Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História (PPGH)
|
Departamento: |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903 |
Resumo: | A associação entre o processo de fim da escravidão e uso político do teatro, no final do século XIX, por militantes abolicionistas para debater a sociedade brasileira, será o centro fundamental desta tese. Partindo da premissa que o teatro foi um importante espaço de ação política e um ambiente de imaginação social sobre o futuro do pais, analisarei parte da produção dramatúrgica de engenheiro Sílio Boccanera Júnior e do poeta Alexandre Fernandes. Mesclando teatro ligeiro com um humor de inspiração moralizante, minha principal hipótese é que os autores, em conjunto com outros homens de letras engajados no teatro, levaram a politização do espaço teatral para os anos após a lei áurea e início da República, com objetivo de convencer outros setores sobre o encaminhamento do país: instrução e a arte como meio de “civilizar” os “novos” cidadãos. Para isso, os autores usaram do humor e da marcação racial em cena, de variadas formas, como arma para defender seu projeto sobre o futuro da nação. Contudo, as reações do público foram além do previsto, apontando como a polissemia das performances, a complexidade da cena teatral e a diversidade do público, colocaram diferentes entendimentos sobre os papéis sociais dos sujeitos representados e sobre o o recente nação republicana. |
id |
UFBA-2_597ea55e5b69d490cedfc24b388a8828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/36903 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-04-24T10:23:17Z2023-04-24T10:23:17Z2021-12-13CARVALHO, Daniel Rebouças. A liberdade em cena: teatro, humor e racismo no templo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906).Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2021, 220 f.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903A associação entre o processo de fim da escravidão e uso político do teatro, no final do século XIX, por militantes abolicionistas para debater a sociedade brasileira, será o centro fundamental desta tese. Partindo da premissa que o teatro foi um importante espaço de ação política e um ambiente de imaginação social sobre o futuro do pais, analisarei parte da produção dramatúrgica de engenheiro Sílio Boccanera Júnior e do poeta Alexandre Fernandes. Mesclando teatro ligeiro com um humor de inspiração moralizante, minha principal hipótese é que os autores, em conjunto com outros homens de letras engajados no teatro, levaram a politização do espaço teatral para os anos após a lei áurea e início da República, com objetivo de convencer outros setores sobre o encaminhamento do país: instrução e a arte como meio de “civilizar” os “novos” cidadãos. Para isso, os autores usaram do humor e da marcação racial em cena, de variadas formas, como arma para defender seu projeto sobre o futuro da nação. Contudo, as reações do público foram além do previsto, apontando como a polissemia das performances, a complexidade da cena teatral e a diversidade do público, colocaram diferentes entendimentos sobre os papéis sociais dos sujeitos representados e sobre o o recente nação republicana.The association between the process of eradicating slavery and the political use of theater, in the late nineteenth century, by abolitionist militants to debate Brazilian society, will be the fundamental center of this thesis. Starting from the premise that theater was an important space for political action and an environment of social imagination about the future of the country, I will analyze part of the dramaturgical production of engineer Sílio Boccanera Júnior and poet Alexandre Fernandes. Mixing light theater with moralizing inspiring humor, my main hypothesis is that the authors, along with other theater literati, took the politicization of theatrical space to the years after the Golden Law and the beginning of the Republic, in order to convince other sectors about the country's trajectory: education and art as a means of “civilizing” the “new” citizens. For this, the authors used humor and racial marking on stage, in various ways, as a weapon to defend their project on the future of the nation. However, the reactions of the audience went beyond expectations, pointing out how the polysemy of the performances, the complexity of the theatrical scene and the diversity of the audience, put different understandings on the social roles of the subjects represented and their contributions to the brazilian republic.Submitted by PPGH null (poshisto@ufba.br) on 2023-04-20T12:21:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf: 4292894 bytes, checksum: 332f210a3c4dde319e4d9f1480d422c2 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-04-24T10:23:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf: 4292894 bytes, checksum: 332f210a3c4dde319e4d9f1480d422c2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-24T10:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf: 4292894 bytes, checksum: 332f210a3c4dde319e4d9f1480d422c2 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12-13porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHumorTheaterRacismAbolitionSalvadorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHumorTeatroRacismoAboliçãoSalvadorLiberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906)Doutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAlbuquerque, Wlamyra Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/2359566367659802Albuquerque, Wlamyra Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/2359566367659802Sampaio, Gabriela