Um estudo inspirado na sociologia fenomenológica das trajetórias de professores/as que ensinam computação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Britto, Roberta Gondim
Orientador(a): Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Banca de defesa: Silva, Patrícia Petitinga, Batistela, Rosemeire de Fatima, Matos, Ecivaldo de Souza, Barbosa, Jonei Cerqueira, Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34590
Resumo: Este estudo tem como tema geral o desenvolvimento profissional docente de professores/as de Computação não licenciados/as atuantes em curso de licenciatura em Computação. O relatório de pesquisa está organizado em formato multipaper e visa compreender as percepções desses/as docentes sobre suas escolhas, ações, perspectivas e trajetórias vivenciadas a partir de três momentos: anterior ao ingresso na docência, imediatamente posterior ao ingresso na docência no curso de licenciatura em Computação e momento presente. Para tanto, três objetivos orientaram o estudo: (i) identificar, descrever e analisar as circunstâncias de ingresso que levaram esses/as profissionais à carreira docente; (ii) identificar, descrever e analisar as experiências que esses/as professores/as têm (ou tiveram) sobre a prática docente nos três primeiros anos de exercício docente no curso de licenciatura em Computação; e, por fim, (iii) identificar, descrever e analisar transformações no ser e agir docentes percebidas por professores/as bacharéis/elas ou tecnólogos/as, da área de Computação, que atuam como formadores/as em cursos de licenciatura em Computação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que procura contribuir com os estudos da profissionalidade e do desenvolvimento profissional docente de professores/as que ensinam Computação, tendo como inspiração as concepções teóricas da fenomenologia social de Alfred Schutz sobre mundo da vida, intersubjetividade, ação e motivação. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas narrativas, e os procedimentos de análise estão fundamentados em estruturas fenomenológicas de análise e variações interpretativas. As interpretações das narrativas apontaram motivos que levaram esses/as profissionais a escolherem a carreira docente e nos mostraram que professores/as de Computação não licenciados/as compreendem o trabalho docente na dimensão do contexto de vida experienciado por eles/as, não se orientando em concepções teóricas e/ou pedagógicas, e que o convívio com o/a outro/a, a maturidade e as formações continuadas podem ser vistos como episódios que impulsionam o desenvolvimento profissional docente dos/as professores/as que ensinam Computação. As interpretações ainda indicaram que esses/as profissionais percebem seu desenvolvimento docente por meio de suas forma-ações e de seus anseios, de modo que aquelas requerem responsabilidade e disposição para ensinar e aprender, e estes, realização e satisfação com a profissão. Como implicação, essas análises sugerem que o desenvolvimento profissional docente de professores/as de Computação não licenciados/as pode ser estimulado por formações e/ou complementações pedagógicas, além de nos mostrar o desenvolvimento profissional desses/as professores/as como um campo novo e aberto para pesquisas que busquem investigar o ensino, os currículos e a formação docente dos/as professores/as que ensinam Computação. Assim, compreender os anseios e modos de agir dos/as docentes da área durante suas trajetórias profissionais implicou também contribuir com as pesquisas sobre a profissionalidade e o desenvolvimento profissional docente, em especial no desenvolvimento de competências e habilidades tanto do ato de ensinar quanto do ato de formar futuros/as professores/as da área.
