Avaliação de riscos potenciais associados ao transporte rodoviário de produtos perigosos na região metropolitana de Salvador-Ba
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Medicina da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31382 |
Resumo: | As demandas industriais e a evolução técnico-científica crescentes levam a um fluxo intenso de produtos perigosos nas rodovias, modal de transporte preferencial para esse tipo de atividade. A Bahia é um dos sete estados brasileiros de destaque em produção e consumo desses materiais bem como de eventos adversos com eles no trânsito. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) por concentrar grandes empreendimentos industriais da Bahia, como o maior Polo Industrial do Hemisfério Sul, a Refinaria Landulfo Alves, a segunda maior do Brasil, o Centro Industrial de Aratu, o Porto de Aratu e outros, propiciam um expressivo transporte rodoviário de produtos perigosos (TRPP) em seu território bem como um cenário significativo de eventos de trânsito causando danos e prejuízos para suas populações e o ambiente. Esse trabalho é composto por três manuscritos em que os dois primeiros retratam a situação vigente na Bahia, sendo que o primeiro desenha o cenário geral do TRPP no Estado, centrando-se também nos papeis dos atores sociais envolvidos na questão e no controle estatal para o campo do risco tecnológico. O segundo se preocupa com a segurança química nas rodovias baianas. Ambos são de natureza exploratória e descritiva e foram complementados com entrevistas feitas com alguns gestores públicos e privados, representações de trabalhadores de transporte e trânsito e uma população lindeira e documentos por eles disponibilizados. O último é o resultado da aplicação do Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP) desenvolvido por Navarro (2009) e adaptado ao tema. Para tanto foi escolhida a rodovia BA-524, de grande importância econômica e estratégica para o Estado, localizada na RMS. O estudo mostrou que não há mapeamento de risco tecnológico em TRPP no Estado refletindo em suas políticas públicas, planejamento e controle. A gestão e o gerenciamento de risco em TRPP na Bahia são marcados por vulnerabilidades em intersetorialidade, no quadro de corpo técnico e especializado e no controle devido aos reflexos das políticas econômicas vigente, notificação de eventos de trânsito em TRPP e banco de dados não integrados. A segurança química ainda é um ponto crítico. A avaliação do risco potencial com o MARP mostrou que os riscos potenciais encontrados considerados altos foram os associados à geometria da via, iluminação, apoio viário, desempenho e sistema operacional, infraestrutura para usuários e condições de transporte de TRPP. A velocidade dos veículos de TRPP foi mantida no limite do trecho estudado. O Km 13 apresentou o risco potencial mais elevado da rodovia. O risco tecnológico em TRPP na Bahia é uma questão de ordem estrutural, devendo ser uma das prioridades de governança local, mesmo havendo avanços incipientes e pontuais. Tornar o gerenciamento de risco em TRPP participativo e integrado, com a população sendo um dos pilares, assegura os princípios da Precaução e Justiça ambiental no estado, refletindo em ambientes mais sustentáveis e saudáveis para seu povo. |
id |
UFBA-2_82fb689db7f01db850cd6c5623a6e329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31382 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Lívia Maria da SilvaGonçalves, Lívia Maria da SilvaMoraes, Luiz Roberto SantosWoods, Courtney GeorgetteNavarro, Macurs Vinicius Texeira2020-02-03T14:19:27Z2021-02-03T03:00:30Z2020-02-032017http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31382As demandas industriais e a evolução técnico-científica crescentes levam a um fluxo intenso de produtos perigosos nas rodovias, modal de transporte preferencial para esse tipo de atividade. A Bahia é um dos sete estados brasileiros de destaque em produção e consumo desses materiais bem como de eventos adversos com eles no trânsito. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) por concentrar grandes empreendimentos industriais da Bahia, como o maior Polo Industrial do Hemisfério Sul, a Refinaria Landulfo Alves, a segunda maior do Brasil, o Centro Industrial de Aratu, o Porto de Aratu e outros, propiciam um expressivo transporte rodoviário de produtos perigosos (TRPP) em seu território bem como um cenário significativo de eventos de trânsito causando danos e prejuízos para suas populações e o ambiente. Esse trabalho é composto por três manuscritos em que os dois primeiros retratam a situação vigente na Bahia, sendo que o primeiro desenha o cenário geral do TRPP no Estado, centrando-se também nos papeis dos atores sociais envolvidos na questão e no controle estatal para o campo do risco tecnológico. O segundo se preocupa com a segurança química nas rodovias baianas. Ambos são de natureza exploratória e descritiva e foram complementados com