VOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COLONIAL NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Letras
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28744 |
Resumo: | Esta tese analisa a representação da mulher dentro do contexto colonial a partir de um corpus composto pelos romances Desmundo (1996), da escritora brasileira Ana Miranda, e A árvore das palavras (1997), da portuguesa Teolinda Gersão. As duas narrativas selecionadas são entrecortadas por características em comum, como o protagonismo de narradoras femininas, a ambientação histórica em antigas colônias portuguesas, Brasil e Moçambique, respectivamente, e uma revisitação da história a partir de um paradigma pós-moderno de incredulidade, questionamento e reatualização do passado, conforme propõe o novo romance histórico. Assim, interessa saber de que forma as mulheres são historicamente representadas nos dois romances, enquanto personagens articuladas pela autoria feminina, e como tais representações acionam novas possibilidades de pensar a participação da mulher, nas esferas públicas e privadas, ao longo dos processos históricos, além de desestabilizar os perfis femininos estereotipados pelo discurso masculino. Por meio do método comparativo, foi possível constatar que nas duas narrativas são construídas representações femininas que acionam, em seus respectivos contextos, outros lugares históricos para o protagonismo da mulher, não como espaços dicotômicos, mas constituídos por identidades femininas plurais. |
id |
UFBA-2_6e3e1a51167bc3f4d5a543e59f650c2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/28744 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
Rios, Dianameire Oliveira CarneiroRios, Dianameire Oliveira CarneiroCruz, Décio TorresCarvalho, Isaias Francisco de CarvalhoHolzhhausen, MarleneAraújo, Noélia Borges dePatricio, Rosana Maria Ribeiro2019-02-25T17:02:04Z2019-02-25T17:02:04Z2019-02-252018http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28744Esta tese analisa a representação da mulher dentro do contexto colonial a partir de um corpus composto pelos romances Desmundo (1996), da escritora brasileira Ana Miranda, e A árvore das palavras (1997), da portuguesa Teolinda Gersão. As duas narrativas selecionadas são entrecortadas por características em comum, como o protagonismo de narradoras femininas, a ambientação histórica em antigas colônias portuguesas, Brasil e Moçambique, respectivamente, e uma revisitação da história a partir de um paradigma pós-moderno de incredulidade, questionamento e reatualização do passado, conforme propõe o novo romance histórico. Assim, interessa saber de que forma as mulheres são historicamente representadas nos dois romances, enquanto personagens articuladas pela autoria feminina, e como tais representações acionam novas possibilidades de pensar a participação da mulher, nas esferas públicas e privadas, ao longo dos processos históricos, além de desestabilizar os perfis femininos estereotipados pelo discurso masculino. Por meio do método comparativo, foi possível constatar que nas duas narrativas são construídas representações femininas que acionam, em seus respectivos contextos, outros lugares históricos para o protagonismo da mulher, não como espaços dicotômicos, mas constituídos por identidades femininas plurais.This thesis analyzes the representation of women within the colonial context from a corpus composed by the novels Desmundo (1996), by the brazilian writer Ana Miranda, and A árvore das palavras (1997), by portuguese author Teolinda Gersão. The two selected narratives are interspersed with common features, such as the role of female narrators, the historical setting in former portuguese colonies, Brazil and Mozambique, respectively, and a revisiting of history from a postmodern paradigm of disbelief, questioning, and reappraisal of the past, as proposed by the new historical novel. Thus, it is important to know how women are historically represented in the two novels as characters articulated by female authorship, and how such representations trigger new possibilities for thinking about women's participation, in the public and private spheres, throughout historical processes, in addition to destabilize female profiles stereotyped by male discourse. Through the comparative method, it was possible to verify that in the two narratives women representations are constructed that trigger, in their respective contexts, other historical places for the protagonism of the woman, not as dichotomous spaces, but constituted by feminine plural identities.