Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Escola de Música da UFBA (EMUS)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação de Música
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28175 |
Resumo: | O presente trabalho, intitulado “Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente", é um estudo na área de educação musical para os instrumentos violão e guitarra elétrica. Seu principal objetivo é promover a reflexão da minha trajetória profissional e de formação, ressaltando, principalmente, os processos trabalhados por mim e ligados ao violão e à guitarra, buscando compreender qual o meu perfil docente e como contribuem para a minha formação e atuação artística e pedagógica atuais para execução instrumental. Esta investigação tem como marco metodológico a pesquisa autobiográfica, de caráter transdisciplinar e interdisciplinar, no qual se encontrarão em seus procedimentos técnicos características de objetivo exploratórias, explicativas, descritivas e de estudo histórico, assumindo como delimitação do campo de estudo a pesquisa autobiográfica do docente Alex Augusto Mesquita Costa. Deste universo musical, serão colhidas informações com o objetivo de refletir sobre os processos artísticos e pedagógicos com a guitarra e o violão, considerando a natureza da minha formação musical e trajetória docente, desenvolvidas no âmbito da música popular. No desenvolvimento do tema deste trabalho surgiram debates que fomentaram o processo em si, baseando-se na: condição de cidadão brasileiro e soteropolitano; consequentemente, músico e professor do curso de música popular, seguindo a demanda natural de saberes nas áreas de educação musical e execução instrumental; assim como nos trabalhos de educação de David Elliott e Lucy Green sobre os fundamentos da educação na área de música popular e filosofia da educação musical; nas diretrizes da educação musical atual que consideram a música popular local e sua história como base para uma educação inclusiva; nas ideias e modelos de educação musical do educador Keith Swaniwick e a gestão e inventário de gêneros e subgêneros musicais, em seus aspectos históricos, sociais e culturais com os quais tive contato em minhas vivências musicais. Enquanto membro do corpo docente do curso de Música Popular da Universidade Federal da Bahia, depara-se com o desafio de organizar programas de matérias e planejamentos de aulas que reflitam uma educação musical mais inclusiva e democratizada diante do modus operandi da academia; um modelo de educação musical que considere e minimize as perdas sofridas no processo de transfusão da música popular inserida em seu contexto para a academia, composto de reflexão pedagógica e inclusão social. Faz-se necessário obter um perfil mais aprofundado sobre a música popular, visando à reflexão sobre os processos pedagógicos para o ensino do violão e da guitarra. Com o desdobramento desta pesquisa, o mapeamento destes processos musicais experienciados e a identificação das formas de transmissão destes conhecimentos, foi possível estabelecer conexões entre metodologias contemporâneas da educação musical instrumental com os conhecimentos da práticas musicais efetivadas por mim, aproximando o ensino musical e suas práticas pedagógicas do meio e dos contextos nos quais a música se manifesta. Encontramos nestes padrões manifestações de relações históricas e de elementos culturais, fundamentais em uma abordagem científica para o desenvolvimento de uma educação inclusiva. |
id |
UFBA-2_7a65fc0ec619580364d1689784874568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/28175 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Alex Augusto MesquitaCosta, Alex Augusto MesquitaBarbosa, Joel Luís da SilvaBoccia, LeonardoAlmeida, Luciano André da SilvaQueiroz, FlávioTrigo, Isa Maria Faria2018-12-14T17:34:35Z2018-12-14T17:34:35Z2018-12-142017-10-20Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28175O presente trabalho, intitulado “Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente", é um estudo na área de educação musical para os instrumentos violão e guitarra elétrica. Seu principal objetivo é promover a reflexão da minha trajetória profissional e de formação, ressaltando, principalmente, os processos trabalhados por mim e ligados ao violão e à guitarra, buscando compreender qual o meu perfil docente e como contribuem para a minha formação e atuação artística e pedagógica atuais para execução instrumental. Esta investigação tem como marco metodológico a pesquisa autobiográfica, de caráter transdisciplinar e interdisciplinar, no qual se encontrarão em seus procedimentos técnicos características de objetivo exploratórias, explicativas, descritivas e de estudo histórico, assumindo como delimitação do campo de estudo a pesquisa autobiográfica do docente Alex Augusto Mesquita Costa. Deste universo musical, serão colhidas informações com o objetivo de refletir sobre os processos artísticos e pedagógicos com a guitarra e o violão, considerando a natureza da minha formação musical e trajetória docente, desenvolvidas no âmbito da música popular. No desenvolvimento do tema deste trabalho surgiram debates que fomentaram o processo em si, baseando-se na: condição de cidadão brasileiro e soteropolitano; consequentemente, músico e professor do curso de música popular, seguindo a demanda natural de saberes nas áreas de educação musical e execução instrumental; assim como nos trabalhos de educação de David Elliott e Lucy Green sobre os fundamentos da educação na área de música popular e filosofia da educação musical; nas diretrizes da educação musical atual que consideram a música popular local e sua história como base para uma educação inclusiva; nas ideias e modelos de educação musical do educador Keith Swaniwick e a gestão e inventário de gêneros e subgêneros musicais, em seus aspectos históricos, sociais e culturais com os quais tive contato em minhas vivências musicais. Enquanto membro do corpo docente do curso de Música Popular da Universidade Federal da Bahia, depara-se com o