A dança: uma estratégia para revelação e reelaboração do corpo no ensino público fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Chaves, Virgínia Maria Rocha
Orientador(a): Aquino, Dulce Tâmara Lamêgo Silva e
Banca de defesa: Aquino, Dulce Tâmara Lamêgo Silva e, Santos, Inaicyra Falcão dos, Lobato, Lúcia Fernandes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27307
Resumo: Este estudo é resultado de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Artes Cênicas e teve como objetivo a compreensão da corporeidade do adolescente no ensino público fundamental, procurando analisar as relações estabelecidas entre estes e seu processo criativo em dança.Para tanto, os dados foram levantados numa escola da rede estadual de ensino em Salvador, através de realização de oficinas de dança, enfocando a dança como um processo artístico educativo, durante um período de 08 meses, com um grupo de adolescentes do ensino fundamental, enfatizando os processos criativos, o que proporcionou estabelecer conexões entre o universo pessoal e sociocultural desses sujeitos. Para que estas relações estabelecidas pudessem ser captadas, foram realizadas entrevistas informais com professores e alunos, observações diárias e filmagens. Uma análise de abordagem essencialmente qualitativa dos dados foi realizada nas perspectivas das Teorias Evolutiva e da Complexidade, dialogando com autores tais como: Edgar Morin, sociólogo/antropólogo/historiador; os neurocientistas Antonio Damásio, Richard Dawkins; o filósofo e cientista cognitivo Daniel Dennett e o psicólogo e biólogo L. S. Vigotski, dentre outros.A discussão dos dados direcionou-se a uma reestruturação do que se pensa e faz atualmente, sobre as relações e compreensão da corporeidade do próprio adolescente no âmbito da rede pública de ensino, revelando e reelaborando a maneira do adolescente vivenciar, conceber seu corpo, relacionar-se e expressar-se artisticamente na dança.
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Para que estas relações estabelecidas pudessem ser captadas, foram realizadas entrevistas informais com professores e alunos, observações diárias e filmagens. Uma análise de abordagem essencialmente qualitativa dos dados foi realizada nas perspectivas das Teorias Evolutiva e da Complexidade, dialogando com autores tais como: Edgar Morin, sociólogo/antropólogo/historiador; os neurocientistas Antonio Damásio, Richard Dawkins; o filósofo e cientista cognitivo Daniel Dennett e o psicólogo e biólogo L. S. Vigotski, dentre outros.A discussão dos dados direcionou-se a uma reestruturação do que se pensa e faz atualmente, sobre as relações e compreensão da corporeidade do próprio adolescente no âmbito da rede pública de ensino, revelando e reelaborando a maneira do adolescente vivenciar, conceber seu corpo, relacionar-se e expressar-se artisticamente na dança.This paper is the result of a research project developed at the master’s degree program of the PPGAC-UFBA. Its objective is the understanding of adolescents’ corporeality at the grade schools in Bahia’s public educational system. It analises the relationships established between the students and their creative processes in dance. The data were collected at state public schools in the city of Salvador where the students attended dance workshop that lasted eight months, and focused on artistic processes in education. In these workshops, connections were then established between the student’personal universe and their sociocultural contexts in these workshops. These connections were established through informal interviews with the students and teachers, films and daily observation. A mainly qualitative approach of the data was done in the perspectives of the evolutive and complexity theories, dialoguing with such authors as: Edgar Morin, anthropologist/historian/sociologist; the neurocientists Antonio Damásio, Richard Dawkins, the philosopher and cientist cognitive Daniel Dennett and the psycologist and biologist L. S. Vigotski, among others. The discussion of the data indicated a restructure concerning today’s thoughts and practices about the understanding of teenagers’corporealities in the public school environment, revealing and reelaborating teenagers’ ways of experimenting, conceiving their body, relating and expressing themselves artistically in dance.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-31T17:27:33Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado de Virginia Chaves.pdf: 2325162 bytes, checksum: 7af0b44dfba182eb446013be0263a76b (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:20:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado de Virginia Chaves.pdf: 2325162 bytes, checksum: 7af0b44dfba182eb446013be0263a76b (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:20:18Z (GMT). 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