Pedrinha miudinha em aruanda ê, lajedo: o modo de vida da umbanda

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Paz, Adilson Meneses da
Orientador(a): Messeder, Suely Aldir
Banca de defesa: Décia, Ana cristina muniz, Galeffi, Dante Augusto, Oliveira, Eduardo David de, Vitorino, Cesar Costa, Messeder, Suely Aldir
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE DOUTORADO MULTIINSTITUCIONAL E MULTIDISCIPLINAR EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31253
Resumo: A presente tese pensa sobre as experiências religiosas produzidas no Centro de Umbanda Irmão Carlos, localizado no subúrbio ferroviário de Salvador, onde se observou cotidianamente o modo de vida dos umbandistas. O intuito dessa investigação é compreender como os umbandistas do Centro de Umbanda Irmão Carlos produzem o seu modo de vida. Descreve-se sobre as dinâmicas históricas e culturais que culminaram na religião umbandista, dimensiona-se o mito fundador da Umbanda e as narrativas singulares que dão origem ao Centro pesquisado. Apresentam-se as práticas ritualísticas, os saberes e sentidos que se forjam no modo de viver experienciado pelos umbandistas. Nesse sentido, o estudo se constitui em uma pesquisa qualitativa, através da etnografia, uma vez que este método possibilita um entendimento das práticas, ritualísticas e lógicas de Centro pesquisado, nos levando a descrição densa da teia de significados do grupo investigado. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação participante, pela qual as atividades foram registradas em um caderno de campo, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e visitas em outros Centros de Umbanda visando compreender as singularidades dos espaços de culto. Reflete-se sobre a dupla pertença ser pesquisador e nativo no ambiente da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para necessidade de reconhecer as peculiaridades dos espaços de cultos das Umbandas, pois o modelo único de narrativa sobre a religião silencia a multiplicidade de práticas e ritos que constitui seu território. Na pesquisa observa-se que o modo de vida da Umbanda investigada atua a partir de uma razão sensível que irrompe com o apogeu do intelecto, transborda pelo corpo, abre-se para o espontâneo, o intuitivo, o invisível, firma-se em razões ancestrais que reinventam as bases éticas do vivido. O modo de vida da Umbanda constitui-se de uma série de práticas e condutas que asseguram o livramento dos desequilíbrios que afligem o cotidiano dos adeptos do culto. Deste modo, constitui-se de uma estilística da existência que se fundamenta no cuidado de si, dos outros e da ancestralidade.
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spelling Paz, Adilson Meneses daMesseder, Suely AldirDécia, Ana cristina munizGaleffi, Dante AugustoOliveira, Eduardo David deVitorino, Cesar CostaMesseder, Suely Aldir2020-01-08T16:13:08Z2020-01-08T16:13:08Z2020-01-082019-07-04Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31253A presente tese pensa sobre as experiências religiosas produzidas no Centro de Umbanda Irmão Carlos, localizado no subúrbio ferroviário de Salvador, onde se observou cotidianamente o modo de vida dos umbandistas. O intuito dessa investigação é compreender como os umbandistas do Centro de Umbanda Irmão Carlos produzem o seu modo de vida. Descreve-se sobre as dinâmicas históricas e culturais que culminaram na religião umbandista, dimensiona-se o mito fundador da Umbanda e as narrativas singulares que dão origem ao Centro pesquisado. Apresentam-se as práticas ritualísticas, os saberes e sentidos que se forjam no modo de viver experienciado pelos umbandistas. Nesse sentido, o estudo se constitui em uma pesquisa qualitativa, através da etnografia, uma vez que este método possibilita um entendimento das práticas, ritualísticas e lógicas de Centro pesquisado, nos levando a descrição densa da teia de significados do grupo investigado. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação participante, pela qual as atividades foram registradas em um caderno de campo, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos e visitas em outros Centros de Umbanda visando compreender as singularidades dos espaços de culto. Reflete-se sobre a dupla pertença ser pesquisador e nativo no ambiente da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para necessidade de reconhecer as peculiaridades dos espaços de cultos das Umbandas, pois o modelo único de narrativa sobre a religião silencia a multiplicidade de práticas e ritos que constitui seu território. Na pesquisa observa-se que o modo de vida da Umbanda investigada atua a partir de uma razão sensível que irrompe com o apogeu do intelecto, transborda pelo corpo, abre-se para o espontâneo, o intuitivo, o invisível, firma-se em razões ancestrais que reinventam as bases éticas do vivido. O modo de vida da Umbanda constitui-se de uma série de práticas e condutas que asseguram o livramento dos desequilíbrios que afligem o cotidiano dos adeptos do culto. Deste modo, constitui-se de uma estilística da existência que se fundamenta no cuidado de si, dos outros e da ancestralidade.ABSTRACT: The following thesis is related to the study of afrobrazilian religions. It reflects the religious experiences produced in the Irmão Carlos Umbanda Center, located in the rail suburbs, at Salvador (Bahia/Brazil), where the Umbandists’ way of life were daily observed. Thus, the aim of this investigation is to understand how the Umbandists of the Irmão Carlos Umbanda Center produce their way of life. The historical and cultural dynamics that culminated in the Umbandist religion were described; it has been dimensioned the founding myth of Umbanda and the singular narratives that gave origin to the researched Center. The ritualistic practices, the knowledge and sense which forge the Umbandists’ way of living experienced by them were also presented. In this sense, the study constitutes itself in a qualitative research, through the ethnographic method, once this method translates the logics, ritualistcs and practices of the researched Center leading us to a dense description of this web of meanings of the investigated group. The tools for the data gathering were the participant observation, which activities were registered in a field diary, along with semi structured interviews, photographs, and visitations to other Umbanda Centers, with the objective of comprehending the singularities of the cult space. It was considered the dual belonging of been a researcher and a native in the research environment. The results point towards the necessity of acknowledging the peculiarities of each cult spaces of the Umbandas, for the singular model of narrative about this religion silences the multiplicity of practices and rites that constitutes its territory. In the research, it was observed that the investigated Umbanda’s lifestyle acts from a sensitive reasoning which breaks the apogee of intellectuality, overflows from the body, opens itself to the spontaneous, to the intuitive, to the invisible; and roots itself in ancestral reasons that reinvents the ethical grounds of living. The way of life of Umbanda is based on a series of practices and acts, which assures the deliverance from imbalances, which hurt the cult adepts’ routines. This way, the researched Umbanda builds itself from an stylistic of the existence, founded in the self care, care of the others, and care of ancestry.Submitted by Adilson Paz (peixinhopaz@bol.com.br) on 2019-12-19T14:35:02Z No. of bitstreams: 1 TESE DOUTORADO Adilson Paz.pdf: 3716424 bytes, checksum: 768f65f144f5a474e9d2f5d678380355 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2020-01-08T16:13:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE DOUTORADO Adilson Paz.pdf: 3716424 bytes, checksum: 768f65f144f5a474e9d2f5d678380355 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-08T16:13:08Z (GMT). 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