entrevistas feitas com alguns gestores públicos e privados, representações de trabalhadores de transporte e trânsito e uma população lindeira e documentos por eles disponibilizados. O último é o resultado da aplicação do Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP) desenvolvido por Navarro (2009) e adaptado ao tema. Para tanto foi escolhida a rodovia BA-524, de grande importância econômica e estratégica para o Estado, localizada na RMS. O estudo mostrou que não há mapeamento de risco tecnológico em TRPP no Estado refletindo em suas políticas públicas, planejamento e controle. A gestão e o gerenciamento de risco em TRPP na Bahia são marcados por vulnerabilidades em intersetorialidade, no quadro de corpo técnico e especializado e no controle devido aos reflexos das políticas econômicas vigente, notificação de eventos de trânsito em TRPP e banco de dados não integrados. A segurança química ainda é um ponto crítico. A avaliação do risco potencial com o MARP mostrou que os riscos potenciais encontrados considerados altos foram os associados à geometria da via, iluminação, apoio viário, desempenho e sistema operacional, infraestrutura para usuários e condições de transporte de TRPP. A velocidade dos veículos de TRPP foi mantida no limite do trecho estudado. O Km 13 apresentou o risco potencial mais elevado da rodovia. O risco tecnológico em TRPP na Bahia é uma questão de ordem estrutural, devendo ser uma das prioridades de governança local, mesmo havendo avanços incipientes e pontuais. Tornar o gerenciamento de risco em TRPP participativo e integrado, com a população sendo um dos pilares, assegura os princípios da Precaução e Justiça ambiental no estado, refletindo em ambientes mais sustentáveis e saudáveis para seu povo.Submitted by Pós graduação Saúde, Ambiente e Trabalho (ppgsat4@gmail.com) on 2020-01-09T13:43:21Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO COMPLETA PPgSAT LIVIA GONCALVESfinal.pdf: 9453734 bytes, checksum: d814b32b41d968cb2c5a9ba51f4a4560 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2020-02-03T14:19:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO COMPLETA PPgSAT LIVIA GONCALVESfinal.pdf: 9453734 bytes, checksum: d814b32b41d968cb2c5a9ba51f4a4560 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-03T14:19:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO COMPLETA PPgSAT LIVIA GONCALVESfinal.pdf: 9453734 bytes, checksum: d814b32b41d968cb2c5a9ba51f4a4560 (MD5)Materiais PerigososModelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP)RodoviasRisco TecnológicoAvaliação de riscos potenciais associados ao transporte rodoviário de produtos perigosos na região metropolitana de Salvador-Bainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de Medicina da BahiaPrograma de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e TrabalhoPPGSATbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO COMPLETA PPgSAT LIVIA GONCALVESfinal.pdfDISSERTAÇÃO COMPLETA PPgSAT LIVIA GONCALVESfinal.pdfapplication/pdf9453734https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31382/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20COMPLETA%20PPgSAT%20LIVIA%20GONCALVESfinal.pdfd814b32b41d968cb2c5a9ba51f4a4560MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31382/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTDISSERTAÇÃO COMPLETA PPgSAT LIVIA GONCALVESfinal.pdf.txtDISSERTAÇÃO COMPLETA PPgSAT LIVIA GONCALVESfinal.pdf.txtExtracted texttext/plain579518https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31382/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20COMPLETA%20PPgSAT%20LIVIA%20GONCALVESfinal.pdf.txt5f38cecf6ccf446cd22452e3594637f2MD53ri/313822022-07-05 14:04:11.257oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:11Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de riscos potenciais associados ao transporte rodoviário de produtos perigosos na região metropolitana de Salvador-Ba |
title |
Avaliação de riscos potenciais associados ao transporte rodoviário de produtos perigosos na região metropolitana de Salvador-Ba |
spellingShingle |
Avaliação de riscos potenciais associados ao transporte rodoviário de produtos perigosos na região metropolitana de Salvador-Ba Gonçalves, Lívia Maria da Silva Materiais Perigosos Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP) Rodovias Risco Tecnológico |
title_short |
Avaliação de riscos potenciais associados ao transporte rodoviário de produtos perigosos na região metropolitana de Salvador-Ba |
title_full |
Avaliação de riscos potenciais associados ao transporte rodoviário de produtos perigosos na região metropolitana de Salvador-Ba |
title_fullStr |
Avaliação de riscos potenciais associados ao transporte rodoviário de produtos perigosos na região metropolitana de Salvador-Ba |
title_full_unstemmed |
Avaliação de riscos potenciais associados ao transporte rodoviário de produtos perigosos na região metropolitana de Salvador-Ba |
title_sort |