desafio de organizar programas de matérias e planejamentos de aulas que reflitam uma educação musical mais inclusiva e democratizada diante do modus operandi da academia; um modelo de educação musical que considere e minimize as perdas sofridas no processo de transfusão da música popular inserida em seu contexto para a academia, composto de reflexão pedagógica e inclusão social. Faz-se necessário obter um perfil mais aprofundado sobre a música popular, visando à reflexão sobre os processos pedagógicos para o ensino do violão e da guitarra. Com o desdobramento desta pesquisa, o mapeamento destes processos musicais experienciados e a identificação das formas de transmissão destes conhecimentos, foi possível estabelecer conexões entre metodologias contemporâneas da educação musical instrumental com os conhecimentos da práticas musicais efetivadas por mim, aproximando o ensino musical e suas práticas pedagógicas do meio e dos contextos nos quais a música se manifesta. Encontramos nestes padrões manifestações de relações históricas e de elementos culturais, fundamentais em uma abordagem científica para o desenvolvimento de uma educação inclusiva.The present work, titled "Acting of a guitarist in Salvador: autobiographical research teacher", is a study in the area of musical education for the guitar and electric guitar instru- ments. Its main objective is to promote the reflection of my professional trajectory and of training, highlighting, mainly, the processes worked by me and linked to the guitar and guitar, seeking to understand my teaching profile and how they contribute to my present artistic and pedagogical training and performance for instrumental execution. autobiographical research, of a transdisciplinary and interdisciplinary character, where the exploratory, explanatory, de- scriptive and historical study characteristics of the subject will be found in its technical proce- dures, assuming as a delimitation of the field of study the autobiographical research of the teacher Alex Augusto Mesquita Costa. From this musical universe will be gathered informa- tion with the purpose of reflecting on the artistic and pedagogical processes with the electric guitar and the acoustic guitar, considering the nature of my musical formation and teaching trajectory, developed in the ambit of popular music. In the development of the theme of this work, there were debates that fomented the process itself, based on: Brazilian citizen status and soteropolitan; consequently, musician and teacher of the course of popular music, follow- ing the natural demand for knowledge in the areas of musical education and instrumental exe- cution; as well as in the education works of David Elliott and Lucy Green on the fundamen- tals of education in the area of popular music and music education philosophy; in the current musical education guidelines that consider local popular music and its history as the basis for an inclusive education; in the ideas and models of musical education of the educator Keith Swaniwick and the management and inventory of musical genres and subgenres, in their his- torical, social and cultural aspects that I had contact in my musical experiences. As a member of the faculty of the Popular Music course at the Federal University of Bahia, faced the chal- lenge of organizing content programs and lesson plans that reflect a more inclusive and de- mocratized music education in the face of the modus operandi of the academy; a musical edu- cation model that considers and minimizes the losses suffered in the transfusion process of popular music inserted in its context for the academy, composed of pedagogical reflection and social inclusion. It is necessary to obtain a more in-depth profile on popular music, aiming at reflection on the pedagogical processes for the teaching of electric and acoustic guitar. With the development of this research, the mapping of these musical processes experienced and the identification of the transmission forms of this knowledge, it was possible to establish connec- tions between contemporary methodologies of instrumental musical education with the knowledge of the musical practices carried out by me, bringing musical teaching and its peda- gogical practices closer to the medium and contexts in which music is manifested. We find in these patterns manifestations of historical relations and cultural elements, fundamental in a scientific approach to the development of an inclusive education.Submitted by Alex Costa (alexmesquitagtr@gmail.com) on 2018-12-13T12:42:42Z No. of bitstreams: 1 Tese Alex Mesquita - Versão Final - 4.12.2018.pdf: 10142299 bytes, checksum: e69e0fb3d099876762d15145a1ad2a67 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-12-14T17:34:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Alex Mesquita - Versão Final - 4.12.2018.pdf: 10142299 bytes, checksum: e69e0fb3d099876762d15145a1ad2a67 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-14T17:34:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Alex Mesquita - Versão Final - 4.12.2018.pdf: 10142299 bytes, checksum: e69e0fb3d099876762d15145a1ad2a67 (MD5)Artes/MúsicaMusica - estudo e ensinoViolãoGuitarraAutobiografiaAtuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Música da UFBA (EMUS)Programa de Pós-graduação de MúsicaPPGMUSbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese Alex Mesquita - Versão Final - 4.12.2018.pdfTese Alex Mesquita - Versão Final - 4.12.2018.pdfapplication/pdf10142299https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28175/1/Tese%20Alex%20Mesquita%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%204.12.2018.pdfe69e0fb3d099876762d15145a1ad2a67MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28175/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTTese Alex Mesquita - Versão Final - 4.12.2018.pdf.txtTese Alex Mesquita - Versão Final - 4.12.2018.pdf.txtExtracted texttext/plain1047140https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28175/3/Tese%20Alex%20Mesquita%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%204.12.2018.pdf.txtf7c82d7c4618d4c1255dd393cf0cfe10MD53ri/281752022-07-05 14:03:49.879oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente |
