
title_fullStr Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)
title_full_unstemmed Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)
title_sort Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)
author Carvalho, Daniel Rebouças
author_facet Carvalho, Daniel Rebouças
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2359566367659802
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2359566367659802
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sampaio, Gabriela dos Reis
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6050013705102457
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Abreu, Martha Campos
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0437999126739133
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Castilho, Celso Thomas
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Balaban, Marcelo
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9607339927631593
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0806554048381677
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Daniel Rebouças
contributor_str_mv Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de
Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de
Sampaio, Gabriela dos Reis
Abreu, Martha Campos
Castilho, Celso Thomas
Balaban, Marcelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Humor
Teatro
Racismo
Abolição
Salvador
Humor
Theater
Racism
Abolition
Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Humor
Teatro
Racismo
Abolição
Salvador
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Humor
Theater
Racism
Abolition
Salvador
description A associação entre o processo de fim da escravidão e uso político do teatro, no final do século XIX, por militantes abolicionistas para debater a sociedade brasileira, será o centro fundamental desta tese. Partindo da premissa que o teatro foi um importante espaço de ação política e um ambiente de imaginação social sobre o futuro do pais, analisarei parte da produção dramatúrgica de engenheiro Sílio Boccanera Júnior e do poeta Alexandre Fernandes. Mesclando teatro ligeiro com um humor de inspiração moralizante, minha principal hipótese é que os autores, em conjunto com outros homens de letras engajados no teatro, levaram a politização do espaço teatral para os anos após a lei áurea e início da República, com objetivo de convencer outros setores sobre o encaminhamento do país: instrução e a arte como meio de “civilizar” os “novos” cidadãos. Para isso, os autores usaram do humor e da marcação racial em cena, de variadas formas, como arma para defender seu projeto sobre o futuro da nação. Contudo, as reações do público foram além do previsto, apontando como a polissemia das performances, a complexidade da cena teatral e a diversidade do público, colocaram diferentes entendimentos sobre os papéis sociais dos sujeitos representados e sobre o o recente nação republicana.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-24T10:23:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-24T10:23:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Daniel Rebouças. A liberdade em cena: teatro, humor e racismo no templo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906).Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2021, 220 f.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903
identifier_str_mv CARVALHO, Daniel Rebouças. A liberdade em cena: teatro, humor e racismo no templo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906).Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2021, 220 f.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/4/Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/1/Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6c873a5a5639d41d718cd4d8660df11
332f210a3c4dde319e4d9f1480d422c2
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801503111886405632