Avaliação de riscos potenciais associados ao transporte rodoviário de produtos perigosos na região metropolitana de Salvador-Ba |
author |
Gonçalves, Lívia Maria da Silva |
author_facet |
Gonçalves, Lívia Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Lívia Maria da Silva Gonçalves, Lívia Maria da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Luiz Roberto Santos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Woods, Courtney Georgette |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Navarro, Macurs Vinicius Texeira |
contributor_str_mv |
Moraes, Luiz Roberto Santos Woods, Courtney Georgette Navarro, Macurs Vinicius Texeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais Perigosos Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP) Rodovias Risco Tecnológico |
topic |
Materiais Perigosos Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP) Rodovias Risco Tecnológico |
description |
As demandas industriais e a evolução técnico-científica crescentes levam a um fluxo intenso de produtos perigosos nas rodovias, modal de transporte preferencial para esse tipo de atividade. A Bahia é um dos sete estados brasileiros de destaque em produção e consumo desses materiais bem como de eventos adversos com eles no trânsito. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) por concentrar grandes empreendimentos industriais da Bahia, como o maior Polo Industrial do Hemisfério Sul, a Refinaria Landulfo Alves, a segunda maior do Brasil, o Centro Industrial de Aratu, o Porto de Aratu e outros, propiciam um expressivo transporte rodoviário de produtos perigosos (TRPP) em seu território bem como um cenário significativo de eventos de trânsito causando danos e prejuízos para suas populações e o ambiente. Esse trabalho é composto por três manuscritos em que os dois primeiros retratam a situação vigente na Bahia, sendo que o primeiro desenha o cenário geral do TRPP no Estado, centrando-se também nos papeis dos atores sociais envolvidos na questão e no controle estatal para o campo do risco tecnológico. O segundo se preocupa com a segurança química nas rodovias baianas. Ambos são de natureza exploratória e descritiva e foram complementados com entrevistas feitas com alguns gestores públicos e privados, representações de trabalhadores de transporte e trânsito e uma população lindeira e documentos por eles disponibilizados. O último é o resultado da aplicação do Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP) desenvolvido por Navarro (2009) e adaptado ao tema. Para tanto foi escolhida a rodovia BA-524, de grande importância econômica e estratégica para o Estado, localizada na RMS. O estudo mostrou que não há mapeamento de risco tecnológico em TRPP no Estado refletindo em suas políticas públicas, planejamento e controle. A gestão e o gerenciamento de risco em TRPP na Bahia são marcados por vulnerabilidades em intersetorialidade, no quadro de corpo técnico e especializado e no controle devido aos reflexos das políticas econômicas vigente, notificação de eventos de trânsito em TRPP e banco de dados não integrados. A segurança química ainda é um ponto crítico. A avaliação do risco potencial com o MARP mostrou que os riscos potenciais encontrados considerados altos foram os associados à geometria da via, iluminação, apoio viário, desempenho e sistema operacional, infraestrutura para usuários e condições de transporte de TRPP. A velocidade dos veículos de TRPP foi mantida no limite do trecho estudado. O Km 13 apresentou o risco potencial mais elevado da rodovia. O risco tecnológico em TRPP na Bahia é uma questão de ordem estrutural, devendo ser uma das prioridades de governança local, mesmo havendo avanços incipientes e pontuais. Tornar o gerenciamento de risco em TRPP participativo e integrado, com a população sendo um dos pilares, assegura os princípios da Precaução e Justiça ambiental no estado, refletindo em ambientes mais sustentáveis e saudáveis para seu povo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-03T14:19:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-03 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-03T03:00:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31382 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Medicina da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGSAT |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Medicina da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31382/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20COMPLETA%20PPgSAT%20LIVIA%20GONCALVESfinal.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31382/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31382/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20COMPLETA%20PPgSAT%20LIVIA%20GONCALVESfinal.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d814b32b41d968cb2c5a9ba51f4a4560 e3e6f4a9287585a60c07547815529482 5f38cecf6ccf446cd22452e3594637f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793970639775727616 |