title |
Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente |
spellingShingle |
Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente Costa, Alex Augusto Mesquita Artes/Música Musica - estudo e ensino Violão Guitarra Autobiografia |
title_short |
Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente |
title_full |
Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente |
title_fullStr |
Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente |
title_full_unstemmed |
Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente |
title_sort |
Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente |
author |
Costa, Alex Augusto Mesquita |
author_facet |
Costa, Alex Augusto Mesquita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alex Augusto Mesquita Costa, Alex Augusto Mesquita |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Joel Luís da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Boccia, Leonardo Almeida, Luciano André da Silva Queiroz, Flávio Trigo, Isa Maria Faria |
contributor_str_mv |
Barbosa, Joel Luís da Silva Boccia, Leonardo Almeida, Luciano André da Silva Queiroz, Flávio Trigo, Isa Maria Faria |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes/Música |
topic |
Artes/Música Musica - estudo e ensino Violão Guitarra Autobiografia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musica - estudo e ensino Violão Guitarra Autobiografia |
description |
O presente trabalho, intitulado “Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente", é um estudo na área de educação musical para os instrumentos violão e guitarra elétrica. Seu principal objetivo é promover a reflexão da minha trajetória profissional e de formação, ressaltando, principalmente, os processos trabalhados por mim e ligados ao violão e à guitarra, buscando compreender qual o meu perfil docente e como contribuem para a minha formação e atuação artística e pedagógica atuais para execução instrumental. Esta investigação tem como marco metodológico a pesquisa autobiográfica, de caráter transdisciplinar e interdisciplinar, no qual se encontrarão em seus procedimentos técnicos características de objetivo exploratórias, explicativas, descritivas e de estudo histórico, assumindo como delimitação do campo de estudo a pesquisa autobiográfica do docente Alex Augusto Mesquita Costa. Deste universo musical, serão colhidas informações com o objetivo de refletir sobre os processos artísticos e pedagógicos com a guitarra e o violão, considerando a natureza da minha formação musical e trajetória docente, desenvolvidas no âmbito da música popular. No desenvolvimento do tema deste trabalho surgiram debates que fomentaram o processo em si, baseando-se na: condição de cidadão brasileiro e soteropolitano; consequentemente, músico e professor do curso de música popular, seguindo a demanda natural de saberes nas áreas de educação musical e execução instrumental; assim como nos trabalhos de educação de David Elliott e Lucy Green sobre os fundamentos da educação na área de música popular e filosofia da educação musical; nas diretrizes da educação musical atual que consideram a música popular local e sua história como base para uma educação inclusiva; nas ideias e modelos de educação musical do educador Keith Swaniwick e a gestão e inventário de gêneros e subgêneros musicais, em seus aspectos históricos, sociais e culturais com os quais tive contato em minhas vivências musicais. Enquanto membro do corpo docente do curso de Música Popular da Universidade Federal da Bahia, depara-se com o desafio de organizar programas de matérias e planejamentos de aulas que reflitam uma educação musical mais inclusiva e democratizada diante do modus operandi da academia; um modelo de educação musical que considere e minimize as perdas sofridas no processo de transfusão da música popular inserida em seu contexto para a academia, composto de reflexão pedagógica e inclusão social. Faz-se necessário obter um perfil mais aprofundado sobre a música popular, visando à reflexão sobre os processos pedagógicos para o ensino do violão e da guitarra. Com o desdobramento desta pesquisa, o mapeamento destes processos musicais experienciados e a identificação das formas de transmissão destes conhecimentos, foi possível estabelecer conexões entre metodologias contemporâneas da educação musical instrumental com os conhecimentos da práticas musicais efetivadas por mim, aproximando o ensino musical e suas práticas pedagógicas do meio e dos contextos nos quais a música se manifesta. Encontramos nestes padrões manifestações de relações históricas e de elementos culturais, fundamentais em uma abordagem científica para o desenvolvimento de uma educação inclusiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-10-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-14T17:34:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-14T17:34:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28175 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Tese |
identifier_str_mv |
Tese |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da UFBA (EMUS) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação de Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGMUS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da UFBA (EMUS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28175/1/Tese%20Alex%20Mesquita%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%204.12.2018.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28175/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28175/3/Tese%20Alex%20Mesquita%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20-%204.12.2018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e69e0fb3d099876762d15145a1ad2a67 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 f7c82d7c4618d4c1255dd393cf0cfe10 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801503026963283968 |