As práticas de gestão do conhecimento: um estudo de caso na Petrobras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Martire, Tayane Cristina
Orientador(a): Gomes, Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7945
Resumo: Essa pesquisa discute a gestão do conhecimento no âmbito das organizações e constitui-se de um estudo de caso sobre as práticas de gestão do conhecimento desenvolvidas na Petrobras. A motivação da escolha deste tema foi a forma como a gestão do conhecimento tem sido abordada na Petrobras, desde 2000 a empresa tem trabalhado a Gestão do conhecimento de uma forma sistemática, cujo ponto de partida foi uma Agenda de Mudanças, criada a partir do fim do monopólio do petróleo no Brasil. O objetivo geral da pesquisa foi a identificação das práticas de gestão do conhecimento desenvolvidas na Petrobras, adicionalmente objetivou-se também: relacionar essas práticas com o foco de atividades das áreas de gestão do conhecimento, e realizar uma análise das práticas à luz do modelo SECI, postulado por Takeuschi e Nonaka. O referencial teórico foi construído com base nas teorias de Alvarenga Neto e Takeuchi e Nonaka. Os métodos de pesquisa desenvolvidos foram o estudo de caso e o levantamento e os procedimentos de coleta de dados se realizaram por um questionário, entrevistas e análise de documentos institucionais. A amostra constitui-se de 17 áreas de gestão do conhecimento representadas corporativamente na organização. A pesquisa identificou 24 práticas desenvolvidas nas áreas de gestão do conhecimento pesquisadas. Conclui-se que de uma forma geral as áreas têm empreendido um esforço em criar circunstâncias e ambientes de mobilização de conhecimentos de uma forma sistêmica, desenvolvendo práticas em todos os modos de conversão do conhecimento apresentados no modelo SECI. Das áreas pesquisadas, observou-se que a áreas com foco em Gestão e Estratégia e em Conhecimento Técnico concentram a mobilização de conhecimentos nos quadrantes Externalização e Combinação, enquanto as áreas com foco em RH desenvolvem práticas, em maior ou menor grau, presentes nos quatro quadrantes do modelo SECI. A Petrobras é uma empresa que reconhece o ativo conhecimento como um bem que pode ser valorizado e tem buscado fomentar o compartilhamento e a promoção de registros de conhecimento.
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O objetivo geral da pesquisa foi a identificação das práticas de gestão do conhecimento desenvolvidas na Petrobras, adicionalmente objetivou-se também: relacionar essas práticas com o foco de atividades das áreas de gestão do conhecimento, e realizar uma análise das práticas à luz do modelo SECI, postulado por Takeuschi e Nonaka. O referencial teórico foi construído com base nas teorias de Alvarenga Neto e Takeuchi e Nonaka. Os métodos de pesquisa desenvolvidos foram o estudo de caso e o levantamento e os procedimentos de coleta de dados se realizaram por um questionário, entrevistas e análise de documentos institucionais. A amostra constitui-se de 17 áreas de gestão do conhecimento representadas corporativamente na organização. A pesquisa identificou 24 práticas desenvolvidas nas áreas de gestão do conhecimento pesquisadas. Conclui-se que de uma forma geral as áreas têm empreendido um esforço em criar circunstâncias e ambientes de mobilização de conhecimentos de uma forma sistêmica, desenvolvendo práticas em todos os modos de conversão do conhecimento apresentados no modelo SECI. Das áreas pesquisadas, observou-se que a áreas com foco em Gestão e Estratégia e em Conhecimento Técnico concentram a mobilização de conhecimentos nos quadrantes Externalização e Combinação, enquanto as áreas com foco em RH desenvolvem práticas, em maior ou menor grau, presentes nos quatro quadrantes do modelo SECI. 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