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-02-22T20:26:52Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL REVISÃO junho.pdf: 1349045 bytes, checksum: 495616e92dd3492cdcea77b7a6aa752e (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-25T17:02:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE FINAL REVISÃO junho.pdf: 1349045 bytes, checksum: 495616e92dd3492cdcea77b7a6aa752e (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-25T17:02:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE FINAL REVISÃO junho.pdf: 1349045 bytes, checksum: 495616e92dd3492cdcea77b7a6aa752e (MD5)LetrasMulher na literaturaRomance históricoRepresentaçãoHistória colonialMiranda, Ana - DesmundoGersão, Teolinda - A árvore da vidaVOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COLONIAL NO NOVO ROMANCE HISTÓRICOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE FINAL REVISÃO junho.pdfTESE FINAL REVISÃO junho.pdfapplication/pdf1349045https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28744/1/TESE%20FINAL%20REVIS%c3%83O%20junho.pdf495616e92dd3492cdcea77b7a6aa752eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28744/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTTESE FINAL REVISÃO junho.pdf.txtTESE FINAL REVISÃO junho.pdf.txtExtracted texttext/plain583303https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28744/3/TESE%20FINAL%20REVIS%c3%83O%20junho.pdf.txt501a401d948a6e86763123cafed0ce9cMD53ri/287442022-07-05 14:03:58.663oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:58Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
VOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COLONIAL NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO |
title |
VOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COLONIAL NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO |
spellingShingle |
VOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COLONIAL NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO Rios, Dianameire Oliveira Carneiro Letras Mulher na literatura Romance histórico Representação História colonial Miranda, Ana - Desmundo Gersão, Teolinda - A árvore da vida |
title_short |
VOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COLONIAL NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO |
title_full |
VOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COLONIAL NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO |
title_fullStr |
VOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COLONIAL NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO |
title_full_unstemmed |
VOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COLONIAL NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO |
title_sort |
VOZES DISSONANTES: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER COLONIAL NO NOVO ROMANCE HISTÓRICO |
author |
Rios, Dianameire Oliveira Carneiro |
author_facet |
Rios, Dianameire Oliveira Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Dianameire Oliveira Carneiro Rios, Dianameire Oliveira Carneiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cruz, Décio Torres |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carvalho, Isaias Francisco de Carvalho Holzhhausen, Marlene Araújo, Noélia Borges de Patricio, Rosana Maria Ribeiro |
contributor_str_mv |
Cruz, Décio Torres Carvalho, Isaias Francisco de Carvalho Holzhhausen, Marlene Araújo, Noélia Borges de Patricio, Rosana Maria Ribeiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras |
topic |
Letras Mulher na literatura Romance histórico Representação História colonial Miranda, Ana - Desmundo Gersão, Teolinda - A árvore da vida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher na literatura Romance histórico Representação História colonial Miranda, Ana - Desmundo Gersão, Teolinda - A árvore da vida |
description |
Esta tese analisa a representação da mulher dentro do contexto colonial a partir de um corpus composto pelos romances Desmundo (1996), da escritora brasileira Ana Miranda, e A árvore das palavras (1997), da portuguesa Teolinda Gersão. As duas narrativas selecionadas são entrecortadas por características em comum, como o protagonismo de narradoras femininas, a ambientação histórica em antigas colônias portuguesas, Brasil e Moçambique, respectivamente, e uma revisitação da história a partir de um paradigma pós-moderno de incredulidade, questionamento e reatualização do passado, conforme propõe o novo romance histórico. Assim, interessa saber de que forma as mulheres são historicamente representadas nos dois romances, enquanto personagens articuladas pela autoria feminina, e como tais representações acionam novas possibilidades de pensar a participação da mulher, nas esferas públicas e privadas, ao longo dos processos históricos, além de desestabilizar os perfis femininos estereotipados pelo discurso masculino. Por meio do método comparativo, foi possível constatar que nas duas narrativas são construídas representações femininas que acionam, em seus respectivos contextos, outros lugares históricos para o protagonismo da mulher, não como espaços dicotômicos, mas constituídos por identidades femininas plurais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-25T17:02:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-25T17:02:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28744 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28744/1/TESE%20FINAL%20REVIS%c3%83O%20junho.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28744/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28744/3/TESE%20FINAL%20REVIS%c3%83O%20junho.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
495616e92dd3492cdcea77b7a6aa752e 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 501a401d948a6e86763123cafed0ce9c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801503032128569344 |