dos Reishttp://lattes.cnpq.br/6050013705102457Abreu, Martha Camposhttp://lattes.cnpq.br/0437999126739133Castilho, Celso ThomasBalaban, Marcelohttp://lattes.cnpq.br/9607339927631593http://lattes.cnpq.br/0806554048381677Carvalho, Daniel Rebouçasreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf.txtTese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf.txtExtracted texttext/plain574904https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/4/Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf.txtc6c873a5a5639d41d718cd4d8660df11MD54ORIGINALTese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdfTese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdfTese - Daniel Rebouçasapplication/pdf4292894https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/1/Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf332f210a3c4dde319e4d9f1480d422c2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/369032023-04-29 02:04:19.043oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-29T05:04:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906) |
title |
Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906) |
spellingShingle |
Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906) Carvalho, Daniel Rebouças CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Humor Teatro Racismo Abolição Salvador Humor Theater Racism Abolition Salvador |
title_short |
Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906) |
title_full |
Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906) |
title_fullStr |
Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906) |
title_full_unstemmed |
Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906) |
title_sort |
Liberdade em cena: teatro, humor e racismo no tempo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906) |
author |
Carvalho, Daniel Rebouças |
author_facet |
Carvalho, Daniel Rebouças |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2359566367659802 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2359566367659802 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sampaio, Gabriela dos Reis |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6050013705102457 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Abreu, Martha Campos |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0437999126739133 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Castilho, Celso Thomas |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Balaban, Marcelo |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9607339927631593 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0806554048381677 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Daniel Rebouças |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de Sampaio, Gabriela dos Reis Abreu, Martha Campos Castilho, Celso Thomas Balaban, Marcelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Humor Teatro Racismo Abolição Salvador Humor Theater Racism Abolition Salvador |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humor Teatro Racismo Abolição Salvador |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Humor Theater Racism Abolition Salvador |
description |
A associação entre o processo de fim da escravidão e uso político do teatro, no final do século XIX, por militantes abolicionistas para debater a sociedade brasileira, será o centro fundamental desta tese. Partindo da premissa que o teatro foi um importante espaço de ação política e um ambiente de imaginação social sobre o futuro do pais, analisarei parte da produção dramatúrgica de engenheiro Sílio Boccanera Júnior e do poeta Alexandre Fernandes. Mesclando teatro ligeiro com um humor de inspiração moralizante, minha principal hipótese é que os autores, em conjunto com outros homens de letras engajados no teatro, levaram a politização do espaço teatral para os anos após a lei áurea e início da República, com objetivo de convencer outros setores sobre o encaminhamento do país: instrução e a arte como meio de “civilizar” os “novos” cidadãos. Para isso, os autores usaram do humor e da marcação racial em cena, de variadas formas, como arma para defender seu projeto sobre o futuro da nação. Contudo, as reações do público foram além do previsto, apontando como a polissemia das performances, a complexidade da cena teatral e a diversidade do público, colocaram diferentes entendimentos sobre os papéis sociais dos sujeitos representados e sobre o o recente nação republicana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-24T10:23:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-24T10:23:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Daniel Rebouças. A liberdade em cena: teatro, humor e racismo no templo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906).Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2021, 220 f. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Daniel Rebouças. A liberdade em cena: teatro, humor e racismo no templo da abolição e além (Salvador, Bahia, 1884-1906).Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2021, 220 f. |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/4/Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/1/Tese_Daniel_Rebouas_A_liberdade_em_cena_arquivo_final_deposito.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36903/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6c873a5a5639d41d718cd4d8660df11 332f210a3c4dde319e4d9f1480d422c2 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801503111886405632 |