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Para tanto, três objetivos orientaram o estudo: (i) identificar, descrever e analisar as circunstâncias de ingresso que levaram esses/as profissionais à carreira docente; (ii) identificar, descrever e analisar as experiências que esses/as professores/as têm (ou tiveram) sobre a prática docente nos três primeiros anos de exercício docente no curso de licenciatura em Computação; e, por fim, (iii) identificar, descrever e analisar transformações no ser e agir docentes percebidas por professores/as bacharéis/elas ou tecnólogos/as, da área de Computação, que atuam como formadores/as em cursos de licenciatura em Computação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que procura contribuir com os estudos da profissionalidade e do desenvolvimento profissional docente de professores/as que ensinam Computação, tendo como inspiração as concepções teóricas da fenomenologia social de Alfred Schutz sobre mundo da vida, intersubjetividade, ação e motivação. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas narrativas, e os procedimentos de análise estão fundamentados em estruturas fenomenológicas de análise e variações interpretativas. As interpretações das narrativas apontaram motivos que levaram esses/as profissionais a escolherem a carreira docente e nos mostraram que professores/as de Computação não licenciados/as compreendem o trabalho docente na dimensão do contexto de vida experienciado por eles/as, não se orientando em concepções teóricas e/ou pedagógicas, e que o convívio com o/a outro/a, a maturidade e as formações continuadas podem ser vistos como episódios que impulsionam o desenvolvimento profissional docente dos/as professores/as que ensinam Computação. As interpretações ainda indicaram que esses/as profissionais percebem seu desenvolvimento docente por meio de suas forma-ações e de seus anseios, de modo que aquelas requerem responsabilidade e disposição para ensinar e aprender, e estes, realização e satisfação com a profissão. Como implicação, essas análises sugerem que o desenvolvimento profissional docente de professores/as de Computação não licenciados/as pode ser estimulado por formações e/ou complementações pedagógicas, além de nos mostrar o desenvolvimento profissional desses/as professores/as como um campo novo e aberto para pesquisas que busquem investigar o ensino, os currículos e a formação docente dos/as professores/as que ensinam Computação. Assim, compreender os anseios e modos de agir dos/as docentes da área durante suas trajetórias profissionais implicou também contribuir com as pesquisas sobre a profissionalidade e o desenvolvimento profissional docente, em especial no desenvolvimento de competências e habilidades tanto do ato de ensinar quanto do ato de formar futuros/as professores/as da área.ABSTRACT This study has as its general theme the professional development of computing professors with bachelor or technologist degrees who teaching in the computing graduation. The research report is organized in a multipaper format and aims to understand the perceptions of these professors about their choices, actions, perspectives and trajectories experienced from three moments:before entering teaching, immediately after entering teaching in the computing graduation and present moment. For such, three objectives guided the study: (i) identify, describe and analyze the circumstances of entry that led these professionals to the teaching career; (ii) identify, describe and analyze the experiences these professors have (or had) about teaching practice in the first three years of teaching in the computing graduation; and, finally, (iii) identify, describe and analyze transformations in the being and acting perceived by these computing professors. This is a qualitative research, which seeks to contribute to the studies of professionality and professional development of professors who teach computing, taking as inspiration the theoretical conceptions of Alfred Schutz's social phenomenology about the world of life, intersubjectivity, action and motivation. The empirical material was produced through narrative interviews, and the analysis procedures are based on phenomenological structures of analysis and interpretive variations. The interpretations of the narratives pointed out reasons that led these professionals to choose a teaching career and showed us that these professors understand the teaching work in the dimension of the life context experienced by them, not orienting themselves in theoretical and/or pedagogical conceptions, and that the interaction with the other, maturity and continuing education can be seen as episodes that boost the professional development of professors who teach computing. The interpretations still indicated that these professionals perceive their teacher development through their form-actions and their wishes.Those require responsibility and willingness to teach and learn, and these, fulfillment and satisfaction with the profession. As an implication, these analyzes suggest that the professional development of Computer teachers can be stimulated by pedagogical training and/or complementation’s, besides showing us the professional development of these teachers as a new and open field for research that seeks to investigate the teaching, curricula and teacher training of professors who teach Computing. Thus, understanding the wishes and ways of acting of professors in the area during their professional trajectories also implied contributing to research on professionality and professional development of professors, especially in the development of skills and abilities both in the act of teaching and in the act of training. future teachers in the area.Submitted by Roberta Britto (robertagbritto@gmail.com) on 2021-12-06T11:36:16Z No. of bitstreams: 1 TESE_-_ROBERTA_GONDIM_BRITTO_-VFINAL.pdf: 1530648 bytes, checksum: d21bd7de0c1fe63634caf1aeaaf1d3e7 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-12-14T13:30:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_-_ROBERTA_GONDIM_BRITTO_-VFINAL.pdf: 1530648 bytes, checksum: d21bd7de0c1fe63634caf1aeaaf1d3e7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-14T13:30:13Z (